Imprensa -

CDL/BH preparou dicas para lojistas contra ações criminosas

Sugestão de Pauta

Material é composto por duas linhas: readequação da estrutura da loja e treinamento dos funcionários

Nesta quinta-feira, 26 de novembro, após o lançamento da Operação Natalina da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG), às 7h, na Praça da Estação, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), parceira da Polícia nesta ação há muitos anos, começa a divulgar para os lojistas associados à entidade, dicas de prevenção às ações criminosas. 

O material, que nos anos anteriores era entregue de loja em loja pela Polícia Militar, desta vez será disponibilizado de forma virtual. A mudança se dá em função da pandemia de coronavírus, que exige o menor contato físico possível.  “A vida do comerciante é sempre atribulada e a segurança do seu estabelecimento, às vezes, pode ficar em segundo plano, o que propicia o ambiente ideal para furtos e assaltos. Este ano as informações foram adaptadas para uma versão digital, mas segue o mesmo padrão de qualidade”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

O folder, que será disponibilizado, pelo site e pelas redes sociais da CDL/BH, tem 19 dicas de segurança. “São ações simples que fazem a diferença no combate às possíveis atos criminosos. Este é um período de muitas pessoas circulando, mais dinheiro em caixa e, por isso, é essencial que o lojista tenha uma postura mais atenta e preventiva”, pontua Souza e Silva.

De acordo com o presidente, o material é composto por duas linhas de dicas: readequação da estrutura da loja e treinamento dos funcionários. “Sugerimos, por exemplo, que o lojista nunca coloque o caixa próximo à porta de saída ou de costas para a rua. Deixe a fachada livre e não exponha produtos na rua. Crie vínculos com os comerciantes da sua região e combinem ações em conjunto, como abrir e fechar as lojas no mesmo horário”, detalha.

Abaixo, algumas dicas para o comerciante praticar em seu estabelecimento neste período de grande movimentação.

  • Evite deixar apenas um funcionário trabalhando no estabelecimento. Mais pessoas trabalhando na sua loja aumentam a vigilância e segurança do local.
  • Coloque sempre alguma barreira no caixa, para que ele não seja alcançado pelas mãos das pessoas que estão do outro lado.
  • Antes do início do expediente, não deixe a porta da loja semiaberta, demonstrando que você está sozinho.
  • Não obstrua a vitrine, mantenha-a visível de forma que você consiga observar o lado de fora.

O material completo pode ser acessado no link www.cdlbh.com.br e pelas redes sociais da CDL/BH.