Imprensa - 24 de novembro de 2025 Black Friday movimenta o varejo de BH com lojistas otimistas e consumidores mais atentos Sugestão de Pauta Pesquisa da CDL/BH mostra comerciantes investindo em descontos, divulgação e facilidades de pagamento, enquanto consumidores planejam compras, buscam auto-presentes e são orientados à cautela para evitar gastos impulsivos As ações de Black Friday prometem movimentar o varejo da capital mineira e para tirar o máximo proveito da data comercial, os empresários estão investindo em estratégias para atrair os consumidores. De acordo com pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, as principais ações são descontos expressivos (87,5%), divulgação (85,7%), flexibilidade de pagamento (51,79%) e uso das mídias sociais (12,5%). “Os lojistas estão com boas expectativas para a data e quase 70% acreditam que este ano será melhor que o passado. Por isso, eles estão adotando estratégias que atraiam os consumidores e, de preferência, os fidelizem para as vendas de Natal”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. Se de um lado estão os lojistas otimistas com as vendas, do outro estão os consumidores que aguardam descontos expressivos. O levantamento da CDL/BH mostra que os clientes esperam preços ainda mais baixos que os do último ano e a maioria (19,6%) está acompanhando o comportamento dos preços há, pelo menos, três meses. A pesquisa também revela que dentre aqueles que vão às compras na data, a maior parte (78,6%) compara os benefícios para os pagamentos à vista e parcelados. “O consumidor atual é mais estratégico, que combina planejamento e impulsividade na mesma jornada de compra. Ele pesquisa preços, compara opções, mas está pronto para comprar diante de boas oportunidades”, alerta Souza e Silva. “Me mimei” é o foco do consumidor na Black Friday Uma das características do comportamento do consumidor para a data é se auto-presentear. O hábito é comprovado pelo tíquete mais elevado e menor quantidade de itens nas sacolas. A pesquisa da entidade mostra que o item desejado é um dos principais fatores que influenciam a compra (19,6%). “Na Black Friday, as pessoas buscam adquirir um item de desejo pessoal, por isso, o investimento tende a ter maior valor agregado e em menor volume, ao contrário das compras de Natal, que são voltadas para familiares e amigos”, explica o presidente da CDL/BH. Cautela é importante Apesar das boas oportunidades de descontos e do forte apelo comercial da data, é preciso cautela na hora da compra, sobretudo no ambiente online. Segundo uma nova pesquisa da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e do SPC Brasil, em parceria com a Offerwise, mais da metade dos consumidores brasileiros, um total de 62%, admitem realizar compras não planejadas pela internet, um hábito que, apesar de trazer satisfação imediata, leva quatro em cada dez (40%) a gastar mais do que podiam. A consequência direta desse consumo impulsivo é o impacto financeiro: 35% dos entrevistados já contraíram dívidas ou atrasaram o pagamento de cartão de crédito e contas essenciais por causa desses gastos, evidenciando o dilema entre o prazer momentâneo da compra e o risco de descontrole orçamentário. Os principais estímulos que levam às compras por impulso online são as ofertas e a conveniência: Promoções: 54% Frete grátis: 45% Ofertas de novos produtos/lançamentos: 25% Descontos com tempo limitado: 22% Avaliações positivas de outros consumidores: 19% “A Black Friday é uma excelente oportunidade de compras, mas exige cuidado. É fundamental que o consumidor planeje seus gastos e avalie cada oferta com atenção. Um consumo responsável protege o orçamento das famílias e contribui para um ambiente de negócios mais saudável, evitando que mais pessoas fiquem inadimplentes e com o acesso restrito ao crédito”, conclui Souza e Silva.