CDL/BH apoia Carta Aberta em Defesa das Usinas da Cemig

Belo Horizonte, 31 de julho de 2017  – A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Entidade que representa os setores de comércio e serviços da capital, manifesta legítimo apoio aos termos apresentados na Carta Aberta em Defesa da Cemig, visando à renovação das concessões e a garantia da manutenção da operação das usinas de São Simão, Miranda e Jaguara. Embora o contrato entre a União e o Estado preveja a renovação das concessões dessas três usinas por mais 20 anos, o Governo Federal está quebrando o acordo e sinaliza que pretende realizar a venda delas. Assim, a Estatal publicou uma carta solicitando ao Governo, em nome dos cidadãos de Minas Gerais em defesa das usinas da Instituição, que respeite os contratos assinados e busque um acordo para a renovação das concessões.

Para a CDL/BH, a renovação é fundamental não só para a sustentabilidade do sistema de geração de energia elétrica, mas também para o crescimento econômico do Estado de Minas Gerais. Na opinião do presidente da CDL/BH, Bruno Falci, a quebra do acordo e a possível venda das usinas, que respondem por cerca de 50% da energia gerada pela Cemig, acarretará desestabilização econômica. “Essa conta vai sobrar para o povo mineiro. Empresas e consumidores terão que arcar com tarifas de energia, que segundo a Cemig, podem ficar até 100% mais caras”, disse. “A CDL/BH se posiciona de forma contundente para que o consumidor mineiro e a economia não sejam prejudicados”, completa Falci.