Imprensa -

Casa da Mulher Mineira aprimora atendimento com Espaço Reviver

Sugestão de Pauta

O ambiente será inaugurado nesta terça-feira e vai proporcionar melhor acolhimento e encaminhamento das vítimas de violência doméstica ao mercado de trabalho. Ação é uma parceria da CDL/BH e Polícia Civil de Minas Gerais

A Casa da Mulher Mineira, unidade policial de acolhimento às vítimas de violência doméstica, familiar e sexual, inaugura nesta terça-feira, 14, às 16 horas, o Espaço Reviver, um ambiente preparado para ofertar um atendimento ainda mais humano e acolhedor às mulheres. A ação é uma parceria da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) com a Polícia Civil de Minas Gerais, por meio do Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família (DEFAM).

O Espaço Reviver tem como objetivo o resgate da autoestima das mulheres vítimas de violência doméstica e familiar, em um ambiente acolhedor, proporcionando oportunidades para se reerguer e reinventar. Roupas, sapatos, material de higiene pessoal e outros objetos estarão disponíveis às mulheres que, por conta da violência, perderam ou tiveram, de alguma forma, seus bens inutilizados. O espaço também visa suprir algumas necessidades daquelas vítimas que precisaram abandonar seus lares às pressas, apenas com as roupas do corpo.

“Além do acolhimento humanizado e assistencial, a Casa da Mulher Mineira e o Espaço Reviver irão proporcionar a essas mulheres a inserção no mercado de trabalho, por meio do programa A Vez Delas. É de extrema importância que essas mulheres possam trabalhar e alcançar a independência financeira, já que o fato delas dependerem financeiramente dos agressores é o que impede o rompimento do ciclo de violência, como diversas pesquisas já mostraram”, afirma o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

O “Banco de empregos – A Vez Delas”, promovido pela Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) em parceria com a CDL/BH, visa fomentar a inclusão de mulheres em situação de violência doméstica no mercado de trabalho por meio da intermediação entre empresas públicas e privadas e entidades e órgãos públicos estaduais, federais e municipais que realizam atendimento a mulheres em situação de violência.

Doações de roupas e calçados

Para oferecer às mulheres acesso a vestuário e calçados, foi realizada uma arrecadação de itens. As peças foram criteriosamente selecionadas, organizadas e dispostas em araras para facilitar a escolha por tamanho e estilo. No espaço foram instalados provadores com espelhos de corpo inteiro, para que, após a escolha, a mulher possa experimentar as peças selecionadas, como uma experiência de compra, aprovação e resgate da autoestima. 

Além de vestimentas, o Espaço Reviver prevê ainda promover dias de beleza, com cortes de cabelo, sobrancelhas e maquiagem. Cursos de automaquiagem também estão em desenvolvimento para possibilitar às mulheres um recomeço sem violência e com oportunidades.

Inauguração Espaço Reviver – Casa da Mulher Mineira

Data: 14 de junho de 2022

Hora: 16 horas

Local: Auditório da Inspetoria Geral, ao lado da Casa da Mulher Mineira – Avenida Augusto de Lima, 1845 – Barro Preto

Fontes disponíveis para entrevista:

Presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva Chefe do Departamento de Investigação, Orientação e Proteção à Família, delegada-geral Carolina Bechelany

Foto: Divulgação/PCMG