Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

CDL/BH parabeniza prefeito eleito de BH FUAD NOMAN e defende pautas prioritárias para o comércio.

Clipping

Confira esta e outras notícias desta segunda-feira

CDL/BH
Sebrae Minas impulsiona a moda mineira no Minas TrendGazeta Norte Mineira – Montes Claros – Regional – MG – Capa,09 – 26/10/2024 – Da RedaçãoREGIONAL 9 O Sebrae Minas marcou presença significativa nesta 32ª edição do Minas Trend, promovendo o desenvolvimento da moda mineira, especialmente, com a marca coletiva do projeto piloto “Mãos à Moda”, lançada durante o evento, entre os dias 22 e 24 de outubro, no BH Shopping, em Belo Horizonte. Sebrae Minas impulsiona a moda mineira no Minas Trend Sebrae Minas impulsiona a moda mineira no Minas Trend O Sebrae Minas marcou presença significativa nesta 32ª edição do Minas Trend, promovendo o desenvolvimento da moda mineira, especialmente, com a marca coletiva do projeto piloto “Mãos à Moda”, lançada durante o evento, entre os dias 22 e 24 de outubro, no BH Shopping, em Belo Horizonte.
CDL/BH parabeniza prefeito eleito de BH FUAD NOMAN e defende pautas prioritárias para o comércio. FUAD foi reeleito: 53,73% e Bruno Engler 46, 27%Blog João Carlos Amaral – Notícias – SP – Online – 27/10/2024Marcelo de Souza e Silva presidente da CDL/BH
Comércio de BH parabeniza os vereadores eleitos: novos mandatos, novas oportunidadesEstado de Minas – Opinião – MG – 19 – 28/10/2024O comércio de BH parabeniza os vereadores eleitos: novos mandatos, novas oportunidades com votos de sucesso, o setor de comércio e serviços de Belo Horizonte parabeniza os parlamentares eleitos e reeleitos nas eleições de é de outubro último. Os vereadores e vereadoras que serão empossados em 1º de janeiro de 2025 terão um papel essencial no fomento ao empreendedorismo na cidade.
Otimista, setor econômico já tem “lista” de reivindicaçõesO Tempo – BH – Política – MG – Capa,9 – 28/10/2024 – Anderson RochaOtimista, setor econômico já tem “lista” de reivindicações Revisão do Código de Posturas e flexibilização do Plano Diretor estão entres as demandas  Com o resultado do pleito e a reeleição do prefeito de BH, Fuad Noman (PSD), representantes de entidades e setores econômicos parabenizaram o vencedor, colocaram-se à disposição para trabalhar junto com a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e também levantaram uma lista de “reivindicações” para o que consideram entraves ao crescimento econômico da capital mineira.
Comerciantes de BH defendem diálogo com Fuad e medidas que ‘reduzam carga tributária’Hoje em Dia – Home – MG – Online – 28/10/2024‘É preciso facilitar a vida de quem empreende’, afirma presidente da CDL Publicidade Comerciantes de Belo Horizonte esperam que sejam incluídos em conversas com o prefeito Fuad Noman (PSD), reeleito neste domingo (27) , para a formulação de políticas públicas que impactem diretamente a economia e o ambiente de negócios. Uma das pautas do setor é promover medidas que simplifiquem e reduzam a carga tributária, além de incentivar a desburocratização.
Setor econômico vê vitória de Fuad com otimismo, mas apresenta ‘lista’ com reivindicaçõesO Tempo – Home – MG – Online – 28/10/2024Entidades representantes de grandes setores econômicos se manifestaram dando os parabéns pela vitória e reeleição do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD). As instituições se colocaram à disposição para trabalhar junto com a prefeitura no desenvolvimento da capital, mas também trouxeram uma lista de “reivindicações” para pontos considerados entraves ao crescimento econômico da cidade.
Comércio de BH parabeniza os vereadores eleitos: novos dados, novas oportunEstado de Minas – Home – MG – Online – 28/10/2024Com votos de sucesso, o setor de comércio e serviços de Belo Horizonte parabeniza os parlamentares eleitos e reeleitos nas eleições de 6 de outubro último. Os vereadores e vereadoras que serão empossados em 1º de janeiro de 2025 terão um papel essencial no fomento ao empreendedorismo na cidade. A nova legislatura traz consigo não apenas novas ideias, mas também oportunidades de fortalecimento da parceria entre o Legislativo e o setor produtivo.
Economia – Política
“Enquanto eu viver, eu vou votar”, diz eleitora de 100 anosO Tempo – BH – A.Parte – MG – 2 – 28/10/2024 – EntrevistaDurante votação, na manhã de ontem, na Escola Estadual Governador Milton Campos, o Estadual Central, localizada na região Centro-Sul de Belo Horizonte, Clarice Afonso Coutinho exerceu seu direito ao voto, aos 100 anos de idade. Em entrevista a O TEMPO, ela disse que considera o voto uma parte essencial do direito de expressão. “Enquanto eu viver, eu vou votar, vou dar minha opinião.
A corrida pelas cidadesO Globo – Política – RJ – 15 – 28/10/2024 – Dimitrius DantasA CORRIDA PELAS CIDADES E PSD DE KASSAB COMANDAR A MAIOR POPULAÇÃO NO PAÍS, SEGUIDO PELO MDB DE BALEIA ROSSI DIMITRIUS DANTAS E GABRIEL SABÓIA políticaffogicbo com br ERASÍLIA E GOIÂNIA os dois partidos com o maior número de prefeituras no Brasil, PSD MDB, vão comandar também o maior número de capitais. Com a definição dos resultados do segundo turno, as duas siglas elegeram, cada uma, cinco prefeitos.
A escalada da dívida não é questão de féO Estado de S. Paulo – Notas & Informações – SP – A3 – 28/10/2024 – WashingtonO Fundo Monetário Internacional (FMI) projetou que a dívida bruta brasileira na proporção do Produto Interno Bruto (PIB) deve aumentar mais de 10 pontos percentuais ao longo do mandato do presidente Lula da Silva, de 83,9% do PIB, no fim de 2022, para 94,7% do PIB, em 2026. Superávit primário, se houver, só a partir de 2027, e bastante modesto – o equivalente a 0,1% do PIB.
A força das máquinas administrativasCorreio Braziliense – Política – DF – Capa,2 a 7 – 28/10/2024 – Vinicius DoriaMáquina forte Reeleições marcam o pleito Dezesseis prefeitos conseguiram renovar seus mandatos por mais quatro anos nestas eleições. O apoio dos governadores foi decisivo. Neste pleito, 16 prefeitos de capitais ganharam mais quatro anos de mandato. Nas outras nove principais cidades do país, a vitória ficou, na maioria delas, com candidatos apoiados pelo atual prefeito ou pelo governador do estado A força das máquinas > VINICIUS DORIA os mais de cinco mil municípios brasileiros, em apenas 51 – incluindo 15 capitais – os eleitores tiveram de voltar às urnas, ontem, para definir a pleito para prefeito.
A largada para 2026Estado de Minas – Política – MG – Capa,7 – 28/10/2024 – Bertha MaakarounBERTHA MAAKAROUN Eleição de Fuad barra avanço da extrema direita em BH e já traça cenário para 2023. A LARGADA PARA 2026 2024 acabou. 2026 já começou. A reeleição de Fuad Noman (PSD) tem alguns efeitos práticos e algumas indicações. Em primeiro lugar, barra o avanço da extrema direita na capital mineira, contendo a pressão pela guerra cultural, patrocinada por aqueles que querem impor a toda população certo retrocesso nos modos de vida em diversos campos de atividade.
Abstenção em BH é maior do que votos em Bruno EnglerO Tempo – BH – Política – MG – Capa,11 – 28/10/2024Abstenção. O número de eleitores faltosos em BH supera os votos de Engler. páginas Abstenção em BH é maior do que votos em Bruno Engler TSE. Ministra Cármen Lúcia votou em BH No Brasil, três em cada dez pessoas não compareceram às urnas ontem E VITOR FÓRNEAS RENATO ALVES O número de abstenções no segundo turno das eleições municipais em Belo Horizonte foi maior do que o total de votos no candidato Bruno Engler (PL).
As promessas de Fuad Noman para Belo HorizonteO Tempo – BH – Política – MG – 8 – 28/10/2024AS PROMESSAS DE PARA BELO HORIZONTE – srensportetánsto Q E Planeja continuar subsidiando as passagens para manter os preços, mas espera que o volume de custeio diminua E Promete implantar o BRT na avenida Amazonas e obras nos viadutos da BR-040 m Propõe substituir 40% da frota de ônibus por veículos de energia limpa até 2030 m Pretende implantar ciclovia na avenida…
Belo Horizonte reelege Fuad Noman (PSD), em virada contra Bruno Engler (PL)Folha de S. Paulo – Política – SP – Capa,A12 – 28/10/2024 – UolFuad Noman é reeleito em virada no 2º turno em Belo Horizonte O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), 77, foi reeleito com 53,73% dos votos válidos, superando Bruno Engler (PL), que havia largado na frente no primeiro turno. A12 Fuad Noman (PSD) chega a comitê para dar entrevista após a vitória em BH ser confirmada pela Justiça Eleitoral Júnia Garrido /Divulgação Belo Horizonte reelege Fuad Noman (PSD), em virada contra Bruno Engler (PL Atual gestor supera deputado estadual apoiado por Bolsonaro e se torna o mais velho a vencer pleito para o comando da capital mineira Artur Búrigo BELO HORIZONTE O atual prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), 77, foi reeleito neste domingo (27) para um período de mais quatro anos à frente da capital mineira.
Bolsonaristas ‘lacradores’ só levam umaCorreio Braziliense – Política – DF – Capa,4 – 28/10/2024BELÉM A RAÇAJU BELO HORIZONTE CUIABÁ CURITIBA CAMPO GRANDE FORTALEZA Emília Corrêa Igor Normando Fuad Noman Abílio Brunini Eduardo Pimentel Adriane Lopes Evandro Leitão (PL) (MDB) (PSD) (PL) (PSD) (PP) (PT) 57,46% só,36% 53,73% 53,8% 57, é 4% 51,45% 50,38% GOIÂNIA JOÃO PESSOA MANAUS NATAL PALMAS PORTO ALEGRE PORTO VELHO SÃO PAULO Sandro Mabel Cícero Lucena David Almeida Paulinho Freire Eduardo Siqueira Sebastião Melo Léo Moraes Ricardo Nunes (União) (PP) (Avante) (União) (Podemos) (MDB) (Podemos) (MDB) Só,53% 63,91% 54,59% Só,34% 53,03% 61,53% 53,18% 59,35% Centro e direita ficou com 24 capitais.
Brasil pode estar próximo da dominância fiscalO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B2 – 28/10/2024ARTIGO Cláudio Adilson Gonçalez Economista e diretor-presidente da MCM Consultores, foi consultor do Banco Mundial, subsecretário do Tesouro Nacional e chefe da Assessoria Econômica do Ministério da Fazenda m condições nomais, as economias funcionam em dominância monetária, ou seja, os bancos centrais possuem autonomia para estabelecer a taxa básica de juro compatível com a convergência da inflação à meta e com o PIB efetivo ao potencial.
Com 55,6% dos votos, Elisa Araújo é reeleita em UberabaO Tempo – BH – Política – MG – Capa,10 – 28/10/202455% dos votos Primeira mulher prefeita de Uberaba, Elis Araújo (PSD) se reelege na cidade. Triângulo. Vitória da prefeita mostra força da máquina, das coligações e de siglas de centro om Só, é % dos votos, Elisa Araújo é reeleita em Uberaba Prefeita venceu Tony Carlos (MDB), que somou 4é,36%, pela segunda vez seguida BE LETICYA BERNADETE Apadrinhada pelo governador Romeu Zema (Novo) nas eleições de 2024, Elisa Araújo (PSD) saiu vitoriosa nas eleições de Uberaba.
Com alta rejeição, Engler ficou sem fôlego no 2º turnoO Tempo – BH – Política – MG – Capa,6,7 – 28/10/2024 – EntrevistaCOM SENSAÇÃO DE DEVER CUMPRIDO”, ENGLER AFIRMA QUE A BANCADA DO PL VAI FISCALIZAR A PBH. ELEIÇÕES 2024 À Resultado. Depois de vencer a primeira etapa, candidato do PL foi ultrapassado pelo prefeito Com alta rejeição, Engler ficou sem fôlego no 20 turn Ataques na reta final não foram suficientes para evitar 2a derrota na disputa pela PBH E GABRIEL FERREIRA BORGES Após largar na frente do prefeito reeleito, Fuad Noman (PSD), e vencer o primeiro turno das eleições para a Prefeitura de Belo Horizonte, no segundo turno o deputado estadual Bruno Engler (PL), 27, acabou, mais uma vez, ficando pelo caminho.
Com apoio da esquerda, Fuad é reeleito na capital mineiraO Estado de S. Paulo – Especial – SP – D14 – 28/10/2024 – Brasília– Prefeito do PSD vence o deputado estadual Bruno Engler (PL), que contou com a presença de Bolsonaro em carreata de campanha BELO HORIZONTE VINÍCIUS VALFRÉ BRASÍLIA A Reeleição ontem do prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), representou uma derrota para o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e para Nikolas Ferreira (PL-MG), deputado federal mais votado do Brasil em 2022.
Contratos do plano safra têm queda de 53% em MinasEstado de Minas – Economia – MG – 16,17 – 28/10/2024 – Rafael oliveiraCONTRATOS DO PLANO SAFRA TÊM QUEDA DE 53% EM MINAS CNA BRASIL/ DIVULGAÇÃO DIVULGAÇÃO “O plano foi lançado com atraso em 2024. Quando o recurso foi direcionado aos produtores já foi na segunda quinzena do mês de julho . Alguns projetos e demandas já haviam sido apresentadas um pouco antes. Até que o Banco Central fizesse a publicação das normas e, a partir disso, as instituições se adequassem aos seus processos internos, demora um tempo” 4980  Economista e Assessora Técnica do Sistema Faemg Medida federal busca amenizar taxas de juros para produtores rurais, mas atraso pode implicar prejuízos ao final da colheita.
Derrota pessoalO Globo – Política – RJ – Capa,10 – 28/10/2024Aliados de Bolsonaro somam derrotas pica DERROTA PESSOAL BOLSONARO PERDE EMBATE COM CATADO É RATINHO JR. E PL GANHA APENAS 2 DE 9 CAPITAIS NO 2º TURNO Larga margem. Apoiado por Ratinho Jr. BERNARDO MELLO bernardo .melloZinfogiado com.br epois de o PL ter despontado como a sigla mais envolvida em segundos turnos nas capitais, o ex-presidente Jair Bolsonaro registrou ontem derrotas em sete das nove cidades que seu partido disputava, incluindo locais onde se empenhou diretamente nesta reta final, como Belo Horizonte, Goiânia e Palmas.
Dólar em nova escaladaCorreio Braziliense – Economia – DF – 8 – 28/10/2024 – Raphael Pati> RAPHAEL PATI após acumular alta de 17, é 1% no ano frente ao real até a última sexta-feira, quando fechou o pregão cotado a R$ 5,705, o dólar segue em tendência de valorização. De acordo com especialistas, a divisa norte-americana está mais perto de atingir R$ é do que retomar ao patamar de R$ 5, como observado no início do ano. Eles indicam que, apesar de fatores externos, como as eleições norte-americanas e a recessão na China, terem influência nesse resultado, a maior parcela de “responsabilidade” pela alta do dólar é devido aos conflitos internos entre as políticas fiscal e monetária do país.
Economistas ainda veem risco de estouro da meta de inflação apesar de alívio na conta de luzFolha de S. Paulo – Mercado – SP – B5 – 28/10/2024 – Leonardo VieceliA bandeira tarifária amarela deve aliviar as contas de luz no Brasil em novembro, mas não afasta o risco de estouro da meta de inflação em 2024, dizem economistas.
EleiticonsO Globo – Política – RJ – Capa,17 – 28/10/2024 – Bernardo MelloELEITICONS As figurinhas que marcam o sobe e desce dos políticos Tarcísio Foi o grande vitorioso da disputa em SP, Sai forte para 2023, mas manchou sua atuação ao usar informe da polícia que comanda para atacar um rival durante a votação Kassab Seu PSD se tornou pela primeira vez o partido com mais prefeitos no país, incluindo 5 capitais, como Rio e Belo Horizonte.
Elisa Araújo é reeleita prefeita de UberabaEstado de Minas – Política – MG – Capa,11 – 28/10/2024ELISA É REELEITA PARA COMANDAR UBERABA E ENGROSSA FILEIRA DE PREFEITOS DO PSD PÁGINA ELISA ARAÚJO É REELEITA PREFEITA DE UBERABA RENATO MANFRINI ESPECIAL PARA O EM A empresária Elisa Araújo (PSD), de 42 anos, apoiada pelo governador Romeu Zema (Novo), foi reeleita prefeita de Uberaba, no Triângulo Mineiro, com Só, é % dos votos válidos, segundo o Tribunal Superior Eleitoral (TSE).
Em 9 disputas de capitais, PL ganha só 2; PT vence em 1 de 5 disputadasO Estado de S. Paulo – Especial – SP – Capa,D11 – 28/10/2024 – Matheus LaraAbaixo das expectativas DI] PL vence em apenas duas das nove capitais em que disputou 2º turno à a> ELEIÇÕES MUNICIPAIS 2024 Emo disputas de capitais, PL ganha só 2; PTvenceeml de 5 disputadas – MDB levou 3 dos principais colégios ontem; no balanço geral, os prefeitos se reelegeram em 16 das 20 cidades em que poderiam concorrer a um novo mandato Em continuidade ao primeiro turno, a questão local deu o com nas capitais.
Emboscada da Mancha Verde contra torcedores do Cruzeiro deixa um morto e 20 feridosFolha de S. Paulo – Cotidiano – SP – B14 – 28/10/2024 – PAULO EDUARDO DIASMinistério Público aponta a existência de evidências de que algumas torcidas organizadas estão atuando como facções criminosas Paulo Eduardo Dias são pauLO Uma emboscada feita por torcedores do Palmeiras contra cruzeirenses deixou ao menos um morto e 20 feridos, por volta das 5h da manhã deste domingo (27), na altura do km 65 da rodovia Fernão Dias, em Mairiporã, região metropolitana de São Paulo .
Entre lamentos e perspectivas, Engler avalia derrota nas urnasEstado de Minas – Política – MG – Capa,10 – 28/10/2024DERROTADO, ENGLER DIZ QUE JÁ TEM GRUPO POLÍTICO PARA FISCALIZAR GOVERNO FUAD PÁGINA 10 ENTRE LAMENTOS E PERSPECTIVAS, ENGLER AVALIA DERROTA NAS URNAS ANA MENDONÇA E BERNARDO ESTILLAC Bruno Engler (PL) terminou sua empreitada pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) da mesma forma como começou, ladeado pela ala bolsonarista do PL da capital mineira. Após terminar o primeiro turno na primeira colocação com 435.853 votos ante 33é.442 do atual prefeito Fuad Noman (PSD), o deputado estadual viu o rival quase dobrar seus eleitores entre os pleitos e se reeleger com 53,73% dos votos válidos ontem.
Espaço reivindicado e ocupado pela juventudeEstado de Minas – Gerais – MG – 42 – 28/10/2024NÁTHALY ESCOBAR* “Ocupação: essa palavra não sai da nossa boca”, diz Aiezha Martins, diretora de políticas públicas no Centro de Referência das Juventudes (CR]), um espaço cultural no coração de Belo Horizonte criado, enquanto movimento social, para e por jovens. Mas nem sempre foi assim, em 2014, o prédio localizado ao lado da Praça da Estação havia sido entregue pelo governo do estado e ficou sem atividades – ou jovens – durante dois anos.
Eventos celebram a vida pós-câncerCorreio Braziliense – Cidades – DF – Capa,17 – 28/10/2024Esperança Eventos festejam a vitória contra o câncer O domingo foi de celebração da vida e da ciência. Baile de debutantes, corrida e prova de remo marcaram, em Brasília, a luta e a cura da doença. PÁGINA 17 Davi Cruz/CBIDA Press O fim de semana foi marcado por eventos voltados à conscientização da doença que afeta as mamas. Mulheres de variadas idades participaram de atividades, como canoagem, corrida de rua e baile de debutantes > DAVI CRUZ, > MARIA EDUARDA LAVOCAT ma noite para celebrar a vida, assim foi o baile de debutantes organizado pela Associação Brasileira de Assistência às Famílias de Crianças com Câncer e Hemopatias (Abrace), ontem, no Unique Palace.
Fim das eleições evidencia fracasso de deputados federais na disputaO Tempo – BH – A.Parte – MG – 2 – 28/10/2024 – Lara AlvesBalanço Fim das eleições evidencia fracasso de deputados federais na disputa O término das eleições municipais, ontem, evidenciou o fracasso da maioria dos deputados federais que se candidataram às prefeituras. Só seis entre os 16 parlamentares que concorreram ao cargo de prefeito neste segundo turno saíram vitoriosos. No primeiro turno, no último dia é, o desempenho das deputados federais foi ainda 
Fim das eleições, início dos desafiosO Tempo – BH – Opinião – MG – 20 – 28/10/2024 – EditorialCom o término das eleições municipais em Belo Horizonte, a expectativa recai sobre os novos líderes que assumirão a responsabilidade de enfrentar os inúmeros desafios que a cidade enfrenta. Na área de mobilidade, BH luta com um sistema de transporte que é insuficiente para atender a demanda crescente. A necessidade de integrar diferentes modais, como ônibus, metrô e bicicleta, é urgente.
Força da máquinaO Globo – Política – RJ – Capa,4,5,6,7,8 – 28/10/2024 – Rafael GarciaDisputado em 15 capitais e num total de 51 cidades brasileiras, o segundo turno confirmou algumas tônicas do pleito de 2024: forte desempenho dos que tentaram se reeleger, com taxa de sucesso de 80%, predomiínio de siglas do Centrão e do campo conservador sobre a esquerda e, na divisão interna da direita, mais derrotas que vitórias para nomes bolsonarIstas. A eleição na maior cidade do país reúne todos esses aspectos.
Fuad conquista novo mandatoCorreio Braziliense – Política – DF – Capa,6 – 28/10/2024 – Alessandra MelloBelo Horizonte Fuad ganha mais quatro anos Prefeito da capital mineira, Fuad Noman venceu o bolsonarista Bruno Engler, virando a eleição do primeiro turno. Fuad conquista novo mandato Após ficar em segundo Lugar no primeiro turno, prefeito obtêm 53,73% dos votos válidos contra 4é,27% do deputado Bruno Engler > ALESSANDRA MELLO > VINICIUS PRATES elo Horizonte – O economista Fuad Noman (PSD) foi reeleito prefeito de Belo Horizonte (MG), segundo maior colégio eleitoral do país, com 53,73% dos votos válidos contra 4é,27% do deputado estadual Bruno Engler (PL) – que foi apoiado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro -, em disputa marcada, principalmente na reta final, por ataques e desinformação por parte da campanha do parlamentar.
Fuad consolida virada e se reelege com 53,7% dos votosO Tempo – BH – Política – MG – Capa,3,4,5 – 28/10/2024 – Clarisse SouzaApós a apuração. Vencedor destaca ataques de adversários e lembra que trabalhou durante tratamento médico Fuad Noman inverte resultado do primeiro turno e é reeleito Na primeira vitória como cabeça de chapa desua carreira, atual prefeito conquista novo mandato Desconhecido por metade da população até o início da companhà, o prefeito Fuad Noman (PSD) venceu de virada a eleição em Belo Horizonte.
Fuad Noman (PSD)O Estado de S. Paulo – Política – SP – A2 – 28/10/2024Prefeito reeleito – Belo Horizonte Com o ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD) ,eo deputado federal Reginaldo Lopes (PT) em coletiva de imprensa após a confirmação da vitória.
Fuad vira sobre Engler e conquista novo mandatoEstado de Minas – Política – MG – Capa,3,4 – 28/10/2024 – Alessandra MelloFUAD REELEITO “O TRABALHO VENCEU” Vitorioso nas umas, prefeito de BH vai comandar a cidade por mais quatro anos 4é,27% 577.537 VOTOS MARCOS VIEIRA [EM /DA PRESS FUAD COMEMOROU A VITÓRIA NAS URNAS, ONDE CONQUISTOU QUASE O DOBRO DOS VOTOS OBTIDOS NO PRIMEIRO TURNO O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), venceu a disputa contra o candidato do PL, Bruno Engler, e foi reeleito para mais quatro anos.
Governo busca acerto com Congresso para cargos em agências regulatóriasFolha de S. Paulo – Mercado – SP – B4 – 28/10/2024 – Mateus VargasO governo do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) busca acertos com o Congresso Nacional para definir os nomes que vão preencher 18 vagas em agências reguladoras que estão abertas ou ficarão livres até fevereiro, mês das eleições aos comandos da Câmara e do Senado.
Igor Normando (MDB) é eleito prefeito de BelémFolha de S. Paulo – Política – SP – A15 – 28/10/2024Igor Normando (MDB é eleito prefeito de Belém Com só,36% dos votos, deputado estadual vence bolsonarista Éder Mauro (PL) e comandará cidade na COP-30 RIO DE JANEIRO O deputado estadual Igor Normando (MDB), 37, venceu neste domingo (27) o 2º turno da eleição para a Prefeitura de Belém, superando o deputado Éder Mauro (PL), 63. Com 100% das seções apuradas, o candidato apoiado pelo governador Helder Barbalho (MDB), de quem é primo de segundo grau, recebeu só,36% dos votos válidos, ou 421.485 votos.
Inflação leva a pedidos de volta de TrumpO Estado de S. Paulo – Internacional – SP – A8 – 28/10/2024 – Guilherme RussoPiora da inflação e elevação mais rápida nas taxas de juros desde os anos 80 são desafios aos trabalhadores ANÁLISE Adam Seessel The New York Times ntitrumpIstas, como eu, veem a eleição como um acerto de contas da democracia. Para muitos apoiadores de Donald Trump, a questão é simples: dólares. No meio do ano, saí de Nova York para conversar com trabalhadores no interior do país.
Kalil fica sem rumoEstado de Minas – Política – MG – 2 – 28/10/2024KALIL FICA SEM RUMO Encerradas as eleições municipais, os pretendentes começam a se preparar para a sucessão estadual de 2023, para governador e outros cargos. Entre feridas e cicatrizes, cada um deles avalia perdas e ganhos. O mais afetado, de longe, foi o ex-prefeito Alexandre Kalil (sem partido), que fez uma aposta errada. Trocou o PSD pelo partido Republicanos, trocou o prefeito reeleito, que era seu vice, por um candidato que fracassou depois de liderar toda a companhia.
Leitão vence e salva PT do vexame em capitaisO Estado de S. Paulo – Especial – SP – Capa,D15 – 28/10/2024 – Levy TelesEstrela solitária DI5 Vitória de Leitão em Fortaleza livra PT de vexame em capitais Leitão vence e salva PT do vexame em capitais – Deputado estadual ganha de adversário do PL na capital cearense, com diferença de pouco mais de 10 mil votos, em disputa acirradíssima FORTALEZA LEVY TELES BRASÍLIA O deputado estadual Evandro Leitão (PT) venceu o deputado federal André Fernandes (PL) no segundo turno da eleição paraa prefeitura de Fortaleza.
Lula e Bolsonaro perderam em São PauloO Globo – Opinião – RJ – 3 – 28/10/2024 – Eduardo PaesNão foi piramidal a ideia de Lula de exibir a eleição paulistana como embate contra Bolsonaro. A derrota de Guilherme Boulos fica parecendo uma vitória bolsonarista – e não é. Em São Paulo , sem surpresa, triunfou o continuísmo – o peso das máquinas estaduais e municipais. Lula perdeu, obviamente, em São Paulo , pois Boulos é o homem do presidente no PSOL – a figura que inseriu o partido na órbita do PT.
Muito trabalho pela frenteO Estado de S. Paulo – Notas & Informações – SP – Capa,A3 – 28/10/2024Muito trabalho pela frente Que fique claro: Nunes foi reeleito não porque paulistano aprove sua gestão, mas porque seu adversário era muito rejeitado. Se reconhecer isso, terá chance de fazer um governo melhor maioria dos paulistanos optou por conviver com os problemas conhecidos ao invés de dar uma guinada a administração da capital paulista. Ricardo Nunes (MDB) foi reeleito prefeito de São Paulo .
Nacionalização não ocorreu, mas ainda pode virFolha de S. Paulo – Opinião – SP – A4 – 28/10/2024 – Guilherme BoulosMais do que evitar levar consigo a culpa por eventuais derrotas, Lula escapou a armadilha de criar desafetos nestas eleições; já Bolsonaro, nem tanto Cláudio Couto Cientista político, professor do Departamento de Gestão Pública da FGV /Eaesp, pesquisador do CNPq e produtor do canale podcast “Fora da Política Não Há Salvação” como costumeiramente C ocorre, as eleições municipais de 2024 não se marcaram pela nacionalIzação.
Nem Lula, nem Bolsonaro, centro-direita venceu segundo turnoCorreio Braziliense – Política – DF – Capa,2 – 28/10/2024 – Luiz Carlos AzedoLuiz Carlos Azedo Bolsonaro e Lula perderam nos confrontos diretos com forças mais moderadas. Nem Lula, nem Bolsonaro, centro-direita venceu segundo turno Há muito a se considerar em relação aos resultados do segundo turno das eleições, mas uma coisa é certa: confirmam a tendência apresentada, já no primeiro turno, do predomínio das forças de centro-direita moderadas e conservadoras, tanto em relação ao PT, partido do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, quanto ao PL, do ex-presidente Jair Bolsonaro, que chegou com muita força ao segundo turno das capitais, mas morreu na beira da praia.
No País, PSD elege mais; MDB governará maior populaçãoO Estado de S. Paulo – Especial – SP – D12,D13 – 28/10/2024 – Brasília– Especialista vê vitória do modo tradicional de fazer política, com base na “entrega da máquina pública” ANDRÉ SHALDERS BRASÍLIA O Partido Social Democrático (PSD) é o grande vencedor das eleições municipais de 2024, considerando o número de prefeitos eleitos. Criado pelo exprefeito de São Paulo Gilberto Kassab, em 2011,0 partido destronou pela primeira vez o MDB como a legenda com mais prefeitos no País, ao conquistar o comando de 887 municípios.
Novo premier sofre derrota nas urnas no JapãoO Globo – Mundo – RJ – Capa,35 – 28/10/2024Alvo de denúncias, governo japonês tem derrota nas uma Coalizão partidária do premier Shigeru Ishiba perdeu 73 cadeiras na eleição para a Câmara, deixando de ter maioria.  Novo premier sofre derrota nas urnas no Japão Afetado por escândalo de corrupção e alvo de insatisfação por causa da inflação , governista PLD, à frente do país na maior parte do pós-guerra, perde maioria no Parlamento pela primeira vez desde 2009 nas eleições, abrindo período de incerteza mimos Así que vem governando o Japão na maior parte do período pós-guerra, o conservador Partido Liberal Democrático (PLD), perdeu ontem a maioria nas eleições legislativas pela primeira vez desde 2009, em um duro revés para o’novo primeiro-ministro Shigeru Ishiba.
Nunes é reeleito em SP; vitória simboliza força do centro político e dos prefeitosO Estado de S. Paulo – ELEIÇÕES – SP – Capa,D1 a D7 – 28/10/2024 – Pepita OrtegaDANIEL TEIXEIRA / ESTADÃO Aid Ma E Wi N Wc 3 t44 Ricardo Nunes (MDB) comemora com o governador Tarcísio de Freitas (Republicanos), a quem chamou de líder maior”: O equilíbrio venceu todos os extremismos, disse Nunes é reeleito; 2º turno mostra força do centro e dos prefeitos Prefeito obteve 59,35% dos votos e Boulos, 40, é 57; polarização não pre vaieceu om 59,35% dos votos, o prefeito Ricardo Nunes (MDB) foi reeleito para mais quatro anos à frente da maior metrópole da América Latina.
O horror, o horror e o horrorFolha de S. Paulo – Esporte – SP – B22 – 28/10/2024 – TostãoO horror, o horror eo horror Emboscada da Mancha contra Máfia Azul revela mais que ri validade boçal Juca Kfouri Jornalista e autor de “Confesso que Perdi”. É formado em ciências sociais pela USP E m 1914, nasceu em São Paulo , fundada pela colônia italiana, a Societã Sportiva Palestra Itália. Sete anos depois, em Belo Horizonte, com a mesma origem, surgiu agremiação com nome idêntico.
O jornalismo como história da política externa brasileiraCorreio Braziliense – Opinião – DF – 11 – 28/10/2024Os primeiros historiadores são os jornalistas, antigamente chamados de cronistas dos eventos correntes ou de memorialistas do cotidiano. Não importa muito o nome; se não fosse por eles, não teríamos outra história que não aquela feita nos gabinetes de Estado, nos atos da imprensa governamental, reportando a atividade dos donos do poder e suas interpretações exclusivas.
O maior dos incentivos fiscais da tributáriaFolha de S. Paulo – FolhaInvest – SP – B3 – 28/10/2024 – Eduardo CucoloQUE IMPOSTO É ESSE O maior dos incentivos fiscais da tributária Debate se aproxima da reta final no Senado e eleva procura por benefícios Eduardo Cucolo Repórter de Mercado, foi secretário de Redação em Brasília 5 saneamento e saúde devem ter a mesma tributação? Óleos de canola e dendê entram na cesta básica ou a isenção ficará restrita aos de soja, milho e babaçu? Planos funerários podem ser equiparados aos de saúde? Bicicleta compartilhada é transporte público? Essas são algumas das perguntas que embasam a defesa de novos pedidos de exceção ao texto da reforma tributária que tramita no Senado.
O que ele disse na campanhaEstado de Minas – Política – MG – 8,9 – 28/10/2024O QUE ELE DISSE NA CAMPANHA “Quero apresentar minhas obras, dizer que não tenho padrinhos, quero mostrar o que estamos fazendo, o que já fizemos e o que podemos fazer. Espero continuar desse jeito porque a população de Belo Horizonte quer trabalho e obras, não brigas e confusões” Em entrevista ao Estado de Minas e TV Alterosa, em 23 de outubro “Fui o único prefeito que teve coragem de enfrentar os proprietários de ônibus.
Os vencedores nas capitaisO Tempo – BH – Política – MG – 13 – 28/10/2024OS VENCEDORES NAS CAPITAIS Em 15 capitais brasileiras, a escolha do prefeito ou da prefeita que assumirá a administração pelos próximos quatro anos foi definida ontem, no segundo turno da eleição municipal de 2024. Nas outras 11 capitais, o pleito foi definido em primeiro turno. Apenas municípios com mais de 200 mil eleitores podem ter segundo turno. Isso acontece quando nenhum candidato ou candidata atinge, no primeiro turno, a maioria absoluta dos votos válidos – sem brancos e nulos.
Otimista, setor econômico já tem “lista” de reivindicaçõesO Tempo – BH – Política – MG – Capa,9 – 28/10/2024 – Anderson RochaSETOR ECONÔMICO PROPÕE FLEXIBILIZAÇÃO DO PLANO DIRETOR E REVISÃO DO CÓDIGO DE POSTURAS DE BH. Otimista, setor econômico já tem “lista” de reivindicações Revisão do Código de Posturas e flexibilização do Plano Diretor estão entres as demandas  Com o resultado do pleito e a reeleição do prefeito de BH, Fuad Noman (PSD), representantes de entidades e setores econômicos parabenizaram o vencedor, colocaram-se à disposição para trabalhar junto com a Prefei tura de Belo Horizonte (PBH) e também levantaram uma lista de “reivindicações” para o que consideram entraves ao crescimento econômico da capital mineira.
País precisa mais do que dobrar investimento em infraestruturaO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – Capa,B1,B2,B4 – 28/10/2024 – Carlos Eduardo ValimE&N Ativos deteriorados. B1,B2e B4 Brasil precisa mais do que dobrar investimento em infraestrutura País precisa mais do que dobrar investimento em infraestrutura – Com valor equivalente a 2% do PIB atualmente, equipamentos sofrem com desgaste; economista diz que projetos deveriam ser de Estado e não de governos O Brasil precisa ampliar os investimentos em infraestrutura para, pelo menos, 4% ou 4,5% do Produto Interno Bruto (PIB) por ano, Hoje, o número está abaixo de 2%, o que tem provocado uma rápida deterioração dos ativos.
Prefeito consolida virada em toda Belo HorizonteEstado de Minas – Política – MG – Capa,6 – 28/10/2024 – Gabriel RonanFUAD REVERTE DESVANTAGEM DO 1º TURNO E VENCE EM TODAS AS ZONAS ELEITORAIS PÁGINA é 2(4)24 ELEIÇÕES O cenário foi inverso ao do primeiro turno, quando Bruno Engler venceu em todos os territórios da cidade. A maior diferença a favor de Fuad ocorreu na Região Leste GABRIEL RONAN Após vencer em todas as 18 zonas eleitorais de BH no primeiro turno, o deputado estadual Bruno Engler (PL) perdeu em todos os territórios da cidade ontem, quando foi derrotado por Fuad Noman (PSD) no segundo turno.
PSD e MDB elegem 10 dos 26 prefeitos de capitais e consolidam sua hegemoniaFolha de S. Paulo – Política – SP – Capa,A10 – 28/10/2024 – Ronaldo CaiadoEleição consolida hegemonia de PSD e MDB nas capitais PSD e MDB conquistaram mais capitais, cinco cada um, e são os partidos que mais elegeram prefeitos no país. PL e União Brasil venceram em quatro capitais, e o PT, em uma. A1O PSD e MDB elegem 10 dos 26 prefeitos de capitais e consolidam sua hegemonia Cada um levou cinco prefeituras; PL e União Brasil conquistam quatro cada um; PT vence em Fortaleza e volta a comandar uma capital João Pedro Pi combo e Fernanda Brigatti SALVADOR E SÃO PAULO PSD e MDB saíram das umas neste domingo (27) com o controle de 10 das 26 prefeituras de capitais brasileiras, cinco para cada um deles.
PSD elege 142 prefeitos e se torna maior legenda de MinasEstado de Minas – Política – MG – 12 – 28/10/2024 – Luiz RibeiroPSD ELEGE 142 PREFEITOS E SE TORNA MAIOR LEGENDA DE MINAS COMANDO DO EXECUTIVO MUNICIPAL DISTRIBUIÇÃO DAS PREFEITURAS LUIZ RIBEIRO [EM /DA PRES – 26/02/23 PARTIDO DOS TRABALHADORES DIVULGAÇÃO – 29/11/20 – ANA MENDONÇA O PSD consolidou sua liderança como o partido com o maior número de prefeituras em Minas Gerais e no Brasil. Com vitórias expressivas de Fuad Noman em Belo Horizonte e de Elisa Araújo em Uberaba – as únicas cidades mineiras a realizarem segundo turno ontem -, a legenda alcançou 142 prefeituras no estado, quase o dobro das 78 conquistadas em 2020.
Pupilo de Mujica vence, mas haverá 2º turnoCorreio Braziliense – Mundo – DF – Capa,9 – 28/10/2024Uruguai terá 2º turno entre afilhado de Mujica e direitista O professor Yamandú Orsi, da Frente Ampla (esquerda), e o veterinário Álvaro Delgado (centro-direita), do Partido Nacional, travaram o duelo final das eleições presidenciais em 24 de novembro, apontavam as projeções, na noite de ontem. PÁGINA 9 Pupilo de Mujica vence, mas haverá 2º turno Yamandú Orsi, candidato do partido de esquerda Frente Ampla, derrota Álvaro Delgado (centro-direita), porém, não consegue superar os 50% de votos, segundo projeções.
Reeleições e baixa renovação podem se repetir em 2026 com emendas e fundoO Globo – Política – RJ – Capa,16 – 28/10/2024 – Thiago PradoENTREVISTA/FELIPE NUNES Esta foi a eleição das emendas parlamentares” Diretor do instituto de pesquisas Quaest, cientista político avalia que o mecanismo foi decisivo para a taxa de reeleição recorde nos municípios brasileiros e pode afetar a renovação política no país. “Com esses recursos e mais o fundão eleitoral, os prefeitos reeleitos serão cabos eleitorais da reeleição dos deputados.
Segundo turno impõe derrota ao PLEstado de Minas – Política – MG – 14 – 28/10/2024 – Thiago BonnaSEGUNDO TURNO IMPÕE DERROTA AO PL THIAGO BONNA O resultado do segundo turno das eleições em 15 capitais brasileiras aponta uma derrota significativa do Partido Liberal (PL). Dos nove candidatos do partido de Jair Bolsonaro, apenas dois elegeram prefeitos neste domingo. Por outro lado, o Partido dos Trabalhadores (PT) venceu uma das suas quatro disputas. Em Cuiabá, no Mato Grosso, o deputado federal Abilio Brunini (PL) recebeu 53,80% PALMAS (TO) Eduardo Siqueira Campos (Podemos)53,03% dos votos, superando Lúdio Cabral (PT), com 4é,20%.
Só 68 mulheres nas prefeiturasHoje em Dia – Primeiro Plano – MG – Capa,5 – 28/10/2024A empresária Elisa Araújo (PSD) foi reeleita prefeita de Uberaba, no Triângulo, com Só, é 0% dos votos válidos. Minas terá 68 mulheres em chefias do Executivo. 
Sob pressão, equipe econômica repete promessa de fazer revisão de gastosFolha de S. Paulo – Mercado – SP – B6 – 28/10/2024 – Idiana TomazelliApós a deterioração do dólar e das taxas de juros, na esteira da piora na percepção do mercado financeiro sobre a situação fiscal do país, a equipe econômica promete avanços na agenda de revisão dos gastos para assegurar a sustentabilidade das contas públicas.
Tarcísio diz que PCC orientou voto em rival, que vai à JustiçaO Globo – Política – RJ – Capa,9 – 28/10/2024 – Jeniffer GularteTarcísio tenta ligar Boulos ao PCC no dia da eleição rícms ELEIÇÕES 2024 SEM PROVAS TARCÍSIO DIZ QUE PCC ORIENTOU VOTO EM RIVAL, QUE VAI A JUSTIÇA HYNDARA FREITAS, MATHEUS DE SOUZA, SAMUEL LIMA, JENIFFER GULARTE E KAROLINI BANDEIRA políticaftoglobo.com br SÃO PAULOE BRASÍLIA ntes mesmo o resultado das urnas proclamar a reeleição de Ricardo Nunes (MDB), o peemedebista e o deputado federal Guilherme Boulos (PSOL) entraram em conflito por conta de declarações do governador Tarcísio de Freitas (Republicanos).
Tarcísio, o grande vitorioso em nível nacional: aceitou o risco em São PauloO Estado de S. Paulo – Especial – SP – Capa,D2,D3 – 28/10/2024Diogo Schelp 0? Tarcísio bancou Nunes e venceu Tarcísio, o grande vitorioso em nível nacional: aceitou o risco em São Paulo ANÁLISE DIOGO SCHELP E: , primeira vista, o bom À desempenho da direi“ta na eleições municipais deste ano, confirmado pelos resultados do segundo turno, deveria fortalecer o capital político do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL). Mas há um elemento que o impede de aproveitar todo o potencial dessas vitórias: o fato de ter tratado essas eleições como um trampolim paraoseu projeto de retornar à Presidência em 2027, confiante em uma duvidosa anistia via Congresso,a ponto de sabotar candidatos apoiados por lideranças de direita que podem ocupar o seu lugar nas próximas eleições.
Trampolim à mineiraO Globo – Política – RJ – 14 – 28/10/2024 – Reginaldo Lopes Ele largou com apenas 9% e era desconhecido de 40% da população, apesar de administrar a capital mineira desde 2022. Contra adversidades de todos os tipos, protagonizou uma grande reviravolta e derrotou ontem o deputado estadual Bruno Engler (PL), candidato do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL), que havia terminado o primeiro turno oito pontos à frente.
Urnas trouxeram más notícias a Lula e BolsonaroO Globo – Opinião – RJ – Capa,2 – 28/10/2024 – Eduardo PaesEDITORIAL URNAS TROUXERAM MÁS NOTÍCIA A LULA E BOLSONARO rácinaz Urnas trouxeram más notícias a Lula e Bolsonaro Eleições municipais registraram avanço notável de partidos de centro e centro-direita, desafiando polarização depois da abertura das urnas do segundo turno neste domingo, ficou claro que a eleição municipal trouxe más notícias ao presidente Luiz Inácio da Silva e ao ex-presidente Jair Bolsonaro.
Vitória de viradaHoje em Dia – Primeiro Plano – MG – Capa,2,3,4 – 28/10/2024 – Anderson RochaFUAD REPETE KALIL, VENDE DE VIRADA E FIGA NA PBH ATE 2026 Atual prefeito foi o escolhido por 670 mil eleitores, “levar”a prefeitura apesar da desvantagem na primeira agradeceu o apoio do ex-presidente Jair Bolsonaro – que, dobrando o número de votos no 1º turno. Com a etapa da votação. Vencido, com 4é,27% da preferência, além do candidato em BH, subiu no palanque com mais resultado, repete o feito de Alexandre Kalil, em 201é,de Bruno Engler (PL) afirmou que “o mundo não acabou” e três em Minas, todos derrotados.
Boulos diz que resultado das urnas é sinal de recuperação da esquerdaHoje em Dia – Home – MG – Online – 28/10/2024Para candidato, sua chapa mostrou que dá pra ter diálogo respeitoso Publicidade O candidato à prefeitura de São Paulo Guilherme Boulos (PSOL) declarou no início da noite deste domingo (27) que, apesar da derrota nas eleições, encara o resultado das urnas como um sinal de recuperação da esquerda. “Não vou falar aqui das mentiras e dos ataques que definiram essa eleição.
Os grandes vencedores (e os perdedores) das eleições municipaisTerra – HOME – SP – Online – 28/10/2024O Centrão se expandiu, governadores da direita se sobressaíram frente a um ‘bolsonarismo raiz’ e o PT conseguiu um ‘gol de honra’ em Fortaleza 27 out – 21h09 Com o segundo turno das eleições municipais neste domingo (27/10), ficou mais claro quem foram os vencedores e perdedores na política brasileira em 2024. Entre os grandes vencedores destas eleições estão: o Centrão, a direita e centro-direita, que juntos, vão comandar a maior parte das prefeituras do Brasil.
Candidatos a prefeito apoiados por governadores vencem em 70% das disputas do 2º turnoTerra – HOME – SP – Online – 28/10/2024 – Matheus LaraAs disputas de 2º turno nas eleições municipais, realizadas neste domingo, 27, representaram em sua maioria vitórias dos governadores. Correligionários ou nomes apoiados pelos chefes dos Executivos estaduais venceram em 35, ou 70%, das 50 cidades onde o respectivo governador havia declarado preferência por um candidato. Entre as 15 capitais que voltaram às urnas, a proporção de vitórias dos governadores foi um pouco menor: foram 9 vitórias de aliados, ou 60% das capitais.
Equipe econômica repete promessa de revisão de gastos, mas dúvida ronda HaddadFolha de S.Paulo – Home – AP – Online – 28/10/2024 – Idiana Tomazelli, Adriana FernandesMercado trata próxima semana como decisiva para conferir se a equipe econômica não ‘vendeu terreno na Lua’ Após a deterioração do dólar e das taxas de juros , na esteira da piora na percepção do mercado financeiro sobre a situação fiscal do país, a equipe econômica promete avanços na agenda de revisão dos gastos para assegurar a sustentabilidade das contas públicas.
Aliados de Fuad comemoram derrota de ‘bolsonarismo’ em BHEstado de Minas – Home – MG – Online – 28/10/2024 – Vinícius Prates, Alessandra MelloDisputa acirrada com o deputado estadual Bruno Engler foi celebrada pelos apoiadores como uma derrota do bolsonarismo na capital mineira A vitória de Fuad Noman, reeleito prefeito de Belo Horizonte , em disputa acirrada com o deputado estadual Bruno Engler (PL), foi celebrada pelos apoiadores como uma derrota do bolsonarismo na capital mineira e…
Em discurso da vitória, Nunes ignora Bolsonaro e chama Tarcísio de “líder maior”Correio Braziliense – HOME – DF – Online – 28/10/2024 – Fernanda Strickland, Júlia PortelaO prefeito diz que o governador o ajudou “na hora mais difícil”. Segundo ele, sua reeleição mostra que o equilíbrio venceu os extremismos x Ricardo Nunes abraça Tarcísio de Freitas. Ele agradeceu ao “amigo, sem o qual não teríamos essa vitória” – (crédito: DANIEL TEIXEIRA/ESTADÃO CONTEÚDO) Reeleito prefeito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB) agradeceu ao governador paulista, Tarcísio de Freitas, pelo apoio durante toda a campanha e classificou o resultado nas urnas como uma vitória contra os extremismos.
Bolsonaro perde embate com governadores de direita, e PL sai derrotado em duas de nove capitais no segundo turnoO Globo – Home – RJ – Online – 28/10/2024 – Bernardo MelloNa avaliação de pesquisadores, aliados do ex-presidente que se afastaram da polarização acabaram mais bem-sucedidos Depois de o PL ter despontado como a sigla mais envolvida em segundos turnos nas capitais, o ex-presidente Jair Bolsonaro registrou ontem derrotas em sete das nove cidades que seu partido disputava, incluindo locais onde se empenhou diretamente nesta reta final, como Belo Horizonte, Goiânia e Palmas.
Artigo: os jovens e a atração por candidatos radicais nas eleições municipaisO Globo – Home – RJ – Online – 28/10/2024Em capitais como Belo Horizonte, Fortaleza e São Paulo, segmento preferiu nomes da extrema direita, indicam pesquisas de véspera do 2º turno O Barômetro das Américas mede o apoio à democracia através da pergunta até que ponto os indivíduos concordam ou discordam da afirmação “A democracia pode ter seus problemas, mas é melhor do que qualquer outra forma de governo”.
Resultado de 2024 dá a largada para 2026Estado de Minas – Home – MG – Online – 28/10/2024 – Bertha MaakarounVitória de Fuad Noman (PSD) em Belo Horizonte barra avanço da extrema-direita e pavimenta rota do partido para disputar a próxima eleição para o governo do estado O ano de 2024 acabou; 2026 já começou. A reeleição de Fuad Noman (PSD) tem alguns efeitos práticos e algumas indicações. Em primeiro lugar, barra o avanço da extrema direita na capital mineira, contendo a pressão pela guerra cultural, patrocinada por aqueles que querem impor a toda população certo retrocesso nos modos de vida em diversos campos de atividade.
Abstenção no segundo turno aumenta e chega a 29%, segundo TSECorreio Braziliense – HOME – DF – Online – 28/10/2024 – Camila Curado, Renato SouzaNúmero de eleitores faltantes cresce em relação ao primeiro turno e a situação gera preocupação na Justiça Eleitoral x Para ministra Cármen Lúcia, eleição transcorreu de maneira relativamente tranquila, com poucas ocorrências – (crédito: Camila Curado/CB/DA.Press) O segundo turno das eleições municipais ocorreu de maneira relativamente tranquila no país.
O uso do superávit financeiro eleva a dívida públicaUOL – HOME – SP – Online – 28/10/2024 – Felipe Salto, Josué Pellegrini, Gabriel GarroteUma prática que tem sido adotada em 2024 é a aprovação de leis que autorizam o uso do superávit financeiro no balanço da União para financiar despesas com determinadas políticas. Mostraremos três exemplos que totalizam uso de R$ 37 bilhões. Explicaremos em seguida que essa prática nada mais é do que financiar despesa com aumento da dívida pública.
Cabos eleitorais, vencedores e até perdedores viram nomes fortes para 2026UOL – HOME – SP – Online – 28/10/2024 – Ana Paula Bimbati, Carla Araújo, Lucas Borges TeixeiraLideranças políticas da direita e da esquerda viveram as eleições municipais de 2024 já com cálculos para a disputa em 2026. São políticos que atuaram a favor de aliados e que, com o resultado das urnas deste domingo (27), alcançaram repercussão nacional. O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) participaram de campanhas e amargaram mais derrotas do que vitórias, dividindo protagonismo com outros nomes que devem crescer para 2026.
Eleições 2024: de que tamanho o bolsonarismo sai das urnas?Terra – HOME – SP – Online – 28/10/2024 – Camilla Veras MotaO Partido Liberal, sigla de Jair Bolsonaro, foi um dos grandes vitoriosos da eleição municipal de 2024. Camilla Veras Mota – Da BBC News Brasil em São Paulo 28 out – 06h54 516 prefeitos, incluindo nas capitais Aracaju, Cuiabá, Maceió e Rio Branco, um vice na maior cidade do país, São Paulo, 4.957 vereadores, 43,1% mais do que quatro anos atrás. O Partido Liberal (PL), sigla de Jair Bolsonaro, foi um dos grandes vitoriosos da eleição municipal de 2024.
Comício da vitória de Nunes exalta pragmatismo e tem pouca menção a BolsonaroTerra – HOME – SP – Online – 28/10/2024 – Luccas Lucena, Gabriela Jucá, Daniel Tozzi MendesO comício da vitória do prefeito reeleito de São Paulo, Ricardo Nunes (MDB), teve exaltação ao que foi definido como “frente ampla” do pragmatismo e poucas menções ao ex-presidente Jair Bolsonaro, que apoiou formalmente a chapa do emedebista e indicou o coronel Melo Araújo como vice-prefeito. Após o anúncio da vitória, Nunes subiu ao palco ao lado do governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, a quem não poupou elogios, e figuras importantes da política paulista, como o ex-governador Rodrigo Garcia e o secretário de Governo e Relações Institucionais do Estado de São Paulo, Gilberto Kassab.
Bolsonarista raiz suaviza a imagem para ganhar do PT na capital do agroUOL – HOME – SP – Online – 28/10/2024 – Felipe PereiraNeto de pastor e defensor dos ideais bolsonaristas antes mesmo de Jair Bolsonaro ser um nome nacional, o deputado federal Abílio Brunini (PL) fez força para não ser visto como um político de extrema direita. Na disputa pela Prefeitura de Cuiabá, ele baixou o tom de voz, tolerou provocações e trocou polêmicas por propostas. Um feito para quem ficou famoso por atravessar a rua para brigar.
Varejo – Calçados, Vestuário, Confecções
O maior de todos os incentivos fiscais da reforma tributáriaFolha de S.Paulo – Home – AP – Online – 28/10/2024 – Eduardo CucoloSaneamento e saúde devem ter a mesma tributação? Óleos de canola e dendê entram na cesta básica, ou a isenção ficará restrita aos de soja, milho e babaçu? Planos funerários podem ser equiparados aos de saúde? Bicicleta compartilhada é transporte público? Essas são algumas das perguntas que embasam a defesa de novos pedidos de exceção ao texto da reforma tributária que tramita no Senado.
Varejo – Higiene e Beleza
Brasileiro se interessa por produto ‘verde’, mas nem sempre compraSBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – Home – RS – Online – 27/10/2024Consumo consciente enfrenta barreiras econômicas, culturais e educacionais; empresas dizem que faltam espaço nas gôndolas e incentivo à escala Por Katia Simões | Há menos de cinco anos falar em camiseta que captura CO2 da atmosfera e elimina na lavagem soava como ficção. Pois virou realidade. O Grupo Malwee lançou em setembro a Ar.voree, primeira malha brasileira com esse perfil.
Varejo – Pets
Franquias no mercado pet têm opções para investir a partir de R$ 9 milO Estado de S.Paulo – Home – SP – Online – 28/10/2024 – Mariana SouzaQuanto custa uma franquia de loja para cuidado dos animais? É preciso ser veterinário para investir no negócio? O mercado pet no Brasil apresenta tendência de crescimento estável nos próximos anos. Até o final do ano, o setor deve faturar R$ 78 bilhões. No ramo de franquias, o número de unidades cresceu 17% no primeiro semestre de 2024 (em comparação com o mesmo período de 2023).
Varejo – Supermercados, Padarias, Açougues, Sacolão
Setor de panificação em MG espera aumento de 7% até o final de 2024Jornal Edição do Brasil – BH – Economia – MG – 06 – 26/10/2024 – Paulo Henrique PereiraPaulo henrique Pereira setor de panificação em mg espera aumento de 7% até o final de 2024 O setor de panificação de Minas Gerais deve fechar o ano de 2024 com um crescimento mínimo de 7% em relação ao ano anterior. A expectativa é do Sindicato e Associação Mineira da Indústria de Panificação (Amipão). Fatores como a mudança nos hábitos de consumo da população e modificações na gestão das padarias devem influenciar o resultado.
Pesquisa indica Black Friday aquecidaSBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – Home – RS – Online – 27/10/202485% dos consumidores pretendem aproveitar a promoções; expectativa é que o tíquete médio também avance na comparação anual Por Helena Benfica | Em um cenário de recuperação econômica, a Black Friday promete movimentar as vendas do varejo neste ano. Uma pesquisa feita pelo grupo Mercado Livre mostrou que 85% dos participantes pretende aproveitar as promoções do período, um aumento de quase 6% em relação ao ano passado.
IA é aliada do varejo alimentar em atendimento e gestão de lojas e estoquesSBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – Home – RS – Online – 27/10/2024São ganhos que têm tudo para fazer a diferença, especialmente, durante as sazonalidades, como Black Friday, festas de fim de ano e temporada de verão Por Giseli Cabrini | O uso de Inteligência Artificial (IA) no varejo alimentar promete vários benefícios relacionados principalmente ao aprimoramento e à personalização do atendimento. Há, igualmente, oportunidades para melhorias na gestão do estoque, na criação e na execução de planogramas, bem como no abastecimento das gôndolas a fim de evitar rupturas.
iFood compra fatia da Shopper e entra com força na briga dos supermercados onlineSBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – Home – RS – Online – 27/10/2024NeoFeed apurou que o negócio está fechado e já foi submetido para o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade). Shopper tem mais de 1 milhão de consumidores cadastrados e conta com operação própria Por Ralphe Manzone Jr. | O iFood fechou a compra de uma fatia minoritária da Shopper, entrando de vez na briga dos supermercados online, apurou o NeoFeed com fontes a par do assunto.
União entre streaming e delivery de comida é a nova tendência do mercadoMoney Report – Home – SP – Online – 27/10/2024 – Lorena Scavone GironNovas parcerias têm como objetivo principal reduzir a rotatividade de assinantes Nos últimos meses, várias plataformas de streaming de filmes e séries adotam uma estratégia inovadora: parcerias com empresas de delivery de comida. Disney+ e Max estão entre as plataformas que já se uniram a aplicativos de entrega nos Estados Unidos, buscando unir entretenimento à conveniência.
Nota Fiscal Paulista libera 90% menos créditos ao consumidor este anoRepórter Diário – HOME – SP – Online – 27/10/2024 – Henrique AraújoEm 2024, as emissões da Nota Fiscal Paulista no Estado de São Paulo liberaram R$ 45 milhões aos consumidores cadastrados no programa, segundo a Secretaria da Fazenda. Apesar do número expressivo, o valor repassado representa uma queda de 90% em relação a 2023, que movimentou R$ 450 milhões. A brusca queda chama atenção para a diminuição da solicitação do CPF na nota que, por diversos fatores, desestimulam a população paulista a aderir à prática.
‘Ouro líquido’: aumento do preço do azeite faz supermercados colocarem proteção antifurto nas garrafas do produtoG1 – HOME – SP – Online – 28/10/2024O que fez o preço do azeite disparar no mundo foi a seca que atingiu Portugal e Espanha nos últimos 3 anos. No Brasil, segundo o IBGE, o produto ficou quase 50% mais caro em um ano. O azeite de oliva é anti-inflamatório, previne doenças cardiovasculares, diminui o risco de diabetes e ajuda na proteção do cérebro, combate a depressão e melhora os sintomas de artrite.
Produtos com embalagens menores e qualidade reduzida refletem no bolso e na rotina do consumidorDiário de Pernambuco – HOME – PE – Online – 28/10/2024 – Por: Thatiany LucenaAlterações são comuns para baratear os custos de produção e devem ser avisadas aos consumidores no rótulo das embalagens Nos últimos anos, os consumidores estão notando com maior frequência a redução das embalagens dos produtos nas gôndolas dos supermercados. Conhecida como “reduflação”, a prática é uma estratégia que tem como intuito repassar o aumento dos custos dos produtos com a inflação para o consumidor.
Nem água de coco, nem suco: bebidas de caixinha têm mais fruta só no rótuloUOL – HOME – SP – Online – 28/10/2024 – Sari FontanaQuando vi essas caixinhas coloridas parecidas com as de água de coco, à primeira vista pensei que poderia ser algo bom para as crianças. Mas a empolgação acabou assim que li a lista de ingredientes. No site do fabricante, elas constam com o título “Água de Coco Mais Frutas (acrescente o nome da fruta, a depender do sabor)”. Porém, o correto seria dizer que elas têm mais açúcar e aditivos, em vez de mais frutas.
“Queremos ser reconhecidos como a opção mais econômica”, diz CEO do Dia BrasilMercado & Consumo – Home – DF – Online – 28/10/2024 – Felipe MarioPassando por uma reestruturação do modelo de negócios e se posicionando como “atacadinho de bairro”, a rede de supermercados Dia, que na metade deste ano anunciou a venda de suas operações no País, tem como meta neste novo momento “ser reconhecida como a opção mais econômica no segmento de proximidade”, de acordo com o CEO da companhia no Brasil, Fabio Farina, em entrevista à Mercado&Consumo A rede de supermercados vem se empenhando para se destacar com essa reformulação.
Turismo
De Minas Gerais para o mundo: Queijo Minas Artesanal aguarda reconhecimento como Patrimônio da Humanidade pela UnescoEstado de Minas – Home – MG – Online – 27/10/2024 – Iolanda LoiolaOrgulho dos mineiros e agora também do Brasil, os Modos de Fazer do Queijo Minas Artesanal está na reta final de reconhecimento pela Unesco Quando se pensa em Minas Gerais, é impossível não pensar em queijo. Principalmente naquele queijo que só é produzido em solo mineiro: o Queijo Minas Artesanal. Além da memória afetiva e do sabor marcante, o Queijo Minas Artesanal é história viva, preservando a tradição de diversas famílias que sobreviveram através do queijo e fizeram dele uma parte tão importante do estado.
Agora é lei: conheça os 12 mandamentos do queijo minas artesanalCorreio Braziliense – HOME – DF – Online – 28/10/2024 – Ana Luiza SoaresNova lei que integra política estadual para o queijo minas fixa objetivos para valorizar o produto e normatizar a cadeia produtiva, mas preocupa produtores Laticínio que preserva formas ancestrais de produção precisa seguir conjunto de normas sanitárias e obter certificações de qualidade com objetivo de ampliar mercados – (crédito: Bruno Magalhães/NITRO/Divulgação – 11/11/2015) O queijo artesanal de Minas Gerais recebe novo incentivo para fortalecer sua produção.
Das lojas de fantasia às baladas: Halloween ‘turbina’ em até 40% negócios em BHDiário do Comércio Online – HOME – MG – Online – 28/10/2024Tradição americana, o Halloween – ou Dia das Bruxas – passou a ser comemorado também no Brasil e caiu no gosto de crianças e adultos, mas também do comércio, com lojistas apostando na data para fazer boas vendas. Em Belo Horizonte, estabelecimentos estão apostando numa alta de até 40% nas vendas , conforme apurado pelo Diário do Comércio O percentual é ainda maior que a expectativa para o País, de crescimento de 15% a 20% nas vendas relacionadas ao Halloween .