Imprensa - 15 de maio de 2013 Comércio varejista de Belo Horizonte fecha primeiro trimestre com crescimento de 4,28% Sugestão de Pauta Fatores como baixo desemprego, crescimento real da venda e expansão do crédito foram sentidos pelo comércio varejista de Belo Horizonte no primeiro trimestre do ano de 2013. De acordo com o Termômetro de vendas da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH) o varejo da capital mineira acumulou crescimento de 4,28% no primeiro trimestre do ano na comparação com o mesmo período do ano passado. Os setores que apresentaram crescimento nesta base de comparação foram: Papelarias e Livrarias (+5,48%%); artigos diversos que incluem acessórios em couro, brinquedos, óticas, caça, pesca, material esportivo, material fotográfico, computadores e periféricos e artefatos de borracha (+4,63%); máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (+4,6%); tecidos, vestuário, armarinho e calçados (+4%); supermercados e produtos alimentícios (+3,05%); ferragens, material elétrico e de construção (+3%) e produtos farmacêuticos (+0,82%). Na comparação com março do ano passado o comércio apresentou crescimento de 2,39%. De acordo com o vice-presidente da CDL/BH, Anderson Rocha, o mês de março prosseguiu com o cenário propenso ao consumo, com taxas de juros menores em relação ao mesmo mês do ano passado e maior oferta de crédito. “O mercado de trabalho na Rede Metropolitana de Belo Horizonte também tem mostrado taxas de desemprego cada vez mais baixas. É a menor para um mês de março desde o início da série histórica em 2002”, disse. “Estes fatores contribuíram para que mais pessoas tivessem acesso ao mercado de consumo”, completou. Setores que apresentaram crescimento: supermercados e produtos alimentícios (+7,25%); produtos farmacêuticos (+3,11%); tecidos, vestuário, armarinho e calçados (+2,76%); artigos diversos (+2,24%); ferragens, material elétrico e de construção (+0,51%); e máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (+0,11%). Quando comparado com o mês imediatamente anterior (Mar.13/Fev.13) o aumento nas vendas foi de 2,57%. “O mês de fevereiro é uma base fraca de comparação por contar com menos dias úteis e também pela comemoração do carnaval”, afirmou Rocha. Setores que apresentaram crescimento nesta base de comparação: supermercados e produtos alimentícios (+8,71%); máquinas, eletrodomésticos, móveis e louças (+4,83%); tecidos, vestuário, armarinho e calçados (+3,4%); produtos farmacêuticos (+3,38%); artigos diversos (+0,63%); ferragens, material elétrico e de construção (+0,62%). Nos últimos doze meses (Abr.12-Mar.13) / (Abr.11-Mar.12) o crescimento do comércio da capital mineira foi de 9,44%. Para o vice-presidente da CDL/BH o desempenho positivo desta base de comparação é resultado do impacto das medidas de incentivo ao consumo, como redução do IPI para alguns setores, cortes na taxa de juros e expansão do crédito.