Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

CDL e a PCMG promovem ação contra a exploração sexual infanto-juvenil

Clipping

Fique por dentro das notícias desta sexta-feira

CDL/BH
Público infantojuvenil será o foco da PCMG contra o abuso sexualPolícia Civil MG – Home – Internet – Online – 13/05/2024Em mais uma atuação preventiva contra o abuso e a exploração sexual infantojuvenil, marcado pelo Maio Laranja, a Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) lançou, nesta segunda-feira (13/5), a campanha que tem duas vertentes: “Eu sei me cuidar” nas escolas, com foco nas crianças, e “Não feche os olhos para o abuso” nos estabelecimentos comerciais e toda…
Gasolina será vendida com valor reduzido em 35% no Dia Livre de ImpostosMagoo News – Notícias – MG – Online – 21/05/2024No dia 6 de junho, o litro do combustível será comercializado a R$ 3,76. O abastecimento será disponibilizado para carros e motos, a partir de ordem de chegada e distribuição de senha. O pagamento deve ser feito em dinheiro.
Acontece uma ação contra a exploração sexual infanto-juvenil na Praça Sete – 14h53Rádio América (AM 750 – Belo Horizonte) – Correspondente América – MG – 23/05/2024Quem passar pela praça sete e na manhã desta sexta feira dia vinte e quatro vai acompanhar a ação contra a exploração sexual infanto juvenil a partir das onze horas a campanha não feche os olhos para o abuso faz parte do maio laranja a ação desta sexta é promovida pela câmara de dirigentes lojistas de belo horizonte e pela polícia civil de minas gerais…
CDL e a PCMG promovem ação contra a exploração sexual infanto-juvenil – 16h02Rádio Inconfidência FM (100.9 FM – Belo Horizonte) – Repórter Inconfidência – MG – 23/05/2024A Câmara de dirigentes lojistas de belo horizonte a Polícia civil de minas gerais promove nesta sexta feira na capital a partir das onze horas da manhã a ação contra a exploração sexual infanto juvenil por meio da campanha não fecha os olhos para o abuso a mobilização acontece na praça sete em frente ao cine theatro brasil a proposta é conscientizar comerciantes…
Empresas mineiras do setor do comércio encerraram o 1ª trimestre com redução na inadimplência -11h57Rádio CDL FM (102.9 FM – Belo Horizonte) – Conexão CDL – MG – 23/05/2024chassi e as empresas mineiras o setor de comércio encerraram o primeiro trimestre de dois mil e vinte e quatro com redução na inadimplência de acordo com levantamento da câmara de dirigentes lojistas de belo horizonte com base nos dados do serviço de proteção ao crédito spc brasil a trajetória de negativação de cnpj do setor foi de quatro vírgula seis…
Calor fora de época pode fazer roupa de inverno ‘encalhar’O Tempo – BH – Economia – MG – Capa,8 – 24/05/2024Vitrines cheias e com ofrio ainda por chegar, lojistas se queixam de baixas vendas. Segundo pesquisa da Fecomércio, só 39% esperam um resultado melhor que no inverno de 2023. 8 Temporada de frio. Mais de 32% dos lojistas esperam vendas piores Em BH, procura por artigos de vestuário ainda está aquém das expectativas. 
Cidades
Fiemg comemora e presta homenagensDiário do Comércio – MG – MINAS – MG – Capa,8 – 24/05/2024 – Juliana GontijoAna Cabral, foi escolhida a Industrial do Ano Instituído por decreto assinado pelo presidente Juscelino Kubitschek em 1957, o Dia da Indústria foi comemorado ontem à noite pela Fiemg, em solenidade realizada no Minascentro.
Onde entregar doações de roupas?Hoje em Dia – DOIS PONTOS: – MG – 11 – 24/05/2024O domingo ainda estava em suas primeiras horas, o shopping nem tinha aberto e os voluntários já chegavam, vindos de carro próprio ou por aplicativo, ônibus ou carona. O tempo estava fresquinho, mas muito trabalho estava por vir. Desde 8 de maio o Minas Shopping convidou o Tio Flávio Cultural para coordenar um grupo de voluntários que pudessem ficar num posto de recebimento de doações de materiais para as vítimas das chuvas e enchentes do Rio Grande do Sul.
Ruas do Camargos sem atenção de BHtransJornal Super Notícia – BH – Cidades – MG – 12 – 24/05/2024 – Panelaço
Solução passa por árvores e ‘cidades-esponja’O Globo – Especial – RJ – 4 – 24/05/2024A adaptação é azul e verde. Dar às cidades resiliência contra desastres climáticos tão diferentes quanto inundações, deslizamentos e ondas de calor é complexo e envolve uma série de medidas. Porém, uma das que têm se mostrado mais eficientes no mundo é aumentar o verde e o azul urbanos, dizem especialistas. O retrofit baseado na natureza, ou infraestrutura azul e verde produz, por exemplo, cidades-esponja, que absorvem excesso de água da chuva.
Economia – Política
Brasil ganha primeiro plano de bairro voltado a criançasO Globo – Home – RJ – Online – 23/05/2024Primeiro Plano de Bairro Amigável à Primeira Infância do país foi entregue pelo Instituto de Arquitetos do Brasil na cidade de Sobral (CE) O Brasil tem cerca de 35,5 milhões de crianças , de acordo com o Censo Demográfico do IBGE de 2022, e há uma necessidade clara por políticas públicas que atendam às necessidades deste público, principalmente daquelas que estão na faixa entre zero e seis anos.
Cade dá aval e Petrobras cancela privatização de TBG e 5 refinariasExame – HOME – SP – Online – 23/05/2024A Petrobras anunciou nesta semana que retirou cinco refinarias e a subsidiária Transportadora Brasileira Gasoduto Bolívia-Brasil S.A do plano de privatização. (TBG). A decisão está alinhada ao novo Plano Estratégico da estatal, que traz diretrizes para o período entre 2024 e 2028. O anúncio, feito em comunicado ao mercado, ocorreu após o Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade) aprovar as propostas de aditivos para alterar acordos firmados em 2019 que estabeleciam o compromisso e as regras para a venda desses ativos.
‘A Petrobras precisa ser a mais rentável do planeta?’O Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – Capa,B8 – 24/05/2024 – MARIANA CARNEIROO ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira, diz que a Petrobras precisa investir, ser eficiente e competitiva, mas não pode perder de vista o interesse nacional. ‘Ela (a Petrobras) precisa ser a mais rentável do planeta, prevalecendo sobre o interesse nacional?’, questionou Silveira em entrevista.
‘Vejo condição zero de o juro continuar caindo’O Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B2 – 24/05/2024 – Zeina LatifVejo condição zero de o juro continuar caindo – Economista avalia como correta última decisão do Banco Central, que reduziu ritmo de corte da Selic ENTREVISTA Ex-diretor do Banco Central e chefe do Centro de Estudos Monetários do Instituto Brasileiro de Economia da FGV “+ não conseguirá dar sequência ao ciclo de queda da taxa básica de juros no curto prazo. Neste mês, o Comitê de Política Monetária (Copom) reduziu a taxa Selic em 0,25 ponto porcentual, para 10,50% ao ano, e interrompeu um ciclo de seis cortes consecutivos de 0,50 ponto porcentual.
A capital gastronômica do Brasil é acessível?Hoje em Dia – DOIS PONTOS: – MG – 10 – 24/05/2024A CAPITAL GASTRONÔMICA DO BRASIL É ACESSÍVEL? Belo Horizonte, além de ser reconhecida como a capital gastronômica do Brasil, ostenta o título de cidade com a maior concentração de bares e restaurantes do país. Essa reputação gastronômica não apenas atrai turistas que anseiam por experiências culinárias, mas também coloca a cidade diante de um desafio importante: garantir que os estabelecimentos sejam acessíveis a todos os cidadãos.
Adalclever Lopes é cotado para ser coordenador da campanha de FuadO Tempo – BH – A.Parte – MG – Capa,2 – 24/05/2024A parte Adalclever é cotado para coordenar a campanha de Fuad Ex-deputado, que foi braço direito de Kalil, não é unanimidade no grupo do prefeito. Outro nome é o de Paulo Lamac, que precisa resolver o futuro de seu partido, a Rede. 2 Ex-deputado Adalclever Lopes é cotado para ser coordenador da campanha de Fuad O ex-deputado estadual Adalclever Lopes (PSD), que já foi braço direito do ex-prefeito de Belo Horizonte Alexandre Kalil, está sendo cogitado para ser um dos coordenadores da pré- campanha de Fuad Noman (PSD), que tenta a reeleição nas eleições municipais de 2024.
Adoecimento da segurança públicaO Tempo – BH – Opinião – MG – 14 – 24/05/2024 – EditorialEditorial O crescimento repentino de ocorrências de suicídio de servidores da Polícia Militar de Minas Gerais (PMMG) não pode ser visto como caso isolado. O contexto de adoecimento mental dos policiais é bem detalhado na reportagem de Isabela Abalen e José Vitor Camilo, na edição de O TEMPO de ontem. As demandas da categoria por melhoria salarial se destacam, mas devem ser observadas também as condições de trabalho.
Aldo recebe Bolsonaro em novo aceno à direitaO Globo – Política – RJ – 9 – 24/05/2024Ex-ministro de governos petistas pelo PCdoB lançou livro em Brasília e autografou exemplares do ex-presidente e de general ex-ministro dos governos Lula e Dilma Rousseff, Aldo Rebelo lançou um livro na última quarta-feira em Brasília com a presença do ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) e do ex-assessor especial do Gabinete de Segurança Institucional, general Villas Bôas.
André Esteves vê a economia com otimismoEstado de Minas – Economia – MG – 11 – 24/05/2024 – AFP Apesar dos desafios no campo fiscal e do PIB ainda em marcha lenta, nota-se certa dose de otimismo entre alguns pesos-pesados da economia brasileira. Entre aqueles que enxergam bons ventos no horizonte, chama a atenção a confiança de André Estevez, presidente do conselho de administração do banco BTG Pactual, no bom desempenho do país.
André Esteves vê economia com otimismoCorreio Braziliense – Negócios – DF – 8 – 24/05/2024 Apesar dos desafios no campo fiscal e do PIB ainda em marcha lenta, nota-se certa dose de otimismo entre alguns pesos-pesados da economia brasileira. Entre aqueles que enxergam bons ventos no horizonte, chama a atenção a confiança de André Estevez, presidente do conselho de administração do banco BTG Pactual, no bom desempenho do país. Em participação no AgroFórum Cuiabá, evento realizado nesta semana na capital do Mato Grosso, Esteves citou o controle da inflação , os ótimos resultados das contas externas e as reservas internacionais elevadas como fatores que garantem bom nível de segurança ao Brasil.
Avanço das energias renováveis para um futuro sustentávelDiário do Comércio – MG – Opinião – MG – Capa,2 – 24/05/2024Avanços das energias renováveis para um futuro sustentável (Alan Otoni de Souza) Avanço das energias renováveis para um futuro sustentável A busca por energias renováveis tem sido cada vez maior nos últimos anos, devido à necessidade de utilizar soluções sustentáveis para ajudar na preservação do meio ambiente e diminuir os danos causados pelas mudanças climáticas e aquecimento global.
Brasil busca facilitar acesso a recursos para lidar com climaO Globo – Economia – RJ – 18 – 24/05/2024Para Ministério da Fazenda, reforma de bancos multilaterais é um dos caminhos para que dinheiro chegue a quem precisa do G20. O governo federal quer aproveitar a presidência rotativa do G20, o grupo das 20 maiores economias do mundo, para canalizar mais recursos externos para financiar os investimentos necessários à transição para uma economia de baixo carbono em países emergentes, incluindo o Brasil.
Câmara aprova reajuste de 27% para delegados da PFFolha de S. Paulo – Mercado 2 – SP – 2 – 24/05/2024A Câmara dos Deputados aprovou, na terça-feira (21), projeto de lei que reajusta o salário de diversas categorias do serviço público. Os maiores beneficiados serão os profissionais da segurança pública. A matéria segue agora para o Senado.
CHOQUE DE REALIDADERevista Veja – SP – Economia – SP – 119 a 128 – 24/05/2024 – Juliana EliasNúmeros da Previdência pioram e mostram que é urgente para o país fazer uma nova reforma. Se as regras não forem alteradas, as contas públicas inevitavelmente entrarão em colapso C JULIANA ELIAS TEIMOSIA Carlos Lupi: ministro da Previdência diz que nada precisa mudar na publicação curta feita pelo ministro da Fazenda, Fernando Haddad, na rede social X, foi suficiente para causar frisson entre analistas da cena política e econômica do país.
Chuva volta forte e pode piorar o desastre no RSCorreio Braziliense – Brasil – DF – Capa,5,6 – 24/05/2024 – Renata GiraldiOs esforços para limpeza e reconstrução de bairros da capital do Rio Grande do Sul tiveram que ser suspensos parcialmente ontem, após fortes chuvas atingirem a cidade. Sob precipitação intensa – foram 100mm, mais do que a média do mês -, o sistema de drenagem, que ainda não havia se restabelecido das enchentes causadas pela elevação do nível do Guaíba, voltou a colapsar e inundou ruas.
Conexão com a cidade, conexão com o futuroO Tempo – BH – Opinião – MG – 14 – 24/05/2024
Crise climática é desafio para infraestruturaCorreio Braziliense – Política – DF – Capa,2 – 24/05/2024 – Cida BarbosaDesafios do clima e da infraestrutura Evento em Brasília reuniu ministros, empresários e especialistas para debater a urgência de investimentos na estrutura. Prevenção a desastres ambientais foi um dos temas do Abdib Fórum 
Demitido da Petrobras, Prates nega estar brigado com presidenteFolha de S. Paulo – Mercado 2 – SP – 2 – 24/05/2024O ex-presidente da Petrobras Jean Paul Prates afirmou nesta quinta-feira (23) que não brigou com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e que a relação , “muito boa”, vai ser “melhor ainda”. Sem dar entrevistas desde que foi demitido por Lula da estatal, no último dia 14, Prates afirmou que terá condições de “avaliar o resultado desse processo todo” daqui a seis meses.
Dez governadores aumentam salário acima de 25%O Globo – Política – RJ – 8 – 24/05/2024O mais recente foi Brandão (MA), com 107% aprovado pela Assembleia; a maior correção, de 298%, se deu em MG para Zema. Em números absolutos, os primeiros do ranking são Mitidieri (SE) e Cameli (AC), que ganharão R$ 4é,3 mil no próximo ano.
Dívida impede reajuste maior para servidor, diz vice-governadorO Tempo – BH – Política – MG – Capa,3 – 24/05/2024 – EntrevistaDívida impede reajuste maior para servidor, diz vice-governador Recomposição de 3, é 2% já pode ser votada em primeiro turno na ALMG. O vice-governador de Minas Gerais, Mateus Simões (Novo), afirmou ontem que a situação fiscal e as dívidas do Estado inviabilizam o Executivo a fazer reajustes maiores ao funcionalismo do Estado.
FICÇÃORevista Veja – SP – Cultura – SP – 244 a 248 – 24/05/2024 – Da Redação
Fintech mineira projeta crescimento de 250%Diário do Comércio – MG – Negócios – MG – 11 – 24/05/2024A LeverPro, uma startup especializada em fornecer ferramentas e serviços para otimizar as operações financeiras nas organizações de médio e grande porte, está deixando no passado aquela clássica imagem de gestores em torno de dezenas de planilhas lentas que geram tarefas manuais intermináveis, assim como medidas pouco efetivas para lidar com as finanças da organIzação.
Foi dada a largadaRevista Veja – SP – Brasil – SP – Capa, 51 a 71 – 24/05/2024 – Adriana FerrazA mais de dois anos do próximo pleito, já está em curso a corrida de presidenciáveis para ver qual deles será o nome forte da oposição em 2026.
Folha e UOL farão debates e sabatinas com candidatos à Prefeitura de São PauloFolha de S. Paulo – Política – SP – A8 – 24/05/2024 – DatafolhaA Folha e o UOL organizaram debates e sabatinas com os principais candidatos à Prefeitura de São Paulo . O debate no primeiro turno está marcado para 30 de setembro, às 10h. No segundo turno, para o dia 1 de outubro, também às 10h. Para o debate do primeiro turno serão convidados os três candidatos mais bem colocados em pesquisa Datafolha divulgada até 25 de agosto.
Lula articula pacote bilionário para conter insatisfação dos municípiosO Estado de S. Paulo – Política – SP – A6 – 24/05/2024 – William Waackassim como o Brasil saiu de uma ditadura militar de 20 anos com umaanistia“ampla, geral e irrestrita” que perdoou indistintamente quem torturou e quem foi torturado, morto ou “desaparecido” pelo Estado, está na fase final um acórdão a favor tanto de quem liderou quanto de quem foi alvo da LavaJato,a maior operação de combate à corrupção no País, quiçá no mundo. A anistia dos dois lados da LavaJato não foi selada em plenários do Legislativo, reuniões do Executivo ou sessões do Supremo e não dá para bancar se, um dia, daqui a uma semana, um ano ou uma década, vamos SEG.
Lula deve vetar taxação de compras internacionaisO Tempo – BH – Política – MG – 5 – 24/05/2024O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) afirmou ontem que, se o Congresso Nacional aprovar a retomada de um imposto federal sobre importações de até US$ 50, a tendência do governo federal será vetar a volta do tributo. O petista disse ainda que o tema está em negociação. “Eu só me pronuncio nos autos do processo (risos). A tendência é de vetar, mas a tendência também pode ser negociar”, afirmou.
Lula diz que tendência é vetar fim da isenção de compras até US$ 50O Globo – Economia – RJ – Capa,16 – 24/05/2024 – Alice CravoLula fala em vetar imposto para compras on-line de até US$ 50 Taxação é defendida por varejistas brasileiras e por parte do governo. Presidente teme má repercussão da tributação: “todo mundo compra”. 
Lula diz que tendência é vetar retomada de taxaEstado de Minas – Economia – MG – 9 – 24/05/2024 – BrasíliaLULA DIZ QUE TENDÊNCIA É VETAR RETOMADA DE TAXA Presidente sinaliza que vai impedir o retorno do imposto em compras internacionais de até US$ 50, mas afirmou que está disposto a negociar o tema com o Congresso Brasília – O presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) disse ontem que a tendência é vetar a retomada do imposto de importação em compras internacionais de até US$ 50, mas sinalizou querer negociar com o Congresso.
Maioria dos pré-candidatos à PBH tem carreira consolidadaO Tempo – BH – Política – MG – 4 – 24/05/2024Faltando pouco menos de cinco meses para o primeiro turno das eleições municipais, marcadas para o dia é de outubro, 12 pré-candidatos à Prefeitura de Belo Horizonte já se apresentaram. Dessa lista, a maioria já ocupa cargos políticos: há um senador, dois deputados federais, quatro deputados estaduais, um vereador e uma secretária de Estado, além do prefeito, Fuad Noman (PSD), que tenta a reeleição, Na tradição política, alguns desses postos – como o de senador e deputado – seriam até “superiores” ao de prefeito.
Mercado livre: Abraceel defende abertura totalDiário do Comércio – MG – Economia – MG – 6 – 24/05/2024 – Thyago HenriqueEntidade aponta como bom caminho em 2026 acesso para clientes da indústria e comércio do chamado Grupo B THYAGO HENRIQUE A Associação Brasileira dos Comercializadores de Energia (Abraceel) vê como ideal a abertura do mercado livre de energia em 2026 para os clientes da indústria e comércio do Grupo B (baixa tensão) – atualmente, apenas quem consome em média e alta tensão, no Grupo A, dispõe dessa opção.
Minas tem superávit de 59 mil empresas abertasDiário do Comércio – MG – Legislação – MG – Capa,14 – 24/05/2024Criação de empresas tem superávit em MG No acumulado de janeiro a abril, Minas Gerais registrou um saldo positivo de 59.022 empresas abertas, aponta o boletim do Ministério do Empreendedorismo, da Microempresa e da Empresa de Pequeno Porte (Memp). Foram formalizados 153.538 negócios no Estado, enquanto 94.516 encerraram as atividades. O superávit em relação ao mesmo período do ano passado foi de 1,29%.
NA DIREÇÃO ERRADARevista Veja – SP – SP – 72 a 79 – 24/05/2024 – Daniel PereiraLula: gestos à esquerda e afastamento dos aliados de centro que o ajudaram a se elege: NA DIREÇÃO ERRADA As manifestações do presidente da República mostram que ele está cada vez mais Lula e, por consequência, cada vez menos frente ampla DANIEL PEREIRA D QUANDO ASSUMIU a Presidência da República, Dilma Rousseff lidava com a pecha de poste, uma forma pejorativa usada por adversários e até por petistas para dizer que sua candidatura e sua administração eram invenções de Lula, que continuaria a mandar de fato no país.
O jabuti na taxação de compras no exterior pela internetEstado de Minas – Política – MG – 5 – 24/05/2024Era mais um jabuti daqueles que aparecem de última hora: a cobrança do imposto de importação sobre produtos de até US$ 50 comprados pela internet, o equivalente a R$ 257 no câmbio atual. Foi incluído no projeto que institui o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que estava para ser votado nesta quinta-feira (22) pela Câmara dos Deputados. No jargão parlamentar, jabuti é uma proposta estranha aos propósitos originais do legislador, que aparece sem que saiba direito quem está por trás, mas sempre é alguém ou algum lobby muito poderoso.
O que é a Letra de Crédito do DesenvolvimentoO Tempo – BH – Opinião – MG – 16 – 24/05/2024Está em trâmite no Congresso Nacional o Projeto de Lei é.235/2023, de autoria do Poder Executivo, que trata da criação da Letra de Crédito do Desenvolvimento (LCD). Esse projeto já foi aprovado pela Câmara Federal e agora segue para o Senado, de onde, se aprovado, vai à sanção presidencial. Mas o que é a LCD? E como ela afeta a vida do investidor e, na outra ponta, a da sociedade? 4 Letra de Crédito do Desenvolvimento será um instrumento de captação menos oneroso para os bancos de desenvolvimento, permitindo a concessão de financiamentos a taxas mais atrativas para os setores contemplados.
Pacheco pode virar ministro após deixar a presidência do SenadoO Tempo – BH – Política – MG – Capa,5 – 24/05/2024 – FolhapressEstratégia Pacheco pode virar ministro de Lula ao deixar chefia do Senado, em 2025 Ideia é deixar senador em evidência após a saída da presidência da Casa, visando à disputa pelo governo de MG em 2023, além de não perder laços com o grupo que deve manter poder no Congresso. 5 Articulação. Ideia de Lula seria manter o senador em evidência e não perder laços com líderes do Congresso Pacheco pode virar ministro após parlamentar ocupar Ministério da Justiça ou das 3 pastas que o PSD comanda em BRASÍLIA.
Palco da Cúpula do G20, Estado do Rio aposta em cidades sustentáveisO Globo – Especial – RJ – 5 – 24/05/2024Palco da Cúpula do G20, Estado do Rio aposta em cidades sustentávei Pacto RJ, programa do governo fluminense, investe R$ 14 bilhões em ações de prevenção de desastres decorrentes das mudanças climáticas “Obras de contenção É, de encostas, COMO a pSp easy Tida RJ-10é, próximo a Saquarema, são & “realizadas em diversas; regiões do estado No cenário global em que a população urbana não para de crescer, é imprescindível que as grandes cidades estejam preparadas para as emergências climáticas e para o bem-estar das famílias.
Produtividade da indústria não acompanha salário, diz estudoFolha de S. Paulo – Mercado – SP – 1 – 24/05/2024 – Douglas GavrasProdutividade da indústria não acompanha salário, diz estudo Fiesp se queixa de falta de condições para troca de maquinário obsoleto Douglas Gavras são pauLo Há um descompasso entre os salários da indústria nacional e a produtividade da mão de obra, de acordo com levantamento da Fiesp (Federação das Indústrias do Estado de São Paulo ).
PROVA DE FOGORevista Veja – SP – Internacional – SP – 139 a 145 – 24/05/2024 – Ernesto NevesARGENTINA PROVA DE FOGO Após seis meses, Milei tenta tecer acordos com políticos de quem desdenhava pouco tempo atrás — movimento vital para destravar medidas que ambicionam “refundar o Estado” ERNESTO NEVES CAINDO NA REAL Milei: a Lei de Bases empacou no Senado eis meses depois de acomodar-se na cadeira presidencial com um projeto de virar a Argentina de cabeça para baixo, política e economicamente, Javier Milei colhe elogios de economistas e do próprio Fundo Monetário Internacional (FMI) por haver colocado a inflação galopante em viés de baixa e, graças a um corte fulminante de subsídios, registrar o primeiro trimestre de superávit primário do país em mais de uma década.
RadarRevista Veja – SP – SP – 45 a 50 – 24/05/2024 – Robson BoninEm novembro de 2025, Belém receberá 140 chefes de Estado na abertura da COP30. Como ocorre em eventos globais com tantos líderes, o planejamento de segurança contra ações o, e Nicholas Shores terroristas é uma prioridade. Lula, no entanto, até agora não envolveu a elite militar do país na conferência.
Reajuste de 3,62% para servidor pronto para votação no plenárioEstado de Minas – Política – MG – Capa,3 – 24/05/2024PROPOSTA DE REAJUSTE SERVIDORES PRONTA PARA VOTAÇÃO Polêmico, aumento de 3, é 2% para funcionalismo de Minas segue para plenário da ALMG Marcada por reprovação e protestos do funcionalismo público estadual, com destaque para as forças de segurança, a proposta do governo Romeu Zema (Novo) para reajuste dos servidores mineiros passou ontem pela última comissão e está pronta para ir a plenário na Assembleia.
Rombo nas contas públicas exige ajuste de despesasO Globo – Opinião – RJ – Capa,2 – 24/05/2024Rombo nas contas públicas exige ajuste de despesas Relatório do Tesouro projeta déficit maior em 2024, ainda que haja alta – incerta – nas receitas cresceu a projeção do governo para o buraco nas contas públicas até o final do ano. Pelos cálculos do Tesouro, o resultado primário – diferença entre receitas e despesas, sem contar pagamentos de juros -será um déficit de R$ 14,5 bilhões, R$ 5,2 bilhões além da estimativa anterior.
Simões anuncia R$ 10 bi para saúde em MinasEstado de Minas – Política – MG – 5 – 24/05/2024 – Thiago BonnaVice-governador ressalta investimentos com impostos arrecadados. Flávio Roscoe, presidente da Fiemg, destaca simplificação da legislação sobre barragens THIAGO BONNA O vice-governador Mateus Simões (Novo) afirmou ontem que graças aos impostos arrecadados das indústrias mineiras, o governo de Minas irá investErnst & Young R$ 10 bilhões na área de saúde, bem acima dos R$ 3 bilhões aplicados no primeiro ano da gestão de Romeu Zema (Novo).
Sinduscon é expulso de conselho da FederaçãoDiário do Comércio – MG – MINAS – MG – 8 – 24/05/2024 – Mara BianchettiMARA BIANCHETTI Editora O presidente do Sindicato da Indústria da Construção Civil no Estado de Minas Gerais (Sinduscon-MG), Renato Michel, foi expulso do Conselho de Representantes da Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg). A decisão foi tomada em Assembleia Geral realizada ontem (23), sob a alegação de que o dirigente teria infringido o artigo 37 do estatuto da entidade, que prevê a eliminação de membros representantes de sindicatos por má conduta e violação de normas internas vigentes.
Tarcísio lança plano para cortar gastos e revisar benefícios fiscaisFolha de S. Paulo – Mercado – SP – Capa,3 – 24/05/2024O governo de Tarcísio de Freitas (Republicanos) lançou, nesta quinta-feira (23), um plano que visa ajustar as contas e a estrutura do governo de São Paulo, incluindo revisões de benefícios fiscais, extinções de órgãos e renegociação de dívidas com a União.
Transições energéticasEstado de Minas – Política – MG – 2 – 24/05/2024Pela importância que assumem os minerais estratégicos para a transição energética e pela capacidade instalada para a geração de energia solar, Minas Gerais foi escolhida para sediar a terceira reunião do Grupo de Trabalho de Transições Energéticas do G20”. Serão três dias de debates, a partir desta segunda-feira, 27 de maio, no Minascentro, com representantes das maiores economias do mundo, instituições e organizações internacionais sobre a dimensão social da transição energética e o papel dos minerais estratégicos nesse processo.
Petrobras vota hoje indicação de Magda Chambriard para a presidênciaUOL – HOME – SP – Online – 24/05/2024 – Alexandre Garcia ColaboraçãoO Conselho de Administração da Petrobras se reúne nesta sexta-feira (24) para aprovar Magda Chambriard como nova presidente da empresa. Caso tenha o nome validado, ela será a segunda mulher a comandar a companhia. A indicação dela ao cargo acontece após a demissão de Jean Paul Prates. O que aconteceu foi que Magda Chambriard foi nomeada pelo presidente Lula para o cargo.
Os desafios da Petrobras sob nova direçãoUOL – HOME – SP – Online – 24/05/2024 – Igor Felippe Santos, Héctor Luis, Bernardo KocherPreço dos combustíveis, estatização de refinarias, transição energética: os desafios à frente de Magda Chambriard, indicada de Lula para a Petrobras Nesta sexta-feira, 24 de maio, a nova indicada pelo Presidente da República para assumir a presidência da Petrobras, Magda Chambriard, deverá ser apreciada e aprovada pelo Conselho de Administração da empresa, podendo fazer jus ao seu mandato à frente da maior companhia estatal brasileira.
PT concorda com revisão de benefícios fiscais, mas critica Tarcísio por aumento para 2025Terra – HOME – SP – Online – 24/05/2024 – Pedro Augusto FigueiredoA revisão dos benefícios fiscais concedidos a empresas sinalizada pelo governador Tarcísio de Freitas (Republicanos) é uma das bandeiras históricas da oposição formada por partidos de esquerda na Assembleia Legislativa de São Paulo (Alesp). Porém, um estudo realizado pela bancada da federação PT-PCdoB-V aponta que, na contramão do anunciado pelo governador, o Executivo prevê no Projeto de Lei de Diretrizes Orçamentárias (PLDO) aumentar as isenções fiscais em 12%: dos atuais R$ 63,9 bilhões para R$ 71,5 bilhões em 2025.
Disputa pela Prefeitura de BH atrai senador e deputados federais e estaduaisO Tempo – Home – MG – Online – 24/05/2024 – Marco Antônio AstoniDos 12 pré-candidatos já anunciados, oito deles ocupam cargos importantes, além da cidade de Belo Horizonte Por Marco Antônio Astoni Publicado em 24 de maio de 2024 | 06:00 Faltando pouco menos de cinco meses para o primeiro turno das eleições municipais, marcadas para o dia 6 de outubro, em Belo Horizonte, 12 pessoas já apresentaram seus nomes como pré-candidatos a prefeito.
Bolsa acessívelRevista Carta Capital – Economia – SP – 04,38,39 – 29/05/2024 – Da RedaçãoHistoricamente, a expansão dos pequenos negócios brasileiros esbarra em uma parede quase intransponível, a falta de crédito para investimentos. Preocupado com essa limitação, o Ministério do Empreendedorismo, Micro e Pequenas Empresas iniciou em janeiro uma discussão interna para desenhar um modelo capaz de facilitar o acesso ao mercado financeiro das companhias de menor porte.
Entidades Parceiras
82% dos consumidores locais devem presentear no Dia dos Namoradosregionalzao – Home – MG – Online – 23/05/2024A sondagem também revela que 80% dos apaixonados pretendem organizar algum tipo de programa a dois A data mais romântica do ano se aproxima com boas expectativas para o comércio local. Segundo um levantamento realizado pela CDL Uberlândia no mês de maio, 82% dos consumidores pretendem presentear seus amados no Dia dos Namorados. Este ano, o valor médio dos presentes será de R$100 a R$200 para 52% dos entrevistados; até R$100 para 24% e acima de R$200 para os outros 24%.
Sebrae Minas abre inscrições para o Varejo + Experience em NanuqueAgência Sebrae de Notícias – HOME – MG – Online – 23/05/2024 – Samuel MartinsEvento será realizado dia 13 de junho, com palestra sobre tendências e estratégias de vendas para pequenos negócios do varejo Com o objetivo de apoiar os donos de pequenos negócios do varejo que desejam alavancar as vendas e impulsionar os resultados, será promovido em Nanuque, no Vale do Mucuri, o Varejo + Experience. O evento gratuito vai ocorrer no dia 13 de julho, pelo Sebrae Minas, Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL), e Sicoob Credinorte.
Diego e Victor Hugo é atração no 16º Arraial Solidário da AACD Uberlândiarevista Soberana – Home – MG – Online – 23/05/2024 – Cristiane GuimarãesA tradicional festa junina acontecerá no dia 18 de junho, a partir das 19h, no Acrópole, reunindo diversos nomes da música sertaneja; parte do valor arrecadado será em prol das vítimas das enchentes no Rio Grande do Sul A temporada de festas juninas se aproxima, e o tradicional Arraial Solidário da AACD já tem data na agenda cultural de Uberlândia e região.
Aciapi-CDL e Sebrae entregam alimentos arrecadados na Feiraço 2024Carta de Notícias – Home – MG – Online – 23/05/2024 – Cid MirandaUma tonelada e meia de alimentos foi entregue ao Banco de Alimentos Gemina Alves Linhares A Associação Comercial, Industrial, Agropecuária e de Prestação de Serviços de Ipatinga (Aciapi), a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Ipatinga e o Sebrae, em parceria com administração municipal, entregaram, na tarde desta quarta-feira (22), os alimentos arrecadados nos quatro dias da Feiraço.
Capital Estudantil ensina economia, finanças e empreendedorismo a jovens do ensino médioFinTech Lab – Home – SP – Online – 23/05/2024Uma pesquisa do SPC Brasil mostrou que 46% dos brasileiros entre 25 e 29 anos estão endividados e inadimplentes. Outro dado alarmante é que 75% dos jovens entre 18 e 30 anos não fazem qualquer controle de gastos. É nesse cenário que surge a Capital Estudantil, projeto de educação financeira que tem o objetivo de levar educação financeira a alunos do ensino médio.
Varejo – Automóveis, Peças, Postos de Combustíveis
Em 16 dias de greve, Renault deixou de produzir 10,5 mil veículosAuto Indústria – Home – SP – Online – 23/05/2024 – Alzira RodriguesÉ um volume superior à média mensal de vendas da marca este ano. Desde o último dia 7, quando seus funcionários entraram em greve, a Renault deixou de produzir 10.511 veículos, um volume já bem próximo das suas vendas de abril, da ordem de 11,9 mil unidades, e maior do que a média mensal de emplacamentos no ano, de 9,6 mil carros e comerciais leves.
GM retoma gradualmente operações em GravataíAuto Indústria – Home – SP – Online – 23/05/2024 – Alzira RodriguesApós mais de três semanas de paralisação devido às chuvas que têm castigado o Rio Grande do Sul, a General Motors está retomando gradualmente suas operações em Gravataí. A fábrica voltou a funcionar na última segunda-feira, 20, em um turno. A empresa continua monitorando as condições e ajustando a produção do complexo industrial, alinhada também ao restabelecimento de fornecedores. Segundo comunicado da GM, neste momento, a prioridade é a segurança dos empregados, assim como as ações solidárias de apoio à comunidade e ao Estado do Rio Grande do Sul.
Alckmin diz que Brasil pode dobrar produção de gás natural em 4 anosDiário Indústria & Comércio – Home – PR – Online – 23/05/2024O vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, afirmou nesta quinta-feira que há possibilidade de o Brasil dobrar a produção de gás natural no país em quatro anos. “Nós podemos dobrar em quatro anos a produção de gás natural no Brasil”, afirmou Alckmin em evento no Rio de Janeiro, citando a conclusão do gasoduto rota 3, em Itaboraí (RJ), e o projeto Sergipe Águas Profundas como componentes para tal expectativa.
Greve do Ibama barra contêineres e carros em portos e preocupa a indústriaQuatro Rodas – Home – SP – Online – 23/05/2024 – João Vitor Ferreira AtualizadoAlém das peças, Anfavea também contabiliza que cerca de 17,3 mil carros estejam parados nos portos esperando a licença de importação emitida pelo órgão O setor automotivo nacional está tendo que lidar com um problema crescente em relação às peças e componentes importados. Ao todo, são cerca de 1.200 contêineres que estão parados nos portos aguardando a liberação de órgãos como o Ibama e o Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa), responsáveis pela conferência sanitária dos recipientes.
As montadoras americanas e chinesas estão indo em direções completamente diferentesO Estado de S.Paulo – Home – SP – Online – 23/05/2024 – David J. LynchChineses tentam expandir número de mercados em que atuam, enquanto americanos focam no país de origem e buscam tornar cada venda mais valiosa Por David J. Lynch (The Washington Post) Capazes de produzir muito mais carros do que podem vender na China , empresas chinesas como a BYD estão entrando em mercados de todo o mundo. Sua expansão global ocorre no momento em que as principais montadoras dos EUA – cujas vendas na China, outrora lucrativas, estão minguando – se retiraram de mercados promissores como Índia, Indonésia e Tailândia para se concentrar em sua base americana.
Potência MáximaRevista Veja – SP – Geral – SP – 169 a 177 – 24/05/2024 – André SollittoPOTÊNCIA MÁXIMA Com uma estratégia agressiva de lançamentos, montadoras chinesas conquistam espaço no mercado de elétricos e incomodam as empresas ocidentais D ANDRÉ SOLLITTO, da Cidade do México Fr NA TOMADA A picape híbrida BYD Shark: criada para o mercado latino, será vendida no Brasil NÃO ERA uma estrela do cinema, tampouco um ídolo do rock. O ambiente de expectativa que banhava o imenso centro de convenções Expo Santa Fe, na Cidade do México, tinha a leveza do chumbo.
Taxação de sites chineses deve ser vetada, diz LulaO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B5 – 24/05/2024 – BrasíliaVarejo Compras de até US$ 50 JRação de sites chineses deve ser vetada, diz Lula SOFIA AGUIAR BRASÍLIA O presidente Luiz Inácio Lula da Silva disse ontem que a tendência é vetar a taxação sobre compras com valor de até US$ so ( por volta de R$ 257) em sites internacionais, mas que, ainda assim, está aberto a negociar o tema. A medida foi incluída no projeto de lei que regulamenta o Programa Mobilidade Verde e Inovação (Mover), que prevê incentivos para o setor automotivo.
Volvo contra-ataca chineses com utilitário esportivo EX30Diário do Comércio – MG – Veículos – MG – 13 – 24/05/2024Volvo contra-ataca chineses com utilitário esportivo EX30. Modelo de entrada da marca sueca tem preço para encarar os concorrentes asiáticos e custa a partir de R$ 229.950. Muito antes da invasão chinesa, foram as marcas premium que trouxeram os carros eletrificados para o Brasil. Entre os pioneiros, Volvo, BMW, Lexus, Audi e Porsche se destacaram.
Como mais de 200 mil veículos com perda total no RS irão voltar ao mercadoUOL – HOME – SP – Online – 24/05/2024 – Paula GamaAs recentes enchentes no Rio Grande do Sul causaram grandes estragos, inclusive no setor automotivo. Mais de mil carros zero-quilômetro foram danificados , além de mais de 200 mil veículos seminovos e usados que já estavam circulação, de acordo com estimativa da consultoria Bright Consulting. A recuperação desses veículos e sua reintrodução no mercado já estão em andamento: enquanto algumas unidades vão voltar a rodar normalmente, enquanto outras serão encaminhadas para desmonte e reaproveitamento de peças.
Enchentes no Sul: carros destruídos podem ir a leilãoCanaltech – Home – SP – Online – 24/05/2024 – Paulo AmaralPor Paulo Amaral | Editado por Jones Oliveira | 24 de Maio de 2024 às 06h00 Os prejuízos causados pelas chuvas e enchentes no Rio Grande do Sul ainda estão sendo contabilizados e, no segmento automotivo , os números compilados até o momento são catastróficos, especialmente no recorte voltado para a indústria local. Enchentes no RS | Seguro cobre carros destruídos pela água? Aeronave não-tripulada, helicóptero e mais: os veículos que salvam vidas no RS A consultoria Bright Consulting divulgou um relatório com base nas informações obtidas junto aos concessionários do estado e aos dados passados por fábricas de veículos e autopeças espalhadas pela região.
Arthur Lira é “pai” do jabuti dos impostos sobre importados até US$ 50UOL – HOME – SP – Online – 24/05/2024O presidente da República, Luiz Inácio da Silva (PT), fez nessa quinta-feira, 23, uma citação que pareceu gratuita sobre a filha do presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), durante conversa rápida com repórteres no Palácio do Planalto. Lula anunciou que sua tendência é vetar o imposto sobre produtos importados até R$ 50 incluído pela Câmara, no projeto do Programa de Mobilidade Verde e Inovação (Mover) cuja votação pelo plenário da Câmara emperrou na quarta-feira, mas que deverá ser votada na próxima semana.
Varejo – Calçados, Vestuário, Confecções
A moda é mais do que apenas produtosG1 – HOME – SP – Online – 23/05/2024Fundada em 2000, em Belo Horizonte-MG, a Mondrian Calçados está sob nova direção desde 2023 e se prepara para ganhar mercado e crescer no varejo da moda nacional. Com sua rica história de mais de 24 anos, a Mondrian vem redefinindo não apenas o luxo em calçados, mas como eles se entrelaçam com a vida e a autoestima da mulher moderna. Desde seu surgimento, a moda tem sido muito mais do que apenas vestuário e acessórios, ela é uma extensão da identidade pessoal, moldada por desejos, rotinas e os sonhos das mulheres que a adotam.
Casarão dos Fabricantes deve ser reaberto em abril de 2025O Povo – Home – CE – Online – 23/05/2024Prédio é provisoriamente tombado pela Prefeitura de Fortaleza e passa por processo de restauro. Incêndio atingiu o local em 2020 e destruiu maior parte da estrutura Paredes da entrada e da lateral do prédio são as únicas parte da estruturas originais remanescentes desde o incêndio de 2020 Crédito: FÁBIO LIMA O Palacete da Avenida Central, popularmente conhecido como “Casarão dos Fabricantes”, deve voltar a funcionar em abril de 2025.
Bling e Shein iniciam digitalização do comércio do Saara no RioMonitor Mercantil – HOME – RJ – Online – 23/05/2024 – Aislan LoyolaSaara (Foto: Tomaz Silva/ABr) O Bling, sistema de gestão ERP, pertencente à LWSA, e a Shein, varejista global de moda, beleza e lifestyle, estão inserindo no comércio eletrônico os comerciantes do Saara, um dos maiores polos comerciais do país. Trata-se de uma parceria que tem como foco a digitalização desses empreendedores, com fornecimento de tecnologias para o e-commerce.
Estilo próprioRevista Veja São Paulo – Moda – SP – Capa,10 a 15 – 24/05/2024 – Vanessa Baronevejasaopaulo.com.br veja DÃOrau lo má >. Helena Pontes nasua loja, em Pinheiros: peças feitas para traduzir aforçado feminino A MODA AUTORAL Conheça estilistas — e seus ateliês em São Paulo — que apostam em roupas com personalidade e referências culturais, fugindo do fast fashion e atraindo clientes especiais MODA ESTILO PRÓPRIO Conheça cinco estilistas, em atividade em São Paulo, que investem no design autoral como resistência ao consumismo pasteurizado do fast fashion Vanessa Barone — Fotografia: Camilla Maia m uma época dominada pelo consumo acelerado, pode parecer anacrônico pensar em estilistas que investem em coleções feitas artesanalmente, com apuro técnico, desenho autoral e tecidos nobres.
O impacto das cheias no Sul na indústriaEstado de Minas – Economia – MG – 10 – 24/05/2024 O impacto das cheias no Sulna indústria Ainda é incerto o tamanho do impacto da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul, mas é certo que haverá impacto sobre a geração de riqueza do estado e também do pais.
No Minascentro, Fiemg celebra Dia da Indústria em meio a desafiosDiário do Comércio Online – HOME – MG – Online – 24/05/2024 – Juliana GontijoApesar dos desafios enfrentados, indústria vem demonstrando resiliência e continua a crescer em Minas; desempenho é celebrado pela Fiemg Customize Consent Preferences 24 de maio de 2024 às 0h06 A indústria, que enfrenta diversos desafios, como a elevada carga tributária, taxa de juros alta e a concorrência com os chineses em diversos setores, comemorou na noite de quinta-feira (23) o seu dia numa solenidade no Minascentro, região Centro-Sul de Belo Horizonte.
Mais de 60% das indústrias filiadas à Abicalçados precisaram suspender atividadesJornal do Comércio – RS – HOME – RS – Online – 24/05/2024 – Ana EstevesAs regiões mais afetadas pelas enchentes que assolam o Rio Grande do Sul, desde o final de abril, são as mesmas que abrigam as principais plantas fabris da indústria calçadista gaúcha. As perdas foram enormes e têm reflexo em toda cadeia. Conforme levantamento preliminar da Associação Brasileira das Indústrias de Calçados (Abicalçados), 60% dos seus associados precisaram paralisar as atividades, muitos, como os que atuam no Vale do Taquari, tiveram destruição total de suas estruturas.
O impacto das cheias no Sul na indústria nacionalEstado de Minas – Home – MG – Online – 24/05/2024Ainda é incerto o tamanho do impacto da catástrofe climática que atingiu o Rio Grande do Sul, mas é certo que haverá impacto sobre a geração de riqueza do estado e também do país. Estima-se, num cálculo inicial e com as chuvas ainda castigando a capital e cidades gaúchas, que o Produto Interno Bruto (PIB) do Rio Grande do Sul terá uma queda de 2%, o será suficiente para derrubar o PIB do país entre 0,2 e 0,5 ponto porcentual neste ano.
Varejo – Ótica, Móveis,Eletrodomésticos, Viagens
Condomínios com grifeRevista Veja – SP – Geral – SP – 199 a 204 – 24/05/2024 – Valéria FrançaCondomínio com 59 andares e pé na areia: elevador que transporta o carro para dentro do apartamento é um dos motivos que levaramo atacante Messi a comprar uma unidade. Valores a partir de 19,4 milhões dereais. HÁ UM INTERESSANTE fenômeno no mercado imobiliário internacional. Brotou em Miami, nos Estados Unidos, palco natural da gênese de tendências de luxo, e já chegou ao Brasil.
Construção civil aquece setor moveleiroDiário do Comércio – MG – Economia – MG – 5 – 24/05/2024Sindimov-MG estima crescimento da demanda em Minas entre 15% e 20% após os quatro primeiros meses do ano MARCO AURÉLIO NEVES A demanda de 2024 tem sido sensivelmente melhor do que ano passado para a indústria de móveis em Minas Gerais. E o que afirma o presidente do Sindicato das Indústrias do Mobiliário e de Artefatos de Madeira no Estado de Minas Gerais (Sindimov-MG), Maurício Souza Lima.
Varejo – Supermercados, Padarias, Açougues, Sacolão
Duas toneladas de carne apreendidas no EstadoHoje em Dia – Hoje em Dia – MG – 1 – 23/05/2024DUAS TONELADAS DE CARNE APREENDIDAS NO ESTADO Ação do Procon no interior de Minas teve ao menos 81 açougues como alvo. Com apoio de Vigilância Sanitária e PM, fiscals autuaram 40 estabelecimentos e interditaram 18 por comercializar produtos impróprios para o consumo. Operação começou em março. HOJEEMDIA. COM. BR
Varejo registra estabilidade na ruptura em abrilSincovaga – Home – SP – Online – 23/05/2024 – Thais AbrahãoO Índice de Ruptura da Neogrid mostra que, em abril, a ausência de marcas nas prateleiras dos varejos alimentícios no Brasil permaneceu na casa dos 13%, com um leve aumento de 0,1%. “Apesar de ainda ser considerado um nível de ruptura alto, varejo e indústria conseguiram estabilizar esse indicador. O viés é, portanto, de manutenção”, comenta Robson Munhoz, diretor de Customer Success da Neogrid.
Crise no arroz: entenda a queda de braço entre governo e setor produtivoO Estado de S.Paulo – Home – SP – Online – 23/05/2024 – Fernanda Farias“O pior erro do governo foi anunciar uma importação em grandes volumes sem necessidade”, afirma Federarroz; reunião pode ser decisiva no impasse sobre a importação do arroz O setor produtivo de arroz tenta, mais uma vez, convencer o Governo Federal de que não há risco de desabastecimento do cereal, mesmo com as perdas na safra gaúcha após as inundações do final de abril.
St. Marche quer criar copiloto de IA para a gestão de perecíveisSBVC – Sociedade Brasileira de Varejo e Consumo – Home – SP – Online – 23/05/2024Atualmente, a rede de supermercados tem três modelos de IA rodando em duas lojas da empresa Por Henrique Medeiros | O Grupo St. Marche quer avançar com seus modelos de inteligência artificial para construir um copiloto para o funcionário que acompanha a gestão de venda e estoque dos seus produtos perecíveis. Atualmente, a rede de supermercados tem três modelos de IA rodando em duas lojas da empresa: previsão de demanda, gestão preditiva de estoque e simulação do cenário de compra.
ARMADILHAS DA REFORMARevista Veja – SP – *** – SP – 88 a 90 – 24/05/2024 – Murillo de AragãoMURILLO DE ARAGÃO ARMADILHAS DA REFORMA A estrutura tributária brasileira continua insana AO LONGO do mês de maio, o Ministério da Fazenda organizou diversos eventos e entrevistas sobre o projeto de lei complementar que regulamenta a reforma tributária. Em meio às frequentes explicações técnicas dadas à imprensa, emergiram as futuras batalhas que o governo enfrentará no Congresso Nacional.
Cafeterias ganham mais espaço no pós-pandemiaDiário do Comércio – MG – Negócios – MG – 12 – 24/05/2024Comportamento do cliente mudou LEONARDO LEÃO O mercado de caféterias tem apresentado forte crescimento nos últimos anos, principalmente após o período de pandemia, tanto em Minas Gerais quanto no Brasil. A mudança no comportamento ESSES SEE 3EA “Eu acho que é uma questão de informação, as pessoas querem saber o que elas estão consuminão. Isso veio com o movimento do café especial” do consumidor de café está entre os fatores apontados por especialistas que impulsionaram esse desempenho.
Nova unidade do Sam’s Club abre as portas na PampulhaO Tempo – BH – Economia – MG – 8 – 24/05/2024 – Gabriel RodriguesUm pulinho em Miami” Nova unidade do Sam s Club abre as portas na Pampulha EE GABRIEL RODRIGUES Uma das maiores redes de compra do munão, o Sam s Club inaugurou ontem unidade na Pampulhà. A loja dívidaespaço com um dos últimos supermercados Carrefour de Belo Horizonte, na avenida Presidente Carlos Luz, 4.0Só. Por volta das 9h, o local estava movimentado, com filas nos caixas e clientes com carrinhos cheios, enquanto experimentavam um espumante, Para fazer compras no Sam s Club, é necessário ter uma assinatura.
Resplendor possui moeda pública localDiário do Comércio – MG – Finanças – MG – 15 – 24/05/2024Ubérrima foi implementada em caráter pioneiro no município do Vale do Rio Doce para fomentar a economia DIONE AS Os moradores de Resplendor, um município mineiro com quase 18 mil habitantes no Vale do Rio Doce, têm notado, desde abril deste ano, uma nova prática na cidade. Afinal, a ubérrima (Ub$), primeira moeda pública do Brasil, foi implementada ali. Com o objetivo de fomentar a economia locai, a novidade transformou a maneira como produtos são comercializados e como as pessoas gerenciam seu dinheiro no dia a dia.
Volta às origensEstado de Minas – Degusta – MG – 29,30,31,32,33 – 24/05/2024 – Anna MarinaESTADO DE VIBES JEXDREFEIRA, 24 DE MAIO MDERENE EDITORA: ANNA MARINA ( e sa TODOS OS ALIMENTOS + SERÃO PREPARADOS COM BRASA E LENHA CELINA AQUINO ogo, brasa, lenhà, fumaça, chama Elementos capazes de transformar qualquer alimento. A partir das 14h de sábado, eles entram em ação durante o preparo dos mais diferentes tipos de pratos no Fuegos Festival, no Parque de Exposições da Gameleira, em Belo Horizonte, Nesta edição, serão 36 estações com 37 chefs e assadores.
Mercado de cafeterias cresce no pós-pandemia em Minas GeraisDiário do Comércio Online – HOME – MG – Online – 24/05/2024 – Leonardo LeãoCustomize Consent Preferences 24 de maio de 2024 às 5h00 O mercado de cafeterias tem apresentado forte crescimento nos últimos anos, principalmente após o período de pandemia, tanto em Minas Gerais quanto no Brasil. A mudança no comportamento do consumidor de café está entre os fatores apontados por especialistas que impulsionaram esse desempenho.
88,1% dos cariocas pretendem comprar produtos do Sul nos supermercados, revela AsserjPortal Fator Brasil – HOME – RJ – Online – 24/05/2024Ainda segundo a pesquisa, 87,5% dos consumidores da cidade do Rio de Janeironão estão estocando arroz, decisão que contribui para manter a normalidade do abastecimento de supermercadistas. A forte chuva que a população do Rio Grande do Sul enfrentou, e que ainda alaga diversas regiões do estado, mobilizou todos os brasileiros. No primeiro momento, milhares de doações de roupas e alimentos foram feitas.
Consumo no varejo do RS cresceu acima da média nacional na pior fase das enchentes. Entenda o porquêO Globo – Home – RJ – Online – 24/05/2024 – Lauro JardimNo acumulado das três semanas de maio, ou seja, na pior fase da tragédia das enchentes do Rio Grande do Sul , o consumo no varejo do estado cresceu 14% quando comparado ao volume de vendas das três primeiras semanas de abril. Isso significa 10 pontos percentuais acima da média nacional. O motivo, obviamente, é que a população correu aos supermercados (e varejo em geral) para para se abastecer e estocar alimentos e outros itens.
A força-tarefa do Grupo Martins para abastecer o comércio afetado por enchetes no RSInfomoney – Home – SP – Online – 24/05/2024 – Felipe MendesApesar de problemas pontuais, atacadistas não veem risco de desabastecimento no estado Tão logo as enchentes de proporções históricas atingiram a capital do Rio Grande do Sul há duas semanas, Rubens Batista Jr. , CEO do grupo atacadista Martins , comunicou aos funcionários que era preciso criar um plano de contingência para atuar no estado, onde a empresa tem dois pontos de distribuição – um em Porto Alegre e outro em Erechim.
Turismo
Até 26/5 – Festa da Luz propõe diálogo entre cidade e floresta no hipercentro de Belo HorizonteBH Eventos – Home – MG – Online – 23/05/2024Terceira edição de um dos principais festivais de arte pública do país será de 23 a 26 de maio Em apenas duas edições, a Festa da Luz tornou-se um dos eventos mais aguardados e celebrados de Belo Horizonte. Para a terceira edição, que tem patrocínio exclusivo da Cemig e será de 23 a 26 de maio, o hipercentro recebe a cosmologia das florestas por meio de instalações luminosas.
O turismo e a cultura mineira em destaqueBH Eventos – Home – MG – Online – 23/05/2024Experiências de mineiridade, economia criativa, roteiros turísticos e gastronômicos por Minas vão estar mais conectados e em destaque no próximo mês. É que será realizada a 4ª edição do Festival Internacional de Turismo e Cultura de Ouro Preto (Festur), com o tema Sabores, Tradições e Negócios, de 5 a 7 de junho, no Centro de Artes e Convenções da (Ufop), na cidade histórica.
Prefeitura de Belo Horizonte apresenta posicionamento da gastronomia da cidadePrefeitura de Belo Horizonte – Home – MG – Online – 23/05/2024Desde o reconhecimento da capital mineira como Cidade Criativa da Gastronomia pela Unesco, a Prefeitura de Belo Horizonte tem trabalhado na elaboração de estratégias para impulsionar o setor no município. Uma das principais iniciativas é o projeto ‘Ajunta Gastronomia’, parceria da Belotur e o Sebrae Minas, que apresenta um dos resultados mais importantes em evento na próxima segunda-feira (27).
Belo Horizonte recebe maior festival de arte pública do Brasil, com Ailton Krenak, Daiara Tukano, Glicéria Tupinambás e outrosPor dentro de tudo – Home – MG – Online – 23/05/2024Em apenas duas edições, a Festa da Luz tornou-se um dos eventos mais aguardados e celebrados de Belo Horizonte. Para a terceira edição, que tem patrocínio exclusivo da Cemig e será de 23 a 26 de maio , o hipercentro recebe a cosmologia das florestas por meio de instalações luminosas. O conceito Cidade Floresta que guia a curadoria busca reflorestar – simbólica e esteticamente – o espaço público e o imaginário coletivo.
DESCUBRA À MANTIQUEIRAJornal Super Notícia – BH – Turismo – MG – 25 – 24/05/2024 – Paulo CamposLeia a matéria completa e conheça outras experiências no portal otempo.com.br/turismo DESCUBRA À MANTIQUEIRA TURISMO DE EXPERIÊNCIA ‘ABRAÇOU’ A REGIÃO DO SUL DE MG Danatureza à gastronomia, vivências se multiplicam nessa porção de Mata Atlântica; as Terras Altas encantam pelas paisagens Paulo Campos paulo.camposfdotempo.com. br OA serra da Mantiqueira é uma porção de montanhas que se estende por mais de 500 km na bor.
Em compasso de (longa) esperaEstado de Minas – Cultura – MG – 15 – 24/05/2024 – Mariana PeixotoDANHELA PROLIEL O Prêmio BDMG Instrumental chega à 23º edição neste fim de se mana, no Teatro Sesiminas, com o futuro incerto. A própria continui dade da instituição que criou a premiação em 2001 está em xeque. Este poderá ser o último ano de realização de um prêmio que se tornou referência nacional e trouxe luz para a carreira de uma série de compositores e instrumentistas Em cerca de 20 anos, foram mais de 100 musicistas premiados Desde odia 24 de abril, quando os 13 funcionários do BDMG Cultu ral, vinculado ao Banco de Desen volvimento de Minas Gerais (BDMG), receberam o comunicado do Conselho de Administração anunciando a “transição para promover a dissolução” da instituição até o fim de 2024, o cenário é de perguntas sem respostas.
Festa da Luz: primeiro dia do circuito encanta BHEstado de Minas – Home – MG – Online – 24/05/2024 – Denys LacerdaO circuito que colore a paisagem urbana do Centro de BH segue até domingo (26/5), das 18h à meia-noite O Centro de Belo Horizonte anoiteceu mais colorido nesta quinta-feira (23/5). Foi o primeiro dia da terceira edição da “Festa da Luz”, que se estenderá até domingo (26/5) com instalações artísticas no Viaduto Santa Tereza e ruas ao redor. O tema deste ano, “Cidade Floresta”, convida quem visita o circuito para uma reflexão sobre o distanciamento entre a vida nos grandes centros urbanos e a natureza.
Prêmio BDMG Instrumental é realizado em clima de incertezaEstado de Minas – Home – MG – Online – 24/05/2024 – Mariana PeixotoTreze candidatos subirão ao palco do Teatro Sesiminas até domingo (26/5). Futuro da premiação está ameaçado, devido à possibilidade de extinção do BDMG Cultural O Prêmio BDMG Instrumental chega à 23ª edição neste fim de semana, no Teatro Sesiminas, com o futuro incerto. A própria continuidade da instituição que criou a premiação em 2001 está em xeque.