Imprensa - 28 de março de 2016 Cai o número de consumidores regularizando dívidas Sugestão de Pauta De acordo com dados do Serviço de Proteção ao Crédito (SPC) da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o número de consumidores belo-horizontinos que regularizaram suas dívidas em fevereiro deste ano caiu 7,87%, quando comparado com o mesmo mês do ano anterior. Segundo a economista da CDL/BH, Ana Paula Bastos, o atual cenário econômico de pressão inflacionária e, sobretudo, de juros elevados tem causado um efeito negativo no orçamento das famílias. “Quanto maior a taxa de juros mais difícil é para o consumidor renegociar seus débitos, pois o valor da dívida fica maior”, explica. recuperação de crédito (Fev.16/Fev.15) Imagem 1 Quando comparado com o mês imediatamente anterior (janeiro de 2016), o índice de recuperação de crédito registrou queda de 12,62%. Ana Paula atribuiu essa redução ao comprometimento da renda de boa parte dos consumidores com as despesas de início do ano como tributos (IPTU e IPVA), reajustes de tarifas e matrículas escolares. “Ao priorizar o pagamento destes compromissos financeiros, o belo-horizontino ficou sem condições de quitar débitos antigos”, afirma. “Além disso, o mês de fevereiro possui um menor número de dias úteis, o que contribui com a queda no número de pessoas quitando suas dívidas”, completa. Perfil – Em fevereiro, a maioria dos consumidores que regularizou seus débitos junto ao SPC da CDL/BH pertencem ao sexo feminino (58,3%). Por faixa etária, os que mais recuperam seu crédito (28,82%) foram os belo-horizontinos de 30 a 39 anos. Os jovens de 18 a 24 registraram o menor índice (8,29%). As demais faixas etárias são consumidores entre 40 e 49 anos (22,97%); 50 a 64 anos (21,64%); 25 a 29 anos (10,33%) e acima de 65 anos (9,93%). recuperação de crédito – Variação por Faixa etária Imagem 2