Imprensa - 21 de novembro de 2024 Black Friday requer cuidados especiais de consumidores e lojistas CDL/BH apresenta dicas de como comerciantes e clientes podem se prevenir A grande movimentação nas lojas físicas e virtuais por conta da Black Friday pode ser o ambiente perfeito para a aplicação de golpes, tanto em consumidores quanto em lojistas. Em 2023, segundo o Mapa da Fraude 2023, elaborado pela ClearSale, especialista em combate às fraudes digitais, durante o mês de novembro do último ano foram registradas 334,9 mil tentativas de fraudes nos meios digitais. Considerando o período da ação comercial, entre os dias 23 e 26 de novembro, foram pelo menos 400 atos criminosos por hora e mais de R$ 100 milhões de tentativas em atos de compra e venda fraudulentos. “Infelizmente pessoas de má intenção aproveitam a movimentação da data para cometer fraudes, seja em consumidores, com vendas falsas, seja em lojistas que recebem pagamentos inconsistentes. É fundamental estar atento para se prevenir dessas fraudes e não prejudicar a reputação da data, que é tão importante para o varejo”, pondera o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva. De acordo com pesquisa da entidade, a data promete impulsionar a economia da capital mineira durante o mês de novembro e elevar o faturamento do varejo a R$ 2,07 bilhões no período. Os consumidores pretendem investir cerca de R$ 950 reais na data e adquirir, em especial, eletrodomésticos, eletrônicos e móveis. “Como todos estão com boas expectativas para a data, muitas vezes acabam se distraindo em relação às e podem se tornar alvos. Por isso, é muito importante manter a atenção em determinados comportamentos e ofertas”, aconselha o dirigente. Abaixo, algumas dicas da entidade para consumidores e lojistas se protegerem nesta Black Friday: Consumidores Promoções e oferta de produtos com valores muito abaixo do mercado, ainda que seja um período especial, devem ser considerados. Pesquisar sobre a reputação do estabelecimento físico e virtual é fundamental para fugir de propagandas enganosas; Evite clicar em links de e-mail e mensagens que não sejam de um remetente conhecido e confiável. Sempre verifique com a loja emissora se a mensagem é verdadeira e busque as informações nos canais oficiais; Nas compras realizadas em e-commerces e demais plataformas virtuais, certifique-se dos critérios de segurança, opte por cartões virtuais que expiram em prazo determinado e, se possível, não salve os dados. Em compras em lojas físicas, caso tenha uma reserva financeira para utilizar na data, opte por pagar em débito ou PIX, evitando transitar com dinheiro em espécie. Confirme sempre o valor que irá pagar e, caso utilize o dinheiro, atente-se ao troco. Lojistas Em vendas de pagamento via PIX, sempre confira se o valor realmente foi transferido e verifique os dados do comprovante apresentado. Atente-se para o PIX agendado Atenção ao comportamento das pessoas no interior da loja, em especial aquelas com atitudes inquietas Abordagem dos clientes para apresentar a loja. Aqueles que tiverem intenção de praticar algo, serão coibidos Evitar que objetos de valor de funcionários, como celular, fiquem expostos no balcão Formatar a decoração da loja de forma que a visibilidade da porta não seja prejudicada Nunca expor os produtos do lado de fora Produtos de maior valor devem ser expostos no fundo da loja O caixa não deve ser próximo à saída e, de preferência, que ele seja protegido por uma barreira de vidro ou metal Ações conjuntas com os comerciantes vizinhos, como abertura e fechamento de lojas no mesmo horário Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil