Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

CDL/BH solicita à Prefeitura reativação de leitos destinados ao tratamento da Covid-19 que foram desativados

Sugestão de Pauta

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) enviou hoje, 26, à Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) ofício solicitando a reativação de leitos exclusivos para tratamento da Covid-19 que foram desativados neste mês de fevereiro. Desde o anúncio da nova reabertura do comércio, que ocorreu no início deste mês de fevereiro, a entidade solicitou à Prefeitura que mantivesse todos os leitos abertos em virtude da possibilidade de um novo avanço da doença.

“O terceiro fechamento, ocorrido no início do mês de janeiro, foi provocado pela desativação de leitos para tratamento da Covid-19, o que, logicamente, aumentou os índices de ocupação. Na semana passada foram desativados 20 leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19. Solicitamos que esses leitos retornem para o tratamento exclusivo da doença”, esclarece o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. Com relação aos de enfermaria, 20 leitos exclusivos também foram desativados.

Belo Horizonte já chegou a ter somente na Rede SUS, 424 leitos de UTI exclusivos para tratamento da Covid-19. Em janeiro passado, quando foi anunciada a nova reabertura do comércio, 303 estavam ativados com essa finalidade. Porém, nos boletins da PBH divulgados nesta semana este número foi reduzido para 283. E o índice de ocupação de leitos de UTI foi o que apresentou a maior alta nos últimos sete dias, mesmo com um número de pacientes internados menor que na semana anterior. Passou de 62,9% no dia 18 de fevereiro para 69,7% no boletim divulgado nesta quinta-feira, 25 de fevereiro. 

“É importante esclarecer para toda a população que quando a gente pede a reabertura de leitos não estamos pensando apenas na reabertura do comércio. Estamos pensando, em primeiro lugar, na saúde da população. Precisamos reativar estes leitos e, se possível, já preparar a ampliação, uma vez que o cenário ainda é muito imprevisível”, reafirmou o presidente da CDL/BH.

A entidade solicita também um reforço da fiscalização da Prefeitura no sentido de coibir aglomerações. Souza e Silva ressalta que o mesmo será pedido à Polícia Militar. Ele lembra ainda que desde a semana passada a CDL/BH está promovendo uma nova campanha educativa junto à população com foco em dois temas básicos: a necessidade de usar a máscara e evitar aglomerações.