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Black Friday requer cuidados especiais de consumidores e lojistas

CDL/BH apresenta dicas de como comerciantes e clientes podem se prevenir

A grande movimentação nas lojas físicas e virtuais por conta da Black Friday pode ser o ambiente perfeito para a aplicação de golpes, tanto em consumidores quanto em lojistas. Em 2023, segundo o Mapa da Fraude 2023, elaborado pela ClearSale, especialista em combate às fraudes digitais, durante o mês de novembro do último ano foram registradas 334,9 mil tentativas de fraudes nos meios digitais. Considerando o período da ação comercial, entre os dias 23 e 26 de novembro, foram pelo menos 400 atos criminosos por hora e mais de R$ 100 milhões de tentativas em atos de compra e venda fraudulentos. 

“Infelizmente pessoas de má intenção aproveitam a movimentação da data para cometer fraudes, seja em consumidores, com vendas falsas, seja em lojistas que recebem pagamentos inconsistentes. É fundamental estar atento para se prevenir dessas fraudes e não prejudicar a reputação da data, que é tão importante para o varejo”, pondera o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva. 

De acordo com pesquisa da entidade, a data promete impulsionar a economia da capital mineira durante o mês de novembro e elevar o faturamento do varejo a R$ 2,07 bilhões no período.  Os consumidores pretendem investir cerca de R$ 950 reais na data e adquirir, em especial, eletrodomésticos, eletrônicos e móveis. 

“Como todos estão com boas expectativas para a data, muitas vezes acabam se distraindo em relação às e podem se tornar alvos. Por isso, é muito importante manter a atenção em determinados comportamentos e ofertas”, aconselha o dirigente.

Abaixo, algumas dicas da entidade para consumidores e lojistas se protegerem nesta Black Friday:

Consumidores

  • Promoções e oferta de produtos com valores muito abaixo do mercado, ainda que seja um período especial, devem ser considerados. Pesquisar sobre a reputação do estabelecimento físico e virtual é fundamental para fugir de propagandas enganosas;
  • Evite clicar em links de e-mail e mensagens que não sejam de um remetente conhecido e confiável. Sempre verifique com a loja emissora se a mensagem é verdadeira e busque as informações nos canais oficiais;
  • Nas compras realizadas em e-commerces e demais plataformas virtuais, certifique-se dos critérios de segurança, opte por cartões virtuais que expiram em prazo determinado e, se possível, não salve os dados. 
  • Em compras em lojas físicas, caso tenha uma reserva financeira para utilizar na data, opte por pagar em débito ou PIX, evitando transitar com dinheiro em espécie. Confirme sempre o valor que irá pagar e, caso utilize o dinheiro, atente-se ao troco.

Lojistas

  • Em vendas de pagamento via PIX, sempre confira se o valor realmente foi transferido e verifique os dados do comprovante apresentado. Atente-se para o PIX agendado 
  • Atenção ao comportamento das pessoas no interior da loja, em especial aquelas com atitudes inquietas
  • Abordagem dos clientes para apresentar a loja. Aqueles que tiverem intenção de praticar algo, serão coibidos
  • Evitar que objetos de valor de funcionários, como celular, fiquem expostos no balcão
  • Formatar a decoração da loja de forma que a visibilidade da porta não seja prejudicada
  • Nunca expor os produtos do lado de fora
  • Produtos de maior valor devem ser expostos no fundo da loja
  • O caixa não deve ser próximo à saída e, de preferência, que ele seja protegido por uma barreira de vidro ou metal
  • Ações conjuntas com os comerciantes vizinhos, como abertura e fechamento de lojas no mesmo horário

Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil