Imprensa - 12 de agosto de 2015 Comércio de BH registra pior desempenho dos últimos nove anos Sugestão de Pauta De acordo com o Termômetro de vendas da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o comércio varejista da capital mineira apresentou queda de 4,2% em junho deste ano, quando comparado com o mesmo mês de 2014. O desempenho é o pior desde o início da série histórica em 2007, nesta mesma base de comparação. Desempenho das vendas do comércio de BH em junho na comparação com o mesmo mês dos ano anterior (Imagem 1) De acordo com o vice-presidente da CDL/BH, Davidson Cardoso, a inflação elevada foi responsável pela redução no poder de compra das famílias. “Outro fator que tem deixado o consumidor ainda mais cauteloso é o aumento na taxa de desemprego”, explica. “Nem mesmo o Dia dos Namorados, que em termos de vendas é a terceira melhor data para o comércio, conseguiu sustentar o desempenho do setor”, acrescentou. Na comparação com o mês imediatamente anterior, as vendas de junho registraram queda de 2,94%. O vice-presidente da CDL/BH atribui o resultado a combinação inflação e juros altos. “Com o aumento do nível dos preços muitos consumidores reduziram o consumo familiar”, afirmou. “Além disso, os altos juros altos têm reduzido à oferta de crédito, fator que inibe a aquisição de produtos de maior valor agregado”, completou. Desempenho das vendas do comércio de BH em junho na comparação com o mês anterior (Imagem 2) Já no primeiro semestre do ano, o comércio varejista belo-horizontino apresentou redução de 2,98% nas vendas, na comparação com o mesmo período de 2014. Para Cardoso o desempenho reflete o desequilíbrio do atual cenário econômico. “A tendência é que o consumo se mantenha em baixa até o fim deste ano na capital mineira”, afirmou. “Com isso, a expectativa de vendas da CDL/BH para o setor em 2015 que era de queda entre 0,5 e 0,8 pode ser revista”, acrescentou. Desempenho das vendas do comércio de BH no acumulado do ano (Imagem 3) E o varejo de Belo Horizonte também apresentou queda (-2,86%) no acumulado dos últimos 12 meses. Para o vice-presidente da CDL/BH, as sucessivas reduções nessa base são preocupantes, pois demonstram a diminuição na intensidade da atividade comercial na cidade. “Sem indícios de recuperação da economia, os consumidores devem continuar cautelosos evitando, sobretudo, compras a prazo nos próximos meses”, finalizou. Desempenho das vendas do comércio de BH no acumulado de doze meses (Imagem 4) Mês/Ano Síntese dos resultados (%) Junho/ Maio Junho/Junho Acumulado do ano Últimos 12 meses 2007 -2,4 13,2 6,8 5,3 2008 -1,0 5,5 6,6 5,8 2009 5,6 1,3 3,9 2,7 2010 6,2 5,2 6,1 6,3 2011 3,02 2,38 6,06 6,8 2012 3,86 4,37 6,75 4,93 2013 -1,85 0,22 3,99 7,05 2014 -0,32 0,18 1,9 3,96 2015 -2,94 -4,2 -2,98 -2,86