Belo Horizonte ganha livro que resgata principais fatos de seus 125 anos

Obra idealizada pela CDL/BH apresenta toda a trajetória da cidade, seu desenvolvimento, peculiaridades e curiosidades

No dia em que completa 125 anos, Belo Horizonte ganha um presente especial, o livro BH 125 anos: Um olhar sobre a cidade, seu comércio e sua história”, edição atualizada. A obra, realizada pela Fundação Educativa Cultural CDL/BH, com apoio da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e do Sebrae Minas, foi organizada e redigida pelos historiadores e escritores Osias Ribeiro Neves e  Luciano Amormino, e atualiza a edição lançada em 2017, que contava os destaques dos 120 anos da cidade.

“A proposta é presentear a capital mineira com a nova edição do livro e relembrar os fatos que mobilizaram a cidade ao longo dos últimos cinco anos, especialmente o impacto da pandemia”, explica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

O livro que celebra os 125 anos da capital mineira é dividido em seis partes que criam uma linha do tempo da cidade, revelando fatos e curiosidades desde sua fundação, passando pela Revolução de 1930, seguindo pelos Novos Tempos e também relatando como foi a travessia para o século XXI. Nas páginas finais, a obra traz um compilado dos últimos cinco anos e como eles nos trouxeram à Belo Horizonte de hoje. “A linha de condução é a história do desenvolvimento da cidade sob a perspectiva do comércio, tendo como pano de fundo os acontecimentos nacionais e internacionais”, adianta Osias Ribeiro Neves.

“Com a atualização deste material queremos promover a difusão da história da capital mineira e a importância de seu comércio para seu desenvolvimento econômico, cultural e social. É um livro que contribui para a gestão da informação e do conhecimento histórico de Minas Gerais”, afirma o presidente da Fundação Educativa Cultural CDL/BH, João Vítor Renault.

O livro “BH 125 anos: Um olhar sobre a cidade, seu comércio e sua história”, edição atualizada, terá distribuição limitada e estará disponível para consulta no Ponto Cultural CDL (Avenida João Pinheiro, 495 – Boa Viagem).

Foto: Amira Hissa/ PBH