Em que posso ajudar?

WhatsApp
Imprensa -

Comércio de Belo Horizonte tem o maior crescimento dos últimos três anos

Clipping

Veja os destaques desta quinta-feira

CDL/BH
Comércio comemora e UFMG questiona impactos da Stock Car em BHRádio Itatiaia – Notícias – MG – Online – 28/02/2024Belo Horizonte sediará o circuito de rua da prova de automobilismo no entorno do Mineirão pelos próximos cinco anos Belo Horizonte sediará o circuito de rua da prova de automobilismo no entorno do Mineirão pelos próximos cinco anos. Considerada a principal categoria do automobilismo da América do Sul, a Stock Car vai garantir…
Comércio de Belo Horizonte tem o maior crescimento dos últimos três anosDigestivo Cultural – Home – MG – Online – 28/02/2024CDL/BH – Assessoria de Imprensa Pelo terceira vez consecutiva o comércio varejista da capital mineira fecha o ano com crescimento. De acordo com o Termômetro de Vendas elaborado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), na análise do acumulado do ano de 2023 (Jan-Dez.2023/Jan-Dez.22) as vendas do comércio de Belo Horizonte registraram…
Comércio de Belo Horizonte tem o maior crescimento dos últimos três anosBH Eventos – Notícias – MG – Online – 28/02/2024Indicador Termômetro de Vendas, elaborado pela CDL/BH, apontou que recuo da inflação e dos juros, bom desempenho do mercado de trabalho e aumento do rendimento médio foram responsáveis pelo desempenho positivo Pelo terceira vez consecutiva o comércio varejista da capital mineira fecha o ano com crescimento. De acordo com o Termômetro de Vendas elaborado…
Oficina de desenhos de pontos tradicionais de BHDigestivo Cultural – Home – MG – Online – 28/02/2024O Ponto Cultural CDL promove neste sábado, 2 de março, oficina de desenho com lápis e papel. Os participantes aprenderão noções básicas de desenho com dicas de traço e aplicação de tons. O objetivo é realizar esboços de aspectos da cidade de Belo Horizonte, como a Praça Sete, Praça da Liberdade, Lagoa da Pampulha, Serra do Curral, em momentos atuais…
Drogarias e cosméticos lideram as vendas no varejo de Belo HorizonteDiário do Comércio Online – HOME – MG – Online – 28/02/2024Customize Consent Preferences 28 de fevereiro de 2024 às 12h25 O segmento de drogarias e cosméticos foi o protagonista nas vendas do comércio varejista na capital mineira em 2023. O setor fechou o ano com um incremento de 5,63% frente ao ano anterior, seguido pela categoria de supermercados e hipermercados, que obteve uma alta de 5,44% na…
Oficina de desenhos de pontos tradicionais de BHBH Eventos – Home – MG – Online – 28/02/2024O Ponto Cultural CDL promove neste sábado, 2 de março, oficina de desenho com lápis e papel. Os participantes aprenderão noções básicas de desenho com dicas de traço e aplicação de tons. O objetivo é realizar esboços de aspectos da cidade de Belo Horizonte, como a Praça Sete, Praça da Liberdade, Lagoa da Pampulha, Serra do Curral, em momentos…
Comércio de BH tem maior alta dos últimos três anos, diz CDLEstado de Minas – Home – MG – Online – 28/02/2024 – Ana Luiza SoaresDe acordo com levantamento da entidade, vendas de medicamentos e cosméticos contribuíram para o crescimento do setor de comércio Pela terceira vez consecutiva, o comércio de Belo Horizonte fechou o ano em alta. De acordo com o Termômetro de Vendas elaborado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o comércio varejista da…
Com o cenário favorável, comércio da Capital cresceDiário do Comércio – MG – Economia – MG – Capa,3 – 29/02/2024ARNALDO VIEIRA 2 O resultado do comércio varejista da Capital no ano passado foi favorecido pelo cenário macroeconômico positivo endas do varejo em BH aumentam 1,36% Desempenho de 2023 foi o melhor dos últimos três anos, diz a CDL Estimulado pelo cenário macroeconômico positivo, o comércio varejista de Belo Horizonte fechou 2023 com crescimento de 1,36% nas vendas, aponta pesquisa da CDL-BH.
Comércio tem maior alta em 3 anosO Tempo – BH – Economia – MG – 10 – 29/02/2024E DAREDAÇÃO As vendas do comércio de Belo Horizonte registraram expansão de 1,36% em 2023, frente ao ano anterior. O índice é o melhor dos últimos três anos de acordo com o Termômetro de Vendas da Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL-BH), divulgado ontem. Além disso, trata-se do terceiro crescimento consecutivo. Em 2022, o setor fechou com alta de 1,32%. Em 2021, de 1,34%.
Oficina de desenhoDiário do Comércio – MG – Variedades – MG – 16 – 29/02/2024O Ponto Cultural CDL (avenida João Pinheiro, 495, Boa Viagem) promove no próximo sábado (2), às 9h30, uma oficina de desenho com lápis e papel. Os participantes aprenderão noções básicas de desenho com dicas de traço e aplicação de tons. O objetivo é realizar esboços de aspectos da cidade de Belo Horizonte, como a Praça Sete, Praça da Liberdade, Lagoa da Pampulha, Serra do Curral, em momentos atuais ou antigos.
Cenário econômico impulsionou o comércio de Belo Horizonte em 2023Diário do Comércio Online – HOME – MG – Online – 29/02/2024 – Juliana GontijoCustomize Consent Preferences 29 de fevereiro de 2024 às 5h01 O cenário macroeconômico positivo ajudou o comércio varejista de Belo Horizonte a vender mais em 2023. O crescimento foi de 1,36%, conforme o Termômetro de Vendas elaborado pela Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL-BH). Foi o melhor resultado dos últimos três anos….
Centros Comerciais
“Tive a oportunidade de ser produtor, comercializando a produção no MLP”Revista Gôndola – MG – Entrevista – MG – Capa,04,32 a 34,36,37 – 01/02/2024 – Adenilson FonsecaNosso entrevistado do mês é o presidente da Ceasaminas, Luciano Oliveira 32 GÔNDOLA – Quem é Luciano José de Oliveira? Luciano Oliveira – Natural de Carandaí (MG), bacharel em Direito, pós-graduado em Direito Administrativo e Licitações, empreendedor no ramo de locação de veículos, casado e pai de três filhos.
Cidades
Exposição apresenta 200 obras de GuignardDiário do Comércio – MG – Variedades – MG – 16 – 29/02/2024A exposição apresenta 200 obras de Guignard. “O Retrato de Dorian Gray” (1890), do escritor irlandês Oscar Wilde, é um romance sobre a destruição da vida através da perfeição da arte e dos preços que pagamos pelos crimes deixados em segredo. Gray é um homem que faz um pacto para permanecer jovem. Apesar dessa vantagem, uma pintura do protagonista feita por um de seus amigos acaba manifestando em sua aparência todas as imperfeições da alma de Dorian Gray.
Guignard por GuignardEstado de Minas – Cultura – MG – Capa,23 – 29/02/2024 – Lucas Lanna ResendeBELO HORIZONTE, QUINTA-FEIRA, 29 DE FEVEREIRO DE 2024 VISÕES DE GUIGNARD Para celebrar os 80 anos da escola que Alberto da Veiga Guignard (1896-1962) dirigiu em Belo Horizonte, a Grande Galeria do Palácio das Artes que leva o nome do artista fluminense expõe obras dele (ao lado, autorretrato) e de alguns de seus contemporâneos na capital, como Edith Behring, Amílcar de Castro e Yara Tupinambá.
PBH: Corte de árvores terá compensaçãoEstado de Minas – Gerais – MG – Capa,36 – 29/02/2024 – Clara MarizComeçou ontem, no entorno do Mineirão, na Pampulha, o polêmico corte de 63 árvores para que a região possa sediar circuitos da Stock Car, principal competição automobilística do país. Apesar das críticas provocadas pela supressão, a Prefeitura de BH informou que a medida foi aprovada pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente e que 808 novas árvores terão que ser plantadas como compensação.
Economia – Política
Petrobras recua forte em meio apreensão sobre dividendos; PN cai mais de 5%UOL – HOME – SP – Online – 28/02/2024SÃO PAULO (Reuters) – As ações da Petrobras recuaram fortemente nesta quarta-feira, com as preferenciais da estatal chegando a perder 3,8% no pior momento, em meio a declarações do presidente-executivo sinalizando uma postura mais conservadora em relação à remuneração aos acionistas da petroleira. Jean Paul Prates, disse em entrevista à Bloomberg que a Petrobras será mais cautelosa no pagamento de dividendos extraordinários à medida que se move para se tornar uma potência de energia renovável.
Lula na Guiana: o que está em jogo para o Brasil na ‘Dubai da América do Sul’?Estado de Minas – Home – MG – Online – 28/02/2024 – Leandro PrazeresEspecialistas explicam por que a visita do presidente brasileiro ao país vizinho acontece em momento crucial da relação entre os dois países Nesta quarta-feira (28/02), o presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) desembarca em Georgetown, capital da Guiana , para participar da reunião da cúpula de líderes da Comunidade do Caribe (Caricom). Lula chega como convidado ao evento e deverá fazer o discurso de encerramento da reunião.
”País empurra com a barriga discussão de mudar a meta”O Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B4 – 29/02/2024 – Luiz Guilherme GerbellPaís empurra com a barriga discussão de mudar a meta” – Para diretora do UBS Wealth Management, o compromisso com controle de despesas é fundamental ENTREVISTA Graduada pela PUC do Rio de Janeiro, foi economista-chefe do Credit Suisse entre 2020 e 2023, quando ingressou no UBS LUIZ GUILHERME GERBELLI mm diretora de macroeconomia para o Brasil “o do UBS Global Wealth Management, Solange Srour avalia que a sinalização de um Federal Reserve (Fed, banco central dos Estados Unidos) mais cauteloso na condução da política monetária pode exacerbar as fragilidades fiscais do Brasil nos próximos anos.
‘Brasil tem sido uma boa notícia para a economia mundial’O Globo – Mundo – RJ – Capa,21 – 29/02/2024Em sua primeira visita ao Brasil, a diretora gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, diz que o país “tem sido uma boa notícia para a economia mundial”, por ter superado as projeções de crescimento dos últimos anos, inclusive as do Fundo.
A desastrada reoneração da folhaO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B6 – 29/02/2024Demora em resolver o problema explicita dificuldade de Haddad para defender a meta fiscal do governo Lula da Silva finalmente anunciou a revogação de trechos da medida provisória (MP) que onerava a folha de pagamento de 17 setores econômicos. Era, como se sabia, bola cantada. A forma atrapalhada que o governo escolheu para lidar com o tema da desoneração já prenunciava seu resultado igualmente desastrado.
Alckmin e a nova política industrialO Globo – Economia – RJ – Capa,16 – 29/02/2024MÍRIAM LEITÃO: Alckmin esclarece e defende a nova política industrial. Alckmin e a nova política industrial. Geraldo Alckmin defendeu a nova política industrial, garantindo que a ideia do “conteúdo nacional” não é para proteger empresas ineficientes. Ele esclareceu que o BNDES entrará como sócio apenas em startups com investidores privados, e que o governo não vai investir em navios. Além disso, afirmou que a política será horizontal, visando melhorar a competitividade da economia como um todo e não para beneficiar empresas específicas.
Alckmin é o vice recordista como titular após 14 mesesO Globo – Política – RJ – 8 – 29/02/2024 – AgendaCom a nova ida do petista ao exterior, em que visitará Guiana e São Vicente e Granadinas, presidente em exercício deve completar 85 dias no comando do Palácio do Planalto, recorde para início de governo ALICE CRAVO alice.cravo bsb oglobo com.br BRASÍLIA Orc Luiz Inácio Lula da Silva (PT) embarcou ontem para a sua 18º viagem internacional desde que assumiu o mandato, tornando Geraldo Alckmin (PSB) o vice que mais assumiu o posto do titular nos primeiros 14 meses de um governo desde a redemocratIzação.
América Latina tem de investir US$ 1 tri por ano no clima, diz BIDO Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – Capa,B6 – 29/02/2024 – Altamiro Silva JuniorO presidente do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Ilan Goldfajn, defendeu ontem que é preciso aumentar os investimentos e atrair o setor privado para ajudar a combater as mudanças climáticas.
Bolsonarismo trará alto custo político a ZemaEstado de Minas – Política – MG – 4 – 29/02/2024As pesquisas estão saindo pouco a pouco e apontando obviedades que discursos, fake News, torcedores e assemelhados impedem de enxergar. Ninguém duvidava de que, no campo bolsonarista, o preferido é o governador de São Paulo , Tarcísio de Freitas (Republicanos), para disputa à Presidência da República em 2023. Com a inelegibilidade de Bolsonaro, os governadores aliados dele se salientaram, superando dilemas pessoais para comparecer ao ato do ex-presidente na Paulista, no domingo (25).
Briga boaEstado de Minas – Política – MG – 2 – 29/02/2024 – BrasíliaMINISTRO PREVÊ EDITAL PARA A BR-381 EM 60 DIAS Projeção se refere a obras assumidas pela União entre BH e Caeté Em mais um capítulo da longa novela de cobranças por solução para a BR-381, na saída de Belo Horizonte em direção ao Espírito Santo, integrantes do grupo Pró-Vidas se reuniram com represententes do governo federal, em Brasília, e tiveram a sinalização de que o edital para tratar do trecho mais crítico da estrada tem previsão de conclusão em 60 dias.
Câmara aprova projeto que favorece réu em caso de empateO Globo – Política – RJ – 10 – 29/02/2024Proposta, que vale para julgamentos criminais, vai à sanção presidencial BRASÍLIA Câmara aprovou ontem projeto de lei que favorece os réus em caso de empate nos julgamentos em processos penais em órgãos colegiados. A proposta vai à sanção presidencial. Atualmente, esse entendimento é aplicado apenas na apreciação de habeas corpus. O texto também estabelece que habeas corpus pode ser concedido de ofício – ou seja, sem um pedido da defesa, por exemplo -se o juiz ou o tribunal entender que alguém sofre ou está ameaçado de sofrer violência ou coação.
Candidatos à sucessão de Lira se reúnem com evangélicosO Globo – Política – RJ – 6 – 29/02/2024De olho na presidência da Câmara, Marcos Pereira, Elmar Nascimento e Antônio Britto participam de jantar com bancada GABRIEL SABÓIA gabriel saboiadogiobo com.br BRASÍLIA 0) três principais nomes que despontam pela sucessão de Arthur Lira (PP-AL) na presidência da Câmara estiveram na noite de terça-feira em um jantar da bancada evangélica, que celebrou a aprovação da PEC das Igrejas em uma comissão especial da Casa.
Ceasa Minas tem papel fundamental para agro do Estado há 50 anosDiário do Comércio – MG – AGRONEGÓCIOS – MG – Capa,8 – 29/02/2024 – Michelle ValverdeCeasa Minas comemora 50 anos de atividades A Ceasa Minas chega aos 50 anos com vendas em torno de R$ 10 bilhões registradas somente na unidade de Contagem em 2023. O volume comercializado atingiu 2,33 milhões de toneladas no ano passado. Para comemorar o cinquentenário da central, foi realizada ontem uma solenidade na unidade da RMBH, que reúne 43 pavilhões, 430 lojas, três hipermercados e o Mercado Livre do Produtor (MLP).
Congresso controla ao menos 30% da verba de 7 ministérios de LulaFolha de S. Paulo – Política – SP – Capa,A4 – 29/02/2024 – Mateus VargasO Congresso controla 30% da verba de 7 ministérios Deputados e senadores ampliaram poder sobre verbas do Orçamento de 2024, ano eleitoral, distribuídas por meio de emendas parlamentares. A lista inclui pastas da Saúde, da Justiça e do Esporte. a4 Congresso controla ao menos 30% da verba de 7 ministérios de Lula Deputados e senadores ampliam poder sobre pastas estratégicas em ano de eleição Mateus Vargas BRASÍLIA O Congresso controla ao menos 30% das verbas de aplicação não obrigatória em sete ministérios do governo Lula (PT).
Conselho reduz juros do consignado do INSS para 1,72% ao mêsFolha de S. Paulo – Mercado – SP – A14 – 29/02/2024 – Cristiane GercinaCristiane Gercina e Ana Paula Branco. Os juros do empréstimo pessoal consignado do INSS devem cair de 1,76% ao mês para 1,72%. A redução foi aprovada pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) em reunião na tarde desta quarta-feira (28). O conselho aprovou queda nas taxas do cartão de crédito consignado e cartão de benefício. 
Crédito para estados e cidades cria risco fiscalFolha de S. Paulo – Opinião – SP – Capa,A2 – 29/02/2024Acerca da expansão dos financiamentos sob Lula. Crédito para estados e cidades cria risco fiscal Alta de financiamentos para governos regionais sob Lula, baseada em bancos públicos, pode estimular expansão temerária de despesas O governo Luiz Inácio Lula da Silva (PT) vem promovendo uma guinada perigosa na política de crédito a estados e municípios. Só no ano passado, governadores e prefeitos contrataram R$ 43,3 bilhões em financiamentos no mercado interno, como noticiou a Folha, em geral por meio de bancos estatais.
Crescimento descolado de outros estadosO Globo – Especial – RJ – 4 – 29/02/2024m um ano de desaceleração da agropecuária, o Pará seguirá colhendo bons resultados no campo. Diferentemente da média do pais, o valor bruto da produção agropecuária no estado deve ter um crescimento significativo de 3,3% em termos reais neste ano, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Em todo o Brasil, a variação deve ser de apenas 0, é %.
Deputados cobram maior acesso ao teste do pezinhoCorreio Braziliense – Brasil – DF – 5 – 29/02/2024> ANDREA MALCHER Na sessão solene em celebração ao Dia Mundial das Doenças Raras – 29 de fevereiro -, na Câmara dos Deputados, serviu para lançar uma campanha em defesa da ampliação do acesso ao teste do pezinho – exame capaz de facilitar o diagnóstico de diversas doenças em recém-nascidos. A iniciativa tem apoio da Mesa Diretora da Casa, conforme mensagem enviada pelo presidente Arthur Lira (PP-AL) e levada pelo deputado Diego Garcia (Republicanos-PR).
Desafio ao equilíbrioO Globo – Política – RJ – Capa,4 – 29/02/2024 – Lauriberto PompeuPacheco se equilibra entre acenos à oposição e aliança com Lula De olho na sucessão no Senado e em seu reduto eleitoral em Minas, presidente do Senado mantêm pés em duas canoas. PÁGINA4 DESAFIO AO EQUILÍBRIO Pacheco se aproxima de Lula enquanto mantêm acenos à oposição, mas não escapa de cobranças LAURIBERTO POMPEU lauriberta pompeu bsb ogiobo com.br BRASÍLIA O: recentes acenos do Planalto ao presidente da Câmara, Arthur Lira (PP-AL), têm motivado aliados a pressionar o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSDB MG), a adotar uma postura mais combativa em relação ao governo.
Diante da revolta da população, PBH inicia corte de árvoresO Tempo – BH – Cidades – MG – Capa,25 – 29/02/2024 – Juliana SiqueiraPara realização da Stock Car, em agosto, 63 serão removidas Diante da revolta da população, PBH inicia com Prefeitura garante que plantará outras 688, na Pampulha, como compensação. Apesar da polêmica envolvendo a retirada de 63 árvores no em como do Mineirão para realização de uma prova da Stock Car nos próximos cinco anos, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) iniciou ontem os cortes.
Ferrolho políticoO Estado de S. Paulo – Política – SP – A9 – 29/02/2024 – Vera Rosaconciliação e pacificação são palavras de fácil e difícil implementação. Aparecem com certa frequência nos pronunciamentos dos dois personagens que dominam a política brasileira, Lula e Bolsonaro. Mas não são para valer. Ambos subordinam a própria sobrevivência política à “missão” de liquidar o adversário. Operam por contraste em relação ao oponente. Isso foi sempre parte da postura de Bolsonaro frente “à esquerda”, mas é razoavelmente novo em Lula, que passou de “pai dos pobres” para “pai da democracia” (quer dizer, campeão do antibolsonarismo).
Focar tributação em grande empresa traz risco ao crescimento, diz estudoFolha de S. Paulo – Mercado – SP – A15 – 29/02/2024A estratégia do ministro da Fazenda, Fernando Haddad, de focar a tributação sobre grandes empresas para elevar a arrecadação pode surtir o esperado efeito a curto prazo e aumentar a receita, contribuindo com o esforço de ajustar o fiscal.
G20 em BHEstado de Minas – Política – MG – 2 – 29/02/2024Treze cidades brasileiras vão sediar, ao longo deste ano, 130 encontros preparatórios dos grupos de trabalho do G20, para a reunião de cúpula dos chefes de estado entre 18 e 19 de novembro, no Rio de Janeiro. Belo Horizonte vai receber a reunião do Grupo de Transição Energética, será no Minascentro, em 27 de maio. Trata-se de encontro da chamada Trilhas de Sherpas – que supervisiona as negociações e discute os pontos que formam a agenda da cúpula, e de Finanças – que aborda os assuntos macroeconômicos.
Governo Lula contrata crise com prefeitos em ano eleitoral por desoneração da folhaO Estado de S. Paulo – Espaço Aberto – SP – A2 – 29/02/2024 – Gilberto Kassabs idas e vindas do governo Lula sobre a desoneração da folha de pagamento de 17 setores provocaram uma crise com prefeitos de todo o País, ontem, tensionando o ambiente de articulações para as eleições de 2024. O governo publicou medida provisória derrubando a reoneração no setor privado, mas deixou as gestões municipais de fora, ou seja, sem desconto na alíquota previdenciária, de 20% para 8%.
Governo registra superávit de R$ 79,3 bi em janeiroO Globo – Economia – RJ – 18 – 29/02/2024 – Eliane OliveiraResultado, o terceiro melhor da série histórica do Tesouro Nacional para o mês, foi puxado pelo aumento da arrecadação federal ELIANE OLIVEIRA clareoBbsh ogloba com Brasília As contas do governo federal ficaram no azul no mês passado. Dados do Ministério da Fazenda divulgados ontem mostram que houve um superávit (receitas maiores que despesas) de R$ 79,3 bilhões em janeiro.
Haddad propõe taxar super-ricos do mundoCorreio Braziliense – Economia – DF – Capa,6 – 29/02/2024Super-ricos Haddad propõe taxação Na reunião do G20, o ministro da Fazenda defende a tributação global dos bilionários. PÁGINA é Haddad propõe taxar ENCONTRO DO G20 super-ricos do mundo Na reunião de ministros de finanças e presidentes de BCs, o chefe da Fazenda falou dos atuais desafios sócioambientais > RAFAELA GONÇALVES ministro da Fazenda, Fernando Haddar, propôs, ontem, que o grupo que concentra as maiores economias do mundo tribute as grandes fortunas.
Itaú PersonnalitéO Tempo – BH – MINAS S/A – MG – 11 – 29/02/2024O Itaú Personnalité inaugurou um novo espaço em Belo Horizonte dedicado à alta renda, o Investimento Center. Essa é a quarta unidade do Itaú Personnalité inaugurada no país, além de São Paulo , Rio de Janeiro e Campinas (SP). Em Belo Horizonte, o espaço-conceito localizado no bairro Santo Agostinho oferece desde assessoria personalizada em investimentos com profissionais certificados, possibilidade de saque de moeda estrangeira e horário de atendimento estendido das 9h às 19h por uma equipe especializada.
Mais verdeO Estado de S. Paulo – Espaço Aberto – SP – A2 – 29/02/2024MAIS VERDE. A Comissão de Relações Exteriores do Senado vota hoje um projeto do senador Renan Calheiros (MDB-AL) que prioriza recursos do Programa de Financiamento às Exportações (Proex) para a indústria verde. A matéria tem parecer favorável de Humberto Costa (PT-PE).
Moro, de algoz a alvoCorreio Braziliense – Especial – DF – Capa,1 – 29/02/2024O ex-juiz da Lava-Jato começa a ser julgado em 1º de abril pelo Tribunal Regional Eleitoral do Paraná e pode ter o mandato de senador, pela União Brasil, cassado pelos ministros. Moro, de algoz a alvo Ana Maria Campos, o senador Sérgio Moro (União-PR) tentou se consolidar como a terceira via na disputa presidencial de 2022. Queria enfrentar a polarização que domina o país entre o atual presidente, Luiz Inácio Lula da Silva, e o antecessor, Jair Bolsonaro.
Na aposentadoria, ministro escolheu o olho do furacãoCorreio Braziliense – Especial – DF – 3 – 29/02/2024 – Ana Maria CamposAna Maria Campos ao tomar posse como ministro da Justiça e Segurança Pública, Ricardo Lewandowski ressaltou, em seu discurso, que sentia orgulho de ter sido convidado para integrar o governo Lula e participar de “um projeto de país”. Essa foi uma declaração pública explícita da identidade que o magistrado sempre demonstrou com o presidente que o nomeou ministro do Supremo Tribunal Federal (STF).
Na toraHoje em Dia – Horizontes – MG – Capa,9 – 29/02/2024ÁRVORES DA DISCÓRDIA Sem sequer esperar a audiência pública marcada para esta quarta-feira (29), na Assembleia, para discutir os impactos ambientais da Stock Car em BH, a prefeitura iniciou a derrubada das espécies no entorno do Mineirão. Moradores protestam contra a supressão, que é polêmica e mobiliza até a UFMG. A deputada Duda Salabert chegou a chamar o prefeito de “assassino de árvores”.
Nova ofensiva na ValeO Globo – Economia – RJ – Capa,15 – 29/02/2024PRESSÃO PRESIDENCIAL Lula critica Vale, e governo volta a tentar influir na sucessão da empresa Planalto atuando por eleição de nome alinhado. Para analistas, interferência política traz riscos Depois de recuar nas articulações para levar o ex-ministro da Fazenda Guido Mantega ao comando da Vale, o governo voltou a atuar para influenciar a sucessão na companhia, que vai eleger seu novo CEO até maio.
O emprego em 2024O Estado de S. Paulo – Economia & Negócios – SP – B8 – 29/02/2024 – Fabio AlvesOs analistas da macroeconomia continuam preocupados com o desequilíbrio fiscal; o impacto negativo do El Niño na próxima safra; as crises imobiliárias; e as guerras no exterior. Internamente, com a troca no comando do Banco Central; a desconfiança dos investidores em razão da interferência do governo na Vale e Eletrobras; a retomada de invasões de terra; e os ataques à reforma trabalhista. A maioria estima um crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) entre 1,5% e 2,0% em 2024.
O enfrentamento da violênciaCorreio Braziliense – Especial – DF – Capa,5 – 29/02/2024Ed Alves/CB/DA Press Advogado e ex-presidente da OAB-DE governador Ibaneis Rocha debate a aprovação do projeto de lei que restringe a “saidinha” de presos no país. O enfrentamento da violência Ibaneis Rocha embora nunca tenha sido o direito penal minha área de atuação, não resisto ao impulso de apresentar uma contribuição ao debate que se formou em torno da recente aprovação, por expressivo número de senadores, do projeto de lei acabando com a saída temporária de presos condenados em datas comemorativas e feriados, a conhecida “saidinha”.
Os dados são muito preocupantes IO Tempo – BH – Política – MG – 7 – 29/02/2024Os dados são muito preocupantes Em audiência pública realizada pela Comissão de Assuntos Municipais da Assembleia Legislativa, foi apresentada pelo deputado Lucas Lasmar uma série de dados colecionados sobre a situação da dengue em Minas Gerais. Números colecionados desde 2016 indicam que são extremamente preocupantes os dados obtidos dos registros disponibilizados pelas instituições de saúde pública e que assim apontam: em 2016 havia uma suspeição de 521.047 casos, e estes se confirmaram em 435.471 pessoas afetadas; em 2017 tivemos 2é.130 suspeitas e 19.
Os equívocos na contabilização do orçamento do JudiciárioCorreio Braziliense – Especial – DF – Capa,8 – 29/02/2024Guilherme Mardel/ Divulgação O presidente da AMB, Frederico Mendes Junior, comenta sobre equívocos cometidos na análise dos números sobre o custo da Justiça brasileira. Os equívocos na contabilização do orçamento do Judiciário recente estudo do Tesouro Nacional que estimou o custo do Poder Judiciário na proporção do Produto Interno Bruto (PIB) deu pouca atenção ao mais relevante dos detalhes: os números incluíram entre os gastos com “Tribunais de justiça” (sic) despesas do Ministério Público (MP) – embora a instituição seja independente e disponha de orçamento próprio.
Pacheco e prefeitos reagem à reoneração de municípiosFolha de S. Paulo – Mercado – SP – A14 – 29/02/2024 – Idiana TomazelliPadilha diz que governo vai propor flexibilização da contribuição previdenciária BRAsíLIA O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha, disse nesta quarta (28) que o governo vai construir uma proposta para promover uma “flexibilização” da contribuição previdenciária sobre a folha dos municípios, de acordo com as condições de cada um desses entes. A sinalização vem após forte reação de prefeitos e do Congresso Nacional contra a decisão do governo de manter a reoneração das prefeituras, apesar de ter recuado e voltado atrás para manter a desoneração da folha de pagamento de 17 setores.
PL muda nome da Guarda Civil e a transforma em força de segurançaO Tempo – BH – A.Parte – MG – 2 – 29/02/2024Câmara de BH PL muda nome da Guarda Civil E a transforma em força de segurança Um projeto de lei (PL) que tramita na Câmara (CMBH) prevê que a Guarda Civil Municipal tenha o nome alterado para “Polícia Municipal de Belo Horizonte”. Se a proposta for aprovada, a corporação ganhará status de força de segurança e poderá exercer atividades como prevenção e repressão ao tráfico de drogas, atendimento de casos de violência contra a mulher e investigação de denúncias sobre outros crimes ou infrações.
Polícia Civil de Minas crescendoO Tempo – BH – Política – MG – 7 – 29/02/2024Os servidores da Polícia Civil vêm convivendo com a notícia de que as forças de segurança de Minas Gerais estão longe do número de agentes que um Estado com as dimensões e implicações do nosso necessita. Já em 2013, esse contingente era 40% menor do que o ideal. Passados 11 anos e vários governos pela Cidade Administrativa, o que se vê é que a realização de concursos para admissão de investigadores, escrivães, delegados não mudou nada, enquanto o crime acelera e se aperfeiçoa em recursos, em comunicação e, sobretudo, em armamento.
Por desoneração para prefeiturasCorreio Braziliense – Política – DF – Capa,3 – 29/02/2024Novo capítulo da desoneração Governo revogou a cobrança de impostos sobre a folha salarial de 17 setores, mas não estendeu o benefício às prefeituras. Presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD) criticou a decisão e cobrou novo posicionamento do Planalto. PÁGINA 3 Por desoneração para prefeituras Governo derruba reoneração de 17 setores da economia, e Pacheco cobra que municípios também sejam contemplados > ÂNDREA MALCHER governo revogou, ontem, parte da medida provisória que reonerava a folha de pagamento de 17 setores da economia, mas voltou a causar uma onda de insatisfação ao manter a decisão de cortaro benefício dado a prefeituras.
Preocupação em deixar um legadoO Globo – Especial – RJ – Capa,2 – 29/02/2024 – AgendaO GLOBO quintateira 29,2.2024 ESPECIAL PARA SINAL VERDE DO DESENVOLVIMENT Estado conta com a Floresta Amazônica para que avanço ss E ? e na economia se reflita nos indicadores sociais om uma economia baseada em commodities minerais e agropecuárias, cuja produção e preços seguem em alta por conta da demanda externa, o Pará vem experimentando uma pujança econômica nos últimos anos.
Presidentes de Câmaras assinam moção contra ICMS da EducaçãoO Tempo – BH – Política – MG – Capa,3 – 29/02/2024Grande BH. Presidentes pedem revisão da distribuição de recursos Câmaras assinam moção contra o ICMS da Educação Vereadores avaliam ingressar com ADI contra lei estadual Presidentes das Câmaras de distribuição dos recursos do ticou a falta de transparência nas seis cidades da região metropolitana- ICMS da Educação. Eles também dividiam a verba. Um mês após litana de Belo Horizonte assim avaliam ingressar com uma vigência da nova regra, levantanaram moção de repúdio pe- Ação Direta de Inconstitucionali- mento mostra que 32 municídindo ao governo de Minas a dade (ADD.
Pressão bolsonarista por PECs da blindagemCorreio Braziliense – Política – DF – Capa,2 – 29/02/2024PEC da Blindagem ganha força entre bolsonaristas PÁGINA 2 Pressão bolsonarista por PECs da blindagem Aliados do ex-presidente cobram de Lira a votação de emendas que protegem parlamentares de ações judiciais e de operações da PF > EVANDRO ÉBOLI com a volta dos trabalhos do Congresso Nacional, o grupo político de Jair Bolsonaro quer votar, ainda antes das eleições, as emendas constitucionais que protegem deputados e senadores de ações judiciais e operações de busca e apreensão, como as realizadas pela Polícia Federal contra dois parlamentares do PL ligados ao ex-presidente: Delegado Ramagem e Carlos Jordy, ambos do Rio de Janeiro.
Proposta que veta militares da ativa na política projeta embate no CongressoO Estado de S. Paulo – Política – SP – A6 – 29/02/2024 – Jaques WagnerResistência no Senado a PEC negociada com comandantes pelo ministro da Defesa, José Múcio, preocupa o Planalto; general Hamilton Mourão defende enterrar o texto VERA ROSA BRASÍLIA O governo Lula enfrenta dificuldades no Senado para levar adiante a tramitação da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) que proíbe a candidatura de militares da ativa a cargos eletivos.
Proteção para a vítimaCorreio Braziliense – Cidades – DF – 15 – 29/02/2024A Câmara dos Deputados aprovou, ontem, requerimento de urgência para votação de projeto de autoria do deputado federal Alberto Fraga (PL-DF). A proposta determina que a mulher vítima de violência doméstica ou familiar seja sempre informada sobre casos de fuga ou concessão de liberdade ao agressor. Kayo Magalhaes CB/DA Press
Renda per capita em Minas é quase metade do valor no DFO Tempo – BH – Economia – MG – Capa,10 – 29/02/2024IBGE. Renda per capita em Minas Gerais é quase metade do valor no Distrito Federal. página o Renda per capita em Minas é quase metade do valor no DF Pesquisa do IBGE revela desigualdade entre diferentes regiões brasileiras E DA REDAÇÃO O rendimento domiciliar per capita do Distrito Federal é 77% maior do que a média do Brasil. Na sede da capital do país, a renda nominal mensal alcança R$ 3.357, enquanto o indicador nacional fica em R$ 1.893.
RepúdioEstado de Minas – Política – MG – 2 – 29/02/2024Os presidentes de Câmaras Municipais da Região Metropolitana de Belo Horizonte assinaram uma moção de repúdio contra os novos critérios de distribuição do ICMS da Educação. Na mesma direção que os prefeitos, os vereadores questionam possíveis perdas de arrecadação com a mudança na legislação, que não considera o número de alunos matriculados no cálculo do rateio. Um estudo da Secretaria de Fazenda de Contagem estima que a cidade perdeu R$ 7 milhões em janeiro, recebendo R$ 4,46 por estudante, ao mesmo tempo em que municípios com demandas menores receberam recursos equivalentes.
Saída para a ‘saidinha’ de presosO Globo – Opinião – RJ – 3 – 29/02/20241a ARTIGO / [4 Lo b) Saída para a saidinha” de presos PEDRO PAULO Os. aprovou, no dia 20, o Projeto de Lei 2.253/2022, que acabou com a saída temporária de presos em datas festivas, prevista na Lei de Execução Penal. Defendo a reformulação das “saidinhas” desde 2011, quando apresentei na Câmara dos Deputados o PL 583/ 2011, que originou a proposta hoje em discussão.
Setor de eventos critica fim do PerseDiário do Comércio – MG – Economia – MG – Capa,5 – 29/02/2024O fim do Perse preocupa todo o setor de eventos À extinção do Programa Emergencial de Re tomada do Setor de Eventos (Perse) pode provocar um efeito cascata em toda a cadeia produtiva do setor. As empresas organizadoras, promotoras e prestadoras de serviços para eventos correm o risco de enfrentar dificuldades financeiras, com aumento da tributação e menor capacidade de renegociar dívidas, alerta o economista da Fecomércio MG, Stefan D Amato.
Setor de pesquisas minerárias cobra mais incentivos do governoDiário do Comércio – MG – Economia – MG – Capa,6 – 29/02/2024 – Thyago HenriqueRecursos para pesquisa mineral são insuficientes, avalia a ABPM Apesar de reconhecer a importância do fundo de investimentos criado pelo Ministério de Minas e Energia (MME) para viabilizar projetos de minerais estratégicos, a Associação Brasileira das Empresas de Pesquisa Mineral e Mineração (ABPM) avalia que os recursos são insuficientes para atrair investidores.
Siderurgia perde fôlegoDiário do Comércio – MG – Opinião – MG – Capa,2 – 29/02/2024b Os fatos confirmam previsões negativas com relação ao desempenho do setor siderúrgico no País e ameaças reprisentadas pela importação de aço chinês. Relata a Gerdau, empresa de origem gaúchà, presente em Minas e de importância global, queda de 45% no lucro líquido do quarto trimestre do ano passado sobre igual período do ano anterior. A Gerdau, à semelhança dos demais players do setor no País, inclusive a mineira Usiminas, tem alertado que não é possível competir com o aço importado da China e de outros países asiáticos e cobra atitude do governo.
STF arquiva inquérito contra Aécio Neves por falta de provasO Tempo – BH – Política – MG – 5 – 29/02/2024 A Segunda Turma do Supremo Tribunal Federal (STF) determinou o arquivamento de um inquérito contra o deputado federal Aécio Neves (PSDB-MG) que investigava suposta propina da Construtora OAS para o político. O pedido foi formulado pela defesa do parlamentar mineiro e aceito, na sessão de terça-feira (27), pela maioria dos integrantes do colegiado.
STF derruba regra sobre vagas remanescentes no LegislativoFolha de S. Paulo – Política – SP – A9 – 29/02/2024 – Ricardo LewandowskiNovo entendimento vale só para pleitos futuros e não afeta quem já foi eleito José Marques Brasília OSTF (Supremo Tribunal Federal) decidiu nesta quarta (28), por maioria, derrubar uma regra sobre as chamadas sobras eleitorais. Também por maioria, os ministros definiram que o novo entendimento só deve valer para pleitos futuros, o que afasta a possibilidade de mudança na composição da Câmara dos Deputados.
Taxa reduzida no consignadoCorreio Braziliense – Economia – DF – 7 – 29/02/2024O Conselho Nacional de Previdência Social (CNPS) aprovou à redução no teto de juros dos empréstimos consignados de pensionistas e aposentados da Previdência. A redução do teto de 1,76% ao mês para 1,72% ao mês, decidida na reunião de ontem, é a terceira revisão dos juros, depois do CNPS realizar cortes semelhantes nas duas últimas reuniões, em janeiro e dezembro.
TSE modula regra para eleição de 2024; IA deep fake e lives no focoO Estado de S. Paulo – Política – SP – A8 – 29/02/2024 – Rayssa MottaJustiça Eleitoral TSE modula regra para eleição de 2024; IA, deep fake e lives no foco Além de normas para uso de inteligência artificial nas disputas municipais, tribunal definiu entendimento sobre diversos pontos JULIANO GALISI O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou anteontem as regras que estarão em vigor durante as eleições de 2024. As normas dispõem sobre o uso de inteligência artificial (IA) na disputa, proibindo utilização da tecnologia sem comunicação expressa nas peças de companhia.
UM TERÇO DAS MULHERES MINEIRAS JÁ SOFREU VIOLÊNCIA DE HOMENSEstado de Minas – Nacional – MG – 7 – 29/02/2024 – Alessandra MelloSENADO FEDERAL EM MINAS 31% já sofreram algum tipo de violência doméstica ou familiar provocada por homem 61% consideram o Brasil um pais machista sofreram violência doméstica, psicológica ou familiar provocada 19% delas afirmaram não conviver mais com o
Vale não é dona do país, e empresas devem seguir governo, diz LulaFolha de S. Paulo – Mercado – SP – Capa,A19 – 29/02/2024 – Renato MachadoLula diz que empresas devem seguir pensamento do governo Mercado AI9 Vale não é dona do país, e empresas devem seguir governo, diz Lula Presidente ainda declarou que a economia brasileira registrou crescimento em torno de 3% Renato Machado e Marcelo Azevedo BRASÍLIA E SÃO PAULO O presidente Lula (PT) criticou na ter ca-feira (27) duramente a Vale por seu histórico de desastres ambientais e também pelo abandono de projetos estratégicos, acrescentando que a empresa não é dona do Brasil.
Vereadora do Podemos diz ter se sentido coagida a votar pela cassação de Gabriel AzevedoO Tempo – BH – A.Parte – MG – 2 – 29/02/2024 – EntrevistaLoide Gonçalves Vereadora do Podemos diz ter se sentido coagido a votar pela cassação de Gabriel Azevedo A vereadora Loide Goncalves (Podemos) disse ter se sentido coagido a votar a favor da cassação do presidente da Câmara Municipal de BH, Gabriel Azevedo (sem partido), por parte do seu partido. Ela assumiu o cargo em 2022, após Nely Aquino, presidente estadual do partido, deixar a Casa para assumir uma cadeira de deputada federal.
Bolsa fecha em queda após ações da Petrobras despencarem 5%O Tempo – Home – MG – Online – 29/02/2024Ibovespa caiu 1,14%, aos 130.151 pontos, e o dólar recuou 0,97%, fechando o dia cotado a R$ 4,932 As ações da Petrobras registravam queda de mais de 5% na tarde desta quarta-feira (28), após o presidente da companhia, Jean Paul Prates, ter afirmado que a estatal será mais cautelosa na distribuição de dividendos em sua transição para energias renováveis.
Pacheco e prefeitos reagem à reoneração de municípios, e governo sinaliza flexibilizaçãoUOL – HOME – SP – Online – 29/02/2024Nova medida provisória manteve a desoneração de setores, mas não a das prefeituras; custo elevado é obstáculo para negociações O ministro das Relações Institucionais, Alexandre Padilha , afirmou nesta quarta-feira (28) que o governo federal vai construir uma proposta para promover uma “flexibilização” da contribuição previdenciária sobre a folha dos municípios, de acordo com as condições de cada um desses entes.
Forte arrecadação faz superávit primário bater recorde em janeiro Resultado ficou positivo em R$ 79,337 bilhões no mês passadoO Tempo – Home – MG – Online – 29/02/2024A forte arrecadação registrada em janeiro fez o superávit primário do Governo Central – Tesouro Nacional, Previdência Social e Banco Central – bater recorde em janeiro em valores absolutos. No mês passado, o resultado ficou positivo em R$ 79,337 bilhões, contra superávit de R$ 78,906 bilhões obtido em janeiro de 2023. O superávit subiu 0,5% em valores nominais, mas caiu 3,8% em termos reais, quando se desconta a inflação.
Conselho de Previdência reduz juros do crédito consignado do INSS para 1,72% ao mêsEstado de Minas – Home – MG – Online – 29/02/2024 – Ana Paula Branco, Cristiane GercinaOs juros do empréstimo pessoal consignado do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social) devem cair de 1,76% ao mês para 1,72%. A redução foi aprovada pelo CNPS (Conselho Nacional de Previdência Social) em reunião na tarde desta quarta-feira (28/2). O conselho aprovou também queda nas taxas do cartão de crédito consignado e cartão de benefício, de 2,61% para 2,55% ao mês.
Lula e Mia Mottley discutem mudança climática em reunião na GuianaUOL – HOME – SP – Online – 29/02/2024O presidente Luiz Inácio Lula da Silva e a primeira-ministra de Barbados, um pequeno país insular caribenho, se reuniram nesta quarta-feira (28), em Georgetown, na Guiana, às margens da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe (Caricom) “Conversamos sobre vários temas importantes: a reforma do sistema financeiro global para o enfrentamento da crise climática, bem como a necessidade de maior prazo de financiamento para os países de renda baixa e média”, afirmou Lula em uma postagem nas redes sociais.
Governo quer contribuição previdenciária menor para municípios pobresUOL – HOME – SP – Online – 29/02/2024O ministro da Secretaria de Relações Institucionais da Presidência, Alexandre Padilha, afirmou nesta quarta-feira (28) que o tema da reoneração da contribuição previdenciária dos municípios, previsto na MP 1202/2023, está em processo de negociação entre a sua pasta, o Ministério da Fazenda e as três associações que representam as prefeituras no país, para que se chegue a uma proposta que garanta incentivos tributários aos municípios mais pobres.
A tese de Moraes, a corrosão da democracia e os crimes em nome da liberdadeUOL – HOME – SP – Online – 29/02/2024 – Reinaldo AzevedoA frase inicial é irresistível: “Liberdade, liberdade, quantos crimes se cometem em teu nome!”. É atribuída a Manon Roland, personagem da Revolução Francesa, quando, a caminho da guilhotina, teria passado diante justamente de uma estátua da liberdade. Seu crime? Nenhum! A corrente política a que pertencia dentro do movimento revolucionário tinha sido derrotada.
“O presidente Lula salvou a democracia”, afirma AlckminO Globo – Home – RJ – Online – 29/02/2024 – Míriam LeitãoVice-presidente falou de indústria, economia e política na entrevista da GloboNews. Confira a íntegra O vice-presidente Geraldo Alckmin , que também é ministro do Desenvolvimento, Indústria e Comércio, me concedeu uma entrevista na Globonews, em que defende que a nova política industrial das críticas, afirma que só haverá recurso não reembolsável para pesquisa e desenvolvimento e inovação.
COP30 atrai investimentos para o Pará, que terá vitrine global para sua estratégia de desenvolvimento sustentávelO Globo – Home – RJ – Online – 29/02/2024O Estado conta com a Floresta Amazônica para que avanço na economia se reflete nos indicadores sociais. Com uma economia baseada em commodities minerais e agropecuárias, cuja produção e preços seguem em alta por conta da demanda externa, o Pará vem experimentando uma pujança econômica nos últimos anos. Seu PIB, de R$ 262,9 bilhões em 2021, cresce acima da média nacional, é o décimo do país e corresponde a 46,2% do total da Região Norte.
Lula volta a pressionar Vale: veja como o governo ainda tenta influir na sucessão da mineradoraO Globo – Home – RJ – Online – 29/02/2024Presidente diz que empresa tem de prestar contas ao país e, depois da frustrada indicação de Mantega, tenta emplacar novo aliado na cúpula da empresa Em meio a um impasse no processo de sucessão no comando da Vale , a mineradora voltou a ser alvo de críticas do presidente Luiz Inácio Lula da Silva. Segundo o presidente, a companhia “precisa prestar contas ao Brasil” e não pode agir como “dona” do país.
Roteiro de Lula para 2026 passa por recados da Paulista verde e amarela de BolsonaroO Globo – Home – RJ – Online – 29/02/2024Desde o primeiro momento, Jair Bolsonaro disse que seu maior objetivo com a manifestação do último domingo era produzir uma “fotografia para o mundo”. Como Bolsonaro não costuma ser bom em esconder seus reais propósitos, é razoável apostar que ele não esperava comover ninguém que já não o apoie com seus pedidos de pacificação e anistia — muito menos o Supremo Tribunal Federal ( STF ).
Bolsonarismo trará alto custo político a ZemaEstado de Minas – Home – MG – Online – 29/02/2024 – Orion TeixeiraAs pesquisas estão saindo pouco a pouco e apontando obviedades que discursos, fake News, torcedores e assemelhados impedem de enxergar. Ninguém duvidava de que, no campo bolsonarista, o preferido é o governador de São Paulo, Tarcísio de Freitas (Republicanos), para disputa à Presidência da República em 2026. Com a inelegibilidade de Bolsonaro, os governadores aliados dele se salientaram, superando dilemas pessoais para comparecer ao ato do ex-presidente na Paulista, no domingo (25).
Dura lição para investidores: Prates fala e ação da Petrobras desabaEstado de Minas – Home – MG – Online – 29/02/2024 – Amauri SegallaNão é de hoje que declarações políticas causam furor no mercado. É assim com Lula e foi assim com Bolsonaro, para citar apenas as duas últimas gestões federais Os investidores que possuem ações da Petrobras descobriram ontem como é desafiador ser acionista de empresas estatais. Bastou uma declaração de Jean Paul Prates, presidente da petrolífera, para a cotação dos papéis da companhia desabar na bolsa de valores.
Enquanto Lula está na Guiana, Jair Bolsonaro vai a ItuEstado de Minas – Home – MG – Online – 29/02/2024 – Luiz Carlos AzedoO presidente brasileiro refaz seus laços com os governos da fronteira norte e caribenhos, e o ex-presidente mergulha nas eleições municipais O presidente Luiz Inácio Lula da Silva está em Georgetown, capital da Guiana, para onde viajou ontem, e deve se reunir com chefe de governo do país vizinho, Irfaan Ali, para tratar da crise entre Guiana e Venezuela pelo território de Essequibo, disputado pelos dois países.
Massa aspiracionalO Globo – Home – RJ – Online – 29/02/2024Lula tenta se aproximar dos evangélicos abrindo as burras do governo com isenções até para compra de carros para as cúpulas Quanta diferença do Lula que, em recente entrevista, declarou querer fazer “um governo para a classe média” para o dia em que a filósofa Marilena Chaui gritou que detestava “a classe média”, provocando risos do próprio Lula. Já se passaram muitos anos, e a ficha caiu, pelo menos para o presidente.
Soja, milho e búfalos: agronegócio do Pará cresce mais que a média nacional e investe em tecnologia contra desmatamentoO Globo – Home – RJ – Online – 29/02/2024Valor bruto da produção agropecuária no Pará deve avançar, contrariando expectativa de estabilização no resto do país Em um ano de desaceleração da agropecuária, o Pará seguirá colhendo bons resultados no campo. Diferentemente da média do país, o valor bruto da produção agropecuária no estado deve ter um crescimento significativo de 3,3% em termos reais neste ano, segundo o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa).
Eleições 2024: TSE proíbe deepfakes, mas como garantir cumprimento da medida?Terra – HOME – SP – Online – 29/02/2024 – Anna Gabriela CostaEspecialistas afirmam que a verificação de forma precisa e ágil pode ser um desafio do Tribunal; Big Techs também têm papel importante O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) aprovou, nesta terça-feira (27), todas as 12 resoluções que regerão as eleições municipais de 2024. Dentre as medidas, ficou determinado pelos ministros que o uso de deepfake e robô nas campanhas eleitorais serão proibidos.
‘Brasil tem sido uma boa notícia para a economia mundial’, diz número um do FMIO Globo – Home – RJ – Online – 29/02/2024 – Sergio LamucciKristalina Georgieva elogia reformas, vê país bem posicionado para transição ecológica e afirma que há espaço para melhora do gasto Em sua primeira visita ao Brasil , a diretora-gerente do Fundo Monetário Internacional (FMI), Kristalina Georgieva, diz que o país “tem sido uma boa notícia para a economia mundial”, por ter superado as projeções de crescimento dos últimos anos, inclusive as do Fundo.
Entenda o debate sobre o confisco dos fundos russos congelados no exteriorO Globo – Home – RJ – Online – 29/02/2024 – Filipe BariniRússia teria cerca de US$ 300 bilhões em países do G7, na Austrália e na União Europeia, mas planos trazem riscos legais e financeiros Diante das dificuldades para levantar dinheiro para financiar a guerra na Ucrânia e, no futuro, a reconstrução do país , aliados ocidentais de Kiev discutem uma possibilidade que parece óbvia para alguns, mas ainda é tabu para a maioria: o confisco de bens russos congelados no exterior, que somam quase US$ 300 bilhões.
Domar a inteligência artificial na eleição TSE regula uso da tecnologia na campanha e proíbe deep fakesO Tempo – Home – MG – Online – 29/02/2024O cruzamento da tecnologia com a política exige uma atualização permanente dos mecanismos de fiscalização. E a Justiça Eleitoral brasileira deu um passo significativo nessa direção ao regular o uso de inteligência artificial (IA) na campanha de 2024. Entre as 12 resoluções aprovadas na terça-feira (27) pelo Tribunal Superior Eleitoral estão previstas a obrigatoriedade de candidatos informarem o uso de IA na propaganda e a “vedação absoluta” da deep fake – que é a alteração ou substituição da voz ou imagem de uma pessoa em áudio ou vídeo.
Lula: “Não é possível que o mundo gaste US$ 2,2 trilhões por ano com armas”Correio Braziliense – HOME – DF – Online – 29/02/2024 – Victor CorreiaPresidente volta a criticar ação das forças de defesa de Israel na luta contra o Hamas, que tem afetado a população civil. Declaração foi no encerramento da 46ª Cúpula de Chefes de Governo da Comunidade do Caribe O presidente Luiz Inácio Lula da Silva em reunião bilateral com a primeira-ministra de Barbados, Mia Mottley – (crédito: Ricardo Stuckert / PR) Victor Correia Victor Correia Repórter Formado jornalista pela UnB.
Entidades Parceiras
CDL lançará oficialmente o Núcleo CDL Mulher em Patos de MinasPatos em Destaque – Home – MG – Online – 27/02/2024 – Weslley RaphaelDesde 2017, a CDL Patos de Minas tem sido o ponto de encontro, no mês de março, para as empreendedoras de Patos de Minas. O evento que já reuniu mais de 400 mulheres, este ano, em uma iniciativa especial e inédita, foi repaginado para celebrar o network e marcar o lançamento oficial do Núcleo CDL Mulher com um divertido Happy Hour, só para mulheres.
José César da Costa é reeleito presidente da CNDLFato Real – Home – MG – Online – 28/02/2024O mineiro e lafaietense, José César da Costa, seguirá na presidência da Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) até 2029. Em Assembleia Geral Ordinária realizada nesta quarta-feira (28) em Brasília, José César foi eleito por maioria absoluta pelos representantes das Federações dos Estados e CDLs distritais de todo o país, para seguir no comando da CNDL, entidade de classe que tem como objetivo básico representar o segmento nacionalmente.
Atentação virtual a um click das novas comprasA Tribuna Piracicabana – Piracicaba – *** – SP – A2 – 29/02/2024 – Gregório JoséGregório José 0 atual cenário da sociedade digital, o ato de resistir à incessante oferta virtual tornouseuma proeza para os consumidores. A cada instante, ao desbravar as páginas virtuais, somos submersos em uma avalanche de promoções, notificações e tentadoras oportunidades de aquisição. Os meios de estimular as compras por impulso na internet são variados, como revela pesquisa conduzida pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) e pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil).
Varejo – Automóveis, Peças, Postos de Combustíveis
Anfavea projeta alta de 5% na venda de máquinas rodoviárias em 2024Auto Indústria – Home – SP – Online – 28/02/2024 – Alzira RodriguesJá a demanda por máquinas agrícolas tende a seguir em queda, da ordem de 11% em 2024 O movimento de queda nas vendas de máquinas agrícolas registrado em 2023 deve ser mantido agora em 2024, enquanto a demanda por máquinas rodovíárias, que também caiu no ano passado, tende a crescer este ano. Após divulgação do balanço do ano recém-encerrado, que indicou redução de 13,2% no primeiro caso, para 60.981 unidades, e de 17,8% no segundo, para 30.399, o presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite, estimou nova queda em máquinas agrícolas em 2024, de 11%, para 54,3 mil unidades, e alta de 5% em equipamentos rodoviários, para 31,8 mil unidades.
Ao custo global de R$ 3,1 tri, manejo de resíduos pode virar negócio, como o biometano brasileiroExame – HOME – SP – Online – 28/02/2024Alerta da ONU aponta que o volume de resíduos no mundo, que foi de 2,3 bilhões de toneladas em 2023, chegará a até 3,8 bilhões de toneladas até 2050; custo vai quase duplicar Segundo alerta feito pela ONU nesta quarta-feira, 28, o volume de resíduos no mundo, que atingiu 2,3 bilhões de toneladas em 2023, continuará crescendo exponencialmente, até 3,8 bilhões de toneladas até meados deste século.
A qualidade como pilar para a sustentabilidade no setor automotivoNovo Varejo – Home – SP – Online – 28/02/2024 – Christiane Benassi, Claudio MoysesPrograma IQA DS, sigla que significa Desenvolvimento Sustentável para Mobilidade, é uma das iniciativas do Instituto projetada para oferecer suporte ao setor automotivo no desenvolvimento, disseminação e aprimoramento de práticas sustentáveis Por Claudio Moyses é presidente do IQA Nos últimos anos, a sigla ESG tem se destacado no cenário empresarial como representante dos pilares ambiental, social e de governança.
Volvo estima alta de 10% a 15% no mercado de caminhões acima de 16 toneladasAuto Indústria – Home – SP – Online – 28/02/2024 – Décio CostaD iante da percepção de crescimento da economia brasileira em 2024, a Volvo trabalha com uma perspectiva de alta de 10% a 15% no mercado de caminhão acima de 16 toneladas, faixa na qual atua. Caso se concretize, as vendas de pesados e semipesados deverá encerrar o período com volume de 90 mil a 94 mil unidades, ante as 82 mil acumuladas no ano passado.
Varejo – Calçados, Vestuário, Confecções
Confiança dos varejistas aumenta pelo segundo mês consecutivoNovo Varejo – Home – SP – Online – 28/02/2024Apesar da melhora, otimismo do setor ainda está 4,9% abaixo do que estava no mesmo período do ano passado. Avaliação das condições atuais da economia caiu 18,8% no comparado com fevereiro de 2023 O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (Icec), apurado mensalmente pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC), registrou o segundo aumento consecutivo em fevereiro, subindo 2,4%e, com isso, atingindo 109,7 pontos.
Arezzo (ARZZ3) e Grupo Soma (SOMA3): apesar de ações atraentes, sinergias podem levar tempo, diz BTGTerra – HOME – SP – Online – 28/02/2024 – Giovanni Porfírio JacominoEm relatório mais recente sobre a fusão entre Arezzo (ARZZ3) e Grupo Soma (SOMA3), anunciada no último dia 31 de janeiro, o BTG Pactual (BPAC11) acredita que as duas ações estão sendo negociadas de forma atraente após o anúncio da negociação, mas que a captura de sinergias entre as companhias pode levar mais tempo. O banco avaliou que após uma alta inicial nos preços das ações dois dias após o anúncio oficial do negócio, o valor de mercado combinado das companhias subiu 14%, ou R$ 1,6 bilhão.
C&A evolui margem a melhor nível histórico no 4° tri de 2023Infomoney – Home – SP – Online – 28/02/2024 – Felipe MendesCompanhia conseguiu atingir meta traçada no IPO para percentual da C&A Pay nas vendas A varejista de moda C&A tem razões para comemorar. Em um ano complicado para boa parte das empresas que dependem do consumidor final, a companhia de origem holandesa viu os números da operação brasileira evoluírem em diversas frentes no quatro trimestre de 2023. A venda de vestuário, por exemplo, avançou 18,8% frente ao mesmo período em 2022.
IGP-M tem queda de 0,52% em fevereiroDiário do Comércio – MG – Finanças – MG – Capa,13 – 29/02/2024 – Rafael TomazIGP-M registra queda de 0,52% em fevereiro Com o recuo nos preços de alimentos ultraprocessados e o impacto inferior ao esperado do El Niro na produção agrícola, o IGP-M caiu (0,52% em fevereiro. O indicador acumula queda de 0,45% no ano e de 3,76% nos últimos 12 meses. “Apesar de o El Nifio ter prejudicado algumas safras, não se observa uma redução generalizada na produção agrícola”, avalia o coordenador da FGV /IBRE, André Braz.
Varejo – Material de Construção
Meu negócio, minha religiãoEstado de Minas – Política – MG – 2 – 29/02/2024TODO CIDADÃO, SE ASSIM DESEJAR, PODERÁ CRIAR A SUA PRÓPRIA RELIGIÃO, FAZER DE SUA RESIDÊNCIA O SEU PRÓPRIO TEMPLO, ASSIM ALCANÇANDO, ALÉM DA ESPIRITUALIDADE, EXCELENTES FORMAS DE ISENÇÃO TRIBUTÁRIA Meu negócio, Na Câmara dos Deputados uma proposta de emenda constitucional, que acaba de receber parecer unânime e favorável da Comissão Especial de Imunidade Tributária, oferece a saída a todos aqueles que reclamam da excessiva carga tributária no país.
Varejo – Supermercados, Padarias, Açougues, Sacolão
A batalha dos 300 principais SKU’S de sua lojaRevista Gôndola – MG – Artigo – MG – 18,19 – 01/02/2024 – Da Redação18 A batalha dos 300 PRINCIPAIS SKU´S DE SUA LOJA C om o término da NRF 2024, começamos a vivenciar o retorno da alta intensidade na busca da inovação, o que reforça a refle-xão dos CEO da indústria de alimentos e os CEO supermercadistas sobre qual a intensidade de inovação na sua empresa. Será que estamos vivenciando a era da inovação ou é apenas um vício em inovação? Esta reflexão, me lembrou o livro clássico O Dilema da Inovação1, de Clayton Christensen, que tive a oportunidade de ler durante meu mestrado em inovação, em 2013, após avaliar o ranking de produtos mais vendidos em supermercados e fazer uma análise sobre a participação das 300 SKU´s nos últimos 10 anos e a relação indústria-varejo-consumidor.
A jornada de sucesso do pais e filhos supermercadosRevista Gôndola – MG – *** – MG – Capa,04,48 a 51 – 01/02/2024 – Dayane LimaSOTAQUE MINEIRO: CONHEÇA A REDE PAIS E FILHOS, DA ZONA DA MATA 48 SOTAQUE MINEIROConheça a rede Pais e Filhos, de Juiz de Fora 48 O Sotaque Mineiro desta edição foi até Juiz de Fora, na Zona da Mata Mineira, para trazer aos leitores de Gôndola a fas-cinante trajetória do Pais e Filhos Supermercados/rede Supermais, cujo nome já sugere uma narrativa por si só. Maior cidade da Zona da Mata mineira e uma das maiores de Minas, Juiz de Fora é berço de importantes redes supermercadistas.
A reforma tributária e os supermercadosRevista Gôndola – MG – *** – MG – Capa,04,20 a 31 – 01/02/2024 – Giovanni PeresA Reforma Tributária e os supermercados Promulgada em 20 de dezembro, a Reforma Tributária é a 1ª. realizada após a Constituição de 1988. No curto prazo, nada muda na rotina dos supermercados, mas, neste e nos próximos anos, uma grande quantidade de leis regulamentando o que está previsto na Reforma serão formuladas e aprovadas no Congresso. A maior parte delas terá impacto direto nas empresas supermercadistas e nas pessoas físicas.
Boa oportunidade, que chega mais cedoRevista Gôndola – MG – *** – MG – Capa,04,60 a 62,64 – 01/02/2024 – Giovanni PeresSEMANA SANTA E PÁSCOA PROMETEM RECOMPENSAR QUEM SE PREPARAR 60 SEMANA SANTA E PÁSCOAEste ano chegam mais cedo e com boas oportunidades EM SINTONIA COM O MERCADO [SEMANA SANTA E PÁSCOA] BOA OPORTUNIDADE, que chega mais cedo QUARESMA, SEMANA SANTA E PÁSCOA OFERECEM A PRIMEIRA OPORTUNIDADE SAZONAL EFETIVA DO ANO PARA ELEVAR VENDAS E, EM 2024, ESTÁ CHEGANDO MAIS CEDO.
Em busca da eficiência nas frotasRevista Gôndola – MG – Acertando o passo – MG – Capa,04,38 a 40,42 a 44,46,47 – 01/02/2024 – Dayane LimaOS DESAFIOS DAS REDES DE SUPEMERCADOS NA GESTÃO DE SUAS FROTAS 38 FROTANo desafio da logística, os veículos e os softwares fazem a diferença 38 ACERTANDO O PASSO [GESTÃO DE FROTAS] Em busca da EFICIÊNCIA NAS FROTAS NÃO IMPORTA O TAMANHO DA SUA EMPRESA SUPERMERCADISTA, VOCÊ PRECISARÁ AO MENOS DE UM VEÍCULO DE CARGA PARA AJUDÁ-LO NO DIA A DIA E GARANTIR O ABASTECIMENTO EFICIENTE DO SEU NEGÓCIO.
Gestão Engenharia conclui mais 2 obras do Supermercados BH na CapitalRevista Gôndola – MG – Notas e Negócios – MG – 79 – 01/02/2024Em apenas dois meses, todas as coberturas do BH Atacado e Varejo Loja Anel Rodoviário e Supermercados BH Loja MG-05 foram revitalizadas. “Realizamos o tratamento anticorrosivo, limpeza através de jateamento de alta pressão de toda a cobertura metálica para a aplicação da impermeabilização e tratamento térmico do nosso sistema. As calhas e platibandas também passaram pelo processo de revitalização.
HOMENAGEM A ABILIORevista Gôndola – MG – Palavra do Presidente – MG – 06 – 01/02/2024 – Da Redação6HOMENAGEM A ABILIO C om grande pesar recebemos, no dia 18 de fevereiro, a notícia do falecimento deste que foi a referência de empreendedorismo, perseverança, resiliência, criatividade, vanguarda e sucesso para gerações e gerações de supermercadistas, Abilio Diniz. Nosso setor está de luto neste mês, frente a tamanha perda, e presto aqui, em nome de todos os supermercadistas mineiros, esta homenagem a Abilio, que, desde sua juventude, contribuiu para tornar o setor supermercadista brasileiro um dos mais relevantes do mundo.
Muita inovação e transformação a caminhoRevista Gôndola – MG – Acertando o passo – MG – Capa,04,10 a 13,16,17 – 01/02/2024 – Giovanni Peres
Seção “bem-estar” favorece experiência do clienteRevista Gôndola – MG – *** – MG – Capa,04,52 a 54,56,58 – 01/02/2024 – Dayane LimaNOVA SÉRIE: “AS CATEGORIAS E A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE” – COMEÇAMOS COM A DE BEM-ESTAR 52 BEM-ESTAREsta seção tem tudo a ver com a experiência do cliente 52 SÉRIE “EXPERIÊNCIA DO CLIENTE” [SEÇÃO BEM-ESTAR] SEÇÃO “BEM-ESTAR” FAVORECE experiência do cliente COM O OBJETIVO DE FORTALECER A EXPERIÊNCIA DO CLIENTE, SUPERMERCADOS APOSTAM NA DIVERSIDADE DOS PRODUTOS DE BEM-ESTAR PARA ATENDER UM PÚBLICO QUE ESTÁ EM CONSTANTE CRESCIMENTO Dayane Lima A promoção do autocuidado tem se tor-nado uma tendência cultural, já que os consumidores estão mais inclinados em investir em si mesmos, adotando práticas e consumindo produtos que contribuam para o seu próprio bem-estar.
Setor supermercadista mineiro vai inaugurar pelo menos 75 lojas em 2024Revista Gôndola – MG – Notas e Negócios – MG – 75 – 01/02/2024De acordo com o levantamento da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), 75 novas lojas de supermercados devem ser abertas em Minas Gerais neste ano, com investimentos de R$ 1,125 bilhão. O total de empregos gerados somente nesses novos empreendimentos será de 7.500 postos. O setor projeta ainda um crescimento real de 3% do consumo em 2024. “As expectativas são de um ano com crescimento da nossa economia, com a continuidade da redução dos juros e das taxas de desemprego”, projeta o Presidente Executivo da AMIS, Antônio Claret Nametala.
Supermercados BH inaugura lojas na RMBH e no Sul de MinasRevista Gôndola – MG – Notas e Negócios – MG – 80 – 01/02/2024Com uma loja em cada  cidade  diferente, o Supermercados BH  está abrindo em fevereiro e no princípio de março  quatro lojas em um período de 30 dias. Todas as inaugurações ocorrem às 9h da manhã. A primeira foi dia 8 de fevereiro,  em Ribeirão das Neves, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O novo ponto fica na rua Estanislau Pedro Boardman, 100, no bairro Trevo/Dandara.
Varejo brasileiro perde Abilio DinizRevista Gôndola – MG – Notas e Negócios – MG – 72 – 01/02/2024 – Da Redação72 NOTAS E NEGÓCIOS Varejo brasileiro perde Abilio Diniz O varejo brasileiro, especialmente o supermercadista, perdeu um de seus maiores representantes, o empresário Abílio Diniz. Ele faleceu em São Paulo, aos 87 anos, dia 18 de fevereiro, vítima de insuficiência respiratória em decorrência de uma pneumonite. O empresário deixou cinco filhos, esposa, netos e bisnetos.
Venha para a superinter da Zona da MataRevista Gôndola – MG – AMIS em foco – MG – 68 a 71 – 01/02/2024 – Da Redação68 “É o maior evento supermercadista da Zona da Mata e Vertentes”. É as-sim que o Vice-Presidente Regional (VPR) da Associação Mineira de Supermercados (AMIS), Álvaro Pereira Lage Filho, define a Superinter da região. O evento será realizado nos dias 17 e 18 de abril, no Expominas, em Juiz de Fora. “A Superinter reúne sócios, diretores, compradores de supermercados de pequeno, médio e grande portes, das Centrais de Negócios, do atacarejo e do segmento de panificação em um encontro com a indústria, distribuidores e representantes”, detalha o Vice-Presidente Regional da AMIS, que é executivo do Grupo Bahamas.
PCC usa criptomoedas, fintechs e até igrejas para lavar dinheiroO Estado de S. Paulo – Metrópole – SP – Capa,A14 – 29/02/2024Façãocriminosa diversificou formas de lavar dinheiro à medida que avançou no tráfico internacional de drogas. Uso de criptomoedas, fintechs e igrejas substituiu táticas antigas para esconder o dinheiro sujo como compra de casas para abrigar cofres. Maior sofisticação dificulta trabalho de investigadores. PCC usa criptomoedas, fintechs e até igrejas para lavar dinheiro “Seguir o dinheiro ” em investigações é cada vez mais d dd ddifícil.
Validade dos alimentosO Tempo – BH – Opinião – MG – 18 – 29/02/2024o século passado, o crescimento vertiginoso da produção de alimentos industrializados gerou questionamentos acerca dos riscos de deterioração, perdas nutricionais e palogenicidade. Para lidar com as novas incertezas, introduziu-se (na década de 1970) O conceito do “prazo de validade”, definido como o “intervalo de tempo no qual o alimento permanece seguro e adequado para consumo”, Estabelecido como instrumento para promoção da segurança alimentar, o prazo de validade logo passou a ser entendido como a data a partir da qual o alimento se torna tóxico e prejudicial à saúde.
Turismo
Nova aeronave realizará voos low cost entre BH e SantiagoHoje em Dia – Home – MG – Online – 28/02/2024 – Cláudio Lacerda OlivaEstimativa é que rota transportará mais de 27 mil pessoas por ano Publicidade O BH Airport receberá a partir de junho uma nova rota de voo direto e regular para Santiago (Chile). Para atender a grande demanda, a companhia aérea SKY Airline anunciou a substituição do equipamento originalmente planejado para essa rota. Em vez do Airbus A320neo, que tem a capacidade para 186 passageiros, a companhia utilizará o moderno A321neo, uma aeronave mais espaçosa e eficiente.
Destino MinasO Tempo – BH – MINAS S/A – MG – 11 – 29/02/2024A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) planejam um 2024 de forte promoção do destino Minas no Brasil e no munão, devendo marcar presença em todas as grandes feiras de turismo. Na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que acontece nesta semana, a companhia será reprisentada pelos executivos Lincoln de Farias, diretor de Administração e Finanças, e Paulo Guilherme, gerente de Comunicação.
Sindijori/MG a acerta fusão com Sinejor/BHDiário do Comércio – MG – Variedades – MG – 16 – 29/02/2024! SINDIJORI MG SindijorilMG a Ep fusão com Sinejor/BH Na última terça-feira (27), a Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) foi palco de um marco significativo, sediando a assembleia conjunta do Sindicato das Empresas Proprietárias de Jo mais e Revistas de Belo Horizonte (Sinejor /BH) e do Sindicato dos Proprietários de Jomais, Revistas e Veículos de Comunicação Digital de Minas Gerais (Sindijori/MG).
Secult e Codemge fazem parceria na cultura e no turismo de Minas Gerais A Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) planejam um 2024 de forte promoção do destino Minas no Brasil e no mundo, devendo marcar presença em todas as grandes feiras de turismo.O Tempo – Home – MG – Online – 29/02/2024 – Helenice LaguardiaA Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult-MG) e a Companhia de Desenvolvimento de Minas Gerais (Codemge) planejam um 2024 de forte promoção do destino Minas no Brasil e no mundo, devendo marcar presença em todas as grandes feiras de turismo. Na Bolsa de Turismo de Lisboa (BTL), que acontece nesta semana, a companhia será representada pelos executivos Lincoln de Farias.