Imprensa - 23 de outubro de 2019 CDL/BH e PUC Minas realizam parceria para fomentar a conexão entre o meio acadêmico e o mercado Sugestão de Pauta Com objetivo de fomentar a inovação e a busca por soluções diferenciadas para problemas enfrentados pelos varejistas, a CDL/BH e a PUC Minas realizaram uma parceria que vai promover a aproximação entre o meio acadêmico e o mercado. A partir do próximo semestre, os desafios mercadológicos dos associados da CDL/BH servirão de cases para serem estudados pelos universitários da PUC Minas do novo curso de Administração a Distância (EAD). O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, destaca a importância da realização deste convênio com a PUC Minas. “Vivemos um período de grandes transformações, principalmente influenciadas pela revolução digital, na qual as empresas precisam se reinventar constantemente para não perderem espaço e se manterem competitivas. Por isso, esse contato mais próximo com uma das principais instituições de ensino do nosso País, e que possui uma longa trajetória de realizações, será muito relevante para os setores de comércio e irá oferecer mais um diferencial a nossos associados”, comenta Souza e Silva. “Com essa parceria, vamos proporcionar uma oportunidade diferenciada para os empresários do varejo terem seus problemas resolvidos em um ambiente de inovação e conectados com as novidades do mercado”, acrescenta. Durante a reunião realizada na sede da CDL/BH, o Diretor da PUC Minas Virtual, professor Marcos André Silveira, ressaltou a necessidade dos cursos de graduação estarem atrelados às exigências do mercado. “Sempre buscamos realizar um projeto de graduação que fizesse a diferença dentro do meio acadêmico. O mundo está mudando o tempo todo, logo, não é suficiente que as universidades formem alunos com conhecimento apenas técnico. É por isso que pensamos em um novo modelo de curso, no qual os alunos se matriculam em projetos e trabalhem questões reais”, explica Silveira. “Não tenho dúvidas de que a parceria com a CDL/BH irá gerar diversas oportunidades para que os empresários desenvolvam seus negócios e os alunos saiam do curso preparados para lidar com o mercado”, acrescenta. Com a parceria, a cada semestre do novo curso de Administração, que possui uma estrutura diferenciada (permitindo que os estudantes tenham maior liberdade ao selecionarem matérias de acordo com seu interesse profissional), os alunos irão desenvolver dentro de uma disciplina específica, um projeto para tratar de um problema real apresentado pelo varejo, de acordo com os conteúdos que estiverem sendo trabalhados no semestre. Para terem seus cases selecionados, os empresários devem participar das imersões que são realizadas quinzenalmente, no Espaço Varejo Inteligente da CDL/BH. Durante as imersões, serão identificados os desafios de cada negócio. A partir daí, o empresário que tiver seu case tratado pelos universitários passará por vários processos e, ao fim irá receber um diagnóstico consolidado sobre o desafio apresentado.