Artigo – Quando a cidade vai bem, o comércio vai bem

Marcelo de Souza e Silva

Presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH)

Belo Horizonte é a capital do país onde o setor de comércio e serviços tem a maior participação na economia da cidade. Representamos 72% do PIB e empregamos mais de um milhão de trabalhadores. Esta realidade justifica o lema que já faz parte da história da CDL/BH. Quando o comércio vai bem, a cidade vai bem.

O lema carrega a ideia de que, para alcançar um ambiente favorável ao empreendedorismo, é preciso ter uma visão panorâmica das questões que permeiam a cidade. Melhorar o ambiente de negócios para as micro e pequenas empresas, assim como todo desafio complexo, exige a mobilização de um conjunto amplo de políticas públicas.

É por isso que a CDL/BH participa ativamente e busca soluções para diversas questões relevantes da sociedade que afetam o comércio. Monitoramos de perto temas como segurança pública, infraestrutura, mobilidade, legislação urbanística, desenvolvimento social, entre tantos outros. Nosso propósito é fazer de Belo Horizonte o melhor lugar para se empreender e viver.

Neste período eleitoral, empenhamos esforços para que a melhoria do ambiente de negócios para o setor de comércio e serviços esteja presente no radar dos atuais e dos futuros mandatários. Importante constar nas plataformas dos candidatos na corrida eleitoral, principalmente ao Legislativo, onde são discutidas as principais mudanças, essa visão holística das questões que impactam os negócios, além do compromisso em assegurar maior articulação entre as políticas públicas.

Na área da segurança pública, são fundamentais ações preventivas e permanentes para conter a escalada da violência em regiões comerciais e estabelecer um clima de tranquilidade tão necessário para a atividade econômica. Um ambiente seguro significa um valoroso apoio aos empreendedores, comerciantes e consumidores.

A legislação urbanística e as políticas de mobilidade, por sua vez, devem garantir a ocupação ordenada do espaço urbano, promovendo o acesso facilitado de consumidores e trabalhadores aos centros comerciais. A ocupação indevida das calçadas e vias que dificultam o acesso às lojas, comprometem o patrimônio público e causam transtornos aos negócios.

Devem ser incentivadas medidas que promovam a revitalização de espaços públicos e ações que viabilizem a manutenção da iluminação, limpeza e conservação de logradouros, parques e praças, entre outras melhorias urbanas.

Obras de infraestrutura para alavancar a capacidade logística de regiões comerciais do estado e o avanço na agenda de concessão de equipamentos públicos também são pautas relevantes e devem ser tratadas com a devida importância.

É fundamental ainda a criação de instâncias de participação e o fortalecimento do diálogo com as entidades empresariais para a formulação, a implementação, o monitoramento e o acompanhamento das políticas públicas para o setor produtivo.

A melhoria do ambiente de negócios para o setor de comércio e serviços está entre os temas prioritários para impulsionar a retomada do crescimento, do investimento e do emprego.

A CDL/BH, com o apoio de 11 entidades do setor produtivo, lançou a plataforma “Eleições 2022 – O Comércio em Ação”, para que os empresários e os postulantes aos cargos públicos por Minas Gerais possam demonstrar seu apoio ao setor, assinando um abaixo-assinado pela melhoria do ambiente de negócios.

Para conhecer os outros temas prioritários para o setor, acesse eleicoes2022.cdlbh.com.br. Assine o manifesto e nos ajude a fortalecer ainda mais essa ação. Seu apoio é fundamental. Afinal, quando o comércio vai bem, a cidade vai bem.