Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

62% dos consumidores da capital mineira pretendem ir às compras para o Dia das Crianças

Sugestão de Pauta

Pesquisa da CDL/BH revela ainda que lojas físicas são as preferidas e sete em cada 10 pessoas realizam pesquisa de preço antes de fechar o negócio

O otimismo dos lojistas para as vendas em torno do Dia das Crianças deve ser confirmado, já que 62% dos consumidores da capital afirmam que vão realizar compras para a data. Os dados de pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), realizada entre os dias 11 e 18 de agosto com clientes da capital, revelam também que, desse total que irá presentear, 94,3% ainda não realizaram as compras. O que mostra uma chance de crescimento das vendas nas próximas semanas. “Tradicionalmente o brasileiro realiza as compras próximo às datas comemorativas. Além disso, o pagamento dos salários será feito dias antes da celebração, o que, certamente, deve incrementar as vendas”, avalia o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. 

Os consumidores entrevistados projetam um gasto médio de R$113,28, por presente. O valor representa um aumento de 21,87% em comparação a 2021, quando o investimento foi de R$ 92,25, por item adquirido. Neste ano, a previsão é de que os clientes comprem até dois presentes, totalizando um desembolso de R$ 226,56

Principais presentes

A intenção de compra dos belo-horizontinos é similar à dos lojistas. Os presentes mais citados pelos entrevistados foram:

  • Brinquedos: 46,2%
  • Roupas: 35,4%
  • Calçados: 14,6%
  • Produtos alimentícios: 11,4%

Pagamento à vista

“Notamos que os consumidores estão mais cautelosos e evitando dívidas. Nas últimas datas comemorativas, por exemplo, o pagamento à vista foi escolhido pela maior parte. No Dia das Crianças esse comportamento deve continuar”, adianta o presidente da CDL/BH. A fala do dirigente é reforçada pela pesquisa, que mostra que 79% dos entrevistados disseram que vão pagar as compras à vista. Os pagamentos via cartão de crédito representam 21% e, em média, serão divididos em até três parcelas.

As formas de pagamento escolhidas pelos entrevistados serão: 

  • Cartão de débito: 22,3%
  • À vista cartão de crédito: 21,7%
  • Dinheiro: 18,5%
  • Parcelado no cartão de crédito: 18,5%
  • PIX: 14,6%
  • Parcelado cartão da loja: 2,5%
  • À vista no cheque: 1,3%
  • À vista cartão da loja: 0,6%

Compras em lojas físicas

As compras em lojas físicas são a preferência de 67,9% dos consumidores entrevistados. Na comparação  com o ano anterior, os dados revelam um crescimento de quase 14% (59,5%).  Já em relação às vendas pelo comércio eletrônico, observou-se uma queda de 20,7% em relação a 2021 (40,5%), registrando a preferência de 32,1% neste ano. 

 “Em 2021, a COVID-19 impulsionou as vendas online.Com o controle da pandemia, os consumidores estão retomando o hábito de realizar as compras via loja física”, analisa Marcelo de Souza e Silva. 

Pesquisa de preços

De acordo com o levantamento, 70% dos consumidores afirmam pesquisar o preço dos produtos antes de efetuarem as compras. Além disso, os entrevistados pontuaram que os principais atrativos para fechar um negócio são:

  • Bom atendimento: 64,2%
  • Agilidade no atendimento: 39,8%
  • Educação e cortesia dos vendedores: 21,6%
  • Qualidade do produto: 17,6%
  • Localização: 17%
  • Credibilidade da loja: 11,9%
  • Ambiente agradável e formas de pagamento: 10,2%
  • Sorteios: 4,5%

Em relação aos fatores que influenciam a escolha do presente, os entrevistados citaram a vontade da pessoa a ser presenteada (33,1%), desconto, promoção e preço (29,7%), necessidade do presenteado (21,1%) e qualidade do produto (16%). 

Comemoração

A maioria dos consumidores (70%) não deve celebrar a data além da compra do presente. Dentre os que afirmam que irão comemorar, as principais atividades apontadas foram almoço em casa (8,2%), lanchar fora (6,3%), ida ao parque (4,4%), passeio no Zoológico (3,2%), cinema (2,5%), almoço em restaurante (2,5%). Jantar em restaurante, viagem, passeio em museu e shopping aparecem empatados com 0,6%. 

Os consumidores entrevistados projetam um gasto médio de R$144,90 em relação a outro tipo de comemoração.