Conheça os vencedores da 10ª. Edição do Prêmio CDL/BH de Jornalismo

Os vencedores da 10ª. Edição do Prêmio CDL/BH de Jornalismo foram conhecidos na última sexta-feira, 6, em cerimônia realizada na sede da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH). Foram premiadas reportagens sobre os setores de comércio e serviços de Minas Gerais em temáticas como representatividade, competitividade, empreendedorismo, políticas urbanas, entre outras.

O presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, destacou a importância de uma imprensa livre, ética e do combate às fake news | Fotos: Alessandro Carvalho

O jornalista e ex-presidente da Rádio Itatiaia, Emanuel Carneiro, foi o grande homenageado da noite. Carneiro iniciou sua trajetória na rádio aos 13 anos de idade, como office boy. Também atuou como operador de som, repórter, redator, programador musical, diretor artístico e de operações, plantonista esportivo. De 1994 a 2021 ocupou o cargo de diretor-presidente.

Emanuel Carneiro, ex-presidente da Rádio Itatiaia, foi o grande homenageado da 10ª Edição do Prêmio CDL/BH de Jornalismo | Foto: Alessandro Carvalho

Confira os vencedores:

Categoria: Impresso

Reportagem Olhares diversos do Jornal O Tempo

Queila Ariadne, Izabela Ferreira Alves, Rafael Rocha, Tatiana Lagôa, Fred Magno e Reinaldo Dias

2º. Lugar

Reportagem Reinvenções das tradições mineiras na pandemia do Jornal Estado de Minas

Luiz Ribeiro dos Santos, Marta Vieira e Gustavo Werneck

Reportagem A revolução no trânsito do Jornal O Tempo

Tatiana Lagôa, Queila Ariadne, Rafael Rocha e Izabela Ferreira Alves

Categoria: Rádio

1º. Lugar

Reportagem Crise hídrica: as lições do passado que não evitaram o caos do presente da Rádio Itatiaia

Alessandra Mendes

Reportagem A tecnologia que vai revolucionar o mundo da Rádio Band News

Mardélio Couto, Thayane Ribeiro, Bruno Favarini e Agnaldo Silva

Reportagem Vitrine WhatsApp: alertas, riscos e benefícios da Rede Catedral

Letícia Bessa, Ana Carolina Dutra, Angela Maria de Moura, Valdimar Martins e Elanilza da Silva Carneiro

Categoria: Televisão

Reportagem Inovação e tecnologia se destacam na pandemia da Rede Minas

Luis Gurgel, Sandro Romero, Atalissa Rosa, Izabel Zoglio e Bruna Cevidanes

Reportagem Covid: doença no trabalho da Rede Minas

Renato Franco, Atalissa Rosa, Sandro Romero, Cibele Penholate e Bruna Cevidanes

Reportagem Dedicação e criatividade para sobreviver à crise da TV Record

Rayllan Oliveira, Garcia Júnior, Pollyana Sales, Ivana Fonseca, Magno Campos, Marcelo Millo, Gustavo Fortuna, Alan Gonçalves, Eduardo Diniz, Glaydson Reis, Evandro Evangelista e Flávio Pacheco

Categoria: Internet

Reportagem Viva BH! do Portal O Tempo

Queila Ariadne, Tatiana Lagôa, Ana Luiza Bongiovani, Rafael Rocha, Flávio Tavares e Fred Magno

Reportagem A cara do “boom” de novos negócios do Portal BHAZ

Maíra Monteiro, Roberth Costa, Giovanna Fávero, Andreza Miranda, Beatriz Othero, Giulia Di Napoli, Guilherme Gurgel, Larissa Reis, Nicole Vasques, Sofia Leão, Vítor Fernandes, Amanda Dias, Isabella Guasti, Mohara Villaça, Augusto Pereira, Luiz Felipe Reis

Reportagem Efeito no bolso do Portal O Tempo

Tatiana Lagôa, Queila Ariadne, Rafael Rocha, Ana Luiza Bongiovani

Categoria: Cinegrafista

Trabalho Segura essa onda da Rede Minas

Bruno Lima, Bruna Cevidanes, Aline Scarponi, Laura Zschaber e Laura Couto

Categoria: Fotojornalista

Trabalho E o rio virou estrada do Jornal Estado de Minas

Luiz Ribeiro dos Santos

Categoria: Estudante

Livrarias em BH ganham leitores no segundo ano do Jornal Marco – PUC Minas

Igor Nonato

Polêmica no transporte pode afetar as viagens do Jornal Marco – PUC Minas

Maria Luiza Rabello

Empresas com função social se projetam na pandemia do Jornal Marco – PUC Minas

Sheila Lemes

Ao todo, a 10ª edição do Prêmio CDL/BH de Jornalismo distribuiu R$ 68 mil em vales-viagem. Foram três premiados em cada uma das quatro categorias – impresso, rádio, televisão e internet (sites e blogs).

O vencedor em primeiro lugar de cada categoria recebeu R$ 8 mil em vale-viagem. O segundo lugar, R$ 5 mil e o terceiro, R$ 3 mil. O primeiro lugar das categorias cinegrafista e fotojornalista, estreantes na premiação, receberam R$ 2 mil em vale-viagem, cada.

Os três ganhadores da categoria estudante, que também estreou, receberam troféu e certificado de participação. “Esta edição marcou não somente os dez anos da premiação, mas também a retomada da economia, dos encontros e da esperança após dois anos de intensos desafios. A imprensa, como sempre, exerceu papel fundamental para esclarecer momentos, apontar horizontes e dar voz aos setores de comércio e serviços. Precisamos, cada vez mais, valorizar o trabalho dos profissionais da comunicação que se dedicam diariamente a levar informação transparente e ética. Nos sentimos realizados em promover mais uma edição marcada pelo sucesso e confiança de todos esses profissionais.”, declarou o presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), Marcelo de Souza e Silva.