CDL/BH destaca a importância do comerciante na vida da cidade

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) celebra nesta sexta-feira, 16, o Dia do Comerciante.  Para o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, é importante que toda a população de Belo Horizonte saiba da relevância que os empreendedores possuem na vida da cidade. Segundo ele, direta ou indiretamente, o trabalho do comerciante está presente no dia a dia de todas as pessoas.

“O Dia do Comerciante é uma boa ocasião para lembrar para toda a população de Belo Horizonte a importância do comércio. Quando o salário do funcionalismo está em dia, quando uma criança recebe uma merenda escolar, quando uma pessoa se alimenta em um restaurante popular com preço baixo, quando recebe um tratamento em um centro de saúde, quando uma obra é realizada, enfim, todas as ações do poder público têm participação ativa do comércio, o setor que mais gera emprego e renda em nossa cidade. Representamos 72% do PIB da cidade e geramos mais de um milhão de empregos”, destaca.

Ele ressalta também o papel preponderante que o comerciante está desempenhando durante a pandemia. “Sem dúvida alguma fomos o setor da economia mais sacrificado. Milhares de comerciantes foram obrigados a fechar suas portas para preservar vidas humanas. Muitos não conseguiram resistir, mas a maioria foi capaz de enfrentar e sobreviver ao período de fechamento”, lembra Souza e Silva.

O presidente da CDL/BH enfatiza o intenso trabalho que a entidade realizou para dar suporte ao comerciante no enfrentamento da pandemia. “Lutamos para viabilizar crédito mais fácil e barato, ampliamos nossos convênios e parcerias para ajudar a reduzir custos e aumentar a receita das empresas, oferecemos centenas de consultorias e cursos de capacitação, além de campanhas educativas que foram importantes não só para o comércio, mas para toda a população de Belo Horizonte”, afirma.

Como exemplo de ações, ele cita a campanha do Juro Zero, que obrigou as instituições financeiras a criarem linhas de financiamento mais baratas. A criação do programa É PRA JÁ, que é um amplo conjunto de serviços e benefícios para os associados. O lançamento do Selo Loja Segura, que orienta lojistas a adotarem todos os protocolos de segurança e prevenção ao coronavírus no atendimento aos clientes, e o Movimento Juntos por Você, em parceria com Sebrae Minas, Federaminas e Fecomércio –  que proporciona aos empresários e empreendedores acesso à orientações, produtos e informações que estão ajudando o comércio a enfrentar este momento de crise.