Imprensa -

Como economizar na hora da compra do material escolar

Sugestão de Pauta

Para reduzir e otimizar os custos com a lista de material escolar, o diretor da Câmara Setorial de Livrarias e Papelarias da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Romero Fernandes, faz algumas sugestões. “Como em muitos casos, os livros são os itens de maior valor, o consumidor pode fazer trocas entre pais de outras séries para aliviar os custos ou até optar pela compra de exemplares usados”, disse. “Com a lista de compras na mão, o consumidor deve realizar pesquisar de preços em pelo menos três lojas”, completou.

Outra dica para quem quer economizar, é procurar produtos com o melhor custo-benefício. “Existe uma grande variedade de produtos, desde os mais simples aos mais sofisticados. Logicamente cadernos estampados com filmes e personagens do momento podem ter um preço mais elevado. É importante o consumidor avaliar quanto está disposto a gastar em cada produto”, explicou.

Planejamento – Como alguns itens da lista escolar são comuns em todos os anos, a recomendação é que os pais adquirem esses produtos ao longo dos meses. “Não existe uma data específica para a aquisição do material escolar. A compra pode ser diluída ao longo do ano”, comentou. “Outra estratégia é fazer compras aproveitando as datas comemorativas, como o Dia das Crianças e o Natal. Assim a criança será presenteada com itens que sempre constam da lista de material escolar, a exemplo de mochilas, lápis, cadernos, dentre outros”, acrescentou.

O diretor da CDL/BH garante que quem faz as compras com maior antecedência, além de encontrar as lojas mais vazias, também fará uma boa economia. Romero Fernandes disse que neste ano, os materiais escolares estão cerca de 15% mais caros, reajuste 5% maior que o registrado no mesmo período de 2015. “Além da inflação e do dólar que estão em patamares elevados, o aumento da alíquota do ICMS de diversos produtos do segmento – como borracha, caderno e lápis – contribuiu para encarecer essas mercadorias”, explicou.