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Imprensa -

Comércio da capital mineira registra queda de 2,07% nas vendas nos quatro primeiros meses do ano

Sugestão de Pauta

O comércio varejista de Belo Horizonte apresentou queda de 2,07% nas vendas no acumulado do ano (janeiro a abril/2015), na comparação com o mesmo período de 2014, de acordo com pesquisa da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Para Bruno Falci, presidente da entidade, esse decréscimo é fruto da menor atividade no cenário macroeconômico, associado a juros maiores, aumento do índice de desocupação, queda da renda real e alta da inflação. “Com aumento dos juros, as instituições financeiras e o varejo diminuem a oferta de crédito, e isso impacta nas vendas de bens de maior valor agregado, que tradicionalmente estão ligadas ao financiamento. Além disso, com o aumento no custo de vida, devido à inflação e perda na renda, os consumidores estão cada vez mais pressionados a diminuírem seu consumo”, explica.

Acumulado do ano anterior

(Imagem 1)

Na comparação com o mesmo mês do ano anterior (abril/2015) o comércio apresentou uma queda de 4,29%. “Novamente observa-se nesta base de comparação o efeito negativo da desaceleração da atividade econômica, do aumento da inflação e da taxa de juros sobre o nível de consumo, e, por consequência, das vendas”, ressalta Bruno Falci.

 

“Aliado a isso tivemos uma elevação da taxa de desemprego (Abr.14 era de 3,6% e Abr.15 5,55%, segundo o IBGE) e a taxa Selic sofrendo o terceiro aumento do ano, chegando a 13,25%. Esses fatores são completamente desfavoráveis ao consumo. Este é o menor valor apresentando nessa base de comparação desde 2007. Mesmo em anos de crise internacional (2008 e 2009), o comércio conseguiu segurar suas vendas”, afirma o presidente da CDL/BH.

Mesmo mês do ano anterior

(Imagem 2)

O índice real de vendas apresentou, na comparação com o mês imediatamente anterior (Abr. 2015/Mar. 2015), uma queda de 1,35%.  Esta queda deve-se ao fato de abril ter contado com dois feriados (Semana Santa e Tiradentes), quando houve um esvaziamento da cidade, bem como o fato de março ter sido uma base forte de comparação por contar com um número maior de dias úteis (abril com 20 dias úteis e março com 22 dias úteis).

Variação mês imediatamente anterior

(Imagem 3)

No acumulado de 12 meses, o varejo apresentou queda de 1,30%. Este índice tem apresentado sucessivas reduções de seu valor, demonstrando uma diminuição na intensidade da atividade comercial em Belo Horizonte. “O índice de desemprego na capital mineira apresentou alta e a renda média real apresentou queda. Ao mesmo tempo, a alta do dólar e dos preços administrados (como telefonia, água, energia, combustíveis e tarifas de ônibus, entre outros) vêm pressionando os preços em 2015”, explica o presidente da CDL/BH.

Neste sentido, menos pessoas dispõem de renda livre para o consumo, pois seus orçamentos já estão comprometidos com os custos básicos. “A tendência das vendas para os próximos meses é de repetição do cenário mais desaquecido visto em 2014. Sem indícios de recuperação da economia, os consumidores continuarão mais cautelosos com as compras, principalmente a prazo”, acrescenta Bruno Falci.

(Imagem 4)

Fonte: Setor de Economia e Pesquisa – CDL/BH

 

Mês/Ano

Síntese dos resultados (%)

 

Abr/Mar

Abr/Abr

Acumulado do ano

Últimos 12 meses

2007

-2,7

+11,2

+6,0

+6,0

2008

-1,6

+8,2

+8,2

+6,2

2009

+3,6

+1,1

+3,3

+2,4

2010

-2,3

+3,8

+4,9

+5,3

2011

+2,97

+4,86

+5,76

+5,89

2012

-0,51

+1,27

+4,16

+3,01

2013

-0,05

+1,83

+4,40

+9,46

2014

+1,37

-0,16

+2,11

+3,58

2015

-1,35

-4,29

-2,07

-1,30

Fonte: CDL/BH – Pesquisa & Mercado – Setor: Pesquisa e Desenvolvimento.