Comerciantes recebem orientações sobre danos causados pelas chuvas

CDL/BH criou um guia digital sobre direitos em casos de perdas, avarias e dicas de prevenção. Lojistas de recentes áreas afetadas também recebem apoio

Para auxiliar os comerciantes que tenham sido impactados pelas fortes chuvas dos últimos dias, a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) elaborou um guia digital com telefones úteis, cadastro de ocorrência junto à Defesa Civil, perdão de débitos de IPTU, canais de contato com Cemig, Copasa e dicas práticas de ações a serem exercidas antes, durante e após as chuvas. As informações estão disponíveis no site da entidade, www.cdlbh.com.br

“Nosso objetivo é manter o comerciante informado sobre o que a cidade oferece de apoio nessas situações e como solicitar essa ajuda. Além disso, assim como nos últimos anos, estamos realizando visitas às lojas de regiões afetadas como Venda Nova, Centro-Sul e Oeste para verificar possíveis danos”, destaca o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

De acordo com o dirigente, durante as visitas os comerciantes também recebem orientações de ações preventivas. Dentre elas estão:

• Resguardo das mercadorias em locais elevados e seguros.
  • Inventário dos produtos.
  • Limpeza de telhados, ralos e calhas.
  • Retirada de entulhos próximo ao estabelecimento.

“Outro ponto importante que estamos trabalhando junto ao comércio é a conscientização do descarte correto de lixos. Nosso objetivo é que os lojistas sejam replicadores desta mensagem e ajudem a conscientizar os consumidores. Infelizmente temos muito lixo e entulhos em vias públicas”, afirma Marcelo de Souza e Silva.

Além do guia, a entidade também disponibiliza aos comerciantes assessoria jurídica gratuita em casos de dúvidas. O contato pode ser feito nos seguintes canais: (31) 3249-1666 e  juridico@cdlbh.com.br