Aumenta a inadimplência das empresas e dos consumidores mineiros

A desaceleração da atividade econômica tem refletido na queda do faturamento das empresas mineiras e, com isso, a capacidade de boa parte dos empresários em honrar seus compromissos foi afetada. Prova disto é que a inadimplência de pessoas jurídicas no estado aumentou 14,94% em junho, na comparação com o mesmo período do ano anterior. O crescimento é o maior dos últimos quatro anos para essa base de comparação. Em 2015, a alta no número de empresas inadimplentes foi de 10,86%, enquanto nos anos de 2014 e 2013 esses índices foram de 10,77% e 14,36%, respectivamente. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) das CDLs em Minas Gerais.
(Gráfico 1)

O presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Bruno Falci, atribui esse aumento da inadimplência à atual conjuntura econômica do país, que não está favorecendo o desenvolvimento do setor produtivo. “A inflação alta continua corroendo o poder de compra das famílias. E os juros elevados estão dificultando o acesso do consumidor ao crédito”, disse. “A combinação desses fatores implicou na queda do consumo. Com o faturamento menor a dificuldade dos empresários em manter seus compromissos com os fornecedores cresceu”, completa.

Empresas inadimplentes – As empresas que registraram o maior aumento da inadimplência (20,24%) em junho, frente ao mesmo mês de 2015, pertencem ao setor de serviços. “De acordo com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), esse segmento registrou uma retração de 6,0% em suas atividades no acumulado deste ano (Jan.16-Abr.16)”, disse Falci. “Esse resultado é reflexo, sobretudo, do aumento da inflação que prejudicou as vendas e o caixa desses negócios”, completa.
(Gráfico 2)

Na comparação com o mês imediatamente anterior (Jun.16/Mai.16), a inadimplência das empresas mineiras caiu 0,10%. Segundo o presidente da CDL/BH muitos empresários têm recorrido aos empréstimos para pagar suas dívidas. “E os dados do Banco Central comprovam isto. Apenas em maio, o número de empréstimos para pessoas jurídicas cresceu 4,6%, na comparação com abril”, disse. “Esta pode ser uma boa opção para quem deseja evitar a inadimplência. Mas o empresário deve ficar atento para não se descontrolar financeiramente e futuramente ficar inadimplente”, completa.
(Gráfico 3)

Inadimplência do consumidor mineiro – Os dados do SPC das CDL’s de Minas Gerais mostram que a inadimplência do consumidor também cresceu, registrando em junho alta de 5,27% frente ao mesmo período de 2015. Para Falci, o enfraquecimento da capacidade de pagamento dos mineiros é reflexo da piora dos indicadores econômicos. “A inflação alta tem corroído a renda dos consumidores. Além disso, a média salarial das famílias está menor devido ao aumento do desemprego. Assim sobram menos recursos para as pessoas manterem suas contas em dia”, explica.
(Gráfico 4)

Quando comparado com o mês imediatamente anterior (Jun.16/Mai.16), o número de pessoas inadimplentes cresceu 0,18% no estado. O presidente da CDL/BH atribui este aumento à elevação da taxa de juros. “A cada dia de atraso o valor da dívida fica maior. Com isso, a capacidade dos consumidores em honrar dívidas é enfraquecida”, disse.
(Gráfico 5)

Perfil do inadimplente mineiro – O maior índice de inadimplência (26,28%) no mês de junho, na comparação com o mesmo período de 2015, foi registrado pelos consumidores acima dos 65 anos. Segundo o presidente da CDL/BH, o descontrole financeiro desse público é resultado da combinação de aumento dos gastos com planos de saúde e remédios e redução na renda devido à aposentadoria.
(Gráfico 6)

Já na análise por gênero, as mulheres foram responsáveis pelo maior crescimento (5,29%) da inadimplência em junho, na comparação com o mesmo mês do ano anterior. “Pesquisa recente da CDL/BH apontou que as mulheres avaliam menos suas finanças antes de ir às compras. Ao adotar esse comportamento, a pessoa não consegue planejar seu orçamento e a possibilidade de se tornar inadimplente aumenta”, finaliza o presidente da CDL/BH.
(Gráfico 7)

Metodologia – Os indicadores de inadimplência apresentados nesse material contêm todas as informações disponíveis nas bases de dados a que o SPC Brasil e CDL/BH têm acesso. O indicador de pessoas jurídicas/físicas inadimplentes mostra a variação mês a mês no número de pessoas registradas na base do SPC Brasil. Cada pessoa jurídica/física inadimplente é contada apenas uma vez, independente do número de dívidas que tenha em atraso.