CDL/BH participa da Semana Nacional do Trânsito

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), por meio da Câmara Setorial Duas Rodas, participa da “Semana Nacional de Trânsito” com ações para contribuir com a conscientização de motociclistas sobre o uso de equipamentos de segurança. A campanha deste ano, com o tema “Seja Você a Mudança no Trânsito” é realizada em parceria com os órgãos do Sistema Nacional de Trânsito, instituições municipais, estaduais, federais e das áreas de saúde, educação, fiscalização e segurança pública. O evento será realizado nos dias 17, 18, 21 e 22 de setembro no Campus Saúde da UFMG (Avenida Alfredo Balena, 190) de 9h às 17h.

Parada – Amanhã, dia 17 de setembro, a CDL/BH através da Câmara Setorial Duas Rodas realiza uma parada educativa na Avenida Francisco Sales, 898, bairro Santa Efigênia, de 10h às 12h (em frente ao Supermercado Extra). Na ação os motociclistas serão convidados a parar e permitir que seus veículos e equipamentos sejam avaliados. Os itens analisados serão: ano de fabricação da moto, capacetes, calçados, freios, pneus, rodas e condições gerais do veículo.

De acordo com o diretor da Câmara Setorial Duas Rodas, Milton Furtado, o objetivo é conscientizar os motociclistas sobre a importância de se manter o veículo sempre em bom estado e com as revisões em dia, e do uso de equipamentos de segurança de qualidade. “Os itens de segurança são fundamentais na condução da motocicleta, para a diminuição do impacto em caso de acidentes”, explicou.

Além dessa ação, a Câmara Setorial Duas Rodas da CDL/BH estará presente no Campus Saúde da UFMG nos dias 17, 18, 21 e 22 de setembro com exposição de motocicleta e de equipamentos de segurança como capacete, calçado, luva, jaqueta e antena contra cerol.

Ações – A Semana Nacional do Trânsito concentrará diversas outras ações no campus, como simulações de resgate a vítimas; intervenções de arte-educação; cinema rodoviário; exposições de carros batidos; oficinas pedagógicas; apresentações musicais; terminais de atendimento para consultas sobre veículos e motoristas; jogos e distribuição de materiais educativos, entre outros. As atividades fazem parte da Década Mundial de Ações para a Segurança no Trânsito – 2011/2020.

Dados estatísticos – Segundo a Secretaria de Estado de Defesa Social, de janeiro a junho de 2015, houve redução de 19,12% de acidentes de trânsito com vítimas fatais no Estado, em comparação com 2014, quando 1.080 pessoas morreram. O número total de acidentes de trânsito também teve uma redução de 6,7%, no primeiro semestre de 2015, resultado dos esforços dos órgãos integrantes do Sistema Nacional de Trânsito.

Dados do Projeto Vida no Trânsito, relatam que dos 143 mortos em acidentes de trânsito em Belo Horizonte durante o 1º semestre de 2014, 58 eram pedestres; 55 motociclistas ou passageiros de moto; 20 ocupantes de automóveis; 5 condutores ou passageiros de ônibus/caminhão; 3 ciclistas e 2 de forma não identificada.

Os parceiros da CDL/BH na Semana Nacional de Trânsito são: Autarquia Municipal de Trânsito e Transporte de Contagem (Transcon) Batalhão de Polícia de Trânsito (BPTRAN), Bombeiros Civil, Brasanitas Hospitalar, Centro de Ensino Técnico (Centec), Centro Federal de Educação Tecnológica de Minas Gerais (Cefet-MG), Centro Universitário de Belo Horizonte (UNI-BH), Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU), Corpo de Bombeiros Militar de Minas Gerais (CBMMG), Departamento de Estradas de Rodagem do Estado de Minas Gerais (DER/MG), Departamento de Trânsito de Minas Gerais (DETRAN/MG), Diretoria de Meio Ambiente e Trânsito da Polícia Militar de Minas Gerais (DMAT), Drogaria Araújo, Empresa de Transportes e Trânsito de Belo Horizonte (BHTrans), Escola de Enfermagem da UFMG, Faculdade de Medicina da UFMG, Fundação Centro de Hematologia e Hemoterapia de Minas Gerais (Hemominas), Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (FHEMIG), Guarda Municipal de Belo Horizonte (GMBH), Hipermercado Extra, Hospital das Clínicas da UFMG, Polícia Militar Rodoviária de Minas Gerais, Polícia Rodoviária Federal, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria de Estado de Defesa Social, Serviço Social do Transporte/Serviço Nacional de Aprendizagem do Transporte (SEST/SENAT), Sindicato dos Corretores de Seguros de Minas Gerais (Sincor-MG), Subsecretaria de Políticas sobre Drogas, Transitolândia (BPTRAN) e White Martins.

Serviço:

Campanha educativa “Ande Seguro”

Data: 17 de setembro

Local: Avenida Francisco Sales, 898, bairro Santa Efigênia (em frente ao Supermercado Extra)

Horário: 10h às 12h.

Exposição de motocicleta e equipamentos de segurança

Data: 17, 18, 21 e 22 de setembro

Local: Campus Saúde da UFMG (Avenida Alfredo Balena, 190, bairro Santa Efigênia)

Horário: 9h às 17h.