Em que posso ajudar?

WhatsApp
Notícias -

Para o comércio, a manutenção de taxas altas de juros por longos períodos pode prejudicar a recuperação econômica

Notícias gerais

CDL/BH aponta que os reajustes consecutivos podem inibir o consumo e gerar inadimplência de empresas e consumidores

Na última reunião em janeiro, o Comitê de Política Monetária (Copom) já tinha reforçado mais este aumento para a taxa Selic. E infelizmente não sinalizou para novos cortes, pois considera a necessidade de utilizar os juros em patamares elevados como alternativa para conter o aumento da inflação.

Para a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a estratégia do governo não está surtindo o efeito desejado, pois a inflação continua em alta. “A manutenção de taxas altas de juros por longos períodos pode prejudicar a recuperação econômica, limitar a expansão dos negócios e afetar a criação de empregos”, argumenta o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Com juros elevados, a redução do consumo, o endividamento e a restrição ao investimento são pontos que preocupam o setor de comércio e serviços, como explica o dirigente. “Com a taxa Selic mais alta, o crédito fica mais caro, desestimulando o consumo, especialmente de bens duráveis e de maior valor agregado. O aumento dos juros também pode gerar inadimplência de empresas e consumidores, dificultando a recuperação econômica”. Outro ponto levantado por Souza e Silva, é a restrição ao investimento. “As empresas reduzem os investimentos em expansão, o que pode impactar o crescimento do setor e a geração de empregos”, disse.

De acordo com o presidente da CDL/BH, um outro ponto para o controle da inflação é o equilíbrio fiscal, com o governo gastando menos do que arrecada. “Reconhecemos a importância do controle da inflação, mas defendemos um equilíbrio entre essa meta e a necessidade de estimular o crescimento econômico”, conclui Souza e Silva.

Foto: Marcello Casal Jr./Agência Brasil

Publicações similares

Notícias gerais
2 de fevereiro de 2026
Quase 100% dos empresários do comércio, serviços e turismo de BH estão otimistas com o Carnaval, aponta CDL/BH

A expectativa dos lojistas é que os foliões invistam R$ 109,96 por dia em bebidas alcoólicas …

Notícias gerais
28 de janeiro de 2026
Proteção do turista é novidade do Carnaval de BH em 2026

Delegacia, que está instalada na Savassi, é uma parceria da CDL/BH com o Governo de Minas Gerais …

Notícias gerais
20 de janeiro de 2026
Crescimento da inadimplência em BH alerta para necessidade de controle financeiro

Alta das dívidas reflete juros elevados e consumo sazonal, aponta levantamento da CDL/BH. Entidade orienta consumidores …

Notícias gerais
19 de janeiro de 2026
Comércio varejista de Minas cresce e reforça cenário positivo em Belo Horizonte

Para CDL/BH, reflexo é positivo para o setor da capital mineira  O comércio varejista de Minas …