Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Bolsonaro defende anistia a extremistas

Clipping

Veja os destaques desta segunda-feira

Economia – Política
Antes de ato na Paulista, petistas lembram 8/1 e dizem que Bolsonaro ‘cometeu muitos crimes’UOL – HOME – SP – Online – 25/02/2024Lideranças do Partido dos Trabalhadores (PT) criticaram neste domingo, 25, a manifestação convocada para hoje pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) na Avenida Paulista, em São Paulo. Ministros e parlamentares da sigla do presidente Luiz Inácio Lula da Silva lembraram, nas redes sociais, os atos golpistas de 8 de janeiro de 2023, quando radicais invadiram as sedes do Palácio do Planalto, do Congresso Nacional e do Supremo Tribunal Federal (STF), em Brasília.
‘Borracha no passado’O Globo – Política – RJ – Capa,4 – 26/02/2024Alvo da PF, Bolsonaro evita ataques ao STF, nega golpe e prega anistia para 8/1 durante ato em SP 
A gaiola de corvos do NubankFolha de S. Paulo – FolhaInvest – SP – A28 – 26/02/2024 – Marcos de VasconcellosO Banco aumentou a concessão de crédito, mas viu a inadimplência praticamente dobrar Marcos de Vasconcellos Jornalista, assessor de investimentos e fundador do Monitor do Mercado “Crie corvos e eles te arrancarão os olhos”, diz o provérbio espanhol. Acho mais sonoro no idioma original: “Cria cuervos y te sacarán los ojos” E vem bem a calhar quando olhamos de perto o lucro recorde do novo gigante das finanças Nubank.
A Jornada para o déficit zeroO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B5 – 26/02/2024 – Luiz Carlos Trabuco Cappijornada em busca do déficit zero é tão importante quanto o próprio destino. Atingir essa mela, que os economistas consideram ambiciosa, exige paradoxalmente humildade e perseverança. 
Boa arrecadação não autoriza mais gastosFolha de S. Paulo – Opinião – SP – Capa,A2 – 26/02/2024Sobre o aumento da receita do governo em janeiro. A boa arrecadação não autoriza mais gastos Alta na coleta não pode respaldar aumento de despesas do governo federal, que coloca em risco as contas públicas e o desenvolvimento do país A combinação de resistência da atividade econômica com medidas para ampliar a arrecadação aprovadas no ano passado gerou alta importante das receitas em janeiro.
Bolsonaro defende anistia a extremistasCorreio Braziliense – Política – DF – Capa,2,3 – 26/02/2024 – Aline BritoBolsonaro se diz perseguido e defende anistia a golpistas Em ato na Avenida Paulista, que reuniu milhares de apoiadores, ex-presidente afirmou ser alvo de perseguição e negou tentativa de golpe. Ele falou em pacificar o país e pediu anistia para os extremistas que depredaram as sedes dos Três Poderes, chamados de “pobres coitados”, O ex-chefe do Executivo evitou ataques diretos ao Supremo Tribunal Federal (STF), mas enfatizou: “Não podemos concordar que um Poder tire do palco político quem quer que seja”.
Bolsonaro nega golpe e defende anistia para réus do 8/1Estado de Minas – Política – MG – Capa,4,6 – 26/02/2024 – AFPA manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro reuniu milhares de apoiadores na Avenida Paulista, ontem. Coube a Michelle Bolsonaro abrir o ato com uma oração e ao pastor Silas Malafaia os comentários mais incisivos e críticas mais duras ao Supremo Tribunal Federal. Bolsonaro citou Deus em vários momentos, negou a tentativa de golpe, pediu anistia aos presos pelo 8/1, mencionou a operação da Polícia Federal e criticou o STF e o presidente Lula, sem, porém, citá-los.
Brasil tem a Câmara mais masculina da regiãoFolha de S. Paulo – Política – SP – Capa,A10 – 26/02/2024 – DeltafolhaO Brasil tem a Câmara mais masculina da América do Sul Apenas 17,5% das vagas da Câmara dos Deputados são ocupadas por mulheres, a maior desigualdade de gênero registrada na região . Já Bolívia (46%), Equador (43%) e Argentina (42%) lideram o ranking de equidade parlamentar, segundo organização internacional. política 
Cada vez melhor (para poucos)O Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B2 – 26/02/2024ARTIGO Luís Eduardo Assis Economista, autor de O Poder das Ideias Erradas (Ed. Almedina), foi diretor de Política Monetária do Banco Central e professor de Economia da PUC-SP e FGV-SP, E-mail luiseduard com concentração de renda no Brasil tem sido construída com muito esmero. Não do dia para a noite, mas ao longo de gerações. Regras, práticas e instituições se justapõem de forma perfeita para provocar um resultado colossal.
Coluna do EstadãoO Estado de S. Paulo – Espaço Aberto – SP – A2 – 26/02/2024 – Jaques WagnerO ato político convocado ontem pelo ex-presidente Jair Bolsonaro, na Avenida Paulista, reuniu mais público do que o previsto pelo governo Lula, mas a ordem no Palácio do Planalto é minimizar o apoio à manifestação.
Com Ibovespa em queda, analistas traçam perspectivas para este anoO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B14 – 26/02/2024 – Isaac de OliveiraApós encerrar 2023 com um fôlego que não era visto desde 2019, com ganho anual de 22,28%, o Ibovespa reduziu a marcha neste ano. Neste fim de fevereiro, a principal referência da B3 ainda não conseguiu restabelecer o patamar de pontuação e rumar para as projeções mais animadoras, como a da corretora Monte Bravo, apontando que o índice poderia encerrar 2024 na casa dos 170 mil pontos.
Como evitar apagões em eventos extremosO Estado de S. Paulo – Caderno 2 – SP – C6,C7 – 26/02/2024 – Daniel TeixeiraEMILIO SANT’ANNA cada vez mais os problemas causados pelas mudanças climáticas afetam as estruturas que mantêm a vida cotidiana. Enquanto nos Estados Unidos e no Canadá as ondas de frio extremo, que já mataram mais de uma centena de pessoas, levar as autoridades a alertar para os riscos de apagão causados pela sobrecarga nos sistemas de energia elétrica, outros eventos extremos, como as tempestades, ameaçam o fornecimento no Brasil.
Desigualdade é tema de debate no G20Correio Braziliense – Economia – DF – Capa,7 – 26/02/2024G20 discute tributação global PÁGINA 7 > RAFAELA GONÇALVES ministro da Fazenda, Fernando Haddad, comandará nesta semana a primeira reunião ministerial da Trilha de Finanças do G20 – grupo formado pelos ministros de finanças e chefes dos bancos centrais das 19 maiores economias do mundo mais a União Africana e a União Europeia. No encontro, que será sediado em São Paulo entre quarta e quinta-feira, o governo brasileiro buscou usar sua presidência temporária do grupo para pautar discussões sobre redução de desigualdades e reforma de instituições multilaterais.
Disputa à Prefeitura do Rio reproduz polarização nacionalO Estado de S. Paulo – Política – SP – A11 – 26/02/2024 – Rayanderson GuerraDisputa à prefeitura do Rio reproduz polarização nacional Paes “cola” em Lula em anúncios do governo federal na cidade; Ramagem aposta no apoio da família Bolsonaro RAYANDERSON GUERRA RIO A disputa pela prefeitura do Rio deve ser marcada pela nacionalização do debate. De um lado, o deputado Alexandre Ramagem (PL-RJ), ex-diretor da Agência Brasileira de Inteligência (Abin) e apoiado por Jair Bolsonaro (PL), busca se desvencilhar da imagem de investigado em esquema de espionagemiilegaleapostano eleitorado bolsonarista.
Donald Trump e Javier Milei trocam slogans e abraçosEstado de Minas – Internacional – MG – 14 – 26/02/2024 – AFPENCONTRO DE CONSERVADORES DONALD TRUMP E JAVIER MILEI TROCAM SLOGANS E ABRACOS Republicano e presidente argentino se reuniram nos bastidores de evento conservador nos Estados Unidos O presidente da Argentina, Javier Milei, encontrou-se ontem com o ex-presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, durante a Cpac, conferência conservadora americana que tem o republicano como grande estrela, realizada próximo a Washington.
Em Salvador, reeleição de Reis une base de Lula a PLO Globo – Política – RJ – 6 – 26/02/2024 – Julia NoiaA aliança do prefeito, filiado ao União Brasil, tem partidos que dão sustentação ao governo federal, como o PDT, junto com a sigla de Bolsonaro. Ele deve enfrentar o vice-governador Geraldo Júnior (MDB), que conta com o apoio do PT JULIA NOTA julia noiaBoglobo,com.br M esmo integrando um partido da base do presidente Luiz Inácio Lula da Silva, o prefeito de Salvador, Bruno Reis (União), aposta no antipetismo e reúne outras siglas que dão sustentação ao governo federal, como o PDT, junto com o PL de Jair Bolsonaro, em torno de sua pré-candidatura à reeleição.
Especialistas alertam para risco de dengue em áreas ruraisEstado de Minas – Gerais – MG – Capa,10,11,34,35 – 26/02/2024 – Mariana CostaSituação de emergência em Minas Gerais inclui também comunidades e propriedades fora dos centros urbanos para evitar infestação do mosquito JÚLIA SALIM Com mais de 93 mil casos de dengue confirmados, Minas Gerais se prepara para enfrentar a maior incidência da doença de sua história .
Frentes e lobbies criam GTs paralelosCorreio Braziliense – Política – DF – 4 – 26/02/2024Com o argumento de que foram excluídos pela área econômica do governo do debate sobre a regulamentação da reforma tributária, os setores privados diversos se uniram às frentes parlamentares e criaram o que chamam de Grupos de Trabalho Paralelo (GTs) da reforma. Nas duas reuniões que ocorreram na semana passada, pouquíssimos deputados compareceram e a condução da discussão e debates ficou por conta de representantes de entidades do agronegócio, da mineração, do transporte, do biodiesel e de outros segmentos.
Governo quer baratear crédito de empresas e estuda abater tributoFolha de S. Paulo – Mercado – SP – A14 – 26/02/2024 – Idiana TomazelliOfensiva aposta em nove projetos para derrubar o custo de empréstimos e atacar o chamado spread bancário Adriana Fernandes e Idiana Tomazelli BRASÍLIA O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) lançou uma ofensiva para tentar derrubar o custo do crédito para as empresas em 2024 e aposta em nove projetos para atacar o chamado spread bancário. Uma das propostas em estudo é incluir, na regulamentação da reforma tributária, a concessão de um crédito presumido para companhias que tomarem empréstimos no setor financeiro.
Imagens de imóveis ajudam a mapear risco do ‘Aedes’O Estado de S. Paulo – Metrópole – SP – Capa,A17 – 26/02/2024 – Marcos PontesTodo ano, no verão, os agentes comunitários de saúde intensificam a rotina de visitas domiciliares em busca de focos do mosquito Aedes aegypti, transmissor da dengue e de outras doenças infecciosas.
Investigado, Bolsonaro leva milhares à Paulista; ato tem críticas ao SupremoO Estado de S. Paulo – Política – SP – Capa,A7,A8,A9,A10 – 26/02/2024 – Tiago QueirozManifestação na Paulista ata Sob investigação, Bolsonaro reúne multidão, pede anistia e minimiza “minuta do golpe” – Ao lado dos governadores Zema (MG) e Caiado (GO), Tarcísio de Freitas discursou em defesa do ex-presidente, inelegível até 2030 
O sopão bolsonaristaO Globo – Opinião – RJ – 3 – 26/02/2024Quase 50 anos nos separam da manifestação (com nossos recursos) em apoio ao golpista Bolsonaro e a missa em memória de Vladimir Herzog (1937-1975). Celebrada na Catedral da Sé, em São Paulo , em protesto pelo assassinato do jornalista nos porões do DOI-Codi, um centro de tortura, ela marca início da queda da ditadura militar. Milhares de pessoas, dentro e fora da igreja, vigiadas pelos arapongas de sempre, com ostensivas viaturas policiais, no entanto, protestaram contra o arbítrio do regime.
O sopão bolsonaristaEstado de Minas – Política – MG – Capa,7 – 26/02/2024MIGUEL DE ALMEIDA Manifestação bolsonarista na Paulista escancara como a fé é manipulada por alguns pastores evangélicos. O sopão bolsonarista Quase 50 anos nos separam da manifestação (com nossos recursos) em apoio ao golpista Bolsonaro e a missa em memória de Vladimir Herzog (1937-1975). Celebrada na Catedral da Sé, em São Paulo , em protesto pelo assassinato do jornalista nos porões do DOI-Codi, um centro de tortura, ela marca o início da queda da ditadura militar.
Pelo fim do prêmio aos juízes delinquentesO Estado de S. Paulo – Notas & Informações – SP – Capa,A3 – 26/02/2024 – Notas & InformaçõesNotas e Informações A3 Pelo fim do prêmio a juízes delinquentes NOTAS E INFORMAÇÕES Pelo fim do prêmio aos juízes delinquentes Dentre as perversões próprias do patrimonialismo judiciário, a mais ultrajante é a pena de aposentadoria compulsória por delitos graves. O Congresso precisa pôr fim a essa infâmia igualdade de todos perante a lei é o pilar fundamental que sustenta todas as instituições do Estado de Direito.
Pergunte ao STFO Estado de S. Paulo – Espaço Aberto – SP – A4 – 26/02/2024As emendas parlamentares orçamentárias individuais convencionais (com finalidade definida) e transferências especiais (sem finalidade definida) atendem a gastos primários. No caso da União, os recursos de ambas vêm da arrecadação de receitas federais também primárias, especialmente tributos. Cabe, então, renúncia ao poder-dever de fiscalização de repasses da União das transferências especiais? A Emenda Constitucional (EC) n.º 105, ao final de 2019, criou as transferências especiais.
PF vê Bolsonaro reforçar investigação sobre golpe; petistas rechaçam anistiaFolha de S. Paulo – Política – SP – A8 – 26/02/2024 – Julia ChaibInvestigadores avaliam que ex-presidente sugeriu em discurso ter conhecimento de minuta golpista Julia Chaib e Mateus Vargas BRAsíLIA O discurso de Jair Bolsonaro (PL) durante ato na avenida Paulista neste domingo (25) provocou críticas de governistas e reforçou a linha de investigação de que houve uma trama de tentativa de golpe de Estado, na avaliação de integrantes da Polícia Federal.
Política na veiaCorreio Braziliense – Cidades – DF – 14 – 26/02/2024Pela primeira vez, Brasília vai receber o Compol Mulheres, evento focado em comunicação política e institucional. São 30 mulheres em mandato, estrategistas, jornalistas, ativistas, experts em digital e tecnologia que vão dividir o palco para mostrar o que está sendo feito na comunicação política brasileira. Maíra Moraes, Fernanda Camargos e Nádia Bícego são alguns nomes confirmados, nos dias 4 e 5 de março de 2024, das 8h às 19h, no auditório Nereu Ramos – anexo Il da Câmara dos Deputados.
Projeto põe lista do SUS na internetEstado de Minas – Política – MG – 2 – 26/02/2024A Câmara dos Deputados aprovou projeto de lei que obriga os gestores do Sistema Único de Saúde (SUS) a publicar na internet listas dos pacientes que serão submetidos a cirurgias e outros procedimentos, mesmo em hospitais conveniados. O texto, aprovado na quarta-feira passada, voltará para o Senado porque foi alterado pelos deputados. O substitutivo do deputado Ruy Carneiro (Podemos-PB) ao PL 10106/18, do Senado, diz que as listas deverão ser acessíveis para gestores , profissionais de saúde e pacientes listados ou seus responsáveis legais.
Revisão de gasto já poupou bilhões e pode atingir qualquer despesaFolha de S. Paulo – Entrevista da 2ª – SP – Capa,A30 – 26/02/2024 – Vinicius Torres FreireENTREVISTA DA 22 Simone Tebet Tudo está sobre a mesa para revisar despesas A Ministra do Planejamento relata que há amplo debate interno no governo para a revisão de gastos, exceção feita ao reajuste do salário mínimo acima da inflação . Examinam-se a vinculação de benefícios sociais ao mínimo e os pisos para os desembolsos em saúde e educação. a30 Simone Nassar Tebet, 54 Ministra do Planejamento e Orçamento.
Uma agenda para o crescimento do PaísO Estado de S. Paulo – Notas & Informações – SP – Capa,A3 – 26/02/2024 – Ruth CardosoHá muito a ser feito. Gastar melhor talvez seja o maior de nossos desafios. Uma agenda para o crescimento do País Há muito a ser feito, mas há um diagnóstico claro sobre os problemas que o País precisa encarar para impulsionar o crescimento. Gastar melhor talvez seja o maior de nossos desafios desempenho da economia brasileira tem surpreendido os analistas há algum tempo, e não foi diferente no ano passado.
Votorantim entra na venda online de crédito de carbonoO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B8 – 26/02/2024Com foco em pessoas físicas, jurídicas e organizadores de eventos que desejam compensar as emissões de CO2, a Auren Energia, companhia controlada pelo grupo Votorantim e pela CPP Investments, lançou sua primeira plataforma de comércio eletrônico de créditos de carbono.
Zema tem participação discreta e não faz discursoEstado de Minas – Política – MG – Capa,5 – 26/02/2024ZEMA MARCA PRESENÇA EM SP À MODA MINEIRA PÁGINA 5 ZEMA TEM PARTICIPAÇÃO DISCRETA E NÃO FAZ DISCURSO Governador almoçou com Bolsonaro, chegou com ele ao trio elétrico na Avenida Paulista e ficou em silêncio no ato em defesa do ex-presidente ANA MENDONÇA Sem usar a camisa amarela, como fizeram os apoiadores de Jair Bolsonaro, e em silêncio, o governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), participou do ato na Avenida Paulista em defesa do ex-presidente.
“Defesa pela liberdade”, diz Celina em ato de Bolsonaro na PaulistaCorreio Braziliense – HOME – DF – Online – 26/02/2024 – Pablo GiovanniNas redes, Celina escreveu que ato é pelo respeito às instituições e ao livre manifesto de ideias. De acordo com SSP-SP, 750 mil pessoas foram à Paulista A vice-governadora do Distrito Federal, Celina Leão (PP), se juntou a governadores de Estado, na avenida Paulista, em São Paulo, na tarde deste domingo (25/2). O ato pró-Bolsonaro levou apoiadores do ex-presidente às ruas, próximo ao Museu de Arte da capital paulista.
Ato de Bolsonaro na Paulista reúne 600 mil; impeachment contra Dilma levou 1,4 milhão, segundo SSPTerra – HOME – SP – Online – 26/02/2024 – ZECA FERREIRASegundo Secretaria de Segurança Pública, público total na manifestação deste domingo chega a 750 mil ao considerar ruas adjacentes A manifestação convocada pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) para este domingo, 25, na Avenida Paulista, em São Paulo, reuniu 600 mil pessoas em uma das vias mais importantes da capital paulista, segundo a Secretaria de Segurança Pública (SSP).
Negativa de golpe, pedido de anistia e ataques terceirizados: o protesto de Bolsonaro em SP em 4 momentosEstado de Minas – Home – MG – Online – 26/02/2024Manifestação ocorre em meio a investigações sobre envolvimento do ex-presidente e de aliados em um suposto plano para subverter o resultado da eleição de 2023, vencida por Lula. O protesto convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) reuniu políticos e milhares de manifestantes em São Paulo no domingo (25/2) em meio ao avanço das investigações da Polícia Federal (PF) sobre um suposto plano de golpe de Estado depois da eleição de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) O protesto foi realizado, segundo seus organizadores, como uma defesa da “liberdade e do Estado democrático de direito”.
Carlos Bolsonaro ignora ato em defesa de pai e posta música de Tina Turner em rede socialUOL – HOME – SP – Online – 26/02/2024Apesar de a manifestação convocada por Jair Bolsonaro (PL) para este domingo, 25, na Avenida Paulista, em São Paulo, ter reunido 600 mil pessoas, segundo a Secretaria de Segurança Pública de São Paulo (SSP-SP) ou 185 mil segundo monitor da USP, incluindo quatro governadores, a ausência de dois filhos do ex-presidente foi observada pelas autoridades presentes.
Celina, Izalci e distritais: veja quem foi ao ato de Bolsonaro na PaulistaCorreio Braziliense – HOME – DF – Online – 26/02/2024 – Pablo GiovanniPolíticos do Distrito Federal marcaram presença em ato pró-Bolsonaro, na avenida Paulista, em São Paulo, na tarde deste domingo Parlamentares e políticos do Distrito Federal ocuparam a avenida Paulista, em São Paulo, neste domingo (25/2), para o ato com o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) , próximo ao Museu de Arte da capital paulista. Enquanto os filhos do ex-presidente não participaram do evento, nomes importantes da política da capital federal estavam presentes.
Lula patina para recuperar influência na África, mas aposta em parceria políticaUOL – HOME – SP – Online – 26/02/2024 – Renato MachadoPresidente viajou ao continente, que se tornou área de interesse da China, sem mecanismos que o ajudaram no passado Moradores de Adis Abeba costumam brincar que a arquitetura da sede da União Africana, uma grande torre que se destaca sobre um complexo mais baixo, representa a China mostrando o dedo do meio para a Europa, os antigos colonizadores da África A comparação não é de todo descabida, uma vez que o prédio construído no centro da capital da Etiópia foi financiado pelo regime chinês, ao custo de US$ 200 milhões.
PEC dos Militares representa passo na direção corretaO Globo – Home – RJ – Online – 26/02/2024Medida combate politização das Forças Armadas, mas não disciplina polícia nem acesso a cargos civis Com a retomada dos trabalhos no Congresso, ganhou destaque no Senado a Proposta de Emenda à Constituição conhecida como PEC dos Militares. De autoria do senador Jaques Wagner (PT-BA), o texto altera as regras para integrantes da ativa das Forças Armadas concorrerem em eleições.
Bolsonaro defende anistia a extremistas e prisões mais brandas, em atoCorreio Braziliense – HOME – DF – Online – 26/02/2024 – Renato SouzaSem ataques à democracia, ex-presidente falou em pacificação do Brasil e pediu penas mais brandas para condenados Manifestação em São Paulo ocupou cerca de cinco quarteirões da Paulista. Governadores, religiosos e parlamentares compareceram ao evento – (crédito: AFP) Renato Souza Renato Souza Repórter Repórter de política, setorista do Supremo Tribunal Federal (STF).
Só 9% dos PMs usam câmera corporal; 3 estados concentram 92% das máquinasUOL – HOME – SP – Online – 26/02/2024 – Stella BorgesApontada como uma importante ferramenta para apurar atos de violência cometidos por e contra policiais militares em serviço, a adoção de câmeras corporais ainda é tímida no Brasil. Apenas 8,8% dos agentes usam o dispositivo, segundo levantamento do UOL com secretarias de Segurança Pública dos 26 estados e do Distrito Federal. São Paulo, Rio de Janeiro e Santa Catarina concentram mais de 92% dos equipamentos.
Violência afasta negócios, desvaloriza imóveis e gera custos difíceis de estimar para empresasTerra – HOME – SP – Online – 26/02/2024 – Carlos Eduardo ValimFuga de investimentos, trabalhadores e turistas é consequência do medo da criminalidade; insegurança leva regiões do País à desindustrialização Os gastos diretos das empresas brasileiras para evitar episódios de violência podem ser mensurados por meio dos custos com segurança patrimonial e seguros, sem contar as perdas causadas por roubos de produtos e equipamentos.
Estado democrático de direito em segundo planoEstado de Minas – Home – MG – Online – 26/02/2024 – Alessandra MelloDe Michelle Bolsonaro, ex-primeira dama, a Jair, passando pelo pastor Silas Malafaia, os discursos foram marcados por ‘falas messiânicas’ A expressão “Estado democrático de direito”, mote do ato convocado pelo ex-presidente da República Jair Bolsonaro (PL-RJ), acuado pelas investigações da Polícia Federal que investigam sua atuação em uma frustrada tentativa de golpe, foi praticamente esquecida ontem na Avenida Paulista, em São Paulo.
A guerra que mata e os jogos verbaisO Globo – Home – RJ – Online – 26/02/2024Apesar do discurso de frente ampla, a esquerda apresenta uma política bem mais próxima de uma visão partidária A frase que Lula disse na Etiópia repercutiu fortemente durante toda a semana. Tão fortemente que não há muito mais o que falar, exceto extrair algumas lições sobre nossa pátria amada, salve, salve. Ouvi um repórter anunciar que a reunião do G20 trataria de três temas: as guerras na Ucrânia e na Faixa de Gaza e o embate diplomático entre Brasil e Israel .
Os fiadores da manifestação pró-Bolsonaro junto a ministros do STFO Globo – Home – RJ – Online – 26/02/2024Dois aliados de Jair Bolsonaro atuaram como uma espécie de fiadores junto a ministros do Supremo Tribunal Federal (STF) para garantir que o ex-presidente não atacaria integrantes da corte durante o ato que convocou, em São Paulo. O governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas, e o ex-secretário de Comunicação da Presidência e advogado de Bolsonaro, Fábio Wajngarten, garantiram a integrantes da corte que o discurso do ex-presidente não repetiria rompantes de anos anteriores.
Vende-se desinformação!O Globo – Home – RJ – Online – 26/02/2024 – Natalia PasternakMuito já se falou sobre o mercado perverso de desinformação sobre medicamentos e vacinas, especialmente no contexto da pandemia de Covid-19. O foco até agora, porém, era identificar os principais perfis que lucravam com a produção de propagação da mentira sobre saúde. Agora, investigação do jornal The Washington Post nos Estados Unidos revelou um novo grupo de atores.
‘Deixa de ser canalha’ x ‘borracha no passado’: compare o discurso de Bolsonaro na Paulista com o de 2021O Globo – Home – RJ – Online – 26/02/2024Ex-presidente baixou o tom e evitou críticas ao STF e a magistrados durante ato deste domingo Em tom mais moderado, o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) voltou à Avenida Paulista neste domingo em evento convocado para demonstrar apoio em meio a investigações da Polícia Federal sobre uma suposta tentativa de golpe de Estado. A mudança de postura fica ainda mais evidente se comparada com a passagem do político pelo mesmo local há cerca de dois anos e meio, quando, no Sete de Setembro de 2021, o então titular do Planalto proferiu um de seus discursos mais bélicos, repleto de ataques ao ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal ( STF Neste domingo, sem citar ministros e a Suprema Corte, o ex-presidente falou em “passar a borracha no passado” e minimizou apurações envolvendo seu nome.
Bolsonaro, farsa dos 10 Maracanãs, confissão sobre golpe e nada de borrachaUOL – HOME – SP – Online – 26/02/2024 – Reinaldo AzevedoDepois do ato na Paulista, em que confessou envolvimento com a articulação golpista, Jair Bolsonaro deveria ficar mais preocupado do que feliz. “Mas como, Reinaldo? Só porque você não gosta do cara? E aquelas 750 mil pessoas?” Hein? De fato, execro tudo o que ele representa em política. Mas o ponto é outro. Essa é a conta do secretário de Segurança Pública de São Paulo, Guilherme Derrite, tirada dos seus delírios.
Censo Escolar: Brasil tem quase 1,3 milhão de estudantes sem acesso a água potável nos colégiosO Globo – Home – RJ – Online – 26/02/2024Na Terra da Liberdade, uma área quilombola de Cametá, no Pará, os alunos da escola municipal Bom Fim precisam voltar para casa para matar a sede, e os professores pegam garrafinhas na vizinhança para compensar as torneiras secas. A situação não é isolada: o Censo Escolar, divulgado na última quinta-feira pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) , registrou quase 1,2 milhão de estudantes matriculados em 7,7 mil colégios sem acesso à água potável no país.
OMC se reúne com apelos por consenso em momento de tensões geopolíticasUOL – HOME – SP – Online – 26/02/2024A Organização Mundial do Comércio (OMC) iniciou nesta segunda-feira (26) uma reunião ministerial nos Emirados Árabes Unidos (EAU), com poucas perspectivas de alcançar acordos, mas com apelos por consenso em um momento de tensões geopolíticas em vários continentes. “Agora cabe a vocês chegar a um consenso sobre as decisões que visam construir um futuro melhor para o comércio mundial”, declarou a diretora-geral da OMC, a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala, na abertura da conferência, que contou com a presença do príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos.
Guerra em Gaza: primeiro-ministro da Palestina renunciaExame – HOME – SP – Online – 26/02/2024 – Carolina UnzelteAnúncio foi feito durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 26 O primeiro-ministro da Palestina Mohammad Shtayyeh, afirmou que vai renunciar ao cargo durante uma coletiva de imprensa nesta segunda-feira, 26. “A decisão de renunciar veio à luz da escalada sem precedentes na Cisjordânia e em Jerusalém e da guerra, genocídio e fome na Faixa de Gaza”, disse Shtayyeh, que disse que já apresentou sua renúncia ao Presidente Mahmoud Abbas.
Tarcísio perde a melhor chance para se distanciar de BolsonaroUOL – HOME – SP – Online – 26/02/2024Tarcísio de Freitas não perde oportunidade de perder oportunidades de distanciar seus planos da radioatividade irradiada por Bolsonaro. Neste domingo, o governador de São Paulo desperdiçou a melhor chance que a conjuntura já lhe proporcionou para se credenciar como alternativa política da direita civilizada. Opinião
‘Última resistência ou retorno político?’: como a imprensa internacional repercutiu ato de BolsonaroCorreio Braziliense – HOME – DF – Online – 26/02/2024Jornais destacaram que Bolsonaro quis demonstrar força em meio às investigações sobre suposto golpe de Estado. Protesto ocupou quarteirões da avenida Paulista – (crédito: EPA) A imprensa internacional repercutiu no seu noticiário o ato convocado pelo ex-presidente Jair Bolsonaro em São Paulo no domingo (25/2). “Última resistência ou retorno político?”, perguntou o jornal francês Le Monde em uma reportagem escrita por um correspondente no Brasil.
OMC inicia conferência ministerial em meio a tensões geopolíticas e poucas perspectivas de acordosUOL – HOME – SP – Online – 26/02/2024A Organização Mundial do Comércio (OMC) iniciou nesta segunda-feira (26) uma reunião ministerial nos Emirados Árabes Unidos (EAU), com poucas perspectivas de alcançar acordos, mas com apelos por consenso em um momento de tensões geopolíticas em vários continentes. “Agora cabe a vocês chegar a um consenso sobre as decisões que visam construir um futuro melhor para o comércio mundial”, declarou a diretora-geral da OMC, a nigeriana Ngozi Okonjo-Iweala, na abertura da conferência, que contou com a presença do príncipe herdeiro dos Emirados Árabes Unidos.
Varejo – Automóveis, Peças, Postos de Combustíveis
Fiscalização de combustíveis: ANP divulga resultados de ações em 15 unidades da FederaçãoFecombustíveis – HOME – RJ – Online – 26/02/2024Entre os dias 12/2 e 22/2, a ANP fiscalizou o mercado de combustíveis em 15 unidades da Federação, em todas as regiões do país. Nas ações, os fiscais verificaram a qualidade dos combustíveis, o fornecimento do volume correto pelas bombas medidoras, a adequação dos equipamentos e dos instrumentos necessários ao correto manuseio dos produtos, bem como as documentações de autorização de funcionamento das empresas e as relativas às movimentações dos combustíveis.
Varejo – Calçados, Vestuário, Confecções
Material vira alternativa sustentável ao plástico e cria mercado bilionárioO Estado de S.Paulo – Home – SP – Online – 25/02/2024 – Marta VidalA cortiça está passando por um renascimento à medida que mais setores buscam alternativas sustentáveis ao plástico e a outros materiais derivados de combustíveis fósseis Por Marta Vidal O ruído rítmico dos machados batendo nas árvores ecoa nas profundezas da floresta de sobreiros. Mas em Coruche, uma área rural ao sul do rio Tejo conhecida como a “ capital da cortiça ” de Portugal , o estrondo das árvores caindo no chão não acompanha o som dos golpes de machado.
Mais mulheres no comércio exteriorCorreio Braziliense – Cidades – DF – 15 – 26/02/2024O Ministério do Desenvolvimento, Indústria, Comércio E e Serviços (MDIC) lançou, em parceria com a ApexBrasil, a segunda edição do Elas Exportam, programa de mentoria que busca aumentar a participação de empresas lideradas por mulheres no comércio exterior. As inscrições foram prorrogadas até quarta-feira (28). “Estudo feito pelo MDIC em 2023 constatou que apenas 14% das empresas exportadoras brasileiras são lideradas por mulheres”, informa Tatiana Prazeres, secretária de Comércio Exterior do ministério.
Varejo – Higiene e Beleza
Em 2015, por conta de uma mudança de vida, surgiu o Afina Menina ainda no Instagram, e em 2018, ele se tornou um Portal que reúne notícias variadas sobre saúde e qualidade de vida da mulher, além de trabalho, cotidiano, família, bem-estar e tudo o que compõe o universo feminino.Afina Menina – Home – SP – Online – 25/02/2024 – Afina MeninaBluem, empresa holandesa, chega ao Brasil firmando parceria com a rede de farmácias Panvel, que oferece serviços de saúde nas regiões Sul e Sudeste do Brasil, através de lojas físicas, aplicativo, e-commerce e canal telefônico. Ela comercializa mais de 15 mil itens, entre medicamentos e produtos de higiene e beleza, nacionais e importados. Por meio dessa parceria, a Bluem se faz presente em todo o sul do Brasil e avança mapa acima pelo Sudeste, Centro-Oeste e caminhando para o Nordeste e Norte.
Varejo – Material de Construção
O que vai definir o desempenho do varejo em 2024 – Parte 2Mercado & Consumo – Home – SP – Online – 26/02/2024 – Marcos Gouvêa“A análise de alguns dos fatores macroeconômicos que influenciarão o comportamento do consumo e varejo em 2024 foi mostrada em nosso artigo anterior . E agora a ideia é destacar reflexos desses fatores no desempenho de categorias, canais, formatos, regiões e modelos de negócios neste período. Toda análise baseada em estimativas de comportamento médio deve ser considerada de forma cautelosa, pois as médias equalizam a realidade que em um país-continente tão diverso em tantos aspectos como o Brasil podem distorcer a necessária visão detalhada.” A primeira e quase óbvia constatação é que o varejo de valor continuará a ter desempenho superior à média dos setores.
Varejo – Ótica, Móveis,Eletrodomésticos, Viagens
Zerezes fatura R$ 55 milhões com novas operações e modelosSBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – Home – SP – Online – 26/02/2024Com um olho na moda e outro na loja, rede carioca de óticas cresce anualmente acima de 50%, abrindo unidades físicas e lançando modelos Por Daniel Giussani | A meta da marca de ótica carioca Zerezes é clara: fazer dos óculos de grau um artigo de moda, como roupas e tênis. Criada em 2012 por então estudantes de design na Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC Rio), a empresa encerrou 2023 faturando 55 milhões de reais, um crescimento de 57% em relação a 2022 — só em novembro, na Black Friday, vendeu 6 milhões de reais.
Economia afetiva: o que é e como ela aquece o mercadoDiário do Comércio Online – HOME – MG – Online – 26/02/2024Customize Consent Preferences 26 de fevereiro de 2024 às 5h00 Na esteira da economia criativa , a personalização, ou seja, a entrega de produtos com características definidas pelo cliente, tem sido adotada em diversos mercados. Isso ocorre em resposta às mudanças surgidas nos últimos tempos, que, segundo a pesquisadora Keli Rocha, “estão acontecendo em todos os níveis e eixos, atingindo a todas as pessoas de maneira direta ou indireta”.
Consórcio de eletrodomésticos: descubra como funcionaSeu Crédito Digital – Home – SP – Online – 26/02/2024 – Gabriela Ferraz CamargoO consórcio de eletrodomésticos é uma alternativa flexível para adquirir produtos, proporcionando parcelas acessíveis e vantagens financeiras a longo prazo. O consórcio de eletrodomésticos representa uma modalidade de aquisição que permite obter produtos para o lar através de um parcelamento em longo prazo. Dessa forma, diferenciando-se de crediários, oferece juros mais baixos.
Varejo – Supermercados, Padarias, Açougues, Sacolão
Preço Comparado: diferença de preços do sal refinado nos supermercados é de 181,8%O Povo – Home – CE – Online – 25/02/2024Entre os temperos, o produto apresentou a maior variação, podendo ser encontrado entre R$ 0,99 e R$ 2,79, o quilo A diferença de preço do sal refinado nos supermercados de Fortaleza pode variar até 181,8%, sendo a maior entre temperos, molhos e condimentos. O valor, literalmente, mais salgado é encontrado no Mercado Extra, que fica no Bairro de Fátima: R$ 2,79.
Páscoa se consolida como terceira principal data comercial do anoBem Paraná – Home – PR – Online – 26/02/2024 – Jurandyr SchellesA Páscoa vem se consolidando como o terceiro evento sazonal mais importante para o varejo brasileiro, ficando atrás apenas do Natal e do Dia das Mães. E não só o chocolate. Além da iguaria amada pela maioria dos brasileiros, a Semana Santa estimula o consumo de outros produtos, como pescados e frutos do mar, além das viagens. Mas é claro que o chocolate acaba sendo o carro-chefe da data.
APAS projeta crescimento de 4,5% nas vendas de chocolates nesta Páscoa 2024-02-262A + Alimentos – Home – SP – Online – 26/02/2024Crescimento nos preços do produto teve leve alta em 2023, abaixo da inflação do país São Paulo, fevereiro de 2024 – A Páscoa, uma das principais datas do varejo alimentar brasileiro, tem tudo para ser mais doce este ano. A APAS – Associação Paulista de Supermercados – projeta que as vendas de chocolates (incluindo os ovos de Páscoa) deverão crescer 4,5% em relação ao ano anterior.
Supermercados nos EUA querem liderar o movimento “Comida como Medicina”Forbes Brasil – Home – SP – Online – 26/02/2024 – Phil Lempert, Vera OndeiPesquisa da The Food Industry Association mostra que o setor de alimentos, que movimenta US$ 800 bilhões, cada vez mais cria estratégias de nutrição, saúde e bem-estar com foco no consumidor. Confira o que ela diz A FMI (The Food Industry Association), organização que representa um mercado de US$ 800 bilhões nos EUA, divulgou os resultados de seu mais recente relatório de pesquisa, “Contribuições da Indústria Alimentícia para a Saúde e o Bem-Estar 2024”, na semana passada, destacando o foco da indústria alimentícia em capacitar os consumidores a comer de forma mais saudável e oferecer programas para auxiliar em sua jornada.
Delivery cresce e acende debate nas redes: o ato de cozinhar em casa vai acabar?O Tempo – Home – MG – Online – 26/02/2024 – Shirley PacelliSegundo levantamento da Kantar, em 2023, brasileiro fez um pedido a cada 15 dias em plataformas de entrega como o iFood Na última semana, o caos se instalou nas redes: profetizaram o fim do “arroz e feijão” feitos em casa e os brasileiros saíram em defesa da dupla sagrada. Enquanto chefs renomadas e nutricionistas apontaram a importância da comida caseira na manutenção dos costumes e da saúde da população, mulheres sobrecarregadas confessaram o desejo de nunca mais cozinhar na vida.
Jantar pelo Rio no Hilton e Mendoza-Rio no Rudä e no Mäska; Pane di Pasqua Lindt; veja novidadesO Globo – Home – RJ – Online – 26/02/2024Para celebrar os 459 anos do Rio, os chefs executivos do Hilton Copacabana, Pablo Ferreyra, e Hilton Barra, Felipe Moreira, vão preparar o menu exclusivo Best of Rio, às 19h no restaurante Clarice, no hotel em Copacabana. O jantar sairá a R$ 280 + taxas por pessoa.Será um menu degustação com seis pratos; e cada chef será responsável por uma sequência completa com entrada, prato principal e sobremesa.
Turismo
Gastos de turistas no Brasil no ano passado chegaram a quase 7 bilhões de dólaresO Sul – HOME – RS – Online – 25/02/2024 – Redação O SulA Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur) informou recentemente que os gastos de turistas de outros países no Brasil em 2023 atingiram US$ 6,9 bilhões, representando, segundo o órgão, o maior valor no período de um ano. Conforme a Embratur, até então, o recorde havia sido registrado em 2014, quando os turistas gastaram no Brasil US$ 6,8 bilhões (em valores corrigidos).