Imprensa - 10 de janeiro de 2017 Comércio da capital mineira registra queda de 1,47% no acumulado até novembro de 2016 Sugestão de Pauta A alta da inflação ao longo de 2016 pressionou o orçamento das famílias e diminuiu o poder de compra dos consumidores. Prova disto é que as vendas do comércio de Belo Horizonte registraram queda de 1,47% no acumulado do ano (Jan.16-Nov.16), na comparação com o mesmo período de 2015. “Apesar da retração, o índice é menor que o observado no mesmo período do ano anterior”, explica o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Bruno Falci. Em 2015, o setor apresentou recuo de 4,09%. Os dados são do Termômetro de vendas da CDL/BH. Vendas do comércio de BH Base: Acumulado do ano (Jan-Nov) (Gráfico 1) Nesta base de comparação (Jan-Nov.16/Jan.Nov.15), os setores que apresentaram queda nas vendas foram: Papelarias e Livrarias (-2,49%); máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (-2,32%); tecidos, vestuário, armarinho e calçados (-0,97%); ferragens, material elétrico e de construção (-0,85%); veículos e peças (novos e usados) (-0,10%). Já os segmentos que apresentaram aumento nas vendas foram: artigos diversos que incluem acessórios em couro, brinquedos, óticas, caça, pesca, material esportivo, material fotográfico, computadores e periféricos e artefatos de borracha (+0,53%); supermercados e produtos alimentícios (+0,38%) e drogarias, perfumes e cosméticos (+0,8%). Comparativo com o ano anterior – Já em relação ao mês de novembro de 2015, o comércio da capital apresentou retração de 0,55%. “Essa retração demonstra o efeito corrosivo da desaceleração da atividade econômica sobre o consumo familiar”, afirma o presidente da CDL/BH. “A renda dos consumidores está cada vez menor e, com isso, as vendas tendem a cair”, completa. Vendas do comércio de BH Base: Anual (Gráfico 2) Os seguintes setores apresentaram queda nas vendas: Papelarias e Livrarias (-5,89%); máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (-0,81%); veículos e peças (novos e usados) (-0,40%); drogarias, perfumes e cosméticos (-0,12%); tecidos, vestuário, armarinho e calçados (-0,07%) e ferragens, material elétrico e de construção (-0,01%). Os setores que apresentaram crescimento foram: supermercados e produtos alimentícios (+2,03%) e artigos diversos (+0,31%). Comparativo com o mês anterior – Quando comparado com o mês imediatamente anterior (Nov.16/Out.16), o varejo da capital apresentou um aumento nas vendas de 0,42%. De acordo com Falci, esse crescimento é reflexo das vendas realizadas na Black Friday. “Alguns consumidores aproveitaram o pagamento da primeira parcela do 13º salário e foram as compras em busca de promoções”, explica. “Isso contribuiu para alavancar as vendas em novembro”, finaliza. Vendas do comércio de BH Base: Mensal (Gráfico 3) Nesta base de comparação os setores que apresentaram crescimento foram: máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (+1,01%); drogarias, perfumes e cosméticos (+0,69%); supermercados e produtos alimentícios (+0,31%) e tecidos, vestuário, armarinho e caçados (+0,14%). Os segmentos que tiveram redução nas vendas foram: veículos e peças (novos e usados) (-1,35%); papelarias e livrarias (-0,95%); artigos diversos (-0,75%) e ferragens, material elétrico e de construção (-0,51%).