Imprensa -

Barro Preto terá mais vagas de estacionamento rotativo

Sugestão de Pauta

Atendendo à solicitação da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), a BHTrans ampliará a oferta de estacionamentos rotativos no Barro Preto. Serão criadas 1.993 oportunidades diárias de estacionamento na região. A medida, prevista para o mês de novembro, reduzirá o tempo de permanência de estacionamentos em 18 quarteirões e implantará rotativos em outras duas vias. O coordenador do Conselho Regional CDL Barro Preto, Fausto Isac, comemorou. “Esta é uma grande conquista, as vendas do comércio local ganharão um novo fôlego”, afirmou.

Para Fausto Isac a atual oferta de vagas de estacionamento rotativo na região é ineficiente para comportar o público local. “O Barro Preto além de ser composto por uma atividade comercial intensa, conta com um grande fluxo de pessoas devido aos polos jurídicos e de saúde”, explicou. “E a dificuldade em encontrar vagas para estacionar na região acaba afastando os clientes do comércio local, o que acaba impactando negativamente nas vendas”, completou.

Atualmente o Barro Preto conta com 13 mil vagas de estacionamentos rotativos. De acordo com o Sérgio Rocha, as intervenções representam um aumento de 15% de vagas na região. “A mudança permitirá a maior rotatividade de veículos nas vagas de estacionamento e inibirá a utilização irregular dos estacionamentos, permitindo a melhor fluidez no tráfego de veículos da região”, afimou Rocha.

Serão implantadas 196 vagas de rotativo nas ruas Tenente Brito Melo, entre as ruas Gonçalves Dias e Alvarenga Peixoto, e Alvarenga Peixoto, entre as ruas Tenente Brito Melo e Uberaba. A proposta de implantação de rotativos nessas vias prevê a permanência de cinco horas nessas vagas. 

A redução de cinco para duas horas de permanência nas vagas rotativas contemplará seis quarteirões do Barro Preto, são eles: rua Araguari, entre a rua dos Timbiras e a avenida Amazonas; rua dos Goitacazes, entre a avenida Bias Fortes e a rua Mato Grosso; rua Guajajaras, entre as ruas Paracatu e Juiz de Fora, e entre a rua Juiz de Fora e a avenida Barbacena; rua Tenente Brito Melo, entre a rua Alvarenga Peixoto e a avenida Amazonas e na rua Uberaba, entre a avenida Augusto de Lima e a rua dos Guajajaras.

Já em 18 quarteirões o tempo de permanência nas vagas de estacionamento rotativo será reduzido de duas para uma hora, nos seguintes trechos: avenida Augusto de Lima, entre as ruas Rio Grande do Sul e Mato Grosso; avenida do Contorno, entre as ruas Ametista e Cássia; rua Araguari, entre a rua dos Goitacazes e a avenida Augusto de Lima; rua dos Goitacazes, nos trechos entre as ruas Ouro Preto e Paracatu e avenida Amazonas e rua Mato Grosso; rua dos Timbiras, entre a rua Paracatu e a avenida Barbacena e na rua dos Tupis, entre as ruas Paracatu e Juiz de Fora.

De acordo com a Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), cerca de 500 mil pessoas passam diariamente na região do Barro Preto.