Imprensa - 14 de julho de 2015 Comércio de BH registra queda de 2,97% nas vendas Sugestão de Pauta As vendas do comércio varejista da capital mineira caíram 2,97% no acumulado do ano (janeiro a maio de 2015), na comparação com o mesmo período de 2014. Este é o menor desempenho do setor desde 2007, nesta base de comparação. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes de Belo Horizonte (CDL/BH), Bruno Falci, o declínio se deve a fatores como à alta da inflação e do índice de desemprego, e à redução da massa salarial. “Com o aumento do custo de vida, o trabalhador foi pressionado a diminuir seu consumo para manter os gastos com itens básicos. As compras de outros produtos foram adiadas”, afirmou. Desempenho das vendas do comércio de BH nos cinco primeiros meses do ano (Imagem 1) Quando comparado com o mesmo mês de 2014, as vendas em maio deste ano apresentaram queda de 0,95%. “Pode-se observar nesta base de comparação a desaceleração da atividade econômica motivada, sobretudo, às altas taxas de juros que impactam negativamente no nível de consumo”, explicou o presidente da CDL/BH. “As instituições financeiras diminuem a oferta de crédito e isso implica na redução das vendas de bens de maior valor agregado”, completou. Desempenho das vendas do comércio de BH em maio na comparação com o mesmo mês do ano anterior (Imagem 2) Na comparação com o mês imediatamente anterior (abril de 2015), o comércio registrou em maio crescimento de 0,76%. Falci atribuiu o desempenho às vendas do Dia das Mães, que é considerada a segunda data comemorativa mais expressiva para o setor, depois do Natal. “Além disso, os dois feriados de abril, Semana Santa e Tiradentes, tornaram o mês uma base fraca de comparação”, ressaltou. Desempenho das vendas do comércio de BH em maio na comparação com o mês imediatamente anterior (Imagem 3) No acumulado dos últimos 12 meses, o varejo apresentou queda de 2,8% nas vendas. Para Falci, o índice retrata a diminuição na intensidade da atividade comercial em Belo Horizonte. “O aumento do custo de vida comprometeu o orçamento de muitos consumidores e a expectativa de vendas para os próximos meses não é positiva”, afirmou. “A tendência é que o trabalhador adote, cada vez mais, um comportamento cauteloso na hora das compras”, finalizou o presidente da CDL/BH. Desempenho das vendas do comércio de BH no acumulado de doze meses (Imagem 4) Mês/Ano Síntese dos resultados (%) Mai/Abr Mai/Mai Acumulado do ano Últimos 12 meses 2007 +12,3 +6,2 +5,9 +4,0 2008 +6,4 +7,8 +7,6 +6,4 2009 +8,6 +1,5 +2,6 +2,6 2010 +6,8 +3,4 +5,7 +5,7 2011 +5,6 +3,46 +6,05 +6,05 2012 +5,36 +5,06 +3,97 +3,97 2013 +0,81 +1,97 +7,71 +7,71 2014 +1,41 +0,47 +4,03 +4,03 2015 0,76 -0,95 -2,97 -2,8 Fonte: CDL/BH – Pesquisa & Mercado – Setor: Pesquisa e Desenvolvimento