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Aumenta o número de consumidores quitando dívidas na capital

Sugestão de Pauta

Como reflexo da entrada de recursos extras na economia, o volume de consumidores que quitaram suas dívidas cresceu 3,06% em outubro frente ao mês imediatamente anterior (Out.16/Set.16). Tal índice de recuperação de crédito é o maior do ano para essa mesma base de comparação. Já em 2015, esse resultado ficou em 2,98%. Os dados são do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).

(Gráfico 1)

Segundo o vice-presidente da CDL/BH, Marco Antônio Gaspar, boa parte dos consumidores da capital aproveitaram a restituição do imposto de renda e o pagamento da primeira parcela do décimo terceiro salário para regularizar sua situação financeira. “Esses recursos deram um novo fôlego ao orçamento das famílias, melhorando a capacidades deles em quitar seus débitos”, explica. “Além disso, com a chegada do final do ano, as pessoas tendem a acertar suas contas para voltar ao mercado e fazer suas compras de Natal", completa.

Os dados do SPC da CDL/BH também mostram que a recuperação de crédito registrou queda de 2,90% em outubro, na comparação com o mesmo período do ano anterior (Out.16/Out.15).  Já no acumulado do ano (Jan.16-Out.16/Jan.15-Out.15) o índice de renegociação de dívidas apresentou retração de 3,72%.

Para Gaspar, o aumento do desemprego é um dos fatores que mais contribuiu com a queda desses indicadores de recuperação de crédito. “Sem renda fixa, a capacidade dos consumidores em quitar suas dívidas ficou comprometida”, afirma. “Além disso, a alta da inflação e os juros em patamares elevados dificultaram ainda mais a renegociação dos débitos em atraso”, completa.

Perfil – Em outubro, as mulheres foram responsáveis pela maioria (55,73%) dos cancelamentos de registros junto ao SPC da CDL/BH. Entre os homens, esse índice ficou em 44,27%. Segundo o vice-presidente da CDL/BH, o público feminino costuma realizar compras de menor valor agregado. “Por este motivo elas conseguem negociar suas dívidas com mais facilidade”, diz.

(Gráfico 2)

Os consumidores com idade entre 50 e 54 anos foram os que mais regularizaram seus débitos (25,59%) em outubro. Já a minoria dos pagamentos das dívidas (3,96%) correspondeu ao público de 18 a 24 anos. Em seguida aparecem: 40 a 49 anos (24,78%); 30 a 39 anos (24,24%); acima de 65 anos (14,66%) e 25 a 29 anos (6,76%).

(Gráfico 3)

Metodologia – Os indicadores de inadimplência apresentados nesse material contêm todas as informações disponíveis nas bases de dados a que o SPC Brasil e a CDL/BH têm acesso. O número de dívidas regularizadas é calculado a partir das exclusões dos registros de inadimplência do banco de dados do SPC Brasil. O dado é do Indicador de recuperação de crédito é realizado mensalmente pela CDL/BH.