Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Varejo de BH encerra semestre com melhor desempenho dos últimos três anos

Notícias gerais

Crescimento nas vendas é atribuído à desaceleração da inflação e à geração de empregos na capital. Todos os segmentos registraram crescimento nas vendas, segundo levantamento da CDL/BH

O comércio varejista da capital mineira encerrou o primeiro semestre de 2024 com o melhor desempenho dos últimos três anos. De acordo com o levantamento Termômetro de Vendas, elaborado pela Câmara de Dirigentes de Belo Horizonte (CDL/BH), o setor finalizou o mês de julho com um crescimento de 1,74% em comparação a maio. Nos anos anteriores, os números registrados foram -0,07% (Jun.22/Mai.22) e 0,84% (Jun.23/Mai.23). 

“Esse crescimento pode ser atribuído à desaceleração da inflação, à geração de empregos, à melhora da renda das famílias e ao aumento do consumo”, explica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. 

Todos os segmentos varejistas tiveram performance positiva no encerramento do semestre, sendo que os que mais se destacaram foram Drogarias e Cosméticos (8,02%), Supermercados (6,44%) e Papelarias e Livrarias (4,6%). 

Na comparação anual (Jun.24/Jun.23), o avanço do varejo foi de 1,38%. Na perspectiva do presidente da CDL/BH, esse resultado pode ser creditado às queimas de estoques realizadas no período, acesso ao crédito e ao Dia dos Namorados. “O setor de vestuários e calçados, por exemplo, foi muito beneficiado com a data e cresceu 2,19%. Outros setores que também foram impulsionados com as promoções foram Informática, que avançou 1,8%,  e Material Elétrico e de Construção, que teve um incremento de 1,78% nas vendas”, revela o dirigente. 

Bom desempenho de janeiro a junho

No acumulado do ano (Jan.24/Jun.24), o comércio varejista da capital mineira cresceu 1,82% em comparação ao mesmo período do ano passado. O segmento de Veículos e Peças é o destaque deste recorte, apresentando um crescimento de 2,77%. 

“Em 2020, o segmento recuou quase 10%, no ano seguinte recuperou-se pouco mais de 1,2% e, em seguida, regrediu. Este é o primeiro, dos últimos quatro anos, que o segmento apresenta um crescimento acima de 2%. Isso significa que as famílias estão recuperando o acesso ao crédito e conseguindo adquirir veículos ou consertar os que possuem. Esse consumo reflete na manutenção dos empregos gerados pelas empresas da área”, comemora Marcelo de Souza e Silva. 

Os demais segmentos apresentaram os seguintes avanços para o período:

  • Drogarias e Cosméticos: 3,97%
  • Vestuário e Calçados: 2,86%
  • Eletrodomésticos e Móveis: 1,48%
  • Material Elétrico e de Construção: 1,46%
  • Papelarias e Livrarias: 3,12%
  • Supermercados: 4,66%
  • Informática: 2,1%
  • Artigos Diversos: 3%

Na análise dos últimos 12 meses (Jun.24/Jul.23), o indicador de vendas foi de 1,57%. “Isso demonstra que o varejo em Belo Horizonte caminha com uma performance positiva, alcançando resultados satisfatórios ao longo dos últimos 12 meses. O indicador deste recorte também obteve o melhor desempenho dos últimos três anos”, destaca o presidente da CDL/BH.

Expectativas para os próximos meses

Com os bons resultados alcançados, o comércio varejista está otimista para o segundo semestre, especialmente em função das datas comemorativas concentradas no período. “O ambiente está propício ao consumo e esse cenário tende a se manter para o segundo semestre de 2024, quando teremos os reflexos ainda mais fortes da recuperação de crédito por parte das famílias e da redução da inflação. Além disso, temos pela frente o Dia das Crianças, a Black Friday e o Natal, três importantes datas para o varejo. Acreditamos que encerraremos 2024 com um desempenho satisfatório”, finaliza Marcelo de Souza e Silva. 

Foto: Fernando Frazão/Agência Brasil

Publicações similares

Notícias gerais
28 de janeiro de 2026
Proteção do turista é novidade do Carnaval de BH em 2026

Delegacia, que está instalada na Savassi, é uma parceria da CDL/BH com o Governo de Minas Gerais …

Notícias gerais
20 de janeiro de 2026
Crescimento da inadimplência em BH alerta para necessidade de controle financeiro

Alta das dívidas reflete juros elevados e consumo sazonal, aponta levantamento da CDL/BH. Entidade orienta consumidores …

Notícias gerais
19 de janeiro de 2026
Comércio varejista de Minas cresce e reforça cenário positivo em Belo Horizonte

Para CDL/BH, reflexo é positivo para o setor da capital mineira  O comércio varejista de Minas …

Notícias gerais
12 de janeiro de 2026
GOVERNO DE MINAS SANCIONA LEI SOBRE USO DE DADOS DE CLIENTES NO COMÉRCIO

No dia 07 de janeiro, foi publicada no Diário Oficial de Minas Gerais a Lei nº …