60% das contratações temporárias de fim de ano poderão ser efetivadas

Pesquisa da CDL/BH revela ainda que maioria das vagas será para o cargo de vendedor

As tradicionais vagas temporárias do varejo e serviços, que são abertas no fim do ano para atender a demanda das datas comemorativas, são sempre uma oportunidade de renda e também de inserção no mercado de trabalho.

Para este ano, em Belo Horizonte, a expectativa é de que seis a cada dez contratações sejam efetivadas. Os dados fazem parte da pesquisa “Contratação temporária”, realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), entre os dias 26 de agosto e 15 de setembro, com 286 empresários da cidade.A possibilidade de efetivação em Belo Horizonte está acima da média nacional.

Segundo levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), aproximadamente quatro em cada dez empresários (38,7%) pretendem efetivar ao menos um dos funcionários temporários.

“Essa possibilidade de efetivação está diretamente ligada à confiança do varejo, que já se mostrou mais otimista com o segundo semestre. As datas comemorativas como Black Friday e Natal prometem aquecer as vendas e, consequentemente, aumentar a necessidade por mão de obra. Fora esse período, o comércio vem retomando sua rotina, a flexibilização das atividades na cidade estão proporcionando um aumento na geração de empregos”, avalia o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Vagas para vendedor

De acordo com a pesquisa, a expectativa é que cargos para vendedor sejam os responsáveis por 83,3% das vagas temporárias na capital. Em seguida aparecem caixa, com 22%; Estoquista (16,7%); Atendente (11,1%) e repositor (5,6%).A expectativa é que 17,1% dos lojistas da capital contratem para as datas comemorativas. Sendo que 70,4% dos entrevistados afirmam que irão contratar até dois funcionários temporários.

Este índice segue a média nacional, que está 60% para a contratação da mesma quantidade de profissionais.

Dentre as principais dificuldades apresentadas pelos empresários para contratação estão a falta de capacitação (16,7%) e falta de profissionalismo e responsabilidade (16,7%). A ausência de mão de obra qualificada também é uma barreira para 8% dos lojistas do país, segundo a CNDL.

Perfil dos contratados

O levantamento da CNDL revelou que em relação ao perfil dos funcionários já contratados ou que ainda serão contratados, as mulheres são preferidas (33,3%) em relação aos homens (24,3%), embora a maioria (40,6%) afirme não se importar com o sexo dos funcionários. A maioria (58,7%) prefere jovens de 18 a 34 anos – sendo a faixa etária média de 28 anos – e que tenham ao menos o nível médio completo (56,3%).

A expectativa média de salário é de R$ 1.463 Quanto a jornada de trabalho, a maioria (66,1%) ofertará vagas de 6h a 8h diárias.

Embora uma parte do empresariado já tenha iniciado as contratações em agosto (11%) e setembro (10%), os meses mais movimentados são outubro (25%) e novembro (25%). Os percentuais se referem aos empresários que pretendem ou já contrataram mão de obra para o fim de ano.