CDL/BH solicita a bancos extensão do prazo para pagamento de empréstimos das micro e pequenas empresas

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) enviou ontem, terça-feira, dia 16, ofício às instituições bancárias que operaram o Programa Nacional de Apoio às Microempresas e Empresas de Pequeno Porte (Pronampe) solicitando a extensão do prazo para o início do pagamento dos empréstimos obtidos por meio do programa.

A entidade está requerendo junto aos agentes financeiros a prorrogação da carência por mais três meses. Desta forma, o período para início da quitação das parcelas passaria de oito para onze meses a partir da data de assinatura do contrato. Em Belo Horizonte, os bancos que operam a linha de crédito do governo federal são BDMG, Caixa Econômica, Banco do Brasil, Itaú e Bancoob.  “A primeira parcela vence este mês, mas diante da atual situação das empresas, que enfrentam mais uma paralisação das atividades, esse pagamento é inviável para a maioria”, declara o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

A entidade também solicitou apoio aos bancos num esforço conjunto junto à Câmara dos Deputados e ao governo federal para a rápida aprovação da nova fase do programa. No último dia 10, o Senado aprovou o Projeto de Lei 5.757/2020, que transforma o Pronampe em política oficial de crédito e dá caráter permanente ao fornecimento de recursos. A matéria agora está em análise na Câmara dos Deputados.

“Os empréstimos concedidos por meio do Pronampe foram fundamentais para a sobrevivência das micro e pequenas empresas do país e pela saúde da economia nacional, incluindo a manutenção dos empregos e da renda das famílias brasileiras. Com um cenário atual mais desafiador, quando se comparado ao início da pandemia de Covid-19, essa aprovação torna-se ainda mais essencial para que não haja um agravamento ainda maior da crise que estamos atravessando”, finaliza Souza e Silva.