BH Polo da Moda

BH Polo da Moda busca o fortalecimento turístico da capital mineira com criação de guia

Com crescimento de 8,54% atingido em 2012, o segmento de moda conta com mais de 10 mil lojas na capital mineira, sendo 1.300 nos polos da moda do Barro Preto e do Prado

Belo Horizonte, 19 de março de 2013 – O setor de moda, destaque na economia, desponta como potencial turístico em Belo Horizonte. Em busca de ações para fortalecer o potencial turístico do segmento na capital, Belotur, Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) e comerciantes desenvolvem o BH Polo da Moda. O projeto tem como objetivo divulgar Belo Horizonte como importante centro criador e produtor de moda no Brasil, ampliando e consolidando a moda mineira através da promoção turística. Uma das ações do projeto é a criação do guia da moda, um roteiro turístico dos principais centros comerciais da cidade.

O presidente da Belotur, Mauro Werkema, destaca o potencial turístico do segmento para a capital mineira. “Sabemos da importância do setor para a economia de Belo Horizonte e de Minas Gerais. O polo da moda é muito mais significativo no sentido de atrair visitantes, emprego e renda do que a Pampulha ou a Praça da Liberdade”, afirma.

De acordo com pesquisa encomendada pela empresa Fashion City Brasil, Belo Horizonte é apontado como o segundo principal centro de compras de moda do Brasil, preferido por 20% dos varejistas pesquisados. pesquisa da CDL/BH mostra que no ano de 2012 o segmento que compreende tecidos, vestuário, armarinho e calçados, registrou crescimento de 8,54% nas vendas.

O principal polo da moda da capital mineira é o Barro Preto. Localizado no centro-sul da capital, comerciantes preparam-se para a requalificação da região, prevista para o mês de abril. Para o diretor do Conselho CDL Barro Preto, Fausto Izac, após a requalificação, o segmento de moda da capital mineira ganhará novo fôlego. “Belo Horizonte conta com mais de 10 mil estabelecimentos ligados à moda. Sendo que apenas nos polos da moda do Barro Preto e do Prado, estão concentradas cerca de 1.300 lojas”, conclui.

Requalificação do Barro Preto
A requalificação do Barro Preto tem como objetivo valorizar a imagem do polo da moda e privilegiar os pedestres. Prevista para o mês de abril, a requalificação irá impactar na redução de 355 vagas de estacionamento rotativo para o alargamento das calçadas. Para compensar essa perda, está previsto a implantação de um estacionamento público subterrâneo na região, com capacidade para 420 veículos.

Pesquisa
Pesquisa da CDL/BH com 99 lojistas do Barro Preto, realizada no período de 12 a 18 de setembro de 2012, apontou que 92,11% dos entrevistados acham que a revitalização impactará positivamente nas vendas. Para 7,89% ela não terá impacto positivo, pois irá diminuir o número de vagas de estacionamento e acabará com o movimento.