Imprensa - 29 de maio de 2014 Cai otimismo dos empresários com as vendas para o Dia dos Namorados Sugestão de Pauta De acordo com pesquisa realizada pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) no período de 12 a 23 de maio com 200 empresários da capital mineira, as vendas para o Dia dos Namorados devem ser iguais as do ano passado, segundo 39% dos entrevistados (no último ano, 25,13% acreditavam em vendas iguais ao ano de 2012). Os que acreditam em vendas melhores totalizam 32%, contra 52,76% dos lojistas entrevistados em 2013. Já 29% acham que as vendas serão piores em 2014 em relação ao ano passado. O dia dos namorados em 2014 será (gráfico 01) De acordo com 21,53% dos empresários, o fator que deve prejudicar as vendas é a inflação. Os outros fatores, na visão dos lojistas são: Copa do Mundo (18,75% dos entrevistados), redução no poder de compra (17,36%), desaceleração da economia (13,19%), taxas de juros altas (11,81%), inadimplência (7,64%), desemprego (7,64%), outros que incluem eleições, impostos e manifestações (2,08%) e 0,69% acham que nada pode prejudicar as vendas. O que no cenário atual pode prejudicar as vendas? (gráfico 02) Em contrapartida, os fatores que podem ajudar nas vendas são: crédito para pessoas físicas (39,58%), nada pode contribuir (26,04%), Copa do Mundo (20,83%), taxas de desemprego em patamares menores (13,54%) e taxas de juros em patamares menores (1,04%). O que no cenário atual pode ajudar nas vendas? (gráfico 03) Para 24,75% dos empresários o consumidor comprará presentes com tíquete médio de R$ 75,01 a R$ 100. A divisão entre as diversas faixas ficou assim: entre R$ 50,01 a R$ 75 (21,78% dos entrevistados), de R$ 100,01 a R$ 150 (16,83%), de R$ 150,01 a R$ 200 (12,87%), de R$ 200,01 a R$ 300 (7,92%), de R$ 300,01 a R$ 400 (5,94%), de R$ 30,01 a R$ 50 (3,96%), acima de R$ 400 (3,96%) e até R$ 30 (1,98%). Tíquete médio (gráfico 04) Pagamento – Segundo 73,27% dos entrevistados, a forma de pagamento que mais será utilizada pelos consumidores é o parcelado no cartão de crédito. Em seguida, os lojistas acreditam que as vendas serão pagas das seguintes formas: dinheiro (12,87%), cartão de débito (4,95%), a vista no cartão de crédito (4,95%), parcelado no cheque (2,97%) e a vista no cheque (0,99%). Forma de pagamento (gráfico 05) Entre os lojistas que acreditam que a forma de pagamento mais utilizada será a parcelada, a maioria (46,91%) espera compras divididas em até três vezes. Em seguida, esperam quatro parcelas (22,22% dos empresários); duas (16,05%); dez (6,17%), uma (6,17%), cinco (1,23%) e seis (1,23%). Número de parcelas (gráfico 06) Estratégias – O atendimento qualificado será a estratégia utilizada pela maioria dos comerciantes (26,02%) para atrair a clientela. As demais são: ofertas/promoções (16,84%); preço/valor dos produtos (11,73%), propaganda/publicidade (9,18%), ambiente agradável (8,16%), facilidades de pagamento (7,65%), ofertas de serviços diferenciadas (7,14%), qualidade/mix de produtos (7,14%), decoração (5,61%) e outros (0,51%). Estratégia para atrair clientes (gráfico 07) Roupas são os produtos que terão o melhor desempenho de acordo com 36,89% dos entrevistados. Em seguida estão: calçados/acessórios (22,33%), joias/bijuterias (4,85%), eletroeletrônicos (4,85%), telefone celular (4,85%), livraria/papelaria (4,85%), produtos eróticos/lingeries (3,88%), flores (3,88%), perfumaria e cosméticos (3,88%), CDs/DVDs (2,91%), cama, mesa e banho (1,94%), móveis (0,97%), bombons (0,97%), alimentação e bebidas (0,97%), artigos de decoração (0,97%) e produtos diversos (0,97%). Produtos com melhor desempenho (gráfico 08) Cenário econômico – Segundo 50,5% dos empresários entrevistados, a atual situação econômica do país os levou a adiar a contratação de funcionários ou algum outro investimento. E 70,1% precisaram rever a expectativa de vendas para 2014. Precisou rever sua expectativa de vendas para 2014 (gráfico 09) Expectativa de vendas – O Dia dos Namorados deve movimentar entre R$ 2,15 a R$ 2,18 bilhões no setor de comércio e serviços de Belo Horizonte, de acordo com a previsão da CDL/BH. A Entidade prevê um crescimento entre 1% a 2,5% em relação ao mesmo período de 2013 nas vendas. Mês de Junho Variação em relação ao ano anterior (%) Valor de Vendas do Comércio de Belo Horizonte – (aproximada) (em R$ de Maio/2014) 2001 +1,2 1,34 bilhão 2002 -5,5 1,27 bilhão 2003 -0,9 1,25 bilhão 2004 +20,2 1,51 bilhão 2005 +10,4 1,67 bilhão 2006 -2,4 1,63 bilhão 2007 +6,2 1,74 bilhão 2008 +5,5 1,83 bilhão 2009 +2,0 1,87 bilhão 2010 +5,2 1,98 bilhão 2011 +2,38 2,03 bilhões 2012 +4,37 2,12 bilhões 2013 +0,22 2,13 bilhões 2014 De 1,0% a 2,5% (P) Entre 2,15 a 2,18 bilhões (P) (P) = Previsão