Barro Preto Fashion Day vai movimentar a moda da capital

Evento realizado nesta sexta e sábado deve atrair cinco mil pessoas.  Expectativa é de que lojistas do interior do estado conheçam a moda da capital e façam negócios com as marcas locais

A 14ª edição do Barro Preto Fashion Day será realizada nos dias 10 e 11 de março (amanhã e sábado), na rua Guajajaras entre ruas Mato Grosso e Araguari, com o objetivo de valorizar a pluralidade da moda produzida e comercializada no bairro. Várias marcas e lojas da região irão participar e apresentar suas coleções durante os desfiles abertos ao público.

Estarão em destaque na passarela a produção do atacado e do varejo do bairro, como segmento festa, fast fashion, praia, gestante, lingerie, fitness, kids, jeanswear. A apresentação dos lançamentos para adultos será na sexta-feira (dia 10), às 16 horas; os desfiles infantis acontecerão no sábado (dia 11), entre 11h30 e 14 horas.

Com patrocínio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o evento tem como foco a promoção comercial das lojas presentes no bairro. “O Barro Preto é uma das grandes potências da moda mineira. Aqui estão instaladas algumas das principais marcas que, diariamente, geram centenas de negócios que impactam não apenas o comércio local, mas também o estado. O comércio varejista de Belo Horizonte é composto, em sua maior parte, por estabelecimentos de vestuário. Dar visibilidade a eles, por meio de eventos como o Barro Preto Fashion Day, é fundamental para impulsionar as vendas, gerar renda e criar empregos”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Ainda segundo o dirigente, a organização tem trabalhado para fortalecer o segmento de vestuário no setor de comércio e serviços. “Além do conselho Temático, CDL Negócios Moda, que promove uma série de capacitações, workshops, feiras e networking, também integramos um Arranjo Produtivo Local, realizado em parceria com o governo de Minas. O propósito é criar uma análise colaborativa, produzir conhecimento e caracterizar as empresas que constituem a APL Moda nas 35 cidades da Região Metropolitana de Belo Horizonte e Sete Lagoas”, detalha o presidente da CDL/BH.

Segundo o presidente da Associação Comercial do Barro Preto (Ascobap), José Paulino, “cada empresa participante do evento trará a Belo Horizonte um lojista de fora da capital mineira dentro do projeto turismo de compras, o que significa oferta de passagens e hospedagens”. Além de conhecerem as oportunidades comerciais do bairro, eles participarão de experiências gastronômicas e outras vivências programadas pelos organizadores.

Para Lúcio Faria, presidente do Sindicato do Comércio Atacadista de Tecidos, Vestuário e Armarinhos de Belo Horizonte (Sincateva-MG) e vice-presidente da Ascobap, “o Barro Preto Fashion Day irá proporcionar aos lojistas de outras cidades uma visão do que há de melhor na moda mineira. Em um ambiente seguro, eles conhecerão de perto as tendências da próxima estação em diversos segmentos e estilos com preços atrativos”.

Moda, música e gastronomia dialogando com a cultura e com o lazer

Além da moda, o Barro Preto Fashion Day conta com uma programação versátil, que envolve música, gastronomia, entretenimento, oficinas temáticas, entre outras atrações, dialogando com a cultura e com o lazer. Entre muitas novidades que marcam a 14ª edição, o evento estreia um Festival de Gastronomia, que terá como atração a comida italiana e sua influência no cardápio mineiro, levando em conta a história e a origem do Barro Preto. Cinco restaurantes foram convidados para participar da ação e funcionarão em estruturas montadas no local para receber o público na sexta-feira, das 14 às 22 horas, e no sábado, das 10 às 18 horas.