Imprensa -

CDL/BH promove campanha educativa “Ande Seguro”

Sugestão de Pauta

Motociclistas de Belo Horizonte participaram, na última terça-feira, 17, da primeira parada da campanha “Ande Seguro”, que este ano está na sua 6ª edição. Promovida pela CDL/BH, por meio da Câmara Setorial Duas Rodas, a campanha realiza paradas educativas nos principais corredores de Belo Horizonte, onde os motociclistas poderão parar e permitir que seus veículos e equipamentos de segurança sejam avaliados. A primeira parada, que marca o início da “Ande Seguro”, foi em frente à sede da CDL/BH.  

O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, explicou que durante as paradas itens como capacetes, freios, pneus, rodas e condições gerais das motocicletas são avaliados. “O objetivo dessa ação é conscientizar os motociclistas sobre a importância de manter o veículo sempre em bom estado e com as revisões em dia, e de que é essencial o uso de equipamentos de segurança”, alerta.

Os motociclistas que participarem das paradas, além do check-up da moto, também irão responder a um questionário online, que irá traçar o perfil dos condutores. Serão abordados pontos como quantos quilômetros e o tempo que roda por dia, se já sofreu ou não acidentes, caso tenha sofrido quantos dias ficou parado por isso, se possui plano de saúde, entre outros itens. “Com isso queremos conhecer melhor quem são os motociclistas que circulam na capital e saber quais são as reais necessidades do setor”, comenta Souza e Silva. Os condutores também ganham a instalação de antena corta cerol, cartilha educativa e kit lanche. Além disso, participam de sorteios de brindes como capacetes, luvas, jaquetas e outros itens voltados para a segurança dos condutores de motos.

 

Acidentes com motocicletas reduziram 14,66% durante os três meses da campanha “Ande Seguro” em 2018

No período da realização da campanha em 2018, houve queda de 14,66% no número de acidentes envolvendo motocicletas. Como reflexo dessa redução, a economia aos cofres públicos chegou a quase R$ 7 milhões e 204 motociclistas a menos se acidentaram. Na última edição do “Ande Seguro” foram realizadas 17 paradas com a participação de 3.200 motociclistas.

Para o presidente da CDL/BH, a diminuição dos acidentes envolvendo motociclistas é resultado de uma mudança de comportamento dos condutores. “O que se deve, sobretudo, às campanhas educativas, como a “Ande Seguro”, que é realizada pela Entidade desde 2014”, justifica o presidente da CDL/BH.

A campanha “Ande Seguro” terá a duração de dois meses, e nesse período haverá abordagens educativas em pontos estratégicos de Belo Horizonte e em regiões com alto índice de acidentes nas Regionais Centro-Sul, Venda Nova, Oeste e Noroeste. As paradas serão realizadas sempre as terças e quintas-feiras, das 10h às 12h ou de 15h às 17h.