Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

A desunião faz a força (do juro)

Clipping

Fique por dentro das notícias deste domingo

CDL/BH
Crianças e adolescentes serão o foco de ações da PCMG contra o abuso e a exploração sexual infantilJornal Voz Ativa – GERAL – MG – Online – 06/05/2024“Eu sei me cuidar” é o tema da campanha que alcançará escolas e estabelecimentos comerciais para combater o abuso e à exploração sexual infantil Em mais uma atuação preventiva contra o abuso e à exploração sexual infantojuvenil, marcado pelo Maio Laranja, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG), em parceria com a Câmara de Dirigentes Lojistas…
Hospital Sofia Feldman recebe doações arrecadadas pelo Projeto Afeto, da Fundação CDL-BHCDL FM – Home – MG – Online – 06/05/2024Serão entregues  mais de 30 mil itens de enxoval e produtos de higiene pessoal que vão beneficiar bebês e gestantes atendidas pela maternidade Nesta terça-feira, 7, a partir das 14h30, o Hospital Maternidade Sofia Feldman recebe os mais de 30 mil itens arrecadados pelo Projeto Afeto, da Fundação CDL-BH. Serão…
Começa amanhã o curso gratuito de pilotagem defensiva para motociclistasJornal do Brás – Notícias – SP – Online – 07/05/2024Capacitação faz parte da 11ª edição da campanha “Ande Seguro” da CDL/BH. São 5.920 vagas para BH e Região Metropolitana. A primeira turma tem início às 12h30, no Shopping Topázio, no bairro Castelo 
Começa amanhã o curso gratuito de pilotagem defensiva para motociclistasGazeta da Semana – SP – Online – 07/05/2024Capacitação faz parte da 11ª edição da campanha “Ande Seguro” da CDL/BH. São 5.920 vagas para BH e Região Metropolitana. A primeira turma tem início às 12h30, no Shopping Topázio, no bairro Castelo 
Curso de pilotagem defensiva para motociclistas começa nesta quarta (8/7)Estado de Minas – MG – Online – 07/05/2024A capacitação faz parte da campanha da CDL/BH. São 5.920 vagas para BH e Região Metropolitana Começa amanhã o curso gratuito de pilotagem defensiva para motociclistas crédito: Gladyston Rodrigues/EM/D.A PressSerá lançado nesta terça-feira (8/7), o curso de pilotagem defensiva na ação “Acelerando para a Prevenção”, que faz parte da 11ª edição…
Motociclistas de BH terão curso gratuito de pilotagem defensivaDiário de Contagem – Home – MG – Online – 07/05/2024As aulas, que fazem parte da 11ª edição da campanha “Ande Seguro”, serão realizadas no estacionamento do Topázio Mall e no Via Shopping Barreiro, a partir desta quarta-feira (8). O objetivo é capacitar os condutores e promover a segurança no trânsito. O curso, denominado “Acelerando para a Prevenção”, é uma iniciativa da Câmara de Dirigentes Lojistas…
Curso de pilotagem defensiva para quase 6 mil motociclistas de BH começa hojeBHaz – MG – Online – 08/05/2024Curso oferece 5.920 vagas para motociclistas de BH e região Metropolitana (Amanda Dias/BHAZ) Começa nesta quarta-feira (8) o curso de pilotagem defensiva para motociclistas de BH. A primeira aula ocorrerá no estacionamento do Topázio Mall, no bairro Castelo, região da Pampulha. São 5.920 vagas disponíveis para os motociclistas da capital mineira…
Redução da Selic de 10.75 para 10.50 comemorada. Para CDL/BH, ainda que o recuo seja tímido, o impacto pode ser positivo e processo desinflacionário não seja comprometido, diz pres. CDL Marcelo SouzaBlog João Carlos Amaral – Notícias – MG – Online – 10/05/2024Marcelo de Souza e Silva Presidente da CDL/BH O setor de comércio e serviços da capital mineira, representado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), celebrou a redução da Selic, anunciada há pouco pelo Comitê de Política Monetária (Copom), do Banco Central, que passou de 10,75% para 10,50%.  “Toda redução, mesmo…
Setor de comércio e serviços discute os impactos da reforma tributáriaJornal Edição do Brasil – BH – Economia – MG – 6 – 11/05/2024
Vai até novembro o 1º curso gratuito de pilotagem defensiva – 16h25Itatiaia (Belo Horizonte – FM 95.7) – Plantão da Cidade – MG – 11/05/2024horas e quinze minutos vai até novembro o primeiro curso no brasil gratuito de pilotagem defensiva voltado para motociclistas a primeira etapa vai até treze de julho no shopping topázio no bairro castelo a segunda etapa de dezesseis de julho a vinte e um de setembro no viashopping barreiro e a terceira tape local ainda a ser definido de vinte quatro…
Dia das Mães: veja as promoções dos shoppings de BH e Região MetropolitanaO Tempo – ECONOMIA – MG – Online – 12/05/2024De carro 0km a viagens, bolsas e colares, malls estão investindo em sorteios de prêmios e presentes para atrair mais clientes O Dia das Mães já está batendo à porta e os shoppings de Belo Horizonte e Região Metropolitana estão com promoções especiais para atrair a clientela. Segundo uma pesquisa recente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo…
Cidades
Prefeitura reativa a linha de ônibus 3150Estado de Minas – Gerais – MG – 43 – 12/05/2024A partir de amanhã (13/5), a Prefeitura de Belo Horizonte volta a operar a linha 3150 (Lindeia/BH Shopping via Anel Rodoviário), que faz ligação direta entre bairros da regional Barreiro e o BH Shopping. Outro benefício é a possibilidade de os moradores dos bairros Regina e Lindeia acessarem o centro comercial do Barreiro, impulsionando o comércio locai. O retorno da operação da linha 3150 foi anunciado pelo prefeito Fuad Noman no final do mês passado.
Economia – Política
‘Faltou vontade política do presidente Lula e da oposição para pacificar’O Estado de S. Paulo – Política – SP – Capa,A8 – 12/05/2024 – Daniel TeixeiraA Pacificação não se deu por falta de vontade de Lula e da oposição” MICHEL TEMER Ex-presidente da República Ele aponta radicalização como causa de conflitos, diz estar surpreso com governo que não busca união e elogia Haddar, Moraes e Tarcísio. Faltou vontade política do presidente Lula e da oposição para pacificar – Na visão do ex-presidente, há no Brasil, hoje, mais do que a polarIzação, uma radicalização ENTREVISTA Ex-presidente da República e da Câmara, Temer (MDB) foi vice de Dilma Rousseff, alvo de impeachment rês vezes presidente da Câmara dos Deputados e presidente da República após um conturbado processo de impeachment presidencial, o segundo em 25 anos no Brasil, Michel Temer acreditava que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva iria fazer uma espécie de redenção nacional durante seu terceiro mandato, unindo um País que vem sofrendo com esse rompimento social desde 2013.
A desunião faz a força (do juro)O Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – Capa,B4 – 12/05/2024 – Albert FishlowNesta semana, como esperado, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa básica de juros, a Selic, em 0,25 ponto porcentual, ritmo menor do que nas últimas cinco reuniões. O motivo da maior cautela foi a piora do cenário, tanto externo quanto doméstico.
A lógica da indecênciaO Estado de S. Paulo – Notas & Informações – SP – A3 – 12/05/2024Magistrados nos altos escalões do Judiciário defendem o quinquênio como forma de impedir “abusos”, de premiar a “qualificação” e, pasme o leitor, de impedir a corrupção de juízes presidente do Supremo Tribunal Federal, Luís Roberto Barroso, admitiu a magistrados que manobra pela aprovação da Proposta de Emenda Constitucional (PEC) – aprovada pelo Senado e em trâmite na Câmara – que concede aos juízes, promotores e ministros dos tribunais de contas um adicional de 5% no salário a cada cinco anos.
Dívida estável, só na próxima décadaCorreio Braziliense – Economia – DF – 8 – 12/05/2024 – Rosana Hessel> ROSANA HESSEL comunicado divulgado, na semana passada, pelo Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central, após a reunião que diminuiu o ritmo de redução da taxa básica de juros (Selic), traz a preocupação com a condução da política fiscal. O colegiado
Divisão no BC ameaça transição suave e consolida o favoritismo de GalípoloFolha de S. Paulo – Mercado – SP – Capa,1 – 12/05/2024Divisão no Copom coloca em risco transição suave no BC A divisão dos votos na reunião do Copom (Comitê de Política Monetária) jogou por terra a chance de uma transição suave no comando do Banco Central, e consolidou o favoritismo do diretor de Política Monetária, Gabriel Galípolo, para suceder Roberto Campos Neto na presidência da autarquia. O placar de 5 votos a 4 pela queda de 0,25 ponto percentual da Selic surpreendeu o mercado e ampliou incertezas sobre o futuro da política de juros.
Empresários e especialistas cobram crédito e definição de marco legalO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B2 – 12/05/2024 – Beatriz BullaProfessor do Instituto de Biologia da Unicamp e um dos especialistas no assunto, Gonçalo Pereira vê risco de que o Brasil se torne um mero exportador de etanol (uma das possíveis matérias-primas do SAF, o combustível sustentável de aviação) para países que produzem o combustível. A Raízen, por exemplo, já firmou contratos para embarcar etanol para fabricantes de SAF na Europa.
Entre o petismo e a estabilidadeO Estado de S. Paulo – Espaço Aberto – SP – A5 – 12/05/2024Como num grande clássico, a equipe “ortodoxa” do Banco Central (BC) bateu por cinco votos a quatro, em sua última reunião, o time escalado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva para derrubar os juros. Corintiano experiente, o presidente da República deve estar preparado para esperar.
Estado de Minas lança Núcleo Especializado em Jornalismo de DadosEstado de Minas – Política – MG – Capa,7,8,9 – 12/05/2024 – Gabriel RonanDe acordo com dados apurados pelo Estado de Minas a partir da Lei Orçamentária Anual (LOA) de 2024, dos R$ 33, é bilhões previstos para emendas impositivas – aquelas de execução obrigatória por parte do governo federal -, apenas R$ 757 milhões são destinados para prevenção e enfrentamento às mudanças climáticas e aos desastres naturais.
Fôlego em meio a desarticulaçãoCorreio Braziliense – Política – DF – 5 – 12/05/2024Pedro França/Agência Senado > ÂNDREA MALCHER Congresso Nacional aprovou na última semana uma leva de vetos presidenciais, entre eles aqueles que tratavam do Orçamento 2024 e que permitiram o direcionamento de emendas para o socorro ao Rio Grande do Sul. Nem todos os vetos pendentes, no entanto, foram analisados pelos deputados e senadores, e o líder do governo, Randolfe Rodrigues (sem partido-AP), leu uma lista com aqueles que seriam adiados, mediante acordo entre os líderes partidários.
Histórico de eleições indica autoridades ‘pé- quentes’ em SPFolha de S. Paulo – Política – SP – A6 – 12/05/2024 – Paulo Malufl ! Lula e Guilherme Boulos, pré-candidato apadrinhado pelo petista miguel Schincariol -1º.mai.24/AFP Histórico de eleições indica autoridades pés quentes em SP Governadores e prefeitos tiveram sucesso como padrinhos ou em reeleições desde a redemocratização Ranier Bragon BrasíLIA O histórico das dez eleições para a Prefeitura de São Paulo realizadas desde a redemocratização do país, em 1985, mostra que governadores e os próprios prefeitos tiveram melhor resultado até aqui seja como padrinhos políticos dos candidatos, seja buscando a recondução.
Influência da máquinaO Globo – Política – RJ – Capa,15 – 12/05/2024
Lira e Barroso lideram ranking de uso de jatos da FABO Estado de S. Paulo – Política – SP – A6 – 12/05/2024 – Luiz MarinhoAvião oficial Lira e Barroso lideram ranking de uso de jatos da FAB – Presidente da Câmara fez 42 voos este ano e o presidente do STF, 38; os dois alegaram questões de segurança ao solicitar as aeronaves para viagens Os presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), e do Supremo Tribunal Federal, ministro Luís Roberto Barroso, são as autoridades do País que mais usaram aeronaves da Força Aérea Brasileira em 2024.
Lula e Leite adotam trégua no RS, mas nos bastidores seus aliados trocam críticasFolha de S. Paulo – Política – SP – Capa,A4 – 12/05/2024 – Julia ChaibLeite e Lula fazem trégua, mas seus aliados trocam críticas nos bastidores as O presidente Lula (PT) e o governador do RS, Eduardo Leite (P x” sDB a o ), cumprimentam-se na base aérea de Santa Maria em visita após chuvas que devastaram o estado Ricardo Stuckert – 2.mai 24 /Presidência da República /AFP Lula e Leite adotam trégua no R$, mas nos bastidores seus aliados trocam críticas Integrantes da gestão federal reclamam de falta de menção ao petista pelo governador; ja lado gaúcho vê postura centralizadora do Planalto Julia Chaib e Renato Machado BrasíLIA Adversários políticos, o presidente Lula (PT) e o governador Eduardo Leite (PSDB) estabeleceram uma trégua para articular respostas à tragédia que assola o Rio Grande do Sul e se blindar de críticas por omissão ou uso eleitoreiro do caso.
Lula é um maestro, toca de ouvido, mas governo não encontrou o tomFolha de S. Paulo – Política – SP – A8 – 12/05/2024 – Guilherme BoulosO frade, escritor e teólogo Frei Betto, apoiador do PT, Frei Betto Lula é um maestro, toca de ouvido, mas governo não encontrou o com Apoiador do PT, frade relaciona ato esvaziado no 1º de Maio ao envelhecimento e à falta de renovação de quadros na esquerda ENTREVISTA Joelmir Tavares são PAULO O escritor e teólogo Frei Betto levou para um encontro com o amigo Lula (PT), na quarta-feira (8), em Brasília, suas impressões sobre o atual governo do presidente.
Moeda de trocaO Globo – Rio – RJ – 35 – 12/05/2024“PL negocia anistia a Bolsonaro por apoio na sucessão da Câmara e do Senado” (11 de maio), lemos no GLOBO. Pode-se imaginar a desmoralização das duas instituições máximas do nosso Legislativo caso tal vergonhosa e estapafúrdia “negociata” seja levada a cabo. Alguma sanidade, até para garantir um mínimo apreço pela Câmara e pelo Senado, deveria prevalecer. Do contrário, ao invés de “Suas Excelências”, confirmaram parte do “apreço” popular quando os designam de “Suas Excrescências”.
Número de afetados ultrapassa marca de 2 milhõesFolha de S. Paulo – Cotidiano – SP – B3 – 12/05/2024Carlos Villela PORTO ALEGRE O número de pessoas afetadas pelas chuvas que atingiram o Rio Grande do Sul ultrapassou a marca de 2 milhões de pessoas na tarde deste sábado (11) -são 2.115.41é, de acordo com o boletim mais recente da Defesa Civil do estado. Isso significa que 19% dos 10,8 milhões de moradores do estado tiveram sua vida prejudicada de alguma forma pelas enchentes.
Nuvens de incerteza na política monetáriaEstado de Minas – Opinião – MG – 12 – 12/05/2024Na próxima terça-feira, o Comitê de Política Monetária (Copom) divulga a ata da última reunião, realizada na semana passada, na qual a maioria dos integrantes decidiu por uma mudança no padrão da trajetória da taxa básica de juros. Em uma votação apertada, por 5 votos a 4 o colegiado optou por reduzir a Selic em apenas 0,25 ponto percentual, interrompendo a sequência de seis quedas de 0,50 p.p.
O bicho-papão da PrevidênciaO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – Capa,B2 – 12/05/2024 – Celso MingNa semana passada, a ministra do Planejamento, Simone Tebet, avisou que será preciso desvincular certos benefícios previdenciários da política de valorização do salário mínimo. Como já esperado, a advertência provocou gritarias de protesto e teve desmentidos inconvincentes. Essas e outras contorções não eliminam o imperativo da rápida deterioração das finanças da Previdência Social.
O fantasma não sai de cenaFolha de S. Paulo – Mercado – SP – 10 – 12/05/2024 – Marcos LisboaNas últimas semanas, o tema do equilíbrio fiscal voltou à cena, motivado por duas ações da equipe econômica. A primeira foi piorar a meta de déficit primário para 2025. A segunda foi admoestar o Congresso, que aprova despesas sem discriminar a fonte de receita que irá financiá-las.
O futuro do RealO Globo – Opinião – RJ – Capa,2 – 12/05/2024 – Edmar BachaMERVAL PEREIRA Real, uma conquista para o país PÁGINA 2 O futuro do Real ira reira Vs comemorações dos 30 anos do Plano Real foram produzidas nos últimos meses, e muitas outras acontecerão, pois o Real, a moeda nacional que temos à mão hoje, é a mais longeva de todas as oito que tivemos desde o Cruzeiro de 1942 é considerada como uma “conquista histórica” que orgulha o país.
O ponto de partida de 2026Estado de Minas – Política – MG – 7 – 12/05/2024A tragédia no Rio Grande do Sul colocou em segundo plano os projetos político eleitorais dos governIstas, mas, alguns deles já avisaram a Lula que, se o deputado Guilherme Boulos (PSOL), perder a Prefeitura de São Paulo , o presidente terá dificuldades em manter a grande aliança que lhe garantiu a vitória em 2022. Especialmente, se o adversário for o governador de São Paulo , Tarcísio de Freitas.
PAC hoje não é resiliente ao clima, afirma especialistaFolha de S. Paulo – Ambiente – SP – B6 – 12/05/2024 – Roberto Mangabeira UngerEm meio ao desastre climático que devasta o Rio Grande do Sul, Natalie Unterstell, especialista em administração pública e presidente do Instituto Talanoa, dedicado a políticas voltadas às mudanças do clima, é categórica: “Qualquer investimento feito sem resiliência é um mau investimento”.
Pautas conservadoras têm reforço com mães de direita no CongressoFolha de S. Paulo – Política – SP – Capa,A7 – 12/05/2024 – ANGELA PINHOPolítica A7 Maternidade na política mobiliza discursos antiaborto e por inclusão Caroline de Toni (PL-SC) faz discurso por vaiorescristãos com filha de 50 dias Clarissa Tércio (PP-AL) com a filha de 7 anos em fala contra banheiros unissex Zeca Ribeiro – 22.fev.24/Câmara dos Deputados Deputada Chris Tonietto (PL-RJ), atuante em defesa da redução de possibilidades de aborto cteia viana – s.mar23/Folhapress Vinicius Loures – 2é.5€t.23/Câmara dos Deputados Pautas conservadoras têm reforço com mães de direita no Congresso Cuidado com filhos no espaço político, antes associado a esquerda, ganha visibilidade também no polo adversário Angela Pinho são pauLO Se fosse preciso ilus trar como a história das mulheres na política mudou recentemente no Brasil, duas imagens seriam eloquentes.
PEC do quinquênioO Globo – Rio – RJ – 35 – 12/05/2024Não consigo entender o porquê de Rodrigo Pacheco insistir em pautar a PEC do QuinquEnel, que prevê aumentos salariais a cada cinco anos para carreiras jurídicas. Mesmo que a PEC seja reduzida para beneficiar apenas magistrados e integrantes do Ministério Público, como sinaliza o presidente do Senado, essa proposta já foi rejeitada pelo Congresso no passado. Portanto, nada justifica recriar benefícios para duas das mais privilegiadas carreiras do funcionalismo público em termos de pagamentos de salários.
Ramagem negocia com ex-marqueteiro de CastroO Globo – Política – RJ – 17 – 12/05/2024 – Paulo VasconcelosPaulo Vasconcelos deve ser o estrategista, mas tem BH como foco e vai enviar aliado para se dedicar 100% ao Rio; PL vinha tendo dificuldades para definir publicitário da companhia, mas conseguiu voltar ao sonho de consumo CAIO SARTORI caio.sartonogiabo com.br Dr: de uma série de conversas e dificuldades para definir o marqueteiro da campanha de Alexandre Ramagem à prefeitura carioca, o PL tem agora um acordo bem encaminhado com o mineiro Paulo Vasconcelos, conhecido pelas campanhas do ex-governador de Minas Gerais Aécio Neves (PSDB) e a de 2022 do governador do Rio, Cláudio Castro (PL).
ZEMA E VIANA AQUECEM DISPUTA ELEITORAL EM BHEstado de Minas – Política – MG – 3 – 12/05/2024 – BrasíliaFOTOS: ROBSON PAIVA / PODEMOS O governador e o senador participaram ontem de evento do Podemos na capital, no qual atração de investimentos em mobilidade dividiu discursos para o público BRUNO NOGUEIRA O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), e o senador Carlos Viana (Podemos-M6G), dividiram um evento partidário do Podemos neste sábado (11/5), disputando o apoio e o protagonismo para as eleições municipais.
Deputadas mães ganham visibilidade, e direita mobiliza maternidade para pauta conservadoraFolha de S.Paulo – Home – SP – Online – 12/05/2024 – ANGELA PINHOTema deixa de ser tabu em ambiente político, e parlamentares associam filhos a posições contra aborto, banheiros unissex e até a carga tributária Se fosse preciso ilustrar como a história das mulheres na política mudou recentemente no Brasil, duas imagens seriam eloquentes. Uma, de 2016, mostra uma deputada de esquerda amamentando em plenário. A outra, já sob o governo Jair Bolsonaro PL ), retrata uma parlamentar bolsonarista dormindo com uma espingarda na mão e a filha no colo.
Deputados de Minas não destinaram 1 centavo para defesa civil em emendasEstado de Minas – Home – MG – Online – 12/05/2024Dados do governo de MG mostram que o enfrentamento a mudanças climáticas e a desastres naturais não entrou na agenda dos deputados, apesar do histórico do estado O orçamento limitado para o combate às enchentes e às mudanças climáticas não é problema exclusivo do Congresso Nacional. Em Minas Gerais, estado que normalmente sofre com a temporada chuvosa e também com seca e incêndios, a Assembleia Legislativa não destinou um real sequer em emenda parlamentar para a Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), órgão que está linha de frente no enfrentamento e monitoramento de desastres, conforme dados do painel de emendas do Executivo segmentados pelo Estado de Minas As mudanças climáticas também não são citadas pelos deputados em emenda alguma, ainda que Minas tenha hoje 95 cidades com decretos de situação de anormalidade por desastres relacionados às chuvas, de acordo com a Defesa Civil estadual.
Entidades Parceiras
Dia das Mães: 13,7 milhões de consumidores devem ir às compras na última hora, apontam CNDL/SPC BrasilTribuna da Fronteira – Home – SC – Online – 11/05/2024Deixar para fazer as compras para a última hora é um hábito do consumidor brasileiro, mas que pode atrapalhar as finanças. Faltando menos de uma semana para o Dia das Mães, um levantamento da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise, estima que aproximadamente 13,7 milhões de brasileiros devem comprar os presentes em cima da hora, ou seja, nestes dias que antecedem a data.
Varejo – Automóveis, Peças, Postos de Combustíveis
Grupo Yamaha inaugura moderno Centro Tecnológico em Jandira (SP)Mecânica Online l Mecânica do jeito que você entende l – Home – BA – Online – 09/05/2024 – Meta Time, Fira Sans, Redação MecânicaO Grupo Yamaha, líder na fabricação de motocicletas no Brasil, inaugura seu moderno Centro Tecnológico em Jandira (SP), o único do tipo em toda a América Latina. A unidade tem como objetivo aprimorar, desenvolver e certificar os modelos de motos oferecidos pela empresa, garantindo conformidade com normas e regulamentações de emissões e segurança veicular, além dos altos padrões de qualidade reconhecidos pelos consumidores.
Seis postos são autuados em Natal por aumento abusivo nos preços da gasolinaTribuna do Norte – Home – RN – Online – 11/05/2024 – Redação Tribuna, Meta TimeFelipe Salustino Repórter O Procon/RN autuou seis postos de combustíveis em Natal até a manhã da última sexta-feira (10) por aumento de preços sem justificativa após registros de elevações nos valores do litro da gasolina comum, as quais chegaram a R$ 0,80 em menos de uma semana, segundo o órgão. De acordo com o levantamento semanal da Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP), entre o dia 28 de abril e o último sábado (4 de maio), o litro do combustível era vendido a R$ 5,59 em média nos estabelecimentos da capital.
Tragédia no Sul afeta a indústriaO Dia – RJ – Especial – RJ – Capa,8 – 12/05/2024Au comania-; % TRAGÉDIA AFETA A INDÚSTRIA Catástrofe faz fábricas paralisarem a produção de carros. P.8 TRAGÉDIA NO SUL AFETA A INDÚSTRIA pelas chuvas no Rio Grande do Sul não mexem apenas com a população, mas também com diversos setores da economia no Brasil. Um deles é o setor automotivo, que vê a paralisação da produção da General Motors (GM), interrupção na fábrica da Fiatem Córdoba, na Argentina, e uma catástrofe na geografia do lugar e também no bolso para reconstruir as rodovias no Sul, que passará de R$ 1 bilhão, segundo o governo federal.
Varejo – Ótica, Móveis,Eletrodomésticos, Viagens
Loja de móveis pega fogo por suspeita de irregularidade na fiação elétrica em Sorriso (MT)G1 – HOME – SP – Online – 11/05/2024Incêndio atinge loja de móveis em Sorriso (MT) — Foto: Corpo de Bombeiros Uma loja de móveis pegou fogo na madrugada deste sábado (11), em Sorriso , a 420 km de Cuiabá. De acordo com o Corpo de Bombeiros, a suspeita é que o incêndio teria começado após uma irregularidade na fiação elétrica. Ninguém se feriu. Móveis de madeira e eletrodomésticos estavam guardados no local e os materiais fizeram com que o incêndio avançasse depressa.
Tensão geopolítica eleva riscos para a economiaFolha de S. Paulo – Opinião – SP – Capa,A2 – 12/05/2024Sobre guerras, gastos militares e protecionismo. Tensão geopolítica eleva riscos para a economia Sobre guerras, gastos militares e protecionismo. Tensão geopolítica eleva riscos para a economia Guerras, aumento de gasto militar, protecionismo e eleição americana geram alerta; Brasil não deve contar com cenário global tão favorável pela frente O mundo vive período de instabilidade geopolítica com poucos paralelos nos 79 anos desde o fim da Segunda Guerra.
Varejo – Papelaria e Livraria
Livros ‘tijolões’ perdem espaço entre mais vendidos, aponta levantamentoFolha de S.Paulo – Home – SP – Online – 12/05/2024 – Nicholas Pretto, Natália Santos, Clara BalbiObras com mais de 400 páginas foram de 47% a quase zero entre os best-sellers de ficção no Brasil de 2014 a 2023 Os calhamaços vêm perdendo espaço entre os livros mais vendidos no Brasil. Levantamento da Folha feito a partir de dados da Nielsen Bookscan, que monitora vendas físicas e virtuais de obras literárias no país em redes de varejo como a Amazon , mostra que, de 2014 a 2023, a porcentagem de obras com mais de 400 páginas entre os 20 títulos de ficção mais vendidos no ano foi de 47% para praticamente zero.
Varejo – Pets
De cultivo de horta a adestramento de petsO Globo – GLOBO BARRA – RJ – 4 – 12/05/2024 – Madson GamaSenac Barra tem inscrições abertas para oficinas MADSON GAMA madson gama Boglobo.com.br Ro do Senac RJ que oferece minicursos gratuitos em áreas como tecnologia da informação, moda, saúde, beleza, design, gestão e comunicação, o Degusta está com inscrições abertas para oficinas que vão até o dia 17 na unidade da Barra. Os próximos workshops serão sobre horta em vaso, na terça feira, às 13h; adestramento e ambientes felizes para animais de estimação e recreação para a saúde dos pets, na quarta-feira, às 13h e às 15h30, respectivamente; e cuidados profissionais com a pele, na sexta-feira, às 15h.
Varejo – Supermercados, Padarias, Açougues, Sacolão
Abras e Federarroz garantem que estoque de arroz para o Brasil está garantidoUOL – HOME – SP – Online – 11/05/2024 – Informação LtdaO estado é responsável por 70% da produção nacional. Segundo a MP, os estoques terão, como destino preferencial, pequenos varejistas das regiões metropolitanas A Associação Brasileira de Supermercados e a Federação das Associações de Arrozeiros do Rio Grande do Sul garantiram que, mesmo com as enchentes no Rio Grande do Sul, não há risco de desabastecimento do arroz no Brasil.
Comércios e empresas vão poder receber selo de acessibilidade para pessoas com deficiência em Volta RedondaG1 – HOME – SP – Online – 11/05/2024Objetivo é incentivar as empresas, bares, restaurantes e supermercados a promoverem acessibilidade em suas dependências. Saiba como funciona. Volta Redonda vai receber selo de acessibilidade em comércios e empresas — Foto: Divulgação/Prefeitura de Volta Redonda Volta Redonda (RJ) vai receber um selo de acessibilidade para Pessoas com Deficiência (Pcds) em comércios e empresas.
Corrente de solidariedade orgulha o BrasilO Globo – Opinião – RJ – Capa,2 – 12/05/2024CORRENTE DE SOLIDARIEDADE ORGULHA O BRASIL PÁGINA 2 Corrente de solidariedade orgulha o Brasil Apesar de saques e desinformação, prevalece o espírito de ajuda aos gaúchos num momento de dor em meio à catástrofe provocada pelas chuvas no Rio Grande do Sul, é um alento testemunhara corrente solidária É ÉFoi a cidade que deu conta do Brasil, com apoio até no exterior. É um movimento comparável apenas ao que se formou durante a pandemia de Covid-19.
Qualidade de vidaFolha de S. Paulo – Especial 2 – SP – Capa,2 – 12/05/2024A are Gomes/Folhapress Calma e comodidade Bairro oferece ampla oferta de comércio, serviços e lazer ao mesmo tempo em que mantêm atmosfera de tranquilidade Qualidade de vida Saúde convida a uma experiência única em São Paulo : contar com a infraestrutura da metrópole e ainda aproveitar a calmaria o coração da zona sul, o bairro da Saúde encanta, Ao mesmo Tempo em que mostra um comércio vibrante, boa mobilidade e serviços de qualidade, a região guarda aquele ar de tranquilidade raro em São Paulo .
Supermercados vendem espaço publicitário nos corredoresO Globo – Economia – RJ – 21 – 12/05/2024 – Letycia CardosoSupermercados vendem espaço publicitário nos corredores Marcas usam lojas de grande circulação para amplificar estratégias de marketing com telas de LED, cenografia e até robôs LETYCIA CARDOSO letycia cardosoftaglobo.com.be Vc vai ao mercado comprar café, vê num painel de LED uma propaganda de detergente e lembra que o item está acabando em casa. Mais à frente, entra num ambiente decorado por uma cerveja que simula um quiosque de praia e sente aquela vontade de virar um copo com gostinho de férias.
TRIMESTRE BOMEstado de Minas – Economia – MG – 11 – 12/05/2024O comércio varejista de Minas Gerais fechou o primeiro trimestre deste ano com avanço de 5,2% no volume de vendas, no melhor resultado dos últimos anos. O aumento ficou próximo ao crescimento de 5,9% registrado nas vendas do varejo nacional. Os segmentos que mais avançaram nas vendas em Minas no trimestre forma equipamentos e materiais para escritório, informática e comunicação (87, é %), artigos farmacêuticos, médicos, de perfumaria e cosméticos (15%) e hipermercados, supermercados, produtos alimentícios, bebidas e fumo (7,9%).
Turismo
Lei Descentra Cultura, que amplia e democratiza acesso aos investimentos no setor, é regulamentada em Minas GeraisSecult – Secretaria de Estado de Cultura e Turismo – Home – MG – Online – 11/05/2024 – Bruno MateusLei Descentra Cultura irá fortalecer trabalhadores da cultura em todo o estado (Foto Acervo Setur MG/Consuelo de Abreu) Importante instrumento que amplia e moderniza o acesso aos mecanismos de financiamento cultural para os 853 municípios mineiros, promovendo descentralização, regionalização e democratização dos recursos da cultura em todo o estado, a lei Descentra Cultura foi regulamentada pelo Governo de Minas Gerais para operacionalização no estado neste sábado (11).
Requeijão feito em MG com queijo fora do padrão comercial conquista medalha Super Ouro no 3º Mundial do Queijo do BrasilPortal GRNews – Home – MG – Online – 11/05/2024O requeijão em barra Lírio Branco, produzido no município de Lima Duarte (MG), conquistou a medalha Super Ouro no 3º Mundial do Queijo do Brasil, realizado no mês de abril, no estado de São Paulo. O produto, que resulta do aproveitamento de Queijo Minas Artesanal fora do padrão comercial, é resultado de experimentos desenvolvidos pela Epamig – Instituto de Laticínios Cândido Tostes (ILCT), empresa vinculada à Secretaria de Agricultura do Governo de Minas Gerais (Seapa).