CDL/BH comemora aprovação do novo Cadastro Positivo

Bruno Falci, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) comemora a aprovação pela Câmara dos Deputados do Projeto de Lei Complementar 441/2017, que altera o Cadastro Positivo. A Entidade acredita que as mudanças na lei são um avanço rumo à desburocratização e à efetivação do cadastro de bons pagadores. O novo Projeto de Lei pretende estimular a inclusão de dados no cadastro, já que pela lei que está em vigor, os consumidores precisam autorizar a inserção das informações no sistema. Essa exigência de autorização é um dos motivos para a baixa adesão ao Cadastro Positivo, que já existe desde 2011.

Para os setores de comércio e serviços, o Cadastro Positivo possibilita que as empresas tenham à disposição um número cada vez maior de informações sobre seus clientes, o que facilita a avaliação no momento de concessão de crédito. Assim, serão oferecidas condições mais favoráveis de financiamento e juros a consumidores e empresas que estejam em dia com seus compromissos financeiros. As mudanças aprovadas no novo Cadastro Positivo podem trazer grandes benefícios para consumidores e empresários, democratizando o acesso às instituições financeiras e impulsionando a economia do País.