Comércio poderá funcionar no feriado de 21 de abril

A Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) informa que, o comércio da capital mineira poderá funcionar normalmente no feriado de 21 de abril (Tiradentes).

Como ainda não foi definida a Convenção Coletiva 2014/2015, houve uma negociação entre os sindicatos que celebraram  uma Convenção Coletiva específica para tratar do  funcionamento do comércio no feriado de segunda-feira, 21 de abril.

Pelo acordo ficou definido o seguinte:

Fica facultado o trabalho e a abertura dos estabelecimentos comerciais de Belo Horizonte no feriado de 21 de abril.

Jornada de trabalho de oito horas, com no mínimo uma hora de intervalo para descanso e alimentação;  gratificação a título de alimentação no valor de R$ 40, que deverá ser paga junto com a folha correspondente ao feriado trabalhado; uma folga compensatória para os empregados que trabalharem no feriado mencionado, que deverá ser concedida em até 60 dias após o feriado trabalhado, e recair em uma segunda-feira ou sábado.

A Convenção aplica-se aos comerciários de Belo Horizonte que trabalham no comércio lojista, comércio varejista de automóveis e acessórios, comércio atacadista de gêneros alimentícios, comércio varejista de maquinismos, ferragens, tintas e material de construção, comércio atacadista de tecidos, vestuário e armarinho e comércio de bens, serviços e turismo.

Importante salientar que a Convenção dos comerciários que trabalham no comércio varejista de gêneros alimentícios, por meio do Sindicato desta categoria prevê a autorização para o trabalho no feriado em questão.

A abertura nos demais feriados do ano de 2014, bem como demais assuntos relativos à Convenção Coletiva do Comércio, ainda estão em negociação.

Assessoria de Imprensa CDL/BH

Cristina Reis / Débora de Oliveira