Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

CDL-BH oferece curso gratuito de direção defensiva para motociclistas de BH e RMBH

Clipping

Veja os destaques desta quarta-feira

CDL/BH
CDL/BH promove curso gratuito para motociclistasJornal do Buritis – *** – MG – 10 – 01/05/2024 – Da RedaçãoA partir do dia 8 deste mês motociclistas da capital mineira poderão realizar gratuitamente curso de pilotagem defensiva na ação “Acelerando para a Prevenção”, que integra a 11º edição do programa Ande Seguro, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/ BH). Serão disponibilizadas 5.920 vagas para motociclistas de Belo Horizonte e Região Metropolitana.
ANDE SEGURORádio Liberdade FM – Notícia – MG – Online – 03/05/2024 Motociclistas poderão realizar gratuitamente um curso de pilotagem defensiva na ação “Acelerando para a Prevenção”, que integra a 11º edição do programa Ande Seguro, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Serão disponibilizadas 5.920 vagas para motociclistas de Belo Horizonte e Região Metropolitana….
MOTOCICLISTAS DE BH TERÃO CURSO GRATUITO DE PILOTAGEM DEFENSIVAwww.cdlbh.com.br – Home – Internet – Online – 06/05/2024 – Josue RagoAs aulas começam nesta quarta-feira, 8, e podem ser realizadas até 30 de novembro. Serão oferecidas … As aulas começam nesta quarta-feira, 8, e podem ser realizadas até 30 de novembro. Serão oferecidas cerca de seis mil vagas. Capacitação faz parte da 11ª edição da campanha “Ande Seguro” A partir desta quarta-feira, 8, motociclistas da capital mineira poderão realizar gratuitamente curso de pilotagem defensiva na ação “Acelerando para a Prevenção”, que integra a 11º edição do programa Ande Seguro, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).
CDL-BH oferece curso de pilotagem gratuitoBalcão News – Gerais – MG – Online – 07/05/2024O Curso começa amanhã, dia 8 de maio.A partir desta amanhã,  dia 8 de maio, os motociclistas da capital mineira poderão realizar gratuitamente curso de pilotagem defensiva na ação “Acelerando para a Prevenção”.
CDL/BH PROMOVE CURSO GRATUITO PARA MOTOCICLISTASJornal do Buritis – Notícias – MG – Online – 07/05/2024 A partir do dia 8 deste mês motociclistas da capital mineira poderão realizar gratuitamente curso de pilotagem defensiva na ação “Acelerando para a Prevenção”, que integra a 11º edição do programa Ande Seguro, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH)….
COMEÇA AMANHÃ O CURSO GRATUITO DE PILOTAGEM DEFENSIVA PARA MOTOCICLISTASCDL BH – Home – MG – Online – 07/05/2024Capacitação faz parte da 11ª edição da campanha “Ande Seguro” da CDL/BH. São 5.920 vagas para BH e Região Metropolitana. A primeira turma tem início às 12h30, no Shopping Topázio, no bairro Castelo.
Cerca de 6 mil motociclistas poderão participar de um curso de pilotagem defensiva – 16h40BandNews (89.5 FM – Belo Horizonte) – BandNews Em Alta Frequência – MG – 07/05/2024Quase seis mil motociclistas mineiros poderão participar gratuitamente de um curso de pilotagem defensiva em belo horizonte que começa amanhã dia oito de maio a iniciativa acelerando para prevenção faz parte da décima primeira edição do programa ande seguro…
Cerca de 6 mil motociclistas poderão participar de um curso de pilotagem defensiva – 12h57BandNews (89.5 FM – Belo Horizonte) – BandNews No Meio do Dia – MG – 07/05/2024Três mil motociclistas mineiros poderão participar gratuitamente de um curso de pilotagem defensiva em belo horizonte que começa amanhã a iniciativa acelerando para prevenção faz parte da décima primeira edição do programa de seguro da cdl bh a câmara de dirigentes lojistas de belo horizonte são ofertadas mais de cinco mil novecentos vagas para capacitação…
Curso de pilotagem defensiva para motociclistas começa nesta quarta (8/7)Estado de Minas – Home – MG – Online – 07/05/2024A capacitação faz parte da campanha da CDL/BH. São 5.920 vagas para BH e Região Metropolitana Será lançado nesta terça-feira (8/7), o curso de pilotagem defensiva na ação “Acelerando para a Prevenção”, que faz parte da 11ª edição do Projeto Ande Seguro, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). São 5.920 vagas para motociclistas de BH e Região Metropolitana.
Shoppings de Belo Horizonte fazem promoções para o Dia das MãesDiário do Comércio Online – HOME – MG – Online – 07/05/2024 O Dia das Mães, comemorado no segundo domingo de maio, é a segunda data mais importante para o comércio varejista no Brasil. Como já é tradição, shoppings de Belo Horizonte aproveitam o apelo comercial do período para promoverem campanhas e promoções, a fim de atrair mais consumidores e alavancar ainda mais as vendas. Segundo estudo da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais (Fecomércio-MG), neste ano, a data vai beneficiar 67,5% das empresas do setor varejista no Estado.
Começa amanhã o curso gratuito de pilotagem defensiva para motociclistasGazeta da Semana – Home – SP – Online – 07/05/2024Capacitação faz parte da 11ª edição da campanha “Ande Seguro” da CDL/BH. São 5.920 vagas para BH e Região Metropolitana. A primeira turma tem início às 12h30, no Shopping Topázio, no bairro Castelo Será lançado amanhã o curso de pilotagem defensiva na ação “Acelerando para a Prevenção”, que integra a 11º edição do Projeto Ande Seguro, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).
Começa amanhã o curso gratuito de pilotagem defensiva para motociclistasJornal do Brás – HOME – SP – Online – 07/05/2024Capacitação faz parte da 11ª edição da campanha “Ande Seguro” da CDL/BH. São 5.920 vagas para BH e Região Metropolitana. A primeira turma tem início às 12h30, no Shopping Topázio, no bairro Castelo Divulgação Será lançado amanhã o curso de pilotagem defensiva na ação “Acelerando para a Prevenção”, que integra a 11º edição do Projeto Ande Seguro, realizado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH).
CDL-BH oferece curso gratuito de direção defensiva para motociclistas de BH e RMBH – 8h18CBN (Belo Horizonte – FM 106.0) – CBN Belo Horizonte – MG – 08/05/2024Motociclistas de belo horizonte e da região metropolitana podem fazer a capacitação de direção defensiva oferecido pela cdl belo horizonte a câmara de dirigentes lojistas da capital o curso integra a décimo primeiro edição da campanha ande seguro lembrando que já estarão em amarelo que almeja concentração de segurança no trânsito são cinco mil novecentos…
Começa hoje curso gratuito de pilotagem defensiva para motociclistas promovido pela CDL-BH – 7h04Rádio Inconfidência (AM 880 – Belo Horizonte) – Jornal da Inconfidência – MG – 08/05/2024Começa hoje em belo horizonte o curso gratuito de pilotagem defensiva para motociclistas promovido pela cdl câmara de dirigentes lojistas quase seis mil vagas foram disponibilizadas para a capital e região metropolitana o curso é presencial com carga horária de cento e vinte minutos além de ensinar técnicas que podem ser aplicadas no trânsito no dia…
Cidades
Consórcio Infraestrutura MG vence leilão da BR-040/MGRevista Mercado Comum – Mundo Empresarial – MG – 03,12 – 01/05/2024 – Da Redação Consórcio Infraestrutura MG vence leilão da BR-040/MG Vencedor investirá R$ 8,7 bi (CAPEX e OPEX) em 30 anos A BR-040/MG será administrada pelo Consórcio Infraestrutura MG (Corretora Necton Investimentos), parte do grupo EPR, que arrematou o processo licitatório promovido pela Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) e pelo Ministério dos Transportes (MT) ocorrido no dia 11/4, na B3, em São Paulo (SP).
‘BERÇO DE BH’, LAGOINHA ESPERA UM FUTURO MELHOREstado de Minas – Gerais – MG – Capa,38,39 – 08/05/2024 – Silvia PiresLEANDRO COURI/EM DA PRESS a LARGADA PARA REVITALIZAÇÃO DA LAGOINHA Com os desafios de recuperar espaços degradados, afastar a violência e cenas de consumo de drogas em um dos bairros mais antigos de BH, a prefeitura avança em projeto de revitalização que começa pela construção de moradias populares na Lagoinha, Região Noroeste. Para isso, imóveis desapropriados em quarteirão às margens da Avenida Antônio Carlos (foto) darão lugar a um prédio e um centro comercial.
Economia – Política
1º título de eleitor: professor explica por que tirar documento aos 16 e 17 anosTerra – HOME – SP – Online – 07/05/2024Termina amanhã, 8 de maio, o prazo para adolescentes de 16 e 17 anos tirarem o primeiro título de eleitor. O professor explica por que o jovem pode tirar documento. Termina amanhã, 8 de maio, o prazo para adolescentes de 16 e 17 anos tirarem o primeiro título de eleitor. O documento ainda não é obrigatório nessas idades, mas, ao tirá-lo, os jovens podem já iniciar a exercer suas escolhas de forma democrática.
“Não há espaço para impunidade…O Tempo – BH – Opinião – MG – 19 – 08/05/2024“Não há espaço para impunidade em Minas Gerais.” Romeu Zema GOVERNADOR DE MINAS GERAIS Sobre prisão de suspeito de ameaçar deputadas
A função do salário mínimoFolha de S. Paulo – Mercado – SP – 4 – 08/05/2024 – Marcos de VasconcellosNa semana passada, Fernando Haddad recomendou, em rede social, a leitura de um artigo de Bráulio Borges sobre a dinâmica das contas públicas. O ministro raramente recomenda artigos técnicos para leitura no X (ex-Twitter) e, político experiente que é, não escolheu esse por acaso.
Ainda que tardiaFolha de S. Paulo – Política – SP – A4 – 08/05/2024AINDA QUE TARDIA O governador de Minas Gerais, Romeu Zema (Novo), visitou nesta terça (7) em SPo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Entregou a ele o Grande Colar da Inconfidência, maior honraria do estado, concedida anualmente no Dia de Tiradentes, em Ouro Preto (MG).
Alckmin fala em medidas para ajudar o RSDiário do Comércio – MG – Economia – MG – 7 – 08/05/2024 – ReutersAlckmin fala em medidas para ajudar o R$ CABRIEL LEMES / MDIC JULIANA SODRÉ Cumprindo agenda em Minas Gerais, na cidade Contagem, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, o vice-presidente, Geraldo Alckmin, voltou a afirmar que não faltarão esforços do governo federal para recuperar o estado do Rio Grande do Sul e que todas as medidas já estão sendo tomadas. “A primeira e mais urgente foi salvar vidas.
Alckmin inaugura ampliação de fábrica em ContagemEstado de Minas – Economia – MG – 12 – 08/05/2024 – Leandro CouriALCKMIN INAUGURA AMPLIAÇÃO DE FÁBRICA EM CONTAGEM Empresa norte-americana que desenvolve válvulas cardíacas a partir de tecido de porco vai triplicar a produção na cidade da Região Metropolitana, com investimento de R$ 120 milhões ANA MENDONÇA “Vocês escolheram o lugar certo para investir. O Brasil será a maior economia do mundo”, foi assim que o vice-presidente da República, Geraldo Alckmin (PSB), começou o discurso durante a cerimônia de ampliação da fábrica brasileira da Boston Scientific, em Contagem, Região Metropolitana de BH.
Apoio de Cleitinho a Engler, do PL, causa mal-estarO Tempo – BH – Política – MG – Capa,7 – 08/05/2024Eleição. Após cobrança de Tramonte, Cleitinho anuncia apoio a Engler e irrita Republicanos. Apoio de Cleitinho a Engler, do PL, causa mal-estar HE MARIANA CAVALCANTI O senador Cleitinho confirmou que vai apoiar, em Belo Horizonte, a pré-candidatura do deputado estadual Bruno Engler, do PL. A decisão causou mal-estar no partido do senador, o Republicanos, que também tem pré candidato: o deputado estadual Mauro Tramonte.
BDMG lança linha “Crédito para Crescer”Diário do Comércio – MG – Economia – MG – Capa,6 – 08/05/2024BDMG cria linha de crédito para as MPEs O BDMG lançou uma linha de crédito voltada para micro e pequenas empresas (MPEs) instaladas nos municípios incluídos no grau intermediário do programa “Minas Livre para Crescer”. Os empresários terão acesso a taxas reduzidas de financiamento, de 5,75% ao ano mais a Selic, prazo de 48 meses para pagamento, com 12 meses de carência, para reforma, capital de giro, pagamento de dívidas e compra de equipamentos.
Brasil pode liderar descarbonização globalFolha de S. Paulo – Mercado – SP – 3 – 08/05/2024O futuro da energia limpa está chegando mais rapidamente do que você pensa.
Câmara acelera texto que retoma imposto de compras até US$ 50O Globo – Economia – RJ – 23 – 08/05/2024Câmara acelera texto que regula o imposto de compras até US$ 50 Proposta foi incluída no projeto que cria o programa Mover, de incentivo à indústria automobilística. 
Catástrofe e virtudeCorreio Braziliense – Brasil – DF – 6 – 08/05/2024A Comissão de Assuntos Econômicos do Senado acaba de aprovar o projeto de criação da Política Nacional de Gestão Integral de Riscos de Desastres, que prevê um Sistema Nacional para isso. Só que isso já existe. O Plano Nacional de Proteção e Defesa Civil, previsto em lei federal de 2012, espera para ser posto em prática há 12 anos. Quantas vidas e prejuízos poderiam ser poupados? Voluntários no Rio Grande do Sul apelam para que esta catástrofe sirva para prevenir e abrandar os efeitos da próxima cheia.
CCJ do Senado aprova projeto que retoma cobrança do DpvatO Tempo – BH – Política – MG – 5 – 08/05/2024 – Renato AlvesAcidentes de trânsito. Proposta cria o Spvat nos moldes do antigo seguro, extinto por Jair Bolsonaro CC) do Senado aprova projeto O TEMPO BRASÍLIA Artigo “jabuti abre espaço para governo ampliar gastos em mais R$ 15,7 bilhões EE LUCYENNE LANDIM A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou o projeto de lei que cria o Seguro Obrigatório para Proteção de Vítimas de Acidentes de Trânsito (Spvat), aos moldes do antigo Danos Pessoais por Veículos Automotores Terrestres (Dpvat), que foi extinto em 2021, no governo do então presidente Jair Bolsonaro (PL).
Com decreto que acelera gastos com o RS, Brasil já prevê importar arrozO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – Capa,A13,B1,B2 – 08/05/2024 – Daniel WetermanTragédia no Sul ai3,B1eB? Congresso aproveita calamidade no R$ para tentar ampliar gastos – Propostas indicam emendas para Estados e auxílio emergencial medidas para elevar despesas, liberar emendas para outros Estados e beneficiar setores para além do Rio Grande do Sul começaram a ganhar corpo no Congresso. Até a volta do auxílio emergencial para vítimas de desastres – não restrito às cheias no Sul – foi proposta.
Com saída de AMLO no México, Lula perde um aliado na regiãoFolha de S. Paulo – Mundo – SP – A12 – 08/05/2024A futura saída de Andrés Manuel López Obrador da Presidência do México, em outubro, após cumprir seis anos de governo, vai retirar do xadrez da política latino-americana um dos aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) nessa região.
Com tragédia no Sul, inflação de alimentos poderá voltarEstado de Minas – Economia – MG – 13 – 08/05/2024Com TRAGÉDIA NO SUL, A INFLAÇÃO DE ALIMENTOS PODERÁ VOLTAR A consultoria Datagro estima que os prejuízos causados à safra de arroz pelas enchentes no Rio Grande do Sul poderão chegar a R$ 68 milhões. Para outras culturas, como soja, os cálculos ainda não foram feitos, mas é provável que o número supere a casa dos R$ 100 milhões. No caso do milho, calcula- se a perda de 27% da área plantada no estado.
DATATEMPO: prefeito Arnaldo Chaves é favorito em IgarapéO Tempo – BH – Política – MG – Capa,4 – 08/05/2024 – EntrevistaO prefeito Arnaldo Chaves lidera com 59,4% em Igarapé Pesquisa mostra que, além de ter dianteira confortável nas intenções de voto, o atual prefeito de Igarapé, Amaldo Chaves (PP), tem um mandato bem-avaliado e baixa rejeição do eleitorado. 4 Pesquisa. Político do PP soma 72,4% dos votos válidos, enquanto o ex-mandatário Kalu alcança 27, é % DATATEMPO: prefeito Arnaldo ELEIÇÕES E GABRIEL RONAN A eleição municipal de Igarapé, na região metropolitana de Belo Horizonte, tem o atual prefeito, Arnaldo Chaves (PP), como favorito.
De FGTS liberado a cobrança suspensa, veja o que já foi feito para vítimas no RSFolha de S. Paulo – Mercado – SP – Capa,2 – 08/05/2024Os moradores que estão nas cidades afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul receberam uma série de medidas para tentar enfrentar as consequências da tragédia climática que atingiu o estado desde a semana passada. Entre elas estão a liberação do saque do FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) e pagamentos antecipados do Bolsa Família e de benefícios como aposentadoria e pensão por morte.
Desastre no Sul obriga o Brasil a importar arrozEstado de Minas – Nacional – MG – Capa,6,7,9,10 – 08/05/2024 – Mateus ParreirasCALAMIDADE NO R$ AÇÃO BUSCA IMPEDIR ALTA NOS ALIMENTOS Governo federal prepara a compra de 1 milhão de toneladas de arroz temendo aumento nos preços após devastação no estado que mais produz o grão no país A catástrofe climática que castiga o Rio Grande do Sul e já provocou mais de 90 mortes, além de prejuízo estimado parcialmente em R$ 4, é bilhões, traz, além da comoção, impactos que podem chegar à mesa de todos os brasileiros.
Despesas com a COP deixam Lula numa saia-justaEstado de Minas – Nacional – MG – 10 – 08/05/2024Ao mesmo tempo em que negocia com o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite (PSDB), um pacote de ajuda aos gaúchos flagelados pela chuva, que inclui a suspensão do pagamento das dívidas do Rio Grande do Sul, cujos serviços custam cerca de R$ 3,5 bilhões ao ano, o presidente Luiz Inácio Lula da Silva liberou um investimento da Itaipu Binacional, a fundo perdido, para obras de infraestrutura de Belém da ordem de R$ 1,3 bilhão.
Embate entre servidores e Zema volta à AssembleiaEstado de Minas – Política – MG – 4 – 08/05/2024EMBATE ENTRE SERVIDORES E ZEMA VOLTA À ASSEMBLEIA Disputa que já dura seis anos entre funcionalismo público – em especial servidores da área de segurança – e o governador tem mais um round, com pauta travada na CCJ BERNARDO ESTILLAC A oposição ao governo Romeu Zema obstruiu ontem a votação de dois projetos do Executivo na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa (ALMG).
Fazenda joga com prazo curto para negociar mexida em desoneraçãoO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B4 – 08/05/2024 – MARIANA CARNEIROCom benefício suspenso por liminar do STF, setores voltarão a pagar a contribuição cheia já no próximo dia 20 MARIANA CARNEIRO BIANCA LIMA BRASÍLIA O Ministério da Fazenda está usando o calendário apertado para a retomada do recolhimento integral da contribuição patronal para pressionar por um acordo com os 17 setores afetados pela reoneração da folha de pagamentos.
Federação do PSOL e Rede vive impasse em três capitaisO Globo – Política – RJ – 10 – 08/05/2024Os dois partidos divergem sobre pré-candidatos às prefeituras de Belo Horizonte, Recife e Porto Alegre. São elas Recife, Belo Horizonte e Porto Alegre. A situação mais tensa ocorre na capital de Pernambuco, onde os pré-candidatos dos dois partidos trocam acusações.
Fórum de horrores e a resposta democráticaEstado de Minas – Política – MG – 2 – 08/05/2024Cerco à violência contra a participação da mulher na política. O recado está dado e vem de diversas instituições. Em Minas Gerais, o Ministério Público e a Polícia Civil, em exitoso e complexo trabalho de investigação em fóruns encobertos pelas entranhas da internet – onde regulação não há -alcançaram o suspeito de liderar o grupo criminoso, que promoveu ataques contra deputadas estaduais mineiras.
Governo abrirá janela para uso de emendasCorreio Braziliense – CIDADES + POLÍTICA E ECONOMIA NO DF – DF – Capa,2 a 7,13 – 08/05/2024 – Ingrid SoaresMilitares organizam os donativos entregues pelos brasilienses. Toda a ajuda será enviada em voos da FAB para Canoas e distribuída às vítimas das enchentes nos municípios gaúchos TRAGÉDIA NO SUL A capital da solidariedade A fila quilométrica de carros nas imediações da Base Aérea, perto do Aeroporto JK, impressão naval.
Governo federal vai suspender pagamento da dívida do estadoO Globo – Brasil – RJ – Capa,14 – 08/05/2024 – Lauriberto PompeuDÍVIDA GAÚCHA União vai propor ao Congresso suspensão de pagamento vacinas Governo federal vai suspender pagamento da dívida do estado Lula também vai abrir linha de crédito para gaúchos de baixa renda, diz Haddad O o da Fazenda, Fernando Haddad, disse ontem que o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) anunciará hoje um projeto para suspender o pagamento das dívidas do Rio Grande do Sul Com a União e outro para abrir uma linha de crédito facilitado e de longo prazo para famílias de baixa renda no estado.
Governos gastadores ficam à mercê de rentistasO Globo – Economia – RJ – 18 – 08/05/2024oglobo.com br/economia economintogioba. com.br Governos gastadores ficom à mercê de rentistas lã mobiliária do governo federal voltou a crescer. Está em R$ é, é 4 trilhões, o que representa 60% do PIB; cifra elevada na comparação com países parecidos. Isso significa que um grande volume de recursos é direcionado para financiar o governo, em detrimento do investimento privado.
Haddad deve ter até amanhã nova proposta de reoneração da folhaFolha de S. Paulo – Mercado – SP – 4 – 08/05/2024 – Jaques WagnerComo contrapartida, empresas querem que elevação do tributo não incida sobre o 13º dos funcionários Adriana Fernandes e Thaisa Oliveira BrasíLiA O ministro da Fazenda, Fernando Haddad, abriu negociações e se comprometeu com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), a apresentar até esta quinta-feira (9) uma nova proposta de reoneração gradual da folha de pagamentos de 17 setores da economia.
IPCA avança 0,24% em abril na CapitalDiário do Comércio – MG – Economia – MG – Capa,4 – 08/05/2024 – Thyago HenriqueIPCA de BH desacelera em abril frente a março Em Belo Horizonte, o Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA) apresentou alta de 0,24% em abril contra 0,52% em março. A desaceleração foi puxada pela queda nos preços das passagens aéreas (-25, é 3%), excursões (-5, é 3%) e móveis para sala (-4,40%), conforme a Fundação Ipead. Já a gasolina comum ficou 3,85% mais cara, enquanto o automóvel novo subiu 1,51% e a refeição fora de casa, (0,88%.
Irmãos que assessoraram senadores levam prefeitos a ministérios por verbasO Globo – Política – RJ – 5 – 08/05/2024Donos de consultoria enquanto trabalhavam para Marcelo Castro e Ciro Nogueira iam às pastas para destravar recursos  por prefeituras do Piauí por meio de uma empresa de consultoria, dois irmãos que assessoravam os senadores Marcelo Castro (MDB-PO e Ciro Nogueira (PP-PO percorreram gabinetes em Brasília nos últimos meses intermediando reuniões com chefes de Executivos municipais para tratar da liberação de recursos públicos.
Lula cobra contrapartida para manter desoneração da folhaO Tempo – BH – Política – MG – 6 – 08/05/2024 – FolhapressO TEMPO BRASÍLIA Petista afirma que já comunicou sua posição ao senador Rodrigo Pacheco EE MANUEL MARÇAL O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) voltou a criticar ontem a desoneração da folha de pagamentos de alguns setores da economia. Ele disse ter conversado com o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), e argumentando que é necessária uma contrapartida por parte das empresas para que o benefício continue no país.
M&A em 2024 é tema de encontro promovido hoje pelo Ibef-MG em BHDiário do Comércio – MG – Finanças – MG – 13 – 08/05/2024O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças (Ibef-MG) promove mais um Encontro de Finanças, hoje, às 19h, na avenida do Contorno, Edifício Amadeus, no Funcionários. Na pauta as “Perspectivas para o Mercado de M&A em 2024: visão de mercado jurídica e case Waycarbon”. Para falar sobre os temas os convidados são os especialistas, É vaiado Fontes Júnior, sócio fundador da Araújo Fontes; Mário Tavernard Martins de Carvalho, sócio da Tavernard Advogados; e Felipe Ribeiro Bittencourt, CEO da WayCarbon.
MG e RS nas duas pontas de um clima de extremosEstado de Minas – Gerais – MG – 36,37 – 08/05/2024 – Luiz Ribeiro
Ministros dão mostras de sensatez, Lula nãoFolha de S. Paulo – Opinião – SP – Capa,A2 – 08/05/2024 – EditoriaisEDITORIAIS AZ Ministros dão mostra de sensatez, Lula não Sobre medidas em análise para contenção de gastos. Ministros dão mostras de sensatez, Lula não Planejamento e Fazenda fomentam debate crucial sobre controle de gastos obrigatórios, mas chefe de governo volta a preferir o discurso demagógico Há um descompasso evidente na política econômica do governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT).
Novo ICMS da Educação faz BH perder R$ 34,7 mi em três mesesO Tempo – BH – Política – MG – Capa,3 – 08/05/2024Prejuízo. As cinco cidades mais afetadas pela lei somam perdas de R$ 78,2 milhões BH perde R$ 34,7 milhões no primeiro trimestre com novo ICMS da Educação Cinco das cidades mais populosas do Estado perderam, juntas, R$ 78,2 milhões nos primeiros três meses de 2024 com o novo ICMS da Educação, Belo Horizonte foi a que teve prejuízo maior, de R$ 34 milhões. Enquanto a capital recebeu R$ 2,97 por aluno, Itambé do Mato Dentro, que tem 62 estudantes matriculados, obteve R$ 5.461, é 0.
O Brasil e os seus refugiados climáticosHoje em Dia – DOIS PONTOS: – MG – 9 – 08/05/2024O BRASIL E OS SEUS REFUGIADOS CLIMÁTICOS CRISTIANE HELENA DE PAULA LIMA CABRAL* Há muito ouvimos falar daqueles indivíduos que fogem do seu Estado de residência em virtude de guerras e perseguições dos diversos tipos, sejam elas de cunho político, sexual, ideológico ou religioso, por exemplo. São os chamados refugiados, que possuem proteção pelo Alto Comissariado das Nações Unidas (ACNUR) além das normas de Direito Internacional, como, por exemplo, a Convenção das Nações Unidas relativa ao Estatuto dos Refugiados, que dispõe que os refugiados gozarão de toda a proteção do direito internacional.
Obras do PACEstado de Minas – Política – MG – 2 – 08/05/2024O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman (PSD), e a prefeita de Contagem, Marília Campos (PT), foram convidados pelo presidente Lula (PT) para participar nesta quarta-feira, no Palácio do Planalto, do anúncio da primeira etapa das obras do PAC.
Pacheco quer PEC restrita a juízes e MP; Barroso defendeu penduricalhoO Estado de S. Paulo – Política – SP – A6 – 08/05/2024 – Rayssa MottaPresidente do Senado enfatiza que debate sobre volta do privilégio já foi feito com o Judiciário; em março, presidente do STF disse que trabalha por aprovação no Congresso GABRIEL HIRABAHASI BRASÍLIA RAYSSA MOTTA SÃO PAULO O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), defendeu ontem que a proposta de emenda à Constituição que concede um adicional a magistrados, procuradores, promotores e outras carreiras do topo do serviço público fique restrita ao texto original.
Por mais políticas de economia digital solidáriaFolha de S. Paulo – Opinião – SP – A3 – 08/05/2024Soluções para os trabalhadores de aplicativos vão muito além da regulação Rafael Grohmann Professor de estudos críticos de plataformas da Universidade de Toronto (Canadá) Lula está patinando nas propostas de regulação do trabalho por plataformas, desagradando esquerda e direita. Mas o que seu governo não vê é que soluções para essa questão não se resumem a regulações.
Projeto que retoma DPVAT e libera R$ 15 bi avança no SenadoFolha de S. Paulo – Mercado – SP – Capa,12 – 08/05/2024 – Jaques WagnerA criação do seguro DPVAT passa em comissão do Senado A Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) do Senado aprovou nesta terça-feira (7) projeto que recria o seguro de trânsito DPVAT. A proposta também prevê a liberação de cerca de R$ 15,7 bilhões ao governo. O texto ainda será avaliado em plenário. mercado p.12 Projeto que re coma DPVAT e libera R$ 15 bi avança no Senado Valor do seguro obrigatório deve girar entre R$ 50 e R$ 60 ao ano por motorista, diz líder do governo Thaisa Oliveira BrasíLia A CCJ (Comissão de Constituição e Justiça) do Senado aprovou nesta terça (7) o projeto que recria o seguro de trânsito DPVAT e libera cerca de R$ 15,7 bilhões ao governo.
PSOL de Boulos perde 3 de 5 prefeitos e convive com histórico de debandadasFolha de S. Paulo – Política – SP – A4 – 08/05/2024 – Carolina LinharesCom vitórias para o Executivo de oito cidades nas últimas três eleições municipais, partido nunca reelegeu um prefeito João Pedro Pi combo e Carolina Linhares SALVADOR SÃO PAULO O PSOL, partido que definiu como prioridade eleger o deputado federal Guilherme Boulos para a Prefeitura de São Paulo nas eleições de outubro, perdeu 3 dos seus 5 prefeitos eleitos em 2020 e convive com um histórico de pressões, desavenças e debandadas de prefeitos.
Rodrigo Pacheco diz que deixará política em 2026O Tempo – BH – O TEMPO – MG – 2 – 08/05/2024 – FolhapressO presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), disse que pretende deixar a política daqui a dois anos, quando termina seu mandato. A declaração foi dada na noite de anteontem, em jantar em sua homenagem promovido pelo ex-governador de SP João Doria. O evento reuniu cerca de 60 pessoas, entre empresários e políticos, como os senadores Davi Alcolumbre (União-AP) e Weverton Rocha (PDT-MA), o ex-presidente Michel Temer, o prefeito de São Paulo , Ricardo Nunes (MDB), o secretário estadual de Governo, Gilberto Kassab, e o ministro do Supremo Tribunal Federal Alexandre de Moraes.
Rombo nas contas do FAT ameaça recursos do BNDESFolha de S. Paulo – Mercado – SP – 5 – 08/05/2024 – Nelson BarbosaO governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) projeta um déficit nas contas do FAT (Fundo de Amparo ao Trabalhador) a partir de 2025, o que acendeu um alerta diante do risco de o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) precisar devolver ao fundo recursos hoje usados para impulsionar investimentos.
Solidariedade se afasta de Lula e cogita federação como PSDBFolha de S. Paulo – Política – SP – A7 – 08/05/2024 – Guilherme BoulosDirigentes dos dois partidos se reúnem em Brasília para tratar da possível união para eleições de 2026 Ranier Bragon BrasíLia Um dos partidos que apoiaram formalmente a candidatura de Lula (PT) em 2022, o Solidariedade se reuniria na noite desta terça-feira (7) com a cúpula do oposicionista PSDB para discutir a formação de uma federação, em um do sinal de insatisfação com o Palácio do Planalto.
Tragédia climática pode afetar a indústria em MinasDiário do Comércio – MG – Economia – MG – 7 – 08/05/2024 – Thyago HenriqueR$ é um importante parceiro comercial do Estado THYAGO HENRIQUE A tragédia ambiental e humanitária que o Rio Grande do Sul vivencia devido às chuvas, pode refletir negativamente na indústria mineira, ainda que seja cedo para mensurar os possíveis impactos. Os efeitos vão depender de quanto tempo as atividades econômicas ficarão paralisadas na região e da capacidade das empresas de Minas Gerais encontrar novas fontes de insumos.
Uruguai oferece lanchas, avião e drones, mas governo Lula recusaFolha de S. Paulo – Cotidiano – SP – B1 – 08/05/2024 – Ricardo Della ColettaRicardo Della Coletta Brasília O governo Lula (PT) dispensou oferta de ajuda do Uruguai por lanchas, um avião e drones para auxiliar no resgate às vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul. O governador gaúcho, Eduardo Leite (PSDB), pediu, no sábado (4), ajuda às autoridades do país vizinho por apoio no resgate dos afetados pelas inundações. A solicitação envolvia o empréstimo de duas lanchas motorizadas, com as suas tripulações, dois drones para busca de pessoas em situação de isolamento, com os respectivos operadores uruguaios, e de um avião de transporte Lockheed KC-130 H Hercules.
Usinas não devem reverter resultados negativos neste anoDiário do Comércio – MG – Economia – MG – Capa,3 – 08/05/2024 – Thyago HenriqueDIVULGAÇÃO 7 ELVIRA NASCIMENTO Siderurgia nacional tem cenário adverso Queda nos lucros em 2023 não deverá ser revertida plenamente Os resultados negativos da siderurgia no Brasil em 2023, sob impacto da importação em larga escala de aço subsidiado da China, não devem ser totalmente revertidos neste ano, avaliam especialIstas. A Usiminas apurou lucro de R$ 1, é bilhão no último exercício, uma queda de 22% em relação a 2022.
Vacina contra dependência de drogas recebe mais R$ 5 miDiário do Comércio – MG – Variedades – MG – 16 – 08/05/2024LEONARDO LEÃO A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) vai receber mais R$ 5 milhões para o desenvolvimento da vacina terapêutica Calix Coca, que vai complementar o tratamento contra a dependência química de crack e cocaína. Segundo a UFMG, o montante é resultado de duas emendas individuais do deputado federal Kim Kataguiri (União-SP) nos valores de R$ 3 milhões e R$ 2 milhões, respectivamente.
Zema sugere a iniciativa privada aos insatisfeitosEstado de Minas – Política – MG – Capa,5 – 08/05/20244 FUNCIONALISMO ZEMA SUGERE O SETOR PRIVADO A INSATISFEITOS PÁGINA 5 ZEMA SUGERE A INICIATIVA PRIVADA AOS INSATISFEITOS Governador afirma em entrevista que serviço público não existe para beneficiar “casta de privilegiados. A declaração causou revolta entre servidores da área de segurança THIAGO BONNA Uma declaração do governador Romeu Zema (Novo) em entrevista a uma rádio ontem colocou mais lenha na fogueira das desavenças entre ele e o funcionalismo público estadual.
Agronegócio gaúcho fala em colapso da pecuária ao hortifrútiUOL – HOME – SP – Online – 08/05/2024 – Mariana Grilli ColaboraçãoZonas rurais ilhadas, pessoas desaparecidas nos deslizamentos de terra e a falta de suprimentos básicos, como água potável, são preocupações das populações que vivem nos interiores do Rio Grande do Sul. A urgência é salvar vidas. Em paralelo, a pergunta que se faz é a seguinte: o que será dos agricultores que perderam sua fonte de renda debaixo da chuva? Mais de 300 mil produtores são enquadrados na agricultura familiar e se deparam com perdas de safra e infraestrutura, como tratores e armazéns.
Copom: mercado prevê corte menor para a Selic com BC mais conservadorUOL – HOME – SP – Online – 08/05/2024 – Fernando Barbosa ColaboraçãoO Comitê de Política Monetária do Banco Central (Copom) se reúne nesta quarta-feira (8) para decidir a taxa básica de juros, que desde agosto de 2023 vem passando por sucessivas quedas de 0,50 ponto porcentual. No mercado, a maioria dos economistas acredita que o BC deve reduzir o ritmo nos cortes, reduzindo a Selic em 0,25 ponto percentual, mas há divergências.
Regularizar título eleitoral é defender a democracia, e o prazo acaba hojeUOL – HOME – SP – Online – 08/05/2024 – Aidil Lucena CarvalhoEm 8 de maio encerra-se o prazo para qualquer cidadão regularizar seu título de eleitor, mudar seu domicílio eleitoral e realizar qualquer quitação de pendência para estar apto a escolher seus candidatos a prefeito(a) e vereador(a) na eleição de outubro de 2024 que se avizinha. Este prazo previsto no artigo 91 da Lei das Eleições (Lei nº 9.504/96) — “Art.
Governo terá que revisar gastos até 2026, mas “não precisa desvincular tudo”, diz TebetTerra – HOME – SP – Online – 08/05/2024 – Marcela Ayres, Bernardo CaramO Ministério do Planejamento vai concluir até dezembro deste ano a preparação de um amplo menu de novas medidas de revisão de gastos, incluindo mudanças no cálculo de benefícios previdenciários, disse a ministra da pasta, Simone Tebet, frisando que sua possível implementação ocorreria apenas em 2025 ou 2026. Em entrevista à Reuters na tarde de terça-feira, Tebet disse que a ideia é ter soluções para quando surgirem problemas à mesa, ressaltando que o país tem “encontro marcado” com o debate sobre revisão de gastos, uma vez que a partir de 2026 a compressão do limite de gastos do Orçamento deve tornar a discussão inadiável.
A surpresa de hoje é certa, uma parte do mercado vai errar a decisão do CopomO Globo – Home – RJ – Online – 08/05/2024 – Míriam LeitãoAnalistas e bancos estão divididos sobre corte de 0,25pp e 0,50pp na Taxa Selic na reunião desta quarta-feira Essa reunião do Comitê de Política Monetária (Copom) vai ser diferente das outras. Isto porque, normalmente, o mercado forma um consenso sobre o que deverá ser decidido sobre os juros na reunião do comitê. Dessa vez, no entanto, há uma clara divisão: cerca de 55% dos principais bancos e consultorias prevê uma queda de apenas 0,25 ponto percentual na Taxa Selic.
Entidades Parceiras
CDL espera aumento de até 10% nas vendas do Dia das Mães este anoJornal da Manhã – Uberaba – Cidade – MG – 2 – 05/05/2024 – Tito TeixeiraEntidade lançou campanha “Ser mãe é uma história de amor” e prevê tíquete médio dos presentes em R$250 Tito Teixeira A campanha da Câmara de Dirigentes Lojistas de Uberaba (CDL) lançou a campanha para o Dia das Mães “Ser mãe é uma história de amor”, A entidade espera acréscimo de 8% a 10% no faturamento com as vendas do comércio para o período, no comparativo com o ano passado.
Estratégias para o varejo: como se preparar para o Dia das Mães diante do cenário econômico atualCNDL – Home – SP – Online – 07/05/2024 – Alex AkiraApesar do Dia das Mães ser uma das datas mais importantes para o comércio, os varejistas enfrentam um bom desafio: se destacar em um cenário econômico desafiador. Apesar do Dia das Mães ser uma das datas mais importantes para o comércio, os varejistas enfrentam um bom desafio: se destacar em um cenário econômico desafiador. De acordo com a pesquisa realizada pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas ( CNDL ) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, cerca de 70% dos consumidores acreditam que os preços dos produtos estão mais altos este ano em comparação com o ano passado.
Comércio espera um aumento de 5% nas vendas do Dia das MãesNovo Jornal de Notícias – Home – MG – Online – 07/05/2024Comércio espera um aumento de 5% nas vendas do Dia das Mães Uma pesquisa interna realizada da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Montes Claros, mostra que o Dia das Mães provocará um aumento de 5% nas vendas do comércio, em comparação ao mesmo período no ano passado. Uma pesquisa interna realizada da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Montes Claros, mostra que o Dia das Mães provocará um aumento de 5% nas vendas do comércio, em comparação ao mesmo período no ano passado.
Tradição e otimismo com o Dia das MãesDiário do Rio Doce Online – Home – MG – Online – 07/05/2024 – Luana FreitasData impulsiona comércio e serviços. Comerciantes apostam em diferentes formas de presentes para fortalecer o setor GOVERNADOR VALADARES – Com a chegada do Dia das Mães, uma das datas mais significativas do calendário comercial brasileiro, o comércio aguarda com expectativa a movimentação dos consumidores. De acordo com um levantamento abrangente realizado pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL), a previsão é de que cerca de 78% dos brasileiros presenteie alguém neste período.
Lafaiete tem pontos de arrecadação de doações para Rio Grande do SulFato Real – Home – MG – Online – 07/05/2024Conselheiro Lafaiete une-se para prestar solidariedade ao povo gaúcho afetado pela tragédia climática que já causou mais de 90 mortes e deixou centenas desalojadas ou desabrigadas. Diversas iniciativas estão em andamento para arrecadar doações como alimentos não perecíveis, água, itens de higiene pessoal, roupas e calçados. A empresa Camilo dos Santos, apesar de só atuar no Sudeste do país, vai disponibilizar sua frota para levar doações até o sul.
CDL DIVINÓPOLIS PROMOVE PALESTRA SOBRE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL PARA O VAREJOGazeta do Oeste (Divinópolis) – Home – MG – Online – 07/05/2024No contexto do varejo, a IA generativa pode ser utilizada para criar campanhas de marketing personalizadas, gerar conteúdo criativo e até mesmo projetar produtos com base nas preferências do consumidor. No cenário competitivo do varejo, a inovação é a chave para o sucesso. Compreender e adotar novas tecnologias é fundamental para manter-se relevante e atender às demandas de um mercado em constante evolução.
Em Alta: Mercado de Cosméticos Esquenta para o Mês das Mães!Gazeta da Semana – Home – SP – Online – 07/05/2024Com a proximidade do Dia das Mães, o mercado de beleza e cosméticos projeta um aumento significativo nas vendas, destacando-se como uma oportunidade crucial para varejistas e consumidores Reprodução/TREELISS PROFISSIONAL O Dia das Mães, um marco importante para os varejistas no primeiro semestre do ano, está se aproximando e com ele surge uma expectativa de aumento nas compras, impulsionando o mercado de beleza e cosméticos.
DIA DAS MÃES DEVE MOVIMENTAR R$ 40 BIDiário Indústria & Comércio – Curitiba – Economia – PR – 6 – 08/05/2024 – Marcos AssefO brasileiro tem a tradição de comemorar o Dia das Mães e em 2024 não será diferente. Levantamento feito em todas as capitais pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil), em parceria com a Offerwise Pesquisas, revela que 78% dos consumidores devem realizar pelo menos a compra de um presente no período.
Diretoria da GASMIG se reúne com empresários na FIEMG nessa quarta-feira em DivinópolisGazeta do Oeste (Divinópolis) – Home – MG – Online – 08/05/2024 – portalg37O presidente da GASMIG e membros da diretoria estarão na sede da FIEMG Regional Centro-Oeste, em Divinópolis, nesta quarta-feira (08), onde se reunirão com empresários da região, lideranças locais e representantes de entidades. O encontro é uma iniciativa do presidente da FIEMG Regional, Eduardo Soares, que solicitou à GASMIG informações detalhadas sobre o cronograma de obras do projeto de implantação do Gasoduto que passará por oito cidades de Minas e contemplará Divinópolis.
Estudo analisa investimento publicitário na TV no período do Dia das Mães nos três últimos anosPortal abc Noticias news – Home – BA – Online – 08/05/2024Tunad aponta que o comportamento do mercado é similar ao de 2022 Dalle De acordo com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), o Dia das Mães é a segunda data comemorativa mais importante do varejo e deve movimentar R$13,2 bilhões em 2024. A Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e o Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) estimam que cerca de 128 milhões de pessoas vão às compras no período.
Varejo – Automóveis, Peças, Postos de Combustíveis
Deputados votam programa que concede benefícios para veículos híbridos e elétricosInfomoney – Home – SP – Online – 07/05/2024 – Agência CâmaraPrograma Mover prevê benefícios fiscais às montadoras que investirem em tecnologias de baixa emissão, como os veículos híbridos e elétricos O Plenário da Câmara vota nesta terça-feira (07) o Projeto de Lei 914/24 , que cria o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), do governo federal. A informação foi dada pelo líder do PSB, deputado Gervásio Maia (PSB), após reunião de líderes partidários e o presidente da Câmara, Arthur Lira (PP).
GPA tem prejuízo de R$407 mi no 1º tri, mas Ebitda e receita crescemBOL – Home – SP – Online – 07/05/2024SÃO PAULO (Reuters) – O GPA encerrou o primeiro trimestre com prejuízo líquido das operações continuadas de 407 milhões de reais, acima da perda de 319 milhões de reais um ano antes, afetado pela adesão ao programa de quitação de débitos de ICMS com o Estado de São Paulo e impairment após a venda da sede administrativa. A rede de varejo alimentar, dona da bandeira Pão de Açúcar, também citou menor reconhecimento de créditos fiscais no Imposto de Renda e CSLL relacionados ao prejuízo fiscal acumulado.
Câmara aprova urgência para votação do Mover, mas ainda não há acordo sobre mérito da propostaBem Paraná – Home – PR – Online – 07/05/2024 – Estadão ConteúdoA Câmara aprovou a urgência para a tramitação do projeto de lei que cria o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que prevê incentivos fiscais para empresas do setor automotivo que invistam em sustentabilidade. Os deputados, contudo, ainda não chegaram a um acordo sobre alguns pontos do texto. Por isso, antes de analisar o mérito da proposta, votarão outros requerimentos.
Preços do etanol avançam 3,95%Diário do Comércio – MG – Economia – MG – 4 – 08/05/2024DIÁRIO DO COMÉRCIO / ARQUIVO / CHARLES SILVA INIARTE MARCO AURÉLIO NEVES Os preços do etanol hidratado subiram 3,95% em Minas Gerais nas últimas quatro semanas, na virada do mês de abril para maio, segundo dados da Agência Nacional do Petróleo, Gás e Biocombustíveis (ANP). O custo da gasolina acompanhou a alta, com menos intensidade. Já o diesel e o gás natural veicular (GNV) apresentaram estabilidade.
BYD registra novos SUVs e carro de 1.300 cv no Brasil; conheça os modelosAuto Esporte – HOME – RJ – Online – 08/05/2024 – Vitória DrehmerA BYD registrou as patentes dos novos SUVs Seal U, Leopard 5, U7 e U9 no Instituto Nacional da Propriedade Industrial. Os modelos Seal U, Leopard 5, U7 e U9 tiveram suas patentes depositadas. A BYD já é a 10ª marca que mais vende carros no Brasil. A empresa também registrou um carro de 1.300 cv no país. Conheça os modelos. Foto: Divulgação. Por Vitória Drehmer. 08/05/2024 06h01. Atualizado em 08/05/2024.
Varejo – Calçados, Vestuário, Confecções
Bares e restaurantes projetam alta de 20% no Dia das MãesTribuna Ribeirão – HOME – SP – Online – 07/05/2024Pesquisa da Associação de Bares e Restaurantes da Alta Mogiana revela que otimismo atinge 80% dos empresários o setor 7 de maio de 2024 Para mais de dois terços dos empresários do setor entrevistados (68%) a expectativa é de um aumento no faturamento de até 20% neste ano (Alfredo Risk) Pesquisa realizada pela Associação Brasileira de Bares e Restaurantes ( Abrasel ) da Alta Mogiana revela que 80% dos empresários do setor estão otimistas e esperam superar, em 2024, o faturamento do Dia das Mãe s do ano passado.
Vendas do varejo do RS caem 15%, mas disparam em postos e supersJornal do Comércio – RS – HOME – RS – Online – 07/05/2024Supermercados experimentam grande procura principalmente para comprar água mineral A inundação histórica que atinge boa parte do Rio Grande do Sul afetou, o que era de se esperar, as vendas do comércio. O Índice Cielo do Varejo Ampliado (ICVA) apontou recuo de 15,7% na comercialização entre 30 de abril e domingo (5 de maio), período que marca os primeiros dias da crise climática.
Mais de 75% dos paraibanos pretendem presentear mães; roupa e eletrônicos estão no topo da listaClickPB – Home – PB – Online – 07/05/2024A maior parte dos respondentes (41,49%) pretendem gastar entre 101 e 200 reais, seguidos pelos que têm intenção de gastar entre 21 e 100 reais (28,36%) e os que gastarão de 201 a 350 reais (14,03%). Por Redação Publicado em: Considerada a segunda melhor data para o comércio, atrás apenas das festas de fim de ano, o Dia das Mães deve impulsionar o aumento das vendas e o crescimento do setor no mês de maio de 2024.
44% dos brasileiros planejam gastar menos no Dia das Mães de 2024Mirian Gasparin – Home – PR – Online – 07/05/2024 – Mirian GasparinPesquisa com mais de 1.700 brasileiros revela os planos e a percepção dos brasileiros para dia das mães Com o Dia das Mães se aproximando, a Hibou, empresa de pesquisa, monitoramento e insights de consumo, apresenta os resultados de sua pesquisa mais recente, apontando os planos e sentimentos dos brasileiros para o domingo de 12 de maio. A pesquisa foi coletada entre 28 a 30 de abril de 2024, com uma amostra de 1724 entrevistas.
Comerciários de Porto Alegre reativam convenção coletiva da época da pandemiaPortal do Holanda – HOME – AM – Online – 07/05/2024SÃO PAULO, SP (FOLHAPRESS) – O Sindicato dos Empregados no Comércio de Porto Alegre e o Sindicato dos Lojistas do Comércio de Porto Alegre fecharam nesta terça-feira (7) um acordo para reativar o Programa Emergencial de Manutenção do Emprego e da Renda, uma convenção coletiva que foi adotada durante a pandemia de Covid-19. O programa prevê a redução da jornada e dos salários, a fim de manter os empregos em meio aos impactos econômicos provocados pelas chuvas e enchentes que castigam o Rio Grande do Sul desde o último dia 24.
Custo da cesta básica sobe em 10 capitais brasileiras no mês de abrilMirian Gasparin – Home – PR – Online – 07/05/2024Em abril, o custo da cesta básica subiu em 10 das 17 capitais brasileiras analisadas pela Pesquisa Nacional da Cesta Básica de Alimentos, divulgada mensalmente pelo Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese). Entre março e abril, as maiores elevações na cesta básica foram registradas nas capitais nordestinas. A que apresentou a maior alta no período foi Fortaleza, com aumento de 7,76%, seguida por João Pessoa (5,40%), Aracaju (4,84%), Natal (4,44%), Recife (4,24%) e Salvador (3,22%).
Zaffari, Laghetto, Di Paolo: como três grandes empresas gaúchas estão lidando com o desastre no RSExame – HOME – SP – Online – 07/05/2024 – Daniel GiussaniEmpresas de todo o Estado estão anunciando campanhas para ajudar os desabrigados, ao passo que lidam também com os impactos de seus negócios Ainda vai levar um bom tempo para ter a dimensão exata dos impactos da enchente que assola o Rio Grande do Sul há pelo menos uma semana.  O último levantamento da Defesa Civil é que há 95 mortos, 131 desaparecidos e 361 feridos.
Um verdadeiro “Negócio da China”Diário do Comércio – MG – Opinião – MG – Capa,2 – 08/05/2024Visitar a Feira de Cantão – ou Canton Fair -, na China, é uma experiência altamente recomendável para importadores e exportadores brasileiros. Na edição desse anol, que se encerrou em 5 de maio, a organização do evento estima um público de mais de 370 mil compradores apenas no primeiro dia da feira, com cerca de 69 mil estrangeiros, todos interessados no que as quase 29 mil empresas expositoras têm a oferecer.
Arroz, aço, lácteos, eletrônicos e calçados: chuvas no RS impactam produção e distribuição, com efeitos nacionaisO Tempo – Home – MG – Online – 08/05/2024 – RedaçãoPode faltar arroz no Brasil; produção agrícola no RS Por volta das 19h desta segunda-feira (6/5), Guilherme Portella, diretor de Comunicação e ESG da Lactalis, estava tenso. Dos cerca de 40 funcionários da empresa que perderam tudo nas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul desde o fim de abril, uma jovem aprendiz, Jully, continuava em situação crítica.
Vulcabras registra lucro líquido em R$ 88,8 milhões no 1T24Portal Fator Brasil – HOME – RJ – Online – 08/05/2024E supera 2023, registra em 2024 o melhor primeiro trimestre da sua história. Lucro líquido da Vulcabras cresce 6,2% e supera trimestre repleto de desafios Após um 2023 histórico, a Vulcabras (VULC3) segue consolidando o sucesso da sua estratégia de foco no esportivo e reporta neste primeiro trimestre de 2024 mais um trimestre de resultados recordes.
Varejo – Material de Construção
Governo estuda crédito para financiar linha branca e material de construção a famílias do RSJornal do Comércio – RS – HOME – RS – Online – 07/05/2024Ministério da Fazenda também prepara linhas de crédito para pequenas, médias e grandes empresas impactadas pela tragédia O governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) estuda criar linhas de crédito para financiar a aquisição de artigos de linha branca e material de construção para famílias afetadas pelas enchentes no Rio Grande do Sul, que está em situação de calamidade.
Varejo – Ótica, Móveis,Eletrodomésticos, Viagens
Incerteza lembra início da pandemia, afirma dono de restauranteFolha de S. Paulo – Mercado – SP – 2 – 08/05/2024 – Daniele MadureiraSuspensão de impostos e linhas de crédito especiais são vistas pelo setor como fundamentais para a sobrevivência Stéfanie Rigamonti são pauLO Paralisações, prejuízos, busca por crédito e socorro financeiro, incertezas sobre o tempo para a reabertura dos estabelecimentos, contabilização das perdas para a economia. O empresário João Melo, dono do restaurante mais antigo do Rio Grande do Sul, o Gambrinus, relata um cenário parecido com o início da pandemia.
Varejo – Supermercados, Padarias, Açougues, Sacolão
Carrefour lança programa de cashback para os clientes; veja como funcionaSeu Crédito Digital – Home – SP – Online – 06/05/2024 – Gabriela Ferraz CamargoDescubra como funciona o novo programa de cashback do Carrefour e aproveite os benefícios em suas compras na rede. O novo programa de cashback do Carrefour representa uma abordagem inovadora para recompensar os clientes por suas compras habituais. Integrado ao aplicativo “ Meu Carrefour “, o programa oferece uma maneira simples e prática para acumular créditos em cashback Essa iniciativa tem despertado o interesse dos consumidores, promovendo a fidelização e incentivando novas compras na rede de supermercados.
5ª mais cara do país, cesta básica chega a R$ 732 e consome 113 horas de trabalho em Campo GrandeMidiaMax – Home – MS – Online – 07/05/2024 – Renata Portela, Aliny Mary Dias, Lethycia Anjos, Mirian Machado, Gabriel Maymone, Victória Bissaco,O preço da cesta básica em Campo Grande chegou a R$ 732,75 e segue como a 5° mais cara entre as 27 unidades da federação. Em abril, os alimentos básicos registraram uma ligeira alta de 0,37% em relação a março, mas acumula uma alta de 5,03% ao ano. Para um trabalhador que ganha um salário mínimo, de R$ 1.412, são necessárias 114 horas de trabalho, cerca de 14 dias de trabalho, para comprar uma cesta básica.
Supermercados voltam a ser abastecidos fora da Grande Porto Alegre, diz AgasGlobo Rural – HOME – RJ – Online – 07/05/2024Presidente da entidade prevê que 60% do Estado já está reabastecendo suas gôndolas ou está com acesso a alimentos devido às doações Apesar de os problemas logísticos serem o grande desafio da região metropolitana de Porto Alegre (RS), o presidente da Associação Gaúcha de Supermercados (Agas), Antônio Longo, diz que, aos poucos, o abastecimento em outras regiões do Estado “volta à normalidade” Leia também: Atualmente, os principais itens em falta nas prateleiras dos supermercados gaúchos são água mineral, ovos , alguns cortes de carne bovina e alguns hortifrútis, segundo a associação.
Supermercados do Paraná podem ser obrigados a disponibilizar funcionários para auxiliar pessoas com deficiênciaBem Paraná – Home – PR – Online – 07/05/2024 – Rodolfo KowalskiA Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) da Assembleia Legislativa do Paraná iniciou a discussão do projeto de lei 695/2023, dos deputados Ney Leprevost (União), Márcio Pacheco (PP), Tiago Amaral (PSD) e Paulo Gomes (PP), que dispõe sobre a prestação de auxílio às pessoas com deficiência e/ou mobilidade reduzida nos supermercados e estabelecimentos congêneres.
Agenda tributária estadualDiário do Comércio – MG – Legislação – MG – 12 – 08/05/2024Histórico Esta agenda contêm as principais obrigações a serem cumpridas nos prazos previstos na legislação em vigor. Apesar de conter, basicamente, obrigações tributárias, de âmbito estadual e municipal, a agenda não esgota outras determinações legais, relacionadas ou não com aquelas, a serem cumpridas em razão de certas atividades econômicas e sociais específicas.
Agricultura familiar levou cachaça artesanal, minitomates e salada prontaO Estado de S. Paulo – Espaço Aberto – SP – 8 – 08/05/2024Não há dúvidas de que as grandes máquinas são as vedetes da Agrishow, mas não são só elas que chamam a atenção. O visitante mais atento pode descobrir boas ideias vindas da agricultura familiar. O estande do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae-SP) é um desses recantos, onde é possível encontrar iguarias como cachaça sustentável, minitomates, salada viva, entre outras.
Arroz e feijão: chuvas no RS vão impactar o prato do brasileiroO Tempo – BH – O TEMPO – MG – Capa,12,14 – 08/05/2024 – Gabriela OlivaTemporais. Prejuízos para a agricultura gaúcha são estimados em R$ 435 milhões Tragédia no Sul pode forçar importação e encarecer arroz e feijão Chuvas devem impactar ainda preços dotrigo, soja, frango, suínos e ovos As chuvas no Rio Grande do Sul podem prejudicar a colheita do arroz – 70% da produção do grão consumido no Brasil vem do Estado. Diante do temor de escassez e de uma elevação no preço do arroz, que já vem em uma curva ascendente, o presidente Lula anunciou ontem que pode importar 1 milhão de toneladas do produto.
Supermercado da capital já limita compra de arrozHoje em Dia – Hoje em Dia – MG – 1 – 08/05/2024RENATO FONSECA ATENÇ ÃO “ut TES, SRS ( Lt 7 ARR Op Pessoa MiTADo é IN el IDA ES pr) OR No mesmo dia em que o presidente da República disse que o país pode precisar importar o cereal para equilibrar a produção e conter alta de preços devido às enchentes no Sul, unidade do Supermercados BH, na região Oeste, usou cartaz para avisar a clientela: cinco unidades por pessoa.
Supermercado em BH restringe compra de arrozDiário do Comércio – MG – Economia – MG – 7 – 08/05/2024RODRIGO MOINHOS Em Belo Horizonte já tem supermercado restringindo a compra do arroz a cinco unidades por CPF, acreditando em um possível desabastecimento, em função dos alagamentos que ocorreram no Rio Grande do Sul, maior produtor do grão no Brasil. Inclusivê, o presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, não descartou a possibilidade de importar tanto arroz quanto feijão para equilibrar a produção nacional e evitar novos aumentos nos preços.
VAREJO GAÚCHO DESABA, MAS VENDAS EM SUPERMERCADOS AVANÇAMEstado de Minas – Economia – MG – 13 – 08/05/2024Os estragos para a economia gaúcha se espalham por diversos setores. Segundo o Índice Cielo do Varejo Ampliado, as vendas do varejo local caíram 16% entre 30 de abril e 5 de maio versus o mesmo intervalo de um ano atràs. Para se ter ideia, no Brasil todo a queda foi muito inferior, de 3%. A pesquisa também mostrou que os segmentos mais afetados foram os de vestuário e alimentação (bares e restaurantes).
Com estoque deficiente, supermercados de Porto Alegre e região racionam venda de águaFolha de S.Paulo – Home – SP – Online – 08/05/2024 – Gabriele KogaNa rede Záffari, cada cliente pode comprar 12 unidades com 500 ml ou dois galões com cinco ou seis litros Com a cheia recorde do rio Guaíba, que chegou ao maior nível da história (5,3 metros), a região metropolitana de Porto Alegre vive um desabastecimento de água, energia elétrica e suprimentos. À Folha , moradores relatam dificuldades para comprar água em mercados da capital e entorno.
Chuva no RS: comida deve ficar mais cara, e não se sabe efeito na inflaçãoUOL – HOME – SP – Online – 08/05/2024 – Giuliana SaringerOs temporais que atingiram o Rio Grande do Sul vão impactar o preço de alimentos, mas ainda não se sabe qual o tamanho do impacto na inflação do país. Especialistas ouvidos pelo UOL dizem que a expectativa é de que a tragédia pressione a inflação, principalmente pelo arroz , que é um dos principais alimentos da cesta básica brasileira e tem um peso significativo no cálculo.
Ibrafe: O Brasil não terá necessidade de importar Feijão mesmo com as perdas do Rio Grande do Sul Publicado em 08/05/2024 08:27 Já segue nosso Canal oficial no WhatsApp? Clique Aqui para receber em primeira mão as principais notícias do agronegócio Fonte: IbrafeNotícias Agrícolas – HOME – SP – Online – 08/05/2024Nós teremos, segundo os números da CONAB cerca de 3,2 milhões de toneladas de colheitas este ano. O Rio grande do Sul participou com 2,2% deste total e praticamente já estava todo colhido quando chegaram as chuvas naquele estado. A mais de 30 dias os preços vem cedendo no campo já atingindo queda de 43% em relação ao ano passado. Em algum momento os supermercados vão ceder também repassando finalmente as baixas.
Turismo
AgriMinas celebra 15 anos e será realizada no ExpominasDiário de Caratinga – MG – 6 – 04/05/2024 – Da RedaçãoDA REDAÇÃO Crescimento é a palavra chave da AgriMinas – maior feira de agricultura familiar do país – que será realizada de 8 a 12 de maio no Expominas. Em 2024, serão mais expositores – inclusive de outros estados, haverá exposição de equipamentos e inovações tecnológicas, palestras, educação para o campo, gastronomia e atrações culturais para o público. Realizada pela Federação dos Trabalhadores na Agricultura do Estado de Minas Gerais (Fetaemg), com o apoio de atores apoiadores da Agricultura Familiar, a feira comemora 15 anos de atuação buscando sempre avanços para o setor.
“Gastronomia em Prosa” recebe a chef e historiadora mineira Juliana DuarteBH Eventos – Home – MG – Online – 07/05/2024O Gastronomia em Prosa terá uma edição especial no dia 10 de maio para comemorar o Dia do Gastrônomo, celebrado na data. Promovida pela Faculdade Senac de Gastronomia, a palestra será gratuita e terá a presença do diretor de Hospitalidade e Gastronomia da instituição, o chef Edson Puiati, e como convidada especial, a chef, historiada mineira e proprietária do restaurante Cozinha Santo Antônio, Juliana Duarte.
BH ganha mais um espaço para eventosDiário do Comércio – MG – Negócios – MG – 10 – 08/05/2024Será inaugurado em Belo Horizonte, no dia 10 de maio, o BH Centro de Eventos. Localizado na BR-3só, no Só Marcas BH Outlet, região de Olhos D Água, o espaço conta com é.300 metros quadrados de área climatizada, amplo estacionamento, segurança e instalações sanitárias permanentes. O empreendimento é uma iniciativa das empresas GMV (Grupo Mário Valadares) e da agência Malab.
Minas destaca-se no cenário gastronômico nacional e ganha reconhecimento mundialDiário do Comércio – MG – Negócios – MG – Capa,9 – 08/05/2024 – Daniela MacielEduardo Maya vaioriza a gastronomia mineira Reconhecido como expoente da moderna gastronomia de Minas Gerais, Eduardo Maya organiza festivais, feiras e eventos que vaiorizam a produção locai, ingredientes tradiciomais, técnicas e métodos típicos da cozinha brasileira e, especialmente, da mineira. Estudioso da cultura culinária, o chefabre uma série de entrevistas do DIÁRIO DO COMÉRCIO com profissionais da gastronomia mineira.
Muito além de InhotimEstado de Minas – Turismo – MG – 30 – 08/05/2024Projeto Céu de Montanhas promove turismo regenerativo, rural e de experiência s pertinho de BH. Ao todo são 24 vivências; uma delas é conhecer renomados ateliês de cerâmica CARLOS ALTMAN A cidade de Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, é mundialmente conhecida por conta de Inhotim – maior museu de artes a céu aberto da América Latina -e também por ser um importante reduto da cerâmica artística e utilitária no Brasil.