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Carnaval 2025: comércio e serviços prontos para a folia em BH

Sugestão de Pauta

Para que os empresários possam aproveitar as oportunidades da festa, a CDL/BH elaborou um manual com instruções sobre cortejo dos blocos e mudanças de trânsito e transporte. Para além da economia, o setor de comércio e serviços é apoiador de diversas ações de combate ao assédio e a importunação sexual, reciclagem e segurança

Com uma expectativa de recorde de público para o Carnaval da capital mineira, onde são esperadas seis milhões de pessoas entre os dias 1° e 4 de março, o comércio tem se programado para aproveitar as oportunidades da festa. A expectativa é que as lojas próximas aos circuitos dos blocos aproveitem para comercializar bebidas e disponibilizar os sanitários.


“Durante a folia o consumo será focado em bebidas alcoólicas e não alcoólicas, lanches, maquiagem e itens para crianças como spray de espuma. É uma excelente oportunidade para os comerciantes fazerem uma renda extra, já que estão autorizados pela Prefeitura a funcionar em regime especial”, afirma o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva.


Para auxiliar os comerciantes e prestadores de serviços, como bares e restaurantes, a se adequarem para o impacto do cortejo dos blocos em seus estabelecimentos, a entidade compilou os principais endereços eletrônicos sobre a programação dos blocos e seus itinerários, limpeza urbana, fechamento de vias e alterações no transporte e liberação especial para o comércio durante o Carnaval. O guia, que pode ser consultado no site da CDL/BH, www.cdlbh.com.br.


Combate à importunação sexual

A CDL/BH é apoiadora de diversas ações de combate à importunação sexual e violência de gênero nesta folia.
Uma das iniciativas é o protocolo “FALE AGORA na folia”, desenvolvido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese), que busca garantir um ambiente mais seguro no Carnaval de BH. A ação capacitou organizadores de blocos e vendedores ambulantes para que sejam capazes de identificar e encaminhar adequadamente situações de violência e importunação. Os capacitados usarão pulseiras de identificação na cor roxa, facilitando a atuação durante a festa.


Vans para atendimento às vítimas


Outra ação apoiada pela entidade, são as unidades móveis de atendimento às mulheres em situações de violência e/ou importunação, entre os dias 1° e 4 de março. Serão disponibilizadas três vans, sendo duas do Ministério Público e uma da Defensoria Pública, além de tendas estruturadas e equipadas com profissionais qualificados para atender mulheres em situação de vulnerabilidade.


O atendimento inicial será humanizado, garantindo acolhimento psicossocial e, quando necessário, encaminhamento para a rede de apoio, incluindo serviços de segurança e saúde. Além disso, o fluxo de atendimento está em fase de definição para assegurar um serviço eficiente e organizado.


As vans serão posicionadas em locais estratégicos, próximos à Patrulha de Prevenção à Violência Doméstica – PPVD da Polícia Militar – PMMG, garantindo a segurança tanto das profissionais quanto das mulheres atendidas. Além disso, serão escolhidos pontos de fácil acesso, porém discretos, para garantir um ambiente acolhedor e tranquilo para o atendimento.


A equipe contará com Promotores de Justiça do Ministério Público, profissionais do Centro Risoleta Neves de Atendimentos às Mulheres Vítimas de Violência – Cerna, Bombeiros Militares e outros especialistas capacitados.


A CDL/BH também irá contribuir na distribuição de leques informativos com telefones úteis e direcionamento às vítimas de violência e/ou importunação. Ainda serão distribuídas tatuagens temporárias com a mensagem “Sou Dona de Mim”, que reforça o direito das mulheres à dizer não.


Campanha “Carnaval é na Lata”


A CDL/BH apoia a campanha “Carnaval é na Lata”, que incentiva bares, restaurantes e ambulantes a priorizar a venda de bebidas e alimentos em recipientes que não ofereçam riscos, como garrafas de vidro. Os estabelecimentos localizados nas rotas dos blocos de rua receberão visitas de fiscais da Secretaria Municipal de Política Urbana para orientação.


ReciclaBelô


Em outra parceria com o Executivo Municipal, a CDL/BH é apoiadora do ReciclaBelô, que vai promover a coleta seletiva dos resíduos gerados durante os quatro dias de Carnaval na cidade (1º a 4 de março). As cooperativas integrantes do projeto ReciclaBelô vão ser remuneradas pela SLU com o valor por meio de um aditivo nos contratos que o órgão mantém com as entidades para a prestação de serviços de coleta seletiva porta a porta na cidade.


As centrais de triagem serão montadas pela Belotur na Pampulha, Centro, Avenida dos Andradas e Savassi. Elas terão tendas, banheiros químicos, grades, lonas, mesas, geradores e água mineral, entre outros itens. Nesses locais os catadores farão uma pré-triagem do material recolhido, que será encaminhado para os galpões, para depois serem comercializados com a indústria recicladora.

Segurança


Em apoio à Polícia Militar, o comércio irá cooperar em ações como patrulhamento ostensivo, postos elevados de segurança e Centros de Registro de Ocorrências Policiais (CROPs) nos seguintes endereços:

Colégio Arnaldo

Sede da 6ª Cia: Rua dos Carijós, 758 – Centro

Praça José Mendes Júnior, ao lado do Palácio da Liberdade.

Sede da 5ª Cia: Rua Rio Grande do Sul, 853 – Santo Agostinho

Funcionamento especial no Carnaval

O Executivo Municipal atendeu ao pedido da CDL/BH e autorizou o funcionamento especial de estabelecimentos comerciais durante o Carnaval, permitindo a venda de bebidas, adereços carnavalescos e a disponibilização de sanitários. A expectativa é que a medida aumente a receita das empresas e melhore a experiência dos foliões.


A portaria (SMPU 005/2025), publicada no Diário Oficial do Município, estabelece regras para o funcionamento, como a necessidade de Alvará de Localização e Funcionamento (ALF) válido, a venda restrita a embalagens seguras (alumínio, plástico ou cartonadas) e a proibição do consumo no local. O comércio deve operar apenas durante a concentração e os desfiles dos blocos, respeitando um período de até duas horas antes e depois dos eventos.

Foto: Élcio Paraíso/PBH