Imprensa - 23 de junho de 2015 Comércio da capital mineira registra queda de 2,07% nas vendas nos quatro primeiros meses do ano Sugestão de Pauta O comércio varejista de Belo Horizonte apresentou queda de 2,07% nas vendas no acumulado do ano (janeiro a abril/2015), na comparação com o mesmo período de 2014, de acordo com pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Para Bruno Falci, presidente da entidade, esse decréscimo é fruto da menor atividade no cenário macroeconômico, associado a juros maiores, aumento do índice de desocupação, queda da renda real e alta da inflação. “Com aumento dos juros, as instituições financeiras e o varejo diminuem a oferta de crédito, e isso impacta nas vendas de bens de maior valor agregado, que tradicionalmente estão ligadas ao financiamento. Além disso, com o aumento no custo de vida, devido à inflação e perda na renda, os consumidores estão cada vez mais pressionados a diminuírem seu consumo”, explica. Acumulado do ano anterior (Imagem 1) Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (abril/2015) o comércio apresentou uma queda de 4,29%. “Novamente observa-se nesta base de comparação o efeito negativo da desaceleração da atividade econômica, do aumento da inflação e da taxa de juros sobre o nível de consumo, e, por consequência, das vendas”, ressalta Bruno Falci. “Aliado a isso tivemos uma elevação da taxa de desemprego (Abr.14 era de 3,6% e Abr.15 5,55%, segundo o IBGE) e a taxa Selic sofrendo o terceiro aumento do ano, chegando a 13,25%. Esses fatores são completamente desfavoráveis ao consumo. Este é o menor valor apresentando nessa base de comparação desde 2007. Mesmo em anos de crise internacional (2008 e 2009), o comércio conseguiu segurar suas vendas”, afirma o presidente da CDL/BH. Mesmo mês do ano anterior (Imagem 2) O índice real de vendas apresentou, na comparação com o mês imediatamente anterior (Abr. 2015/Mar. 2015), uma queda de 1,35%. Esta queda deve-se ao fato de abril ter contado com dois feriados (Semana Santa e Tiradentes), quando houve um esvaziamento da cidade, bem como o fato de março ter sido uma base forte de comparação por contar com um número maior de dias úteis (abril com 20 dias úteis e março com 22 dias úteis). Variação mês imediatamente anterior (Imagem 3) No acumulado de 12 meses, o varejo apresentou queda de 1,30%. Este índice tem apresentado sucessivas reduções de seu valor, demonstrando uma diminuição na intensidade da atividade comercial em Belo Horizonte. “O índice de desemprego na capital mineira apresentou alta e a renda média real apresentou queda. Ao mesmo tempo, a alta do dólar e dos preços administrados (como telefonia, água, energia, combustíveis e tarifas de ônibus, entre outros) vêm pressionando os preços em 2015”, explica o presidente da CDL/BH. Neste sentido, menos pessoas dispõem de renda livre para o consumo, pois seus orçamentos já estão comprometidos com os custos básicos. “A tendência das vendas para os próximos meses é de repetição do cenário mais desaquecido visto em 2014. Sem indícios de recuperação da economia, os consumidores continuarão mais cautelosos com as compras, principalmente a prazo”, acrescenta Bruno Falci. (Imagem 4) Fonte: Setor de Economia e Pesquisa – CDL/BH Mês/Ano Síntese dos resultados (%) Abr/Mar Abr/Abr Acumulado do ano Últimos 12 meses 2007 -2,7 +11,2 +6,0 +6,0 2008 -1,6 +8,2 +8,2 +6,2 2009 +3,6 +1,1 +3,3 +2,4 2010 -2,3 +3,8 +4,9 +5,3 2011 +2,97 +4,86 +5,76 +5,89 2012 -0,51 +1,27 +4,16 +3,01 2013 -0,05 +1,83 +4,40 +9,46 2014 +1,37 -0,16 +2,11 +3,58 2015 -1,35 -4,29 -2,07 -1,30 Fonte: CDL/BH – Pesquisa & Mercado – Setor: Pesquisa e Desenvolvimento.