Comércio do Vila da Serra recebe projeto de fortalecimento e crescimento da região

Será lançado hoje, às 19h, o Projeto Conexão Vila da Serra, que tem como objetivo manter um relacionamento com os lojistas da região, de forma proativa, criando ações direcionadas que contribuirão para a melhoria do comércio local, fortalecendo e promovendo o crescimento da região comercial do bairro Vila da Serra, em Nova Lima.

As ações e as execuções serão realizadas em conjunto com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), CDL Nova Lima, Prefeitura de Nova Lima, Fundação Dom Cabral e Faculdade Milton Campos. O lançamento será no Piemonte Hotel (Rua Ministro Orozimbo Nonato, 488, Vila Castela, Nova Lima) e contará com a presença dos presidentes das CDLs de BH e de Nova Lima, o prefeito de Nova Lima, parceiros e empresários da região.

Para conhecer o perfil dos empresários da região, a CDL/BH realizou pesquisa quantitativa que identificou os anseios e dificuldades dos comerciantes do Vila da Serra. A classificação das empresas da região estão assim divididas: prestação de serviços (85,5%), varejista (12%), pessoa física/autônomo (1,2%), atacadista (0,8%) e entidade institucional/sindicatos (0,4%). O principal ramo de atuação das empresas são: consultoria (19,4%), saúde (14,5%), jurídico (6,2%), engenharia (6,2%), vestuário e calçados (5,8%), restaurantes e bares (5%), entre outros.

Para os entrevistados, os principais problemas da região são: mobilidade urbana (79,3%), acesso por transporte público (10,3%), nenhum (6,6%), falta de estacionamento (5,8%), baixo fluxo de clientes (4,5%), moradores de rua (1,2%), administração municipal (0,4%), grande fluxo de carros (0,4%), queda do sinal da internet (0,4%) e falta de agência dos Correios (0,4%).

“Sabemos que muitos desses problemas dificultam o crescimento das empresas e podem levá-las ao fechamento”, disse o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva. “E por isso estamos lançando esse projeto para os empresários da região. A CDL/BH tem um leque de soluções que atendem a cada um dos empresários, além de grande representatividade”, completa. Souza e Silva disse também que esse trabalho é similar ao que já está sendo desenvolvido com empresários de outras regiões da capital mineira.

Capacitação – Os empresários e funcionários da região participarão de cursos de capacitação na Fundação Dom Cabral e na Faculdade Milton Campos, terão um canal diretor com a prefeitura de Nova Lima para intermediação de demandas como mobilidade urbana, estacionamento, ambulantes, entre outros. Eles também terão assessoria jurídica nas áreas trabalhista, tributária e de direito do consumidor.