CDL/BH lança Conselhos Regionais Virtuais

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte lançou nesta semana, 26 de setembro, o Conselho Regional Virtual CDL/BH Barreiro. O evento foi realizado no 41º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais, PMMG, e contou com a presença e participação do presidente Bruno Falci e membros da diretoria da CDL/BH, de representantes da Policia Militar de Minas Gerais, comerciantes, lojistas e empresários doa região.

A criação dos Conselhos Regionais Virtuais tem como objetivo a aproximação da CDL/BH de regiões que possuem centros comerciais de porte significativo, que movimentam a economia, gerando emprego e renda. A atuação da Entidade nessas regiões estratégicas da cidade visa fomentar, cada vez mais, as atividades econômicas e o desenvolvimento local, gerando assim bem-estar social para a população. Além do Barreiro, neste ano, serão lançados os conselhos de Venda Nova (31/10) e Hipercentro (28/11).

O presidente da CDL/BH, Bruno Falci, destacou a relevância da criação de grupos de trabalho como este, principalmente em uma região tão promissora e forte como o Barreiro. “Com uma população de quase 300 mil habitantes e um dos centros comerciais mais movimentados da cidade, é fundamental que a CDL/BH estabeleça uma atuação ainda mais intensa e próxima daqui, que contribua para a melhoria da região como um todo,” afirma.

Um dos pontos destaque do lançamento foi à participação do Ten. Cel. Alan Magalhães, comandante do 41º Batalhão, que falou sobre a atuação da PMMG no Barreiro. A segurança é um dos pontos que mais interferem no dia a dia da população e comerciantes do local, segundo pesquisa recente realizada pela CDL/BH. Por isso, uma das primeiras ações do Conselho é a criação da rede de comerciantes protegidos, via whatsApp, com auxílio da PMMG.

O Tenente Coronel enfatizou que o foco do trabalho da PMMG é atender e proteger o cidadão de bem, e que não mede esforços, junto com sua equipe, para garantir a segurança da região. Ele ressaltou a importância da CDL/BH estar trabalhando junto aos comerciantes e população. “É imprescindível à atuação conjunta de todos os setores da sociedade, de forma organizada, para combater a criminalidade”, explica. “Assim, é possível avançarmos e criarmos um ambiente mais seguro para todos,” conclui.

O evento contou também com a participação da Tenente Luana Cristina Pontes Dornela, comandante da 4ª Cia. do 1º Batalhão, responsável pelo policiamento da Savassi, onde já foi implantado, há três anos, a rede de comércio protegido. Em sua apresentação, ela explicou como o grupo funciona, sua efetividade e resultados. “A participação de todos é muito importante. Com o compartilhamento de informações, conseguimos melhorar a atuação da PMMG. Por isso, a parceria com a CDL/BH é fundamental. A união de esforços é necessária para conseguir mudarmos o cenário em que vivemos,” comenta.

Os Conselhos são fóruns de discussão, voltados para assuntos pertinentes às principais regiões comerciais de Belo Horizonte. As discussões e comunicação dos Conselhos serão realizadas a partir da criação de grupos pelo whatsapp e reuniões presenciais, que serão semestralmente ou de acordo com a necessidade de cada local.

A Câmara de Dirigentes Lojistas pretende expandir, no próximo ano, os conselhos para todas as regionais da cidade. Com essa ação, a Instituição visa estender, ainda mais, sua atuação em toda capital, como agente ativo na busca por melhorias e desenvolvimento econômico e social de Belo Horizonte.