Imprensa -

BH ganha agência de atração de investimentos

Sugestão de Pauta

Invest BH promete acelerar negócios, investimentos, emprego e renda na capital e Região Metropolitana. Ação é uma parceria da CDL/BH com o Governo Estadual, Codemge e TSX Invest

Nesta quarta-feira, 22, será lançada a iniciativa Invest BH, uma agência de desenvolvimento e captação de recursos do terceiro setor que tem por objetivo promover, viabilizar e acelerar a atração de investimentos e negócios na capital e Região Metropolitana, além de contribuir para a geração de emprego e renda. O evento será realizado às 8h, no auditório da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e contará com a presença do governador, Romeu Zema, e do secretário de Desenvolvimento Econômico, Fernando Passalio.

A ação é uma parceria da CDL/BH com o Governo Estadual, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado de Minas Gerais (Sede), Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge), Invest Minas (agência de promoção de investimentos do estado) e TSX Invest, braço da TSX Group especializada em criação de agências que atuam na atração e na promoção de investimento privado para o desenvolvimento de regiões e cidades.

“A InvestBH é uma entidade do terceiro setor que, de forma autônoma, irá potencializar Belo Horizonte como um vetor de desenvolvimento para Minas Gerais. O objetivo é aprimorar a relação entre setores público e privado em busca de geração de negócios, oportunidades, emprego, renda e, principalmente, desenvolvimento econômico”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

Ainda de acordo com o dirigente, a agência será destinada aos empresários dos setores de comércio e serviços, turismo, eventos, tecnologia, economia digital e áreas ligadas à saúde.

O presidente da Codemge, Thiago Toscano, destaca a relevância dessa sinergia de esforços. “Por meio da cooperação e da colaboração entre agentes, o InvestBH vai articular parcerias com empresas privadas e entidades públicas, potencializando BH como um vetor de desenvolvimento de Minas Gerais”, afirma.

Atuação

Dentre as atividades que serão realizadas pela InvestBH estão a consultoria de negócios, mapeamento de oportunidades de investimento, inteligência e facilitação de investimento, promoção de território, defesa da causa e inovação.

“A agência terá sua atenção voltada para os setores que compõem a base de nossa economia: comércio e serviços, turismo de negócios, saúde e inovação. Somos a segunda cidade do país com o maior número de startups. 9,5% do total nacional estão em nossa cidade. Possuímos um forte ecossistema de inovação e esse cenário precisa ser impulsionado a gerar emprego e renda”, analisa Souza e Silva. Ainda segundo o dirigente, também os setores de atacado e distribuição, indústria, comunicação, construção e serviço especializado, tecnologia, transporte, dentre outros.

Mais informações sobre o programa estão disponíveis no site: www.investbelohorizonte.com.br

Serviço:

Lançamento da InvestBH – agência de captação de investimentos para Belo Horizonte e Região Metropolitana

Data: 22 de junho

Hora: 8h

Local: CDL/BH – Avenida João Pinheiro, 495 – Boa Viagem

Fontes disponíveis para entrevista:

Marcelo de Souza e Silva – Presidente da CDL/BH

Romeu Zema – Governador de Minas Gerais Fernando Passalio – Secretário Estadual de Desenvolvimento Econômico

Foto: Adão de Souza/PBH