Imprensa - 28 de maio de 2020 CDL/BH preparou cartilha com recomendações seguras para reabertura do comércio Sugestão de Pauta Para orientar os lojistas na reabertura gradual do comércio, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) preparou uma cartilha com recomendações dos procedimentos necessários para a prevenção ao Coronavírus. “São recomendações sobre o uso de máscaras de proteção para clientes e colaboradores, higienização dos objetos e áreas de trabalho compartilhadas, formas mais seguras do pagamento das compras, entre outras”, explica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. “Seguindo as orientações da cartilha, os empresários estão prontos para retomar as atividades comerciais com segurança, preservando a saúde de colaboradores e clientes”, completa. Confira as recomendações da CDL/BH. Providenciar máscaras para os colaboradores, além de informar o uso obrigatório e a forma correta de utilização do item de proteção aos clientes. Disponibilizar meios para higienização das mãos com água e sabão ou álcool gel 70% com periodicidade mínima de 2 horas ou a qualquer momento, dependendo da atividade realizada. Manter o ambiente de trabalho com ventilação adequada, sempre que possível deixando portas e janelas abertas. Aumentar a frequência de higienização de objetos e áreas de trabalho compartilhadas diariamente, tais como mesas, cadeiras, maçanetas, telefones, bebedouros, máquinas de cartões de crédito, entre outros. Revisar o posicionamento das mesas de trabalho para atender as necessidades sociais de distanciamento. Evitar tocar olhos, nariz e boca e não compartilhar alimentos, copos, toalhas e objetos de uso pessoal. Fornecer Equipamentos de Proteção Individual (EPIs) adequados para a atividade exercida e em quantidade suficiente. Caso a atividade não possua protocolo específico, deverá ser fornecida, no mínimo, máscara de proteção. Não permitir que pessoas com qualquer sintoma gripal (tosse, febre, coriza, falta de ar) permaneçam no interior do estabelecimento. Providenciar barreira de proteção física quando há contato direto com o cliente. Não promover liquidações a fim de evitar aglomeração de pessoas. Orientar os consumidores a fazer o pagamento preferencialmente com cartões ou através do celular, evitando a manipulação de notas e moedas. Organizar as filas de “caixa” e atendimento mantendo distância mínima de dois metros entre os consumidores; evite cumprimentá-los com as mãos. Aumentar o período de funcionamento dos refeitórios e distribuir os funcionários em horários de refeição distintos para evitar aglomerações. Nos banheiros e lavatórios, coloque cartazes com instruções sobre a lavagem correta das mãos e sobre o uso do álcool em gel. Se o colaborador apresentar sintomas da doença, libere-o para buscar atendimento médico e/ou permanecer em casa. Acompanhar também a ocorrência de casos suspeitos ou confirmados na família/residência do funcionário. Não realizar reuniões presenciais, priorizando reuniões à distância (videoconferência). Caso não seja possível, fornecer máscaras. Se possível, disponibilize serviços de delivery ou entrega em domicílio para os seus clientes, Promover campanhas de conscientização de combate ao Coronavírus entre os seus colaboradores. Proporcionar um local específico para atendimento das pessoas que estejam enquadradas nos grupos de risco. Mais detalhes no site da CDL/BH: www.cdlbh.com.br