Imprensa - 6 de fevereiro de 2024 Comerciantes recebem orientações, capacitação e apoio para o Carnaval de BH Sugestão de Pauta CDL/BH criou um guia digital com informações ao setor de comércio e serviços sobre como proceder em casos de violência e importunação sexual contra mulheres e demais pessoas em vulnerabilidade, programação dos blocos, vias que serão impactadas com circulação de público Para que o comerciante se organize e planeje seu negócio nos dias de folia, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) elaborou um guia digital com orientações e informações importantes para todo o setor. No material constam informações sobre o funcionamento do comércio durante os dias de folia, como apoiar pessoas vítimas de importunação e violência sexual, especialmente cometida contra mulheres, programação dos blocos, onde registrar ocorrências na região central, links e telefones úteis. O comerciante pode consultar o guia no site da CDL/BH, www.cdlbh.com.br e obter informações sobre o itinerário, horário e previsão de público de cada bloco, mapa com as vias que serão fechadas para a circulação dos foliões, link com alterações de pontos de parada dos ônibus de BH e da Região Metropolitana, dentre outros pontos importantes para que ele possa direcionar clientes e funcionários. No guia disponibilizado pela CDL/BH, o lojista também terá à disposição todas as informações sobre como vender bebidas e disponibilizar sanitários para os foliões no Carnaval. Pelo segundo ano, a CDL/BH conseguiu junto à Prefeitura de Belo Horizonte esta liberação. No guia, o lojista encontra os links para cadastro, documentação necessária, prazo liberado para a venda de bebidas e quem pode se credenciar. Capacitação para o Carnaval Para capacitar os comerciantes para o Carnaval, o Sebrae Minas, o governo do Estado e a CDL/BH lançaram a coletânea “Meu Negócio é Carnaval”, uma série com mais de 50 conteúdos gratuitos (vídeo-dicas, artigos, entrevistas, áudios e e-books sobre marketing, finanças, vendas e gestão). “A capacitação, totalmente online, é uma oportunidade para o lojista aumentar o faturamento nesta época do ano. São informações sobre como realizar o melhor atendimento, precificar de forma estratégica e assim realizar melhores vendas e fidelizar os clientes”, explica o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. Como o comerciante deve agir em casos de violência contra mulheres e pessoas em vulnerabilidade Com informações adaptadas do Protocolo de Enfrentamento à Violência nos espaços de lazer e turismo de Minas Gerais – Fale Agora, a CDL/BH está capacitando o comércio com treinamento online e por meio de informações no site da entidade. São esclarecimentos com foco no acolhimento, apoio e direcionamento às mulheres que foram vítimas de violência sexual, como: Acolha de forma respeitosa as vítimas dessa forma de violência. Respeite a autonomia da mulher na tomada de decisão. Conscientize a sociedade do seu relevante papel na atuação orientativa, preventiva e de acolhimento das vítimas. Oriente a realização de um primeiro atendimento humanizado, organizado e adequado, cujo foco é o bem-estar das mulheres. Priorize a privacidade da mulher. Foque em garantir que a mulher se sinta segura, levando-a para outro ambiente, sempre que possível. Não é necessário que o ambiente separado seja específico, basta que seja um local seguro, podendo ser um escritório do estabelecimento ou até mesmo um local de armazenagem. Tenha um profissional capacitado para ser responsável por acolher as mulheres. Direcione a vítima para as autoridades policiais e aos hospitais especializados em atendimento a mulheres que sofreram importunação sexual. Plantão Integrado Acolhe minas Outra iniciativa de apoio e segurança às mulheres, o Plantão Integrado Acolhe minas, foi lançado no último dia 30. O serviço funcionará de 10 a 13 de fevereiro, das 10 às 19 horas, na sede do Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) – prédio verde – localizado na Praça da Liberdade, em Belo Horizonte. De acordo com o governo de Minas, a proposta do Acolhe minas é oferecer, pela primeira vez, um espaço para acolhimento, atendimento psicossocial, suporte emocional, orientação jurídica e encaminhamentos no período da folia. Em um único espaço será oferecido orientação e acolhimento para vítimas de qualquer importunação. A CDL/BH, parceira da iniciativa, acredita que com mais esta ação, o Carnaval de Belo Horizonte será um evento seguro, organizado e de destaque no cenário nacional. “O setor de comércio e serviços está se preparando para receber os milhares de foliões, tanto da capital como de outras partes do Estado e do Brasil. Vamos fazer um evento que será destaque em todo o país. Temos estrutura e números para isso”, disse o presidente da CDL/BH. “A projeção da CDL/BH é que o Carnaval contribua na geração de 20 mil empregos diretos e indiretos e injete cerca de R$ 1 bilhão na economia da capital”, completou Souza e Silva. Estratégias para o Carnaval O planejamento para o Carnaval de 2024 vem sendo elaborado, desde o início do ano, pelas forças de segurança, comércio e turismo, além dos órgãos governamentais. Diversas reuniões foram realizadas. Em janeiro, a CDL/BH recebeu em sua sede a Polícia Militar, Corpo de Bombeiros, Guarda Civil, SLU, BHTrans, Belotur, Secretarias de Estado de Cultura e Turismo e Desenvolvimento Social e Sebrae Minas, onde foi apresentado o planejamento do Carnaval 2024 para o setor de comércio e serviços. Na última quinta-feira, dia 1º, a 4ª Cia do 1º Batalhão da Polícia Militar se reuniu no auditório da CDL/BH, onde foram repassadas aos policiais as estratégias de atuação da corporação durante o Carnaval. Foto: Tomaz Silva/Agência Brasil