As oportunidades para a gestão urbana no Brasil sob a ótica do novo cenário mundial

Para analisar as novas tendências relacionadas às cidades inteligentes e discutir como o uso intenso das tecnologias de ponta no dia a dia das pessoas está modelando o perfil do consumidor do futuro, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) realiza palestra sobre “As oportunidades para a gestão urbana no Brasil sobre a ótica do novo cenário econômico”.

Com entrada gratuita, a palestra será realizada na sede da CDL/BH (avenida João Pinheiro, 495, bairro Boa Viagem), no dia 5 de julho, terça-feira, às 19 horas. O tema será ministrado pelo palestrante internacional e sócio fundador do Grupo Balmann, Renato de Castro. As inscrições podem ser feitas pelo telefone 3249-1643.

Resumo da palestra

O mundo está vivendo um incrível aumento dos problemas em virtude do crescimento desenfreado da sua população urbana. Gestão dos recursos naturais, condições climáticas e ambientais, políticas industriais e o poder econômico desenharam as cidades que temos hoje e influenciaram diretamente o nosso estilo de vida urbana. De acordo com as Organizações das Nações Unidas (ONU), em 2030 teremos mais de 70% do total da população da terra vivendo em centros urbanos, o que influenciará dramaticamente as nossas vidas.

Visando minimizar este problema, estamos testemunhando uma forte tendência dos setores público e privado para o desenvolvimento das chamadas cidades inteligentes. Cidades antigas estão sendo repensadas e novas cidades estão sendo construídas do zero, já nascendo 100% inteligentes. O conceito principal de uma cidade inteligente vai além da reestruturação arquitetônica, passando principalmente pelo uso da tecnologia da informação e comunicação para desenvolver soluções para os problemas urbanos e aumentar a qualidade de vida do cidadão. Entender as novas tendências relacionadas às cidades inteligentes é fundamental para o futuro dos cidadãos, uma vez que serão eles os responsáveis por sugerir, discutir e controlar a execução das novas estratégias urbanas.

Palestrante

Renato de Castro, 42 anos, é vice-presidente do Banco de Investimentos Americano Crefinc e responsável pela prospecção e análise de investimentos em Smart Cities. Membro do Conselho Consultivo Global da ONG Leading Cities, localizada em Boston e membro do Conselho Consultivo da Startup Indiana Architect Corner, com sede em Hyderabad. Conselheiro Interncional da Organização Mundial de Governo Eletrônico, de Seoul, Coreia do Sul, Fundador e membro do Conselho e Consultor Sênior na Baumann Consultancy Network para projetos de Cidades Inteligentes e estratégias de internacionalização. Natural do Rio de Janeiro, atualmente reside na Itália.