Imprensa - 14 de abril de 2015 Comércio tem a maior queda desde 2007 Sugestão de Pauta O comércio varejista de Belo Horizonte fechou o mês de fevereiro com queda de 4,67% quando comparado com o mesmo período de 2014. Essa é maior queda desde 2007. De acordo com o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Bruno Falci, a queda reflete a menor atividade da economia, resultado de um cenário mais adverso em relação ao ano passado. “Fatores diversos têm contribuído para a queda nas vendas: juros elevados, inflação em alta, aumento do índice de desocupação e queda da renda”, disse. O presidente da CDL/BH diz também que além do impacto psicológico negativo nos consumidores, esses fatores contribuem para um abalo econômico direto. “Com o aumento dos juros, as instituições financeiras e o varejo diminuem a oferta de crédito. O resultado é a queda nas vendas de bens de maior valor agregado que tradicionalmente estão ligados ao financiamento”, explicou. “Os consumidores também estão sendo pressionados a diminuírem o consumo para manterem as contas básicas de casa quitadas, resultado do aumento do custo de vida”, completou. Nesta base de comparação (Fev.15/Fev.14) os setores que apresentaram crescimento foram: ferragem, material elétrico e de construção (+2,25%) e produtos farmacêuticos, odontológicos e veterinários (+0,64%). Apresentaram queda: artigos diversos que incluem acessórios em couro, brinquedos, óticas, caça, pesca, material esportivo, material fotográfico, computadores e periféricos e artefatos de borracha (-8,12%); supermercados e produtos alimentícios (-7,6%); máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (-6,09%); tecidos, vestuário, armarinho e calçados (-5,5%); Papelarias e Livrarias (-3,78%) e veículos novos e usados (-1,29%). Quando comparado com o mês imediatamente anterior (Fev.15/Jan.15) o comércio da capital mineira apresentou queda de 6,73%, resultado do aumento da taxa de desocupação, do maior comprometimento da renda dos consumidores e queda da renda real. O único setor que apresentou crescimento foi o de veículos novos e usados (+0,22%). Apresentaram queda: supermercados e produtos alimentícios (-9,81%); máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (-8,01%); produtos farmacêuticos, odontológicos e veterinários (-7,53%); Papelarias e Livrarias (-6,23%); artigos diversos (-4,92%); tecidos, vestuário, armarinho e calçados (-4,51%) e ferragem, material elétrico e de construção (-4,39%). No acumulado do ano as vendas apresentaram queda de 1,04%. E nos últimos doze meses (Mar.14-Fev.15/Mar.13-Fev.14) o varejo de Belo Horizonte apresentou queda de 2,2%. Este índice tem apresentado sucessivas reduções de seu valor, demonstrando uma diminuição na intensidade da atividade comercial de Belo Horizonte. “Com menos renda, o consumidor está cada vez mais cauteloso na hora de consumir”, disse o presidente da CDL/BH. “Com poucos indícios de recuperação da economia, os consumidores vão evitar as compras a prazo”, concluiu o presidente da CDL/BH. Mês/Ano Síntese dos resultados (%) Fev/Jan Fev/Fev Acumulado do ano 2006 -7,8 +21,2 +16,7 2007 -10,3 -2,8 +3,5 2008 -4,2 +18,9 +7,6 2009 -3,5 +8,7 +5,6 2010 -6,2 -0,9 +1,8 2011 -3,4 +8,9 +4,1 2012 -1,9 +4,7 +5,9 2013 -0,11 +2,99 +3,53 2014 -2,14 +2,73 +9,41 2015 -6,73 -4,67 -1,04