CDL/BH instala “Túnel de desinfecção” para enfrentamento à Covid-19 em três terminais de transporte coletivo de Belo Horizonte

Na próxima terça-feira, dia 6, equipamentos já estarão em funcionamento nas estações Carijós, Barreiro e São Gabriel

Na próxima terça-feira, 6 de outubro, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) entrega para os usuários dos terminais Carijós, Barreiro e São Gabriel, o “túnel de desinfecção” para enfrentamento à Covid-19. Essa é mais uma ação da CDL/BH para enfrentamento à Covid-19. Em junho, a entidade, em parceria com a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg), instalou 50 totens de álcool gel nos seis grandes terminais de transporte coletivo da cidade e em 14 estações do sistema Move nas avenidas Antônio Carlos, Cristiano Machado, Pedro I e Vilarinho. “Os grandes terminais e as estações de transferência são pontos de grande circulação de pessoas. Nosso objetivo, com a instalação dos túneis e dos totens de álcool em gel, é engajar ainda mais as pessoas para que adotem comportamentos que ajudam no combate à doença”, esclarece o presidente em exercício da CDL/BH, José Angelo de Melo.

O “túnel de desinfecção” não utiliza produtos químicos e reduz possível transmissão para outras superfícies do ambiente através da emissão de uma névoa de água ozonizada. Desta forma, para não prejudicar as pessoas ao respirar o ozônio no formato de gás, o equipamento processa a solução do gás na água em um percentual muito abaixo do que poderia ser prejudicial ao ser humano e que é utilizado até mesmo para desinfecção de água, tornando-a potável. Essa informação consta de nota técnica do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai), que foi responsável, juntamente com a Fiemg, pela instalação do primeiro equipamento na estação BHBus Pampulha no mês de agosto.

A iniciativa da CDL/BH para instalação dos túneis tem parceria com a Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte S/A (BHTrans) e o Consórcio Operacional do Transporte Coletivo de Passageiros por Ônibus do Município de Belo Horizonte (Transfácil).