Carnaval seguro

Distribuição gratuita de doleiras, para evitar furtos de celulares, documentos e dinheiro, e apoio às vítimas de assédio marcam o carnaval de BH. Bares da avenida Amazonas irão seguir diretrizes de funcionamento

Os foliões que curtirem o Carnaval no entorno da Praça da Liberdade no domingo, 11, serão presenteados com doleiras. O brinde, distribuído pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), faz parte de uma série de ações da entidade para que a folia da capital mineira seja mais segura. O acessório comporta dinheiro, chaves, documentos e celular.

Outra ação da entidade é a parceria com a  Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) no Plantão Integrado “Acolhe minas” que, durante os quatro dias de festa vai funcionar das 10 às 19 horas, sábado a terça-feira, na sede do Iepha ( Praça da Liberdade), para atender mulheres que tenham sofrido algum tipo de importunação e ou violência sexual. Todas as profissionais que vão trabalhar no Plantão serão mulheres. Também serão distribuídos leques com telefones úteis e a letra da marchinha ‘Sou Dona de Mim’, composta para a folia. O público do Carnaval de Belo Horizonte possui idade entre 25 e 44 anos e 62% se declaram do gênero feminino.

Segurança nos bares

Os bares do Hipercentro da capital, especialmente da Avenida Amazonas, na região dos Coqueiros (entre Rua dos Caetés e Avenida Amazonas), definiram algumas diretrizes de funcionamento junto à CDL/BH, Associação de Bares e Restaurantes de Minas Gerais (Abrasel), Equipe de Fiscalização da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) e Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG).

Durante a folia, ficaram acordadas as seguintes medidas:

1. Indicação de utilizar formato de pagamentos antecipados e vender cervejas apenas em latas e/ou copos de plástico.
  2. Vender alimentos em materiais descartáveis, pratinhos de plástico e, de preferência, fazer a entrega desses materiais fora dos bares, evitando grande concentração de público.
  3. A indicação da PMMG é que não seja colocado gradil, mesas ou qualquer outro item fechando os passeios na região.
  4. Os bares devem evitar deixar materiais que possam ser utilizados em casos de desordem pública como sombreiros, ombrelones, dentre outros.
  5. Evitar a colocação de caixas de som e equipamentos de sonorização na área externa dos bares.

Os bares terão suporte da PMMG para fechar até às 20 horas, recolhendo todos os itens como mesas e cadeiras até esse horário, contribuindo com a dispersão do público.

De acordo com o Major Alencar, Comandante da 6ª da PMMG, existe uma previsão de pelo menos 50 mil pessoas circulando, por dia, na região e essas medidas visam coibir desordem pública e ajudar na circulação de pessoas que estarão na região para curtir o Carnaval.

Foto: Bruno Figueiredo/PBH